Teste

Page 89

Oralidade e Escrita na Sala de Aula

Ordens em interacção com objectos da sala de aula — Maria, vai ao quadro e desenha o sol. — José, levanta-te, abre e fecha a janela do fundo da sala e depois volta a sentar-te no teu lugar.

Jogo do “ Para que serve?” O professor prepara cartões ou papéis onde escreve palavras que os alunos conheçam e que representem algo de concreto — p. ex. lápis, borracha, livro, televisão... Os cartões são apresentados aos alunos e cada aluno tira um, à sorte, sem ver o que lá está escrito. Depois de ver a palavra que lhe “saíu”, deve explicar à turma de que objecto se trata, para que os colegas adivinhem. Podem ser usadas expressões do tipo: “ Serve para...”, “ É um objecto que se usa para ...”, “ Com ele podemos...” Pode complexificar-se este jogo pedindo a descrição do objecto (forma, cor, material...).

Identificação de animais (ou de objectos) a) Perguntas fechadas admitindo apenas “sim” ou “não” como resposta. O professor recorta de revistas ou jornais imagens de animais. Cola-as num bocado de cartolina, de modo a poderem ser usadas sem se estragarem. Mostra uma de cada vez aos alunos: — É um gato? Tem patas? Tem penas? Tem bigodes? .... b) As mesmas imagens; outro tipo de perguntas: — — — —

É um gato ou um pássaro? — É... Tem pêlos ou penas? — Tem... Quantas patas tem? — Tem... ...

Identificação de objectos/descrição de objectos Pretende-se que os alunos “adivinhem” objectos a partir de algumas indicações que o professor lhes vai dando oralmente. Exemplos: — Serve para escrever. Pode partir-se. É branco. (Resposta: É o giz.) — É de madeira ou de plástico. Nela pode-se escrever, trabalhar... (Resposta: É a mesa).

88


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.