Globen2014 port

Page 56

A casa de Sacty foi feita sobre palafitas de quase seis metros de altura. Aqui, ela caminha pela passarela que leva à casa da família.

O dia todo Sacty colhe batata doce e coloca para secar. Depois de muitas horas sob o sol escaldante, ela está esgotada quando o caminhão segue para casa. Ela sente dor nas costas e os braços pesados como chumbo. As mãos estão pretas de terra e cheias de bolhas. Mesmo assim, ela não consegue dormir à noite. Ela fica imóvel no chão e ouve a respiração da irmã mais velha se tornar mais lenta. Quando Sacty tem certeza que todo mundo está dormindo, ela se atreve a chorar em silêncio, para não acordar ninguém. Onde está Sacty? Inicialmente, os professores pensam que Sacty está doente. Contudo, após vários dias sem sinal de uma de suas melhores alunas, eles perguntam a seus colegas de classe. – Ela abandonou a escola, diz uma menina. – Está trabalhando com a mãe e a irmã, agora, afirma outra. Uma das professoras jovens, 56

Srey Leap, tem uma missão importante além do trabalho no ensino. Ela trabalha para a Room to Read, como pessoa de apoio para as meninas mais pobres. Srey Leap sabe que a família de Sacty passa

dificuldades, e suspeita que ela tenha sido obrigada a abandonar a escola. Ela pede ao diretor para marcar uma reunião com o líder da aldeia flutuante. Agora todos precisam ajudar para conseguir que Sacty volte à escola antes que seja tarde demais.

O líder da aldeia é um apoio importante para a escola e a Room to Read. Se ele pedir que a família pense a respeito, existe a chance de mudarem de ideia. O líder da aldeia, o diretor da escola e Srey Leap visitam a mãe de Sacty quando ela

As aldeias flutuantes

Sacty, 14 Gosta de: Ler livros escolares e histórias. Fica triste: Quando zombam de mim porque não tenho pai. Tem medo de: Ser obrigada a abandonar a escola. E de crocodilos! Prato preferido: Sopa azeda com pimenta. Desejo: Saber usar um computador. Quer ser: Professora.

Quase todos os moradores de Kompong Phluk, a aldeia flutuante, são pescadores. A aldeia fica à beira do lago Tonle Sap, uma das maiores áreas de água doce do mundo. Quando a água está no nível mais baixo, em maio, o lago encolhe, cobrindo uma área de 250.000 hectares. Quando chaga a monção, em junho, as águas do rio Mekong sobem e o rio Tonle Sap volta a correr para o lago, ampliando-o para mais de um milhão de hectares. Quando há muita chuva e tempestades, a água sobe tanto que pode haver inundação. As casas ficam cheias de água e os moradores que podem pagar elevam o piso de suas casas. Eles movem todos os seus pertences e dormem em redes penduradas próximas ao teto. Outros, que têm barcos grandes, mudam-se para os mesmos até que o nível da água desça. Os mais pobres, como a família de Sacty, não têm barcos grandes nem dinheiro para elevar o piso. Suas casas e todos os seus bens são destruídos e eles não têm um lugar para onde ir até que consigam construir uma nova casa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.