MODUS OPERANDI 5

Page 181

Memórias & Divagações | 9 anos de PSP e 9 anos de PJ | Carlos Castro

por Carlos Castro Associado da ASFIC/PJ Inspetor da PJ na Diretoria do Norte

9 anos de PSP e 9 anos de PJ Decorridos cerca de nove anos desde que fui admitido na Polícia Judiciária, tempo sensivelmente idêntico ao que estive em funções da Policia de Segurança Pública, aproveito para passar ao papel alguns pensamentos e reflexões decorrentes deste meu percurso. Para uma melhor percepção das diferentes realidades que se vivem nestas duas Policias, abordarei alguns aspectos ligados ao ingresso nas suas carreiras, o serviço operacional, a formação continua e por fim a filosofia de trabalho, muitas outras haveria para falar não menos importantes.

As instalações são similares a quartéis militares Ingressei na PSP fazendo parte de um curso de formação de 680 agentes, formação inicial realizada em Torres Novas, em que as instalações eram em tudo similares a um quartel militar, não faltava sequer a pista de obstáculos e uma “porta de armas”. As condições de alojamento, à data, ditaram que eu ficasse alojado numa camarata com 120 camas, cada uma delas com um cacifo associado, escusado será dizer que logo de manhã a confusão reinava, desde alcançar um duche livre até ao espelho onde me pudesse barbear, sei que hoje as condições são bem melhores.

Na PSP a disciplina e hierarquia são quase militares A disciplina dos formandos era rigorosa, ainda que não tão rígida como a militar mas respeitava o mesmo princípio, existia uma hierarquia bem demarcada, as saudações e comportamento para com os superiores hierárquicos e colegas seguiam o mesmo padrão.

179


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.