GUIA DE PROCEDIMENTOS
Reuniões administrativas da igreja Em algumas igrejas, é muito comum os líderes dizerem a seu pastor: “Neste mês não precisamos reunir a Comissão da Igreja, porque não temos assuntos.” Existem igrejas que, ao longo do ano, realizam apenas três ou quatro reuniões da comissão. É possível que, em razão disso, os desafios para o crescimento delas sejam maiores. Em se tratando de reuniões, é bom fazer um levantamento de quantas reuniões administrativas a igreja teve nos últimos três ou quatro anos, a fim de avaliar o planejamento do evangelismo, o acompanhamento dos projetos realizados durante o ano. As igrejas que seguem as recomendações do Manual da Igreja têm experimentado os efeitos benéficos ao envolver seus membros no planejamento de atividades, principalmente no evangelismo em seus vários segmentos, bem como nos planos oficiais da Associação/Missão, União e da Divisão Sul-Americana.
ções de graedor do trono o cântico dos stres, os coraais perto dos unhão do Céu ndemos a no-
Comissão da igreja “Quando a comissão dedica seu primeiro interesse e suas mais vigorosas energias ao evangelismo por parte de cada membro, os problemas, em sua maioria, são aliviados ou prevenidos. Uma forte e positiva influência é sentida na vida espiritual e no crescimento dos membros” (Manual da Igreja, p. 131). “É bom agendar a reunião mensal para a mesma semana e o mesmo dia de cada mês” (Manual da Igreja, p. 133).
Recomendações do Manual da Igreja
“As reuniões administrativas devem ser realizadas pelo menos uma vez por ano. O pastor ou a Comissão da Igreja em consulta com ele e com seu apoio convoca a reunião” (Manual da Igreja, p. 130). “Em geral, uma reunião administrativa é anunciada com uma ou duas semanas de antecedência no culto regular do sábado, dando-se detalhes sobre o horário e o lugar da reunião” (Manual da Igreja, p. 130).
“A reunião da comissão deve ser anunciada no culto regular de sábado e todos os membros devem ser incentivados a comparecer” (Manual da Igreja, p. 133). “A comissão estudará as recomendações da Associação para os programas e métodos evangelísticos e como eles podem ser implementados localmente” (Manual da Igreja, p. 133).
Cronograma anual sugestivo para as reuniões administrativas
© aleksander1 | Fotolia
ATIVIDADES
“Os assuntos principais da igreja devem ser decididos numa reunião administrativa regular ou extraordinariamente convocada” (Manual da Igreja, p. 130).
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
Reuniões Administrativas
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
X
Comissão de Nomeações
X
reuniões de planejamento de evangelismo Comissões da Igreja
“A agenda da reunião deve incluir os relatórios sobre a obra da igreja. Pelo menos uma vez ao ano, deve apresentar relatórios cobrindo as atividades da igreja. Com base nesses relatórios, deve ser apresentada uma proposta para aprovação de um plano para o ano seguinte. Quando possível, os relatórios e planos para o ano seguinte devem ser apresentados por escrito” (Manual da Igreja, p. 130, 131).
X
X
X
X
VANDIR Designer
X
X
X
X
X
X
Editor
Caro ancião: A Associação Ministerial da Divisão Sul-Americana é quem responde. Escreva para Guia de Procedimentos – Caixa Postal 2600; CEP 70270-970, Brasília, DF, ou ministerial.dsa@adventistas.org.br. A proposta deste espaço é esclarecer dúvidas sobre assuntos ligados à administração da igreja. Dentro do possível a resposta será publicada nesta seção. Revista do Ancião abr-jun 2014
29793_Anciao2T14.indd 29
29793 - Revista do Ancião 2Trim 2014
Reunião administrativa:
A. F. C.
úsica servisse fim de erguer puro, nobre, alma devoção Que contraste os usos a que é dedicada! culto de Deus, mos esforçare louvor, por o possível da ais. anos cantam to, os músicos nia e se unem raças. Deus é ouvor provecheio de amor
“A fim de conservar um espírito de cooperação entre as igrejas da associação, a igreja deve buscar conselhos dos administradores do Campo para todos os assuntos de maior importância” (Manual da Igreja, p. 131).
C.Qualidade
Depto. Arte
29
25/02/14 09:51