Caso de Uso - Open Cloud Computing

Page 3

fundamentais de computação" como poder de processamento, armazenamento, componentes de rede ou middleware. O consumidor pode controlar o funcionamento do sistema operacional, do sistema de armazenamento, aplicações instaladas e, possivelmente, componentes de rede, tais como firewalls e balanceadores de carga, mas não a infra-estrutura de nuvem na qual ele está. 2.1.2 Modelos de Implantação A definição NIST define quatro modelos de implantação: •

Nuvem Pública: Em termos simples, os serviços de nuvem pública são caracterizados como disponíveis ais clientes por um provedor de serviços através da Internet. O termo "público" não significa sempre livre, mesmo ele sendo grátis ou muito barato de usar. Uma nuvem pública não significa que os dados de um usuário é publicamente visível; vendedores de nuvem pública normalmente fornecem mecanismos de controle de acesso aos seus usuários. Provedores de nuvem pública fornecem soluções de elásticas, a um custo adequado para se usar as soluções.

Nuvem Privada: Uma nuvem privada oferece muitos dos benefícios de um ambiente de computação de nuvem pública, tais como elasticidade e baseado em serviço. A diferença entre uma nuvem privada e uma nuvem pública é que serviços baseados em uma nuvem privada, os dados e os processos são gerenciados na organização, sem as restrições de largura de banda da rede, riscos de segurança e requisitos legais ligados a utilização de serviços de uma nuvem pública. Além disso, os provedores de serviços de nuvem privada oferecem ao usuário maior controle da infra-estrutura de nuvem, segurança e resiliência porque o acesso do usuário e o uso da rede são protegidos e exclusivos.

Nuvem Comunitária: Uma nuvem comunitária é controlada e usada por um grupo de organizações que têm interesses comuns, tais como requisitos específicos de segurança ou uma missão semelhante. Os membros da comunidade compartilham acesso aos dados e aplicativos na nuvem.

Nuvem Híbrida: Uma nuvem híbrida é a combinação de uma nuvem pública e privada que interagem. Neste modelo os usuários normalmente terceirizam o armazenamento e processamento de informação relativos a processos de negócios que não são críticos na nuvem pública, enquanto mantém os dados e os serviços críticos aos negócios em seu controle.

2.1.3 Características essenciais A definição NIST descreve cinco características essenciais de computação em nuvem: Rápida Elasticidade: A elasticidade é definida como a capacidade de escala dos recursos tanto para cima quanto para baixo, conforme a necessidade. Para o consumidor, a nuvem parece ser infinita, e o consumidor pode comprar apenas o a quantidade de poder de computação que eles precisam. Esta é uma das características essenciais de computação em nuvem segundo a definição do NIST.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.