15 DE JANEIRO DE 2021
3.Triste Final
INVESTIGANDO Leia Gênesis 4:11–14, e depois responda:
VERSO
“Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito?” – Gênesis 4:6,7
Depois que Adão e Eva deixaram o Éden, tiveram filhos. Seu primeiro filho se chamava Caim e quando ele cresceu, dedicou-se a cultivar a terra. Eles também tiveram um segundo filho chamado Abel, que se dedicou a ser um pastor de ovelhas. Adão e Eva ensinaram a seus filhos sobre Deus, e mesmo tendo pecado, eles tinham esperança. A forma de demonstrar que acreditavam nessa esperança era levar ofertas a Deus. Eles tinham que sacrificar um cordeiro, o melhor deles, representando que um dia Jesus viria a morrer por nossos pecados como aquele pequeno cordeiro. Chegou o dia de entregar as ofertas. Os dois irmãos ergueram seus altares: Caim trouxe os melhores frutos de sua colheita e Abel trouxe o primeiro e melhor cordeiro de suas ovelhas. Logo depois deles apresentarem suas ofertas, Deus olhou com agrado a oferta de Abel e enviou fogo do céu para consumi-la. Mas isso não aconteceu com a oferta de Caim, então seu rosto mudou e ele ficou furioso! Por que Deus não se agradou com sua oferta? Lembremos que seus pais receberam a ordem de Deus de ensinar a seus filhos que, por causa dos seus pecados, eles deveriam sacrificar um cordeiro, que no plano de salvação representava a Jesus (Os Escolhidos, EGW, p. 33, parágrafo 2). Então, Deus disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta”. Em vez de Caim refletir e entender que o que estava fazendo era errado, ele ficou mais irritado ainda. A Bíblia disse que Caim falou para Abel: “Vamos para o campo”, e quando estavam lá, Caim o atacou e o matou. De repente, uma voz foi ouvida do céu, e Deus mesmo perguntou: “Onde está seu irmão Abel?” e ele respondeu: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?”. Ele nem se arrependeu do que tinha feito! Triste história, triste final.
1. Qual foi a punição para Caim? 2. Qual foi a diferença entre Caim e Abel? (EGW, Os Escolhidos, p. 36) 3. Por que Deus poupou a vida de Caim? (EGW, Os Escolhidos, p. 38)
ENTENDENDO Sempre haverá coisas que não gostamos de fazer, mas, quando aquilo concorda com a Palavra de Deus – que é a Bíblia –, devemos prestar atenção e obedecer. Deus fica feliz quando seus filhos são obedientes, porque é assim que demonstram amor por Ele. Não devemos culpar os outros por nossos erros, mas devemos pedir a Deus que nos ajude a obedecer a sua Palavra. Dessa forma, poderemos amá-lo e amar aos outros. (Ore brevemente).
APLICANDO (Através dessa dinâmica, fortaleça e pratique o conceito de “Obediência” no lar). ACRÓSTICO Faça um acróstico com a palavra “obediência”. Ajude a criança a pensar ideias relacionadas com esse conceito. Por exemplo: E = entender (quando entendo a ordem, obedeço). Reflita sobre aquilo que foi escrito e deixe o acróstico num lugar visível.