
3 minute read
cultura
Superresiliente

Advertisement
As chaves oferecidas por Jacques para transformar crises em oportunidades baseiam-se não apenas em sua extensa carreira como master coach e facilitador, mas também em uma experiência pessoal desafiadora que o levou a escapar repentinamente uma manhã e deixar sua casa e país para trás. Escrito em estilo autobiográfico e confessional, Superresiliente revela as ferramentas para descobrir os ensinamentos que uma perda de qualquer tipo esconde – seja econômica, laboral, afetiva ou de um ente querido – e começar a transformá-la em aprendizado para melhorar a nós mesmos como seres resilientes. É um livro de reflexão de cada passo que podemos dar para aproveitar os períodos inevitáveis da vida e, com eles, crescer. DVS Editora.
Inventar um avô

Três filhos adultos, todos com o mesmo nome e, por isso, chamando-se de Primeiro, Segundo e Terceiro, vivem em uma antiga casa de madeira com a mãe já idosa, em uma cidade do interior do país. Controlados pela relação de dependência que juntos construíram, os três vivem fechados em si mesmo para manter os costumes da família e a memória do pai. Até o momento em que o mais jovem, Terceiro, um professor primário, faz a primeira viagem de sua vida e nela descobre o amor e o desejo de conhecer as origens de sua família - a chegada do avô espanhol ao Brasil, no começo do século XX. É nesse contexto que o paranaense Miguel Sanches Neto mergulha o leitor nos sentimentos da orfandade e passeia entre o real e o ficcional ao se aprofundar na história da imigração espanhola no Brasil. Editora Maralto.

Nós nos espalhamos
Penny mora sozinha em um apartamento entulhado de velhos pertences e antigas recordações. Ali viveu por décadas a fio com o seu parceiro, um artista famoso e já falecido. Ali se dedicou com paixão à pintura. Ali recebeu amigos para jantar, dançar e conversar. E mesmo que agora o ambiente lhe pareça um pouco sombrio, Penny, já acostumada com os rituais comuns da velhice, se sente reconfortada. Mas, após sofrer um grave acidente doméstico, ela acaba sendo levada pelo zelador do prédio, contra a sua vontade, a uma casa de repouso. É pela perspectiva de Penny que o leitor acompanha a inquietante trama de Nós nos espalhamos, livro do canadense Iain Reid - com uma narrativa recheada de suspense e de reflexões poderosas. Editora Rocco.
Os ilustres irmãos Rebouças
A trajetória e o legado dos dois primeiros engenheiros negros do Brasil, os irmãos Rebouças, é tema do livro que aborda vida, obra e contexto histórico destas jornadas que ajudaram a moldar o país e também o Paraná. São 110 páginas divididas em oito capítulos, sob coordenação editorial de Regina Casillo e Lucia Casillo Malucelli, que também assinam o prefácio. O conteúdo é fruto de um trabalho coletivo que contou com pesquisa e produção de textos de Leticia Geraldi Ghesti, Leticia Ruoso


Wehmuth e Nadezsda Dolci, fotografia de Brasilio Wille e ainda traz ilustrações e imagens de importantes acervos brasileiros e internacionais. Nascidos na Bahia, os Irmãos Rebouças tiveram papel fundamental no cenário paranaense do século XIX. Lançado pelo Solar do Rosário.
A irresistívrl Face da Mentira
É um livro surpreendente e com muitos toques de sensualidade, prendendo o leitor da primeira à última página. Nele, as 4 autoras brasileiras de ficção – Tatiana Amaral, Juliana Dantas, Evy Maciel e Nana Simonsse unem para criar uma leitura envolvente. Na obra, Felipe Prado é um irresistível empresário com objetivos ambiciosos. Bonito e milionário, coleciona sucesso no mundo dos investimentos e com as mulheres com quem se envolve, ainda que mantenha o casamento fracassado com Vanessa Prado (que deseja se livrar do marido). Até que, em um dia normal do Rio de Janeiro, ele desaparece sem deixar rastros, e sua reputação é colocada à prova. Abajour BooksDVS Editora.

O caçador chegou tarde
O curitibano Luís
Henrique Pellanda é reconhecido pelo seu humor sutil e perspicácia jornalística. Com mais de dez obras lançadas e passagens como cronista por importantes veículos de comunicação, ele entrega nesta obra 62 contos inéditos que mergulham o leitor na subjetividade de seus personagens, causando sensações muitas vezes simultâneas de familiaridade e desconforto. Escrito durante a pandemia de Covid-19, e em meio às incertezas políticas que cercavam o país, O caçador chegou tarde aposta na relação simbiótica entre o homem e as criaturas da natureza. Maralto Edições.