Issuu on Google+


Indice

Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Í

Logotipo Apresentação Conceito Cores Redução Reprodução Área de proteção e inclinação Versões monocromáticas e contorno Aplicação sobre fundos Tipografia Usos incorretos

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Papela ia Grafismo Cartão de visitas e crachá Papel timbrado e selos Envelopes Pasta e marca páginas

15 16 17 18 ’9

~ Placas Tótem Lixeiras Grade de proteção das árvores Orelhões e bebedouro Guarita Uniformes Folder Postais Banners Brindes Site

21 23 24 25 26 27 28 29 30 32 34 36


Logotipo


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Apresentação

Versão vertical

O

Parque da Luz, um verdadeiro ícone histórico da cidade de São Paulo necessitava de uma identidade visual contemporânea, mas que conseguisse ao mesmo tempo valorizar a carga histórica que este possui, para que assim pudesse atrair mais jovens e mais turistas.

Versão horizontal

Este e o novo logotipo do Parque da Luz, em suas três possíveis aplicações: a vertical, a horizontal e a que suprime o símbolo, usando apenas a tipografia do logo. A primeira aplicação é a preferencial, sendo que as duas outras só devem ser usadas na impossibilidade de uso da primeira.

Somente tipografia

4


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz O logotipo transmite uma ideia de acolimento da cidade ao parque, devido ao fato de as edificações estarem se curvando sobre a folha, entre as duas. O preenchimento está deslocado em relação ao contorno expressivo das formas, que dá um toque artístico ao logo, se referindo às obras de arte espalhadas pelo parque e à Pinacoteca do Estado de São Paulo, vizinha ao Parque da Luz. As duas linhas, também muito expressivas na base do logo representam os trilhos de trem da Estação da Luz. A tipografia escolhida respeita o estilo do traço usado no logo. O primeiro elemento é o que representa de forma figurativa o maior símbolo da região da Luz, o relógio da estação, assegurando que o logo seja vinculado ao parque mesmo que quando em visualização muito rápida A folha, no centro do logo representa o verde, a natureza, que remete ao parque e está no meio dos dois outros elementos da mesma forma que o parque forma uma ilha de verde na centro da cidade de São Paulo. O prédio da direita representa a verticalidade e a urbanização que são singulares e marcantes na cidade de São Paulo.

Logotipo | Conceito

5


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Cores

CMYK 0 10 65 0 | Pantone 120C | RGB 255 224 117

CMYK 70 0 100 0 | Pantone 360C | RGB 80 184 72

As cores usadas no logo consistem em tons levemente claros e pastéis, que representam a carga histórica do antigo parque e da região que o rodeia. O amarelo representa entre outros atividade, comunicação, energia, expansão, alegria, inovação, inspiração, sabedoria, acolhimento e juventude. O verde, aventura, calma, conforto, natureza, silêncio, equilíbrio, liberdade, frescor, harmonia, saúde, céu aberto, relaxamento, vigor e também juventude. E o cinza passa sensação de purificação, solução, concentração.

CMYK 5 0 0 20 | Pantone 5455C | RGB 196 206 212

CMYK 0 0 0 100 | Pantone Hexachrome Black C | RGB 0 0 0

6


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Redução

12,55mm

15mm Redução máxima da versão vertical

8,875mm

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida. Recomendamos como limite de redução da marca Parque da Luz, para impressões em off-set, as medidas especificadas ao lado. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

20mm Redução máxima da versão horizontal

5,88mm 10mm Redução máxima da versão tipográfica

7


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Reprodução

Diagrama da versão vertical

A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos. Para aplicar a marca do Parque da Luz em qualquer meio, solicite sempre um arquivo eletrônico. Não tente redesenhála, pois você estará arriscando a qualidade da imagem do serviço. Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama ao lado, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do símbolo e espaçamento do logotipo. Deve-se atentar que na versão horizontal do logo as duas linhas de base do símbolo são esticadas em seu lado direito, com o objetivo de dar mais coesão entre símbolo e tipografia.

Diagrama da versão horizontal

Diagrama da versão tipográfica

8


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

9

Logotipo | Área de proteção e inclinação x y

y

A aplicação da marca exige que haja um espaço mínimo de arejamento, que está indicado no diagrama ao lado. Nas extremidades superior e inferior da versão vertical, o espaço mínimo é de x, que corresponde à distância entre as hastes da base do contorno do prédio. Enquanto que nas extremidades da esquerda e da direita, esse espaço mínimo é de y, que corresponde ao diâmetro da circunferência que delimita a representação do relógio na torre. Na versão horizontal, inverte-se, usando a medida x como espaço mínimo nas laterais, e a y na extremidade superior e inferior.

x

x

y

y

x

z

z/2

y z

z

z/2

x

Na versão tipográfica, usa-se a medida da altura da letra ‘d’ como espaço mínimo nas laterais, e sua metade como espaço mínimo acima e abaixo. A versão vertical (mas apenas esta) pode ser levemente inclinada em determinadas aplicações para adicionar dinamismo às composições, porém é preciso ter muita cautela ao usar as inclinações, que não devem ultrapassar os 15º.

Inclinação máxima do logotipo

15º


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Versões monocromáticas e contorno

Preto 13% Preto 16%

Em caso de limitações quanto ao número de cores disponíveis em um determinado processo de impressão ou gravação, podem ser empregadas as versões monocromáticas da marca.

Preto 32%

Para tanto, o amarelo deve ser substituído por preto a 13%, o verde, por preto a 32% e o cinza (que tem ciano em sua composição), por preto a 16%. Para a aplicação da marca sobre fundos escuros, há a versão que consiste apenas no contorno do símbolo mais a tipografia, porém deve-se ter preferência pelos fundos claros ou não muito escuros ao ponto de dificultar a legibilidade da tipografia do logo em preto.

Versão especial para aplicação em fundos escuros

10


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Deve-se sempre dar preferência ao uso da marca nas cores institucionais em fundo branco. No entanto, ela também pode ser aplicada sobre fundos de cores com as mesmas matizes de uma das três cores predominantes, porém com tons diferentes, tomando cuidado com os tons escuros, para que estes não venham a prejudicar a legibilidade do nome do parque.

Logotipo | Aplicação sobre fundos

x Errado: o fundo é da mesma cor de um dos elementos do logo

11


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logotipo | Tipografia ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

x

Complete in him

As famílias tipográficas escolhidas para a identidade visual do Parque da Luz, desde o logo até este manual são a Complete in him (para títulos e frases curtas, de destaque), NewsGoth BT (para textos corridos, por ser moderna e de fácil compreensão) uma versão condensada da NewsGoth BT, a NewsGoth BdXCn BT (para informações que não podem ocupar grandes espaços, como na papelaria) É importante ressaltar que a letra ‘r’ minúscula da tipografia Complete in him, foi modificada, para se adequar mais ao traço do logotipo. Não se deve fugir destas duas famílias tipográficas em nenhuma peça que esteja vinculada ao Parque da Luz, sob hipótese alguma.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789 NewsGoth BT

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789 NewsGoth BdXCn BT

12


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns erros que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que o logotipo do Parque da Luz nunca seja alterado. Corretos

Logotipo | Usos incorretos

13

x

Errado: foi alterada a proporção entre os elementos

x

Errado: foi alterada a cor de um ou mais elementos do logo

x

Errado: foi alterada a fonte do logotipo

x

Errado: foi alterado o espaçamento entre os objetos

Parque da Luz

x

Errado: o logo foi deformado

x

Errado: o símbolo veio desacompanhado da tipografia


Papela ia


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Papela ia | Grafismo

Grafismo amarelo

Grafismo cinza

As peças da papelaria, para trazerem uma identidade visual, apresentam em sua maioria, características em comum baseadas no design criado para o Parque da Luz. Uma dessas características é o grafismo, que se inspira em uma pincelada de aquarela nas cores escolhidas para todo o trabalho (em 0,5pt de espessura), para manter o conceito artístico aplicado ao logo. Outra característica importante que elas trazem em comum é o papel. O papel escolhido para a papelaria é o Giz, da linha Marrakech da Arjo Wiggins, com 20% de celulose reciclada pós-consumo, que apresenta uma discreta fibra, dando um aspecto mais natural a todo o trabalho, exceto para o caso do selo, que precisa ser em papel adesivo. O retângulo com dois dos cantos arrendondados, lembrando a forma de uma folha também foi usado em diversas ocasiões, tanto na papelaria, como na sinalização.

Grafismo verde

Textura do papel Giz

15


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Papela ia | Cartão de visitas e crachá

16

19mm Papel Giz 180g/m² sobre superfície plástica, presilha de metal, 7x7cm 22mm

19pt

Frente e verso, papel Giz 180g/m², 5x5cm

15,35pt

Verônica Spnela

administradora

(11) 3227-3545

veronica@parquedaluz.com.br www.parquedaluz.com.br

8pt 7pt 8pt 7pt


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Papela ia | Papel timbrado e selos

Papel adesivo, 3x3cm 10pt

P | Cep: 00208-008 m.br Bom Retiro - São Paulo-S quedaluz.com.br | www.parquedaluz.co Praça da Luz, s/n.º @par 545 | administracao Fone/Fax: (11) 3227-3

Papel Giz 90g/m², formato A4

17


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Papela ia | Envelopes

espaço para selo vazado

10pt Fone/Faz: (11) 3227-3545

Cep: 00208-008 Retiro - São Paulo-SP | Praça da Luz, s/n.º - Bom edaluz.com.br uedaluz.com.br | www.parqu | administracao@parq

Saco, papel Giz 120g/m², formato A4

10pt

Ofício, papel Giz 120g/m², 23x11,5cm

18


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Papela ia | Pasta e marca páginas

19

Vazado

Vazado

10pt

Parte vazada, dando vista para o logo na aba da pasta

Fone/Fax: (11) 3227-3545 www.parquedaluz.com.br

Frente e verso, Papel Giz 180g/m², 15x5cm

Frente e verso, Papel Giz 180g/m², A4 (fechada)

Outros modelos

12pt


~


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

| Placas

~

1 20cm

21

1 - Película Adesivada 2 - Chapa Metálica 3 - Estrutura Metálica

2 3

1 2

135pt

Três Jovens Lasar Segal

Placa padrão de localização, 250cm de altura com chapas de 30x30cm

1

2 Jaqueira Artocarpus heterophyllus

3

Placas com nome das árvores e obras de arte, 30cm de largura, 34cm de altura

Três Jovens Lasar Segal

135pt 38pt


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz 3

| Placas

22

115pt

2 1 255pt

~

2 1

225pt

115pt

Placa do banheiro feminino e masculino com animais recorrentes no parque, 25cm de largura, 30cm de altura

Placa com instruçþes de alongamento, 100cm de largura, 70cm de altura


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

48cm

155pt

36cm

35pt

Tótem da história do parque, com texto e fotos sobre o passado e curiosidades, 250cm de altura, 60cm de largura

Tótem de localização com mapa e orientações, 250cm de altura, 60cm de largura

| Tótem

23


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Lixeiras com coleta seletiva, com largura proporcional Ă  recorrĂŞncia dos diferentes dejetos.

22cm

~

39cm

51cm

39cm

| Lixeiras

22cm

120pt 100cm

24


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

| Grade de proteção das árvores

30cm

Grade de proteção de árvores mais frágeis, com vista superior fazendo referência ao logo. 130cm de altura

Duas faces com grafismo de folha e uma com o logo do parque

25


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Bebedouro, 110cm de altura

~

| Orelh천es e bebedouro

Orelh찾o com elementos do logo do parque, tamanho padr찾o.

26


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

| Guarita

27

90cm

Na frente da guarita, abaixo da janela há um grafismo que já foi apresentado em outras peças de sinalização do parque como nos tótens, bebedouro e grade de proteção das árvores, que consiste no contorno de um dos elementos do logo na cor branca com 30% de transparência. Este grafismo secundário serve para quebrar um pouco a monotonia que haveria se o primeiro fosse aplicado em tudo. Ocupa espaços sem informações e deve ser aplicado em superfícies de cores vivas e sen a aplicação do logo, o que garante que o grafismo não se torne repetitivo junto ao logo.

210cm

470pt Guarita para segurança do parque, 230cm de altura

100cm


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

Boné de brin, tom neutro com logo bordado

Camiseta de algodão com função estampada nas costas para trabalhos que demandam força física. Logo bordado

Jardineiro

Camisa polo de malha para funções administrativas. Logo bordado

190pt

Calça jeans Avental verde oliva de brin com bolso com divisória tripla e logo bordado Calça preta de tactel

| Uniformes

28


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

| Folder

Grafismo

Boxes em tons pastĂŠis das cores do logo

Pontos importantes no parque

Frente e verso, Papel Giz 120g/m², A4 11pt

Mapa estilizado seguindo toda da identidade visual

29


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Modelos direcionados ao público de classe social mais alta, 10x15cm, papel couché de alta gramatura ou cartão triplex

~

| Postais

Slogan: Comece pelo jardim. Subtítulo: Parque da Luz (,o jardim do centro de São Paulo), uma porção de verde cercada de história por todos os lados

30


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

| Postais

31

Verso de todos os postais, com breve texto convidativo

Modelos direcionados ao pĂşblico de jovem, 10x15cm


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

| Banners

32

Banners, 120cmx50cm


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

Banners, 120cmx50cm

| Banners

33


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Etiqueta que acompanha os produtos, papel Giz 180g/m², 50x38mm

Chinelo com grafismo, logo em tipografia no calcanhar e logo vertical na tira

~

Praça da Luz, s/n.º Bom Retiro - São Paulo - SP Fone/Fax: (11)3227-3545 adm@parquedaluz.com.br www.parquedaluz.com.br

Ecobag com grafismo estampado, algodão cru, 33x33cm sem considerar a alça

| Brindes

34


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

~

Chaveiros com elementos do logo, metal e resina

Vaso de plĂĄstico branco com grafismo na borda e logo

Sementes de girassol em embalagem de papel Giz 120g/m²

| Brindes

35


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Logo fixo

Botões animados com cores do logo

~

| Site

36

Nuvens que se movem horizontalmente

Foto panorâmica do parque com especificações e curiosidades


Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

LUIS

ADRIANO

designer

| CrĂŠditos

3969 2311 9409 9201 adrianofurtado@ymail.com

29818860 71235321

veronicasp_design@yahoo.com


Manual de identidade visual Parque da Luz