Negri barjas concentração e desconcentração industrial em são paulo 1880 1990

Page 188

17 6

Conhecidas as "tendências naturais", o Governo Estadual adotou importantes inic1at1vas de ordem prática como: a) a criação do Plano Rodoviário de lnteriorização do Desenvolvimento (PROINDE) objetivando implantar e ampliar, em mais de cinco mil quilômetros, a rede de estradas pavimentadas a partir da Metrópole; b) implantação do 'Balcão de Projetos' visando a promoção da industrialização do Interior, mediante assessoramento e estudos de proJetos e de localização industrial, para facilitar as decisões empresana1s; c) elaboração de diagnósticos sócio-econômicos das Regiões Administrativas; d) utilização dos Escritórios Regionais de Planejamento (ERPLAN's) como instrumentos de ação e, e) criação da Cia Estadual de Tecnologia de Saneamento Bás1co e de Controle de Poluição e de Águas (CETESB), que mais tarde tornar-se-ia importante instrumento de controle de novas instalações industriais 328 . A política de intenorização do desenvolvimento durante o Governo Laudo Natel, a exemplo do que acontecera no anterior, subordinou-se a interesses empresariais uma vez que se tinha como concepção básica "que a ação privada revela os caminhos por onde se desenvolve naturalmente a atividade econômica"; ao setor público caberia colaborar para que a adoção de medidas empresariais acelerassem o processo de penetração do desenvolvimento no espaço territorial paulista, deixando

fluir

as

decisões expontãneas de localização industrial 329 A política de ação do Governo Paulo Egydio Mart>ns (1975-1978), em relação à descentralização industrial, estava contida no Plano. apresentado pelo seu Governo. denominado "Politica de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado de São Paulo", vtsando atuar sobre a organização territorial paulista e as formas de organização de suas redes urbanas, ao mesmo tempo que estabelecia uma nítida vinculação entre o processo de desenvolvimento e a complexidade de seus problemas urbanos. A ação para atenuar as disparidades regiona>s, ficou bastante evidenciada através da tentativa de implantação dos segwntes planos e programas: Programa de Cidades Médias, Política de Desconcentração e Descentralização Industrial, Programa do Macro Eixo Rio-São Paulo, Programas de Cidades Pequenas, Programas das A CETESB foi cnada atraves da Lei Estaduai no 118 de 2S106r73. O PROJNDE acabou tomando-se o pnncípal instrumento de ação para facilitar as dec1sões de loca!izaçao industnal tomadas pelos empresános. Os Instrumentos de Pol!tica de lntenonzaçao da éooca encontra-se no segwnte trabalho: Governo do Estado de sao Paulo. secretana de Econom1a e Planejamento. Coordenadoria de Ação Regional. A lndustrializacao e os Incentivos Fisca1s, sao Paulo, 1973.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.