3 minute read

Setembro Amarelo

Next Article
Apresentação

Apresentação

A campanha “Setembro Amarelo” foi adotada no Brasil em 2015 por meio de parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio.

Por muito tempo falar sobre suicídio era um tabu, havia-se muito medo para se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, e com o reforço e ajuda da campanha, esta barreira vem se rompendo e informações ligadas e prevenir são os primeiros passos para reduzir as taxas de suicídios no Brasil. Falar sobre o tema com responsabilidade e da forma adequada é o objetivo da campanha para que realmente seja eficaz.

Advertisement

O dia 10 de setembro tornou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data instituída em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A importância da saúde mental!

Falar sobre saúde mental está em alta, muitos debates, discussões e pesquisas sobre o tema buscam esclarecer e incentivar as pessoas a compreenderem e realizarem ações de autocuidado que ajudem a mantê-la.

O conceito de saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que compreende a saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de infecções ou enfermidades” (OMS, 1948).

É importante percebermos as três dimensões que estão incluídas neste conceito.

1 A dimensão física compreende a saúde do corpo e os cuidados relacionados à prevenção e manutenção do equilíbrio do organismo;

2 Os aspectos mentais que estão relacionados à saúde mental e bem-estar subjetivos;

3 A interação social que engloba nossas relações de convivência e interação com o mundo a nossa volta.

Observe que o conceito de saúde é muito amplo e até podemos afirmar que sempre precisamos cuidar, prevenir e proteger nossa saúde em todas as fases de nossas vidas.

E você já parou para se perguntar o que é saúde mental?

Em outras palavras podemos dizer que cultivar nossa saúde mental é buscar:

1 Desenvolver nossas capacidades compreendendo que podemos aprender mais e que merecemos receber apoio e suporte para nosso desenvolvimento;

2 Aprender a lidar com o estresse do dia a dia a partir do conhecimento de técnicas e ferramentas que nos ajudem a viver a vida em harmonia com os outros e com o mundo a nossa volta;

3 Sentir que somos produtivos compreendendo o valor do nosso trabalho;

4 Contribuir com a comunidade em que vivemos, partilhando conhecimentos e experiências, nos envolvendo na constante melhoria do lugar e das relações humanas.

Pare, pense e reflita...

Deixamos agora você refletindo sobre sua saúde mental.

O que tem feito para cuidar da sua saúde mental?

Para te ajudar, deixamos abaixo uma frase para você completar.

Eu cuido da minha saúde mental quando:

Se você não está fazendo nada pela sua saúde mental, comece ainda hoje. Afinal nunca é tarde para começar, mas lembre-se, comece o quanto antes!

Cuidados com a saúde mental

O velho conceito “é melhor prevenir do que remediar” continua atualizado e na saúde mental a prevenção é sempre o melhor caminho.

Segundo a Psicologia Positiva, precisamos investir no desenvolvimento de nossas habilidades positivas, aquelas que nos ajudam a ter uma vida com mais significado. Em outras palavras, uma vida boa e feliz.

O que você pode fazer para sentir mais emoções positivas?

1 - Crie o habito de anotar os acontecimentos bons que ocorreram no seu dia. Pesquisas mostram que pessoas gravemente deprimidas que passaram a escrever um diário registrando três bons acontecimentos a cada dia, em quinze dias melhoraram seu humor.

2 - Envolva-se em atividades que gerem em você a sensação de ser útil à outras pessoas.

3 - Cultive relacionamentos saudáveis, pois isso nos ajuda a manter o bem-estar e o equilíbrio emocional.

4 - Viva uma vida que tenha significado, em outras palavras, pertença ou participe de algo que seja maior que você. Quando percebemos que somos úteis e podemos ajudar a mudar a vida de outras pessoas nos sentimos mais felizes e isso nos dá a sensação de satisfação em relação à vida que vivemos.

5 - Crie metas e objetivos para sua vida, quando sabemos o que vamos fazer, nossa mente funciona de forma mais equilibrada.

E lembre-se: é preciso dormir bem, comer bem e fazer atividades físicas regularmente.

This article is from: