1 minute read

O PROJETO

Next Article
O PROJETO

O PROJETO

João Batista Vilanova Artigas inicia o projeto do edifício da FAU em 1961 com Carlos Cascaldi, seu colaborador em diversas obras realizadas no período. Professor da Escola de Arquitetura da USP, que funcionava até então na antiga Vila Penteado –casarão art nouveau localizado à rua Maranhão, no bairro paulistano de Higienópolis–, Artigas realiza um projeto para a faculdade, que evidencia as linhas mestras de sua concepção de arquitetura, bem como suas idéias a respeito da formação do arquiteto.

No terreno plano da cidade universitária, testa e aprimora soluções já experimentadas, por exemplo, em dois colégios estaduais paulistas, o de Itanhaém (1960-1961) e o de Guarulhos (1961), realizados também em parceria com Cascaldi. O uso do concreto bruto, do vidro, a simplicidade de suas linhas, assim como a ênfase na integração dos espaços caracterizam esses edifícios, econômicos, funcionais e plasticamente originais. A proposta central do projeto reside na idéia de continuidade espacial, que o grande vazio central explicita. Os seis pavimentos, ligados por suaves e amplas rampas de inclinações variáveis, dão a sensação de um só plano. Todos os espaços do prédio encontram-se fisicamente interligados: as divisões utilizadas para separá-los não os seccionam de fato, apenas marcam diferenças de usos e funções.

Advertisement

Lina Bo Bardi foi uma renomada arquiteta e designer de origem italiana, nascida em 1914 e falecida em 1992. Ela é reconhecida por suas contribuições significativas para a arquitetura moderna brasileira e por seu compromisso com a valorização da cultura e do patrimônio.

Nascida em Roma, Lina Bo Bardi formou-se em arquitetura pela Universidade de Roma em 1939. Em 1946, juntamente com seu marido Pietro Maria Bardi, mudou-se para o Brasil, onde se estabeleceu e realizou grande parte de seu trabalho.

Lina Bo Bardi foi uma defensora do modernismo e acreditava que a arquitetura deveria estar enraizada nas tradições e na cultura local.

This article is from: