Planbook 2017 - Planejamento Familiar

Page 33

ALCANÇANDO FAMÍLIAS PARA JESUS

Os filhos imitam os pais; deve-se, portanto, tomar muito cuidado para lhes dar modelos corretos. Os pais que são bondosos e delicados em casa, ao mesmo tempo em que são firmes e decididos, verão os mesmos traços manifestar-se nos filhos. Se forem corretos, honestos e honrados, é bem provável que os filhos com eles se assemelhem nesse particular. Caso reverenciem e adorem a Deus, seus filhos, educados da mesma maneira, não se esquecerão de servi-Lo também (Orientação da Criança, p. 134, 135). Ela também sugere que: Todo lar cristão deve ter regras; e os pais devem, em suas palavras e comportamento de um para com o outro, dar aos filhos uma vida de precioso exemplo do que desejam que eles sejam (O Lar Adventista, p. 305).

32

Como Ser Bem-Sucedidos como ‘Modelos’

1. Os pais devem seguir seu próprio Modelo. O apóstolo Paulo escreveu: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo!” (1 Coríntios 11:1). Aqui Paulo convida seus leitores a imitá-lo, porém, na mesma sentença, ele declara que é imitador de Cristo. Paulo também diz à congregação de Éfeso: “Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave” (Efésios 5:1-2). Os pais que dão o Modelo devem se concentrar em Deus a fim de refletir Seu caráter.

CULTIVANDO DISCÍPULOS

Ellen White continua dizendo: Devem tornar manifesto que o Espírito Santo os está controlando, representando ante os filhos o caráter de Jesus Cristo (Orientação da Criança, p. 135). O estudo diário da Bíblia preencherá a vida de mães e pais com sua mensagem sagrada. Isso ficará evidente em sua vida quotidiana e relacionamentos.

Meditar na vida de Cristo transformará a vida em bênçãos. A esse respeito Paulo diz: “Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito” (2 Coríntios 3:18). 2. Para serem modelos para seus filhos, os pais e as mães devem ter uma visão clara do que eles querem que seus filhos vejam neles. Os atributos de Deus devem ser refletidos no lar. Ellen White acrescenta que: “a criança que, pela confiança, submissão e reverência em relação a seus protetores terrestres, aprende a confiar em seu Deus, e obedecer-Lhe e reverenciá-Lo. Aquele que transmite ao filho ou discípulo um dom de tal natureza, dotou-o de um tesouro mais precioso do que a riqueza de todos os séculos — tesouro tão duradouro como a eternidade” (White, Educação, p. 245). 3. 3. Os pais modelos devem viver de forma a tornar o evangelho atraente no lar. As alegrias e bênçãos experimentadas em decorrência de ser um cristão comprometido devem florescer e ser desfrutadas e compartilhadas no lar. Os filhos devem ver em seus pais evidências irrefutáveis de que seguir a Jesus é uma experiência alegre e vantajosa. As orações atendidas, os milagres realizados em nossa vida, as histórias maravilhosas de conversões, entre outras coisas, são testemunhos das misericórdias de Deus que devem ser levados aos ávidos ouvidos dos filhos. É muito triste notar que, às vezes, no lar são discutidas coisas negativas que ocorrem na igreja de Deus, como erros que os membros cometeram ou sermões cansativos no sábado. 4. Os pais modelos alegremente obedecem aos mandamentos de Deus. Era assim que o salmista via a lei e sua obediência: “A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHOR são dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios. Os preceitos do SENHOR são justos, e proporcionam alegria ao coração” (Salmo 19:7-8).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.