Revista | Família Esperança 2022

Page 21

UM LEGADO PARA NOSSOS FILHOS

S

por Cuca Lapalma

e você pudesse pensar rapidamente quais valores espirituais você quer que o seu filho aprenda e pratique ao longo da vida, quais você escolheria?

A educação espiritual de nossos filhos não acontece por acaso. Ela deve ser planejada, inclusive antes de a criança nascer. Planejar é “o processo e efeito de organizar os objetivos traçados com método e estrutura em um tempo e espaço.” Ela demanda pais que se dediquem intencionalmente ao desenvolvimento de valores que consideram fundamentais para seus filhos. Talvez a lista de valores que vem à sua mente possa ser longa. Por isso, proponho a você desenvolver um valor espiritual que tenha alcance eterno, e ao mesmo tempo, englobe outros valores fundamentais: a mordomia. Na antiguidade, um mordomo era um homem contratado com a responsabilidade de administrar uma propriedade ou o negócio de outra pessoa, pelos quais deveria prestar contas. Jesus usou essa figura em Suas parábolas e lhe designou um significado espiritual, entregando a cada um dos Seus seguidores a possibilidade de reconhecer a soberania de Deus e Seu direito como proprietário. Cada ser humano é um mordomo de Deus. A mordomia abrange tudo o que o homem é e tem. Ou seja, tudo que compreende a ciência da administração da vida que Deus lhe deu.

Que outros aspectos da mordomia cristã são importantes? • É Deus quem estabelece a base da mordomia. • Surge de uma relação de confiança com o Criador que permite aceitá-Lo como Dono e Senhor de nossas vidas. • Os mordomos são sócios de Deus, vivendo com fidelidade e em unidade, como membros e líderes da igreja de Deus ao redor do mundo. • A mordomia bíblica inclui os dízimos e as ofertas, assim como outros aspectos de nossa vida: saúde, tempo, talentos, recursos e proteção do meio ambiente. Ellen White diz:

Tudo quanto de bom há na Terra, aqui foi colocado pela dadivosa mão de Deus, como uma expressão de Seu amor ao homem. Os pobres são Seus, e Sua é a causa da religião. O ouro e a prata pertencem ao Senhor; e Ele os poderia fazer chover do Céu, se o quisesse. Mas em vez disso fez Ele do homem o Seu mordomo, confiando-lhe recursos não para que fossem acumulados, mas usados em benefício de outros. Deste modo torna o homem o meio pelo qual distribui Suas bênçãos na Terra”. (Conselhos Sobre Mordomia, p. 8)

FAMÍLIA ESPERANÇA

21


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.