po_anamaria

Page 1

Port 34-49_QX6

04-12-08

14.03

Sida 34

Cochabamba.

Fernando e Ana Maria gostam-se muito.

NOMEADA

Ana María Ana Maria Marañon de Bohorquez abraça Fernando. Ele nasceu nas ruas, filho de viciados em drogas, e começou a cheirar cola aos dois anos. Ana Maria passou a cuidar de Fernando quando ele tinha quatro anos e, desde então, o menino vive em seu abrigo para crianças de rua El Arca de Resgate de los Niños (A Arca de Resgate das Crianças).

Por que Ana Maria está sendo nomeada? Ana Maria Marañon de Bohorquez é nomeada ao WCPRC 2005, por seu longo trabalho altruísta com crianças de rua em Cochabamba, na Bolívia. Muitas crianças bolivianas são filhas de moradores de rua. A vida das crianças de rua é marcada por violência e drogas. A maioria cheira cola, como uma forma de atenuar a falta de amor recebida pelos pais. Ana Maria, porém, tem muito amor a oferecer. Apesar de sua incapacidade física, ela luta para que essas crianças tenham a oportunidade de uma vida melhor. Ela tem um abrigo para meninos, o El Arca, e um para meninas, o Rosa de Sarón. Lá, eles encontram adultos que lhes dão carinho e segurança, podem voltar à vida escolar e recebem ajuda para se profissionalizarem.

brasil

p e ru

Bolivia

Lago Titicaca

LA PAZ COCHABAMBA

Oceano Pacifico

paraguai

chile argentina

34

P

epe, está pronto? Pegue o caldeirão de sopa. Vamos, agora, grita Ana Maria da cozinha. Ana Maria teve pólio, aos dois anos de idade, e desde então, vive em cadeira de rodas. Embora seja incapacitada física, ela vem trabalhando no auxílio às crianças de rua há quase trinta anos. Pepe, um ex-viciado em drogas, é o braço direito de Ana Maria e seu incansável assistente. A sopa de mãe Anita – Pare o carro!, grita Ana Maria. Dois meninos, cada qual com um frasco de cola nas mãos, caminham pela rua. Ana Maria põe a cabeça para fora do carro. – Oi! Tudo bem? Vamos distribuir comida. Venham! Os rostos dos meninos se iluminam e eles começam a correr. Em instantes, o caos está formado. De todas as direções, chega gente com vasilhas e panelas enferrujadas. Todos querem abraçar Ana Maria. – Mamãe Anita, que saudades!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.