378ª Edição do Jornal Viver Toledo

Page 1

Chegando para mudar sua vida

Atendimento de sexta a domingo Wanderley Graeff (45) 98801-8722

Toledo/PR • de 25 a 30 de maio de 2018 - Ano 9 - nº 378

Nasce em Toledo, San Foods: consumo que gera lucros unirá útil ao agradável Começa por Toledo, abrange toda a região Sul do país e em breve terá alcance nacional. Nasce no dia 09 de junho um empreendimento que deverá mudar o jeito como as pessoas consomem alimentos, com a inauguração oficial da San Foods. A empresa do Grupo Odonto San pretende revolucionar a maneira como as pessoas adquirem os seus alimentos do dia a dia e materiais de limpeza e higiene através do consumo solidário. PÁGINA 04

Campanha de vacinação contra gripe vai até 1º de junho

Foz receberá festival de bares inspirado na Copa do Mundo

A campanha de vacinação contra a gripe termina em 1º de junho. A população-alvo tem mais alguns dias para ir até a unidade de saúde mais próxima e se imunizar.

PÁGINA 07

Prefeitos modernizam estatuto da Amop em busca de mais resultados

PÁGINA 05

Vôlei Sub 18

Técnico e atleta convocados pra seleção paranaense PÁGINA 06

PÁGINA 05

Sandro San: presidente da empresa encabeça as campanhas de divulgação

Projeto Mini Arena do governo do Estado começa ser montado

Estrutura será montada na Vila Pioneiro

Caged: setor de serviços impulsiona geração de empregos PÁGINA 02

Lassalistas participam de campanha nacional

Alunos do La Salle junto ao muro do colégio com os símbolos da campanha

O município de Toledo começou a receber no último sábado (19), os equipamentos para a instalação de uma pista de skate e um campo de grama sintética. Os materiais fazem parte do programa Mini Arenas Multiuso do Governo do Estado e foi um pedido do prefeito Lucio de Marchi.

Alunos lassalistas integram campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é despertar a consciência sobre os tipos de violência e o encorajamento para a denúncia.

PÁGINA 03

PÁGINA 06

ÚLTIMAS UNIDADES

REALIZAÇÃO


02

Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

OPINIÃO

“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.” (John Wooden)

POLÍTICA & GENTE Aeroporto A governadora Cida Borghetti está prestes a bater o martelo e autorizar a compra da área para a construção do Aeroporto Regional. As valorizadas terras já declaradas de utilidade pública pelos três prefeitos estão localizadas entre os municípios de Cascavel, Tupãssi e Toledo. Um dos proprietários é o ex-deputado estadual Sabino Campos. Estima-se uma indenização na faixa de três mil sacas de soja por alqueire, numa área altamente produtiva e que, segundo os estudos já realizados há muito tempo, detém a melhor localização para a construção do futuro aeroporto. Com Alvaro Toledo quer aumentar a extensão de estradas rurais do município. Essa foi a mensagem do prefeito Lucio de Marchi ao senador Álvaro Dias que participou do Fórum Mais Milho, em Toledo. Lucio entregou um ofício com um pedido de recursos para pavimentação rural, entre o trecho OT 164 e OT 408. O prefeito disse que atualmente são 310 quilômetros de asfalto rural, no entanto, ainda há muitas comunidades a serem atendidas, como nesse trecho próximo ao Clube Caça e Pesca que liga até a comunidade de Vista Alegre. Com Alvaro II “São 3 km e nós precisamos de apoio de emenda parlamentar para poder viabilizar. São muitas famílias que residem nessa região, e nós queremos solidificar cada vez mais o homem no campo para que tenha orgulho e satisfação em residir no município. O asfalto rural é fundamental, porque traz uma qualidade de vida extraordinária, é isso que a gente tem visto em outras regiões, que as pessoas acabam fazendo boas casas, bons investimentos rurais por conta da qualidade de vida que chegou no lar das famílias do interior”, disse Lúcio. Campagnolo O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, licenciou-se do cargo e da vice-presidência da Confederação Nacional da Indústria, para atender à legislação eleitoral. Filiado ao PRB, ele tem o nome sondado para vice do pré-candidato a governador Ratinho Junior (PSD) ou ao Senado. Em sua última visita a Toledo, para inaugurar o Instituto Senai de Tecnologia, ele reiterou elogios à região oeste: “É uma região com um potencial fantástico, que já concentra um grande número de indústrias de proteína animal. Esse instituto vem para contribuir para a evolução desta indústria já instalada e para novas oportunidades”, disse.

Lodi pede reurbanização do Largo São Vicente

Biopark O dirigente da Fiep destacou o Biopark, empreendimento que integra universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada e o Sistema Fiep. “Nem o mais otimista de nós pode imaginar o avanço que o Biopark trará, com investimentos elevados e cooperação técnica. É uma grande oportunidade para atração de pesquisas e desenvolvimento para o setor”, disse Campagnolo. Alimentos Presente ao evento, o idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi (foto) comentou que “é preciso avançar na área de pesquisa e inovação para agregar valor aos produtos que temos aqui.” Segundo ele, em 20 anos os alimentos não serão mais como são hoje. Haverá uma grande ênfase a alimento funcionais e nutracêuticos e o Brasil precisa avançar nesta área. Ele informou que a FAO (Fundação das Nações Unidas para a Alimentação), parceira do Biopark, quer transformar o Oeste do Paraná num centro de excelência em nutracêuticos e alimentos funcionais. Lunitti O ex-prefeito Beto Lunitti trabalha a consolidação de sua pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB. Segundo ele, a base de atuação deverá abranger boa parte da região Oeste. “Nossa articulação envolve contatos e apoios necessários para o sucesso da nossa empreitada em pelo menos 25 municípios”, comentou ao Viver Toledo, durante a solenidade de comemoração dos 25 anos do Sicoob Meridional, quando recebeu homenagem como um dos 26 fundadores da cooperativa de crédito. Audiência A Câmara Municipal de Toledo realiza sexta-feira (25) audiência pública de prestação de contas do Poder Executivo quanto às metas fiscais no primeiro quadrimestre de 2018. A audiência da Comissão de Finanças e Orçamento terá início às 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira. O Executivo, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais relativas aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

O vereador Walmor Lodi apresentou indicação para que seja feita a reurbanização do Largo São Vicente de Paulo, no trecho entre a rua Dom Manoel da Silveira D’elboux e rua Almirante Barroso, em frente a Catedral Cristo Rei e ao Centro Comercial Catedral. “Atualmente o passeio naquele local apresenta dimensões maiores em relação aos outros dois trechos da avenida, entre a rua Almirante Barroso e rua Santos Dumont, bem como entre a rua Rui Barbosa e rua Dom Manoel da Silveira D’elboux. Após a instalação de semáforo no cruzamento do Largo São Vicente de Paulo com a Almirante Barroso, verifica-se constante estrangulamento do fluxo de trânsito, uma vez que pela largura do passeio, fica disponível somente uma pista para o trânsito de veículos, ocasionando constantes confli-

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta semana, revelam que Toledo fechou o mês de abril deste ano com saldo positivo de 136 novos postos de trabalho. O total de contratações no mês foram de 1.744 e, desligamentos de 1.608. O setor de serviços se destacou com 147 contratações com carteira assinada. No ranking estadual do CAGED, Toledo está na 21º posição, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O valor atribuído ao saldo mensal demonstra que

houve um aumento considerável de abril de 2017 para 2018, no valor total do relatório. Conforme o diretor da Agência do Trabalhador, Valduir Fernando, os dados estão satisfatórios comparados ao ano anterior. “Nota-se um grande aumento na área de serviços devido a contratações de empresas de diferentes segmentos, porém, analisando o relatório, percebemos que o setor da construção civil ainda está devagar foram apenas duas contratações”, relatou Valduir.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO PARANÁ COMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDO RUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

Deputado Federal licenciado e Chefe da Casa Civil

A alternativa da geração de energia e a redução da conta de luz

EXPEDIENTE

tos de trafegabilidade, inclusive com constantes acidentes no local. Indica-se o recuo do passeio e dos totens de homenagem aos pioneiros, nos moldes dos outros dois trechos da via, sem prejuízo aos pedestres, nem tampouco às vagas de estacionamento e, em contrapartida, grande melhoria no fluxo de tráfego de veículos no local”, explicou o vereador. Moção de aplausos Lodi também apresentou requerimento para que seja enviado ofício ao Sicoob Meridional, em nome da presidente Solange Pinzon de Carvalho Martins, expressando os aplausos da Casa de Leis pelos 15 anos de atuação. “15 anos é uma marca emblemática, pois tanto representa o início, o desabrochar para a maturidade, como também representa uma marcante caminhada de superação, de muito trabalho e desenvolvimento”, justificou Lodi.

Caged: setor de serviços impulsiona geração de empregos

DILCEU SPERAFICO

Em muito boa hora, a governadora Cida Borghetti sancionou no dia 25 de abril, lei que obriga a instalação de painéis solares para aquecimento de água em habitações populares financiadas pelo poder público federal, estadual e municipal, no Paraná. O objetivo é reduzir o gasto com energia elétrica, através da substituição de chuveiros elétricos por aquecedores solares, seguindo regras estabelecidas e com eficiência comprovada por instituições governamentais. O que se espera com isso é a abertura de caminho para a geração de energia elétrica pelo mesmo sistema, regulamentado em 2012, com previsão de recuperação do investimento que já caiu para apenas quatro ou cinco anos, estimulando sua adoção, segundo especialistas do setor. A redução deve-se, inclusive, à queda no custo dos equipamentos, com redução de 30% nos preços em 2017. A continuidade dessa redução certamente será acelerada pelo crescimento da demanda, viabilizando sua adoção por famílias de baixa renda. Neste início de 2018, o custo da instalação de sistemas de energia solar em residências e pequenos comércios vai de 15 mil até mais de 100 mil reais. A opção cabe a técnicos e proprietários, após testar opções para reduzir a conta mensal de luz. As placas, pelo que se sabe, podem, inclusive, ser instaladas em

por Wanderley Graeff | wanderley@vivertoledo.com.br

prédios vizinhos, com maior exposição ao sol. Em média, os sistemas mais utilizados geram energia no valor de até 10 mil reais por mês, em cidades de diversas regiões do País. Conforme especialistas, a adoção da alternativa pelos proprietários de imóveis começa pela realização de estudo detalhado das necessidades do cliente, com base na fatura mensal de energia e disponibilidade de telhados ou áreas de solo, para a instalação de painéis, que só geram energia elétrica quando bate a luz do sol. Após comprovada a viabilidade do investimento por técnicos especializados, com aprovação do interessado, é elaborado o projeto elétrico a ser encaminhado para a concessionária de energia. A empresa analisa e aprova a iniciativa em até 15 dias. Com o projeto aprovado, se pode iniciar a instalação dos painéis fotovoltaicos, inversores, aterramento e toda instalação elétrica necessária. Finalizado o processo, a concessionária faz a vistoria para verificar se a instalação está de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após a conclusão e aprovação do projeto, ele passa a ser considerado pela instituição como nova “usina”, de geração de energia elétrica. Em seguida, é realizada a substituição do relógio tradicional de medição convencional de consumo por equipamento bidirecional, que irá registrar a produção e o consumo de energia do proprietário do sistema. O processo de instalação e liberação da inovação pode levar até 30 dias. Com tudo concluído, a energia gerada pelo sistema poderá ser usada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo que esteja ligado nas tomadas. Se não houver tempo e intensidade de sol suficiente para abastecer toda a demanda da unidade, o restante da energia será fornecido pela distribuidora. Quando o sistema particular gerar mais do que o consumo da unidade, a energia excedente irá para a rede da distribuidora e gerará crédito que poderá ser utilizado pelo proprietário em até 60 meses. Nesse caso, compensará o consumo em períodos de muita chuva ou de tempo nublado.

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretora Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com Redação Karine Graeff

O Sr. Eduardo Telles Scherer, Oficial designado do Cartório de Registro Civil de Pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interessar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documentos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

RELAÇÃO DE PROCESSOS DE CASAMENTOS Alison Sabadini Geraldo Sauer

Michélli Hartmann Romilda Taborda Marques

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de Toledo-Pr, ao 18º dia do mês de maio de 2018. (ass.) Eduardo Telles Scherer, Oficial.

Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br

Diagramação Lidio Ricardo


Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

CIDADE

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” (José Saramago)

Prefeito e vice participam da marcha em defesa dos municípios em Brasília O prefeito de Toledo Lucio de Marchi e o vice-prefeito Tita Furlan participaram nesta semana da Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília. O evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve como objetivo lutar em prol dos interesses dos serviços prestados ao cidadão no local onde ele reside. Durante a programação, em pontos de atendimento divididos por áreas como Saúde, Educação, Saneamento, Finanças, Jurídico entre outras, os prefeitos encontraram orientações e informações para auxiliar na gestão municipal. ]O evento também foi uma oportunidade para o prefeito e o vice-prefeito conversarem com os deputados e senadores e ainda discutirem as questões importantes do Estado com a governadora Cida Borguetti. Entre as bandeiras do prefeito está a Defesa do Pacto Federativo, e mudança da distribuição do dinheiro público. “Um dos

Prefeito Lúcio De Marchi, durante evento que reuniu prefeitos de todo o país em Brasília

objetivos da viagem a Brasília é convencer o presidente Michel Temer a direcionar os recursos públicos em maior percentual aos municípios. Isso dá mais força aos prefeitos para administrar com mais qualidade, já que os maiores recursos saem dos municípios e acabam fican-

do à disposição do governo federal e apenas 13% do total dos impostos voltam para as prefeituras, por isso estamos ansiosos para termos boas notícias, como uma distribuição mais justa dos recursos públicos, porque é nos gabinetes dos prefeitos onde a população bate à porta”.

Aproveitando a ocasião, o prefeito entregou pessoalmente dois ofícios ao deputado federal Osmar Bertoldi solicitando recursos para construção da quadra esportiva e duas salas multiuso da Escola Municipal Walmir Grande e construção da Escola Municipal do Jardim Porto Alegre.

Projeto Mini Arena do governo do Estado começa ser montado em Toledo O município de Toledo começou a receber no último sábado (19), os equipamentos para a instalação de uma pista de skate e um campo de grama sintética. Os materiais fazem parte do programa Mini Arenas Multiuso do Governo do Estado e foi um pedido do prefeito Lucio de Marchi. O programa das Mini Arenas começou a ser desenvolvido no ano de 2016 e vem beneficiando várias cidades de todo o Estado durante esse período. O projeto é firmado através de parcerias com os municípios que cedem os terrenos. Posteriormente a Secretaria de Esporte e Turismo do Governo do Estado disponibiliza os materiais para execução das Mini Arenas, que conta com, estruturas de alambrados, arquibancadas e containers, que servem como vestiários e depósitos. Para o secretário de Esportes e Lazer do município de Toledo, Emerson Jerônimo, as novas es-

truturas servirão para implementar ainda mais a estrutura esportiva de Toledo. “São materiais que nos ajudarão a criar mais uma praça esportiva, onde podemos no futuro implantar novas escolinhas e também levar mais uma opção de lazer para o bairro contemplado, que receberá uma estrutura esportiva em um espaço de tempo muito menor do que outras obras” destacou.. Os campos sintéticos contam com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Mais de 33 mil pneus são reutilizados na construção dos campos. O grande diferencial das Mini Arenas é o tempo levado para a entrega das obras, que podem ser instaladas em um período de apenas 15 dias, já que toda a estrutura disponível é móvel. A estrutura será instalada na Vila Pioneiro, próxima a BRF.

Nova sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito inaugura segunda A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo (SMST) mudará de endereço. A nova sede será na Rua São Paulo, número 750, anexa ao Parque Urbano Frei Alceu, (antigo kartódromo), no Jardim Porto Alegre. O início das atividades será na próxima segunda-feira (28). O espaço atenderá ainda a Central da Guarda Municipal, o Departamento de Trânsito Rodoviário (DEPTRANS), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI\M) e Defesa Civil. O valor do investimento é de R$ 401.807,89 para disposição de 736 m². Os recursos para a execução dos trabalhos são do município de Toledo.

O secretário da pasta João Vianei Crespão comenta que o novo local atende a todas as exigências de acessibilidade. “É um ambiente com condições de conforto tanto para o público quanto aos servidores”. A nova sede também abrigará uma sala de videomonitoramento que auxiliará os órgãos de segurança pública instalados no município.

Nova sede atenderá ao público a partir da próxima segunda-feira (28)

Toledo acerta os últimos detalhes para receber a Engenharíadas 2018 O município de Toledo está preparado para receber o Engenharíadas 2018. O evento acontece a partir de quinta-feira (31) até 03 de junho, no Centro de Eventos Ismael Sperafico e em mais de 20 praças esportivas da cidade, que servirão de palco para as 22 modalidades em disputa. Esse é o maior evento esportivo Inter atléticas de todo o Paraná. Ao todo estarão competindo em Toledo 25 atléticas do estado e uma da UFGD, de Dourados-MS. A expectativa para a edição de 2018 é de recorde de participação. Segundo o presidente da Liga Esportiva do Engenharíadas Paranaense (LEEP), Alisson Campos, Toledo é uma das cidades paranaense com melhor estrutura para receber o evento. “Nós resolvemos trazer o Engenharíadas para Toledo por conta da sua estrutura esportiva, que é uma das melhores do estado. Aliado a isso, a cidade possui uma excelente logística, contando com hotéis, restaurantes e um comércio atrativo”, afirmou Alisson Campos. O secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo, destacou o grande boom econômico que a cidade terá durante os quatro dias de evento. “Todos os hotéis de Toledo já estão com os seus aposentos reservados para as datas do Engenharíadas. Serão

03

Organizadores ultimam preparos para a Engenharíadas

mais de 7 mil pessoas na cidade para o evento, o que elevará o movimento dos bares, restaurantes, comércio, transporte coletivo e demais serviços da cidade”, comentou Jerônimo. Além das competições es-

portivas o Engenharíadas contará com shows musicais no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Serão três dias de festas com destaque para os shows de Lucas Lucco; Atitude 67; Edy Lemond; Grupo Barba Nigra, entre outros.

Em Toledo, a mini arena será montada na Vila Pioneiro


04

Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

GERAL

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” (Thich Nhat Hanh)

Nasce em Toledo, San Foods: consumo que gera lucros unirá útil ao agradável

Sandro: o próprio presidente encabeça as campanhas de divulgação

Começa por Toledo, abrange toda a região Sul do país e em breve terá alcance nacional. Nasce no dia 09 de junho um empreendimento que deverá mudar o jeito como as pessoas consomem alimentos, com a inauguração oficial da San Foods. A empresa do Grupo Odonto San pretende revolucionar a maneira como as pessoas adquirem os seus alimentos do dia a dia e materiais de limpeza e higiene através do consumo solidário. Foram vários meses de planejamento, preparação e construção de um eficiente sistema de marketing de rede. De acordo com o presidente da empresa, Sandro San, qualquer pessoa pode participar da San Foods, não importa a sua condição social ou financeira. Melhor ainda: ninguém precisará mexer no seu orçamento. “Para isso, basta efetuar o cadastro, adquirir um kit de pro-

dutos sem dispender recursos extras, apenas retirando um pouco daquilo que é destinado às compras em qualquer supermercado, incentivar mais pessoas a tambem adquirirem os seus kits e participar do maior programa de distribuição de rendimentos do país”, explica. Segundo ele, a San Foods é uma empresa de marketing de consumo de alimentos, “ou seja, você não precisa vender nada. Com R$ 250,00 você faz seu cadastro, recebe um kit de consumo, com alimentos ou material de limpeza de qualidade - são 4 tipos de kits diferentes para sua escolha. São itens que você compra a cada ida ao mercado sem ganhar nada com isso. Cadastrando mais 3 pessoas, você começa a receber parte do lucro desse kit. Com dez pessoas na sua rede, seu kit já terá custo zero, ou seja, já não paga mais”, completa. Sandro salienta que se trata

Empresas e Negócios em Foco: oportunidade para empresários A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou na manhã de terça-feira (22) mais uma edição do evento Empresas e Negócios em Foco. Com a presença de 28 empresários e representantes empresariais, o encontro conduzido pelo gerente da Acit, Marcel Sarturi propôs aos associados que apresentassem seus negócios, produtos e serviços aos demais participantes. Realizado mensalmente, além de conhecer outras empresas, visando novas parcerias e oportunidades, os empresários podem saber mais

sobre a entidade. Na abertura, o atual presidente Marcos Destefeni deu as boas vindas ao grupo e ressaltou a importância da capacitação dos próprios empresários e equipe de colaboradores, entre outros assuntos. Os participantes puderam trocar cartões de visita durante o café da manhã, além de disponibilizar brindes que foram sorteados ao final do evento. Os associados interessados em participar da próxima edição do Empresas e Negócios em Foco devem entrar em contato pelo telefone 3055-4628.

Wanderley Graeff e radialista Nésio Luís, na adesão à San Foods

de um negócio fantástico, que tem o respaldo da maior rede de clínicas odontológicas do Sul do Brasil, com cerca de 60 unidades: “É um negócio ao estilo ganha-ganha. Comprando no mercado tradicional, você não ganha nada. E o legal disso tudo é que você não precisa vender nada. Você já consome alimentos e seus familiares e amigos tambem. É um conceito inteligente de consumir, de ma-

rketing solidário”. Na San Foods, o consumidor recebe o kit de alimentos em casa e ainda participa da divisão dos lucros. “Você é também dono do negócio a partir da construção da sua rede”, reforça Sandro. Para saber mais informações sobre a San Foods, os fones de contato são o (45) 98801-8722 (Wanderley) e (45) 99858-9159.

Empresários e representantes empresariais na última edição do Empresas e Negócios em Foco

99826-8501

Poupança Premiada

o p u o p u E

! m i s

Deposite e concorra a R$ 1.500.000,00 em prêmios.

Saiba mais em: sicredi.com.br/eupouposim *Título da modalidade incentivo emitido pela Icatu Capitalização S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.901237/2017-71. A aprovação deste título pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Serviço de Informação ao Cidadão SUSEP 0800 021 8484 (dias úteis, das 9h30 às 17h) ou www.susep.gov.br. Ouvidoria Icatu 0800 286 0047. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Seguros e Previdência Privada intermediados por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP n° 10.0412376. Os planos em FAPI são administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi S.A., CNPJ 01.181.521/0001-55. Produtos de Crédito: a disponibilidade está condicionada à análise de crédito do associado. *O valor dos prêmios apresentados é liquido, deste valor não serão descontados os impostos antes do pagamento ao associado. Prêmios pagos em moeda corrente nacional. Promoção válida durante o período de 02/04/2018 até 15/12/2018, para os poupadores das Cooperativas filiadas à Central Sicredi PR/SP/RJ. Consulte o regulamento completo da promoção e condições de contratação nas agências da sua Cooperativa ou no site sicredi.com.br/eupouposim. Imagens meramente ilustrativas. SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria - 0800 646 2519.


Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

GERAL

“Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências” (Pablo Neruda)

Campanha de vacinação contra gripe vai até 1º de junho A campanha de vacinação contra a gripe termina em 1º de junho. A população-alvo tem mais alguns dias para ir até a unidade de saúde mais próxima e se imunizar. O alerta principal é para a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos de idade, além das pessoas que apresentam doenças crônicas, públicos com baixa cobertura vacinal. “Estamos nos últimos dias da campanha, esta é a oportunidade final para quem ainda não se vacinou. A queda brusca na temperatura que tivemos nesta semana é mais um motivo de alerta, em especial para pessoas que tenham algum tipo de doença crônica e estão mais suscetíveis à gripe. A doença está por aí e, por isso, é importante se proteger.”, destaca o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi. No Estado, 1,9 milhão de pessoas foram vacinadas desde o início da campanha, em 23 de abril, o que corresponde a 66% da população-alvo. O total estimado no Paraná é de 2,3 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público. Crianças de 6 meses a 4 anos (47%), gestantes (53%) e profissionais de saúde (55%) são os públicos com os índices mais baixos de vacinação. Também são contemplados mães que tiveram filhos há 45 dias ou menos, idosos com 60 anos ou mais, professores do ensino básico e superior, e população indígena. Além do público-alvo prioritário, o Ministério da Saúde

05

Prefeitos modernizam estatuto da Amop em busca de mais resultados

Amop conta agora com 54 municípios associados Sistema Fiep, Edson Campagnolo, durante a inauguração Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos

População alvo deve procurar o postos de saúde até dia 1º para receber a vacina

também disponibilizou 739 mil doses para pessoas com doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos, transplantados, pacientes em tratamento contra câncer, HIV positivo, entre outros. “Até o momento, pouco mais da metade das doses foi utilizada e isso é preocupante, visto que a maior parte dos casos e óbitos que já tivemos no Estado está relacionada a doentes crônicos e pessoas acima de 60 anos”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. Para receber a vacina é necessário chegar à unidade de saúde com documento de recomendação médica. Prevenção Mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores deve ir novamente à unidade de saú-

de. “Os vírus passam por mutações, por isso a vacinação deve ser realizada todos os anos. A vacina pode reduzir o risco das sérias complicações causadas pela gripe, como pneumonias e até mesmo o óbito”, enfatiza a superintendente. Além da vacinação, também é necessária a adoção de medidas preventivas como a lavar

frequentemente as mãos, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Na presença de sintomas de gripe, como febre alta, dores de cabeça, dor de garganta e tosse, deve-se procurar uma unidade de saúde para uma avaliação.

Prefeitos da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) aprovaram uma série de alterações em seu estatuto, com objetivo de tornar a entidade ainda mais eficiente e prestativa. A reunião foi comandada pelo prefeito de Maripá e presidente da entidade, Anderson Bento Maria. Entre as alterações, ficou aprovada a inclusão de mais dois municípios ao quadro associativo: Francisco Alves e Cantagalo, fazendo com que, de forma efetiva, a entidade passe a contar com 54 municípios associados em seu quadro. Outra alteração foi com relação à data da realização das eleições para a escolha da nova diretoria da entidade. Ao invés de ser realizada no fim de março, a eleição agora vai acontecer sempre na segunda quinzena de janeiro. “A modernização do estatuto é um processo natural, diante da realidade da qual os municípios estão inseridos e

o papel da entidade no contexto de prestar serviços com a maior eficiência possível aos municípios associados”, disse Anderson. Foram discutidos também outros temas durante a reunião, como alterações na dinâmica das assembleias, criação de consórcio intermunicipal para pavimentação rural, rateio de convênios entre municípios, participação de convidados nas assembleias e outros temas.

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Leia, Assine e Anuncie: 3054-0333


06

Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

GERAL Lassalistas participam de campanha nacional Alunos lassalistas integram campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é despertar a consciência sobre os tipos de violência e o encorajamento para a denúncia. Na programação, teve roda de conversa com os integrantes da Pajula – Pastoral da Juventude Lassalista, panfletagem do material nacional e a pintura dos macaquinhos protagonistas da Campanha no muro do Colégio La Salle. O movimento tem como alvo o combate da violência física, sexual, psicológica e a negligência. “Eles foram orientados para reconhecer cada tipo de violência e denunciar. Caso conheçam alguém ou suspeitem que algum amigo possa ser vítima de violência, estão orientados a procurarem a coordenação ou uma pessoa de confiança para buscar ajuda. A violência não tem classe social. O agressor pode ser quem deveria proteger. Nossa preocupação é que eles saibam

“A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.” (Joseph Addison)

Vôlei Sub 18

Técnico e atleta convocados pra seleção paranaense

Alunos La Salle participam da campanha nacional: objetivo é despertar a consciência sobre os tipos de violência e o encorajamento para a denúncia

identificar, buscar ajuda para eles ou para quem precisar”, explicou a assistente social do Colégio, Ederlane Rizzo. A roda de conversa envolveu alunos que integram a Pajula. “Além do diálogo, do envol-

vimento no processo de conscientização da comunidade escolar, fizemos o desenho dos macaquinhos, símbolo da campanha, cópia do “não ouço, não vejo, não falo”; na campanha o posicionamento é diferente: eles ouvem, veem e falam. E assim são convidados a denunciar”, incentivou Ederlane. O Colégio La Salle deseja que os macaquinhos pintados no muro sejam uma referência de compromisso com a não violência. “Assim como temos pessoas da nossa comunidade que fazem fotos nas asas pintadas no muro como sinal de um bem maior, paz, que as pessoas sintam-se estimuladas a fazer fotos com nossos macaquinhos para que assim, possamos fortalecer esta rede de não violência e proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse o diretor do Co-

Crianças do Projeto Pedrinho Furlan recebem uniformes As crianças que praticam ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa, através do projeto Pedrinho Furlan, receberam os uniformes adquiridos com recursos da Justiça Federal. O projeto, atende crianças da rede municipal de ensino das escolas municipais Ivo Welter, São Francisco de Assis,Walmir Grande e Henrique Brod. Além do benefício com o repasse de roupas adequadas para a prática esportiva, eles também oferecem mais segurança aos participantes, na medida em que estão identificados com o projeto. A entrega foi feita em uma cerimônia no ginásio do Sesi, centro de treinamento da equipe de rendimento da Sadia, e precedido por um treino controle pelas atletas que se prepararam para as competições previstas no ano. Após a entrega, as crianças também fizeram apresentações nas modalidades de ginástica rítmica e ginástica artística. O evento foi prestigiado por autoridades, pais e apoiadores do esporte. O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

légio, Alvaro Wermann. A assistente social lasallista encorajou à sociedade a integrar a campanha. “A partir do momento em que denunciamos é possível combater essas situações. Não vamos salvar o mundo, mas vamos fazer a nossa parte e proteger nossas crianças”, avaliou Ederlane Rizzo. A data é marcada para lembrar o caso da menina Araceli Cabrera Sanches. Sequestrada no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES) com apenas oito anos, ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Seus agressores permanecem impunes. Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes Disque Direitos Humanos (100), ou denuncie no conselho Tutelar: 45 99972 6932

Após a convocação do técnico André Van de Sand para a seleção paranaense masculina sub-18, o voleibol de Toledo teve mais uma grande notícia. O técnico Marcos Assunção e a central Kavlyn Jeniffer Hartamann, da equipe da Prefeitura de Toledo/Avotol estão na lista de convocados da Federação Paranaense de Voleibol para integrar o selecionado estadual da mesma categoria que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções no período de 2 a 7 de julho, em São José dos Pinhais. Marcos Assunção, que atuará como Assistente do técnico Leandro Carvalho (São José dos Pinhais) e Luis Kubiski (Marechal Cândido Rondon) se diz extremamente feliz por ser lembrado para uma das principais categorias do voleibol paranaense, mas também encara a convocação como mais um grande desafio para a carreira. “Essa convocação valoriza o nosso trabalho e também vejo como mais uma oportunidade de aprendizado já que vamos disputar umas das competições

mais importantes do cenário nacional”, explica o técnico da Secretaria de Esportes e Lazer. Em sua primeira convocação, a central Kavlyn está numa lista com outras 16 atletas e quando faltarem nove dias do Nacional, a comissão técnica vai confirmar as 12 que integrarão o grupo definitivo. De acordo com o técnico Marcos Assunção será uma disputa acirrada pelas vagas devido ao alto nível técnico das atletas que estão nessa convocação. “Ela é uma atleta bastante esforçada, de potencial e acho que a dedicação e a vontade de estar numa seleção pode determinar a sua permanência. Se isso não acontecer vale o aprendizado e a experiência da primeira convocação”, acredita o técnico. O Projeto Mais Vôlei Toledo é beneficiário da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal. Seu desenvolvimento também conta com apoio da Prati Donaduzzi, Associação de Voleibol de Toledo (Avotol), Secretaria de Esportes e Lazer e Prefeitura de Toledo.

Kavlyn está na briga por uma das vagas na seleção paranaense


Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

TURISMO

07

“A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.” (Allan Kardec)

Aeroporto de Foz

Foz receberá festival de bares Itaipu e Infraero firmam parceria inspirado na Copa do Mundo para promover melhorias Pela primeira vez, Foz do Iguaçu vai receber o Festival Mundial de Bares. O evento, que acontece simultaneamente em Curitiba e Londrina, terá a participação de 10 a 15 bares e restaurantes no período da Copa do Mundo de 2018, que acontece de 14 de junho a 15 de julho. O Festival é inspirado no principal torneio de futebol do planeta. Durante o evento, cada estabelecimento participante vai oferecer pratos temáticos inspirados na gastronomia dos principais países que participarão da Copa do Mundo. Os pratos terão preços promocionais. “O Festival Mundial dos Ba-

Festival terá pratos temáticos dos principais países que disputarão a Copa

res é um desafio para os estabelecimentos participantes que devem se basear em etnias e cultura gastronômica de outros países”, diz a Fábio Aguayo, presidente da Asso-

ciação de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). O evento quer ainda promover o estabelecimento e a gastronomia internacional nas cidades participantes.

A Itaipu Binacional e a Infraero assinaram, na sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, um protocolo de intenções para promover melhorias do Aeroporto Internacional Cataratas. O protocolo prevê o investimento de R$ 80 milhões em projetos que incluem a ampliação em 1.000 metros da pista de pouso e decolagem e a duplicação da via de acesso ao terminal. Participaram da solenidade o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro; a governadora do Paraná, Cida Borguetti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira; deputados federais paranaenses e outras autoridades. “As obras do aeroporto vão dobrar a capacidade de voos em Foz do Iguaçu, possibilitar a chegada de aeronaves maiores e trazer mais comodidade de acesso aos passageiros”, afirmou Casimiro. “Agradecemos a parceria com Itaipu para promover estas melhorias. Sem a ajuda da empresa, o governo federal teria dificuldade para fazer estas obras.”

Festival terá pratos temáticos dos principais países que disputarão a Copa

A via de 800 metros entre a rotatória da Avenida das Cataratas (BR-469) e o aeroporto será duplicada. Serão alargadas as vias para os dois lados, criadas alças de retornos e acostamentos, implantada uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus. Para Marcos Stamm, os investimentos mostram o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e de toda a região, especialmente um dia após a empresa completar 44 anos. “Para realizar nossa missão na cidade, precisamos sempre pensar na infraestrutura e é isso que estamos fazendo hoje”, disse. Stamm citou ainda o investimento da Itaipu em outras

obras importantes, como as ações de gestão de bacias hidrográficas nos municípios do Oeste Paranaense, além da pavimentação de estradas rurais. Em Foz do Iguaçu, Stamm lembrou a pavimentação de ruas na Vila C e a construção do Mercado Municipal, na Vila A, este com investimentos estimados em R$ 13 milhões. “Não tem como não dar certo, quando fazemos uma aliança entre os governos federal, estadual e os municípios”, comentou a governadora Cida Borguetti. “Ainda mais aqui em Foz do Iguaçu, que tem uma potência como a Itaipu Binacional, que sempre participa dos projetos com grande impacto no desenvolvimento da cidade.”

Paraguai além das compras: o que o país está fazendo para atrair mais turistas A herança cultural da colonização espanhola e o ecoturismo são os novos atrativos do Paraguai para atrair turistas internacionais. O país sempre foi mais conhecido pelo destino de compras, mas agora quer mudar o perfil. Desde que o Plano de Desenvolvimento Turístico do país foi criado, há dez anos, o Paraguai busca maneiras de atingir esse objetivo, com ações recorrentes. Uma das propostas encontradas foi apostar no ecoturismo e divulgar as reservas biológicas do país. O que visitar: Reserva Tatí Yupí O lado paraguaio da Usina Hidrelétrica de Itaipu, abriga diversos refúgios de vida selvagem. Um deles, a Reserva Tatí Yupí, tem mais de dois mil hectares de mata nativa habitados por espécies raras como a onça-pintada, o gato-maracajá e o urubu-rei. A reserva oferece passeios à cavalo, trilhas e um mirante na beira do lago de Itaipu. As crianças podem se divertir em um pequeno trator para conhecer o espaço, além de passeios de bicicleta no meio do bosque. Tatí Yupí fica no município de Hernandarias, com acesso através da Supercarretera Norte partindo de Ciudad Del Este. A entrada é gratuita, e o local recebe turistas de terça a domingo, das 8h às 16h.

Os rios do país também são usados para passeios turísticos

Chaco e Pantanal Outra grande parte do país é coberta pelo Chaco, uma área com um ecossistema único que vai do deserto na época de seca a um grande pântano na estação das chuvas. É a principal atração para turistas em busca de novas experiências, com uma rica diversidade biológica de mais de 200 espécies de mamíferos, aves e répteis. Entre os principais parques nacionais espalhados pelo Chaco estão o Médanos del Chaco e Tenente Agripino Enciso, com passeios guiados por guardas florestais e saídas de jipes de rali. A cidade mais próxima para se hospedar é Filadélfia, capital do departamento de Boquerón. No Paraguai também está uma parte do Pantanal, na fronteira com o Brasil e a Bolívia. A estação biológica Três Gigantes compreende uma área de mais de três mil hectares de bosques e campos naturais mantidos pela ONG Guyra Paraguay. Segundo a diretora da ONG, Andrea Ferreira, o objetivo é “mostrar a natureza como ela realmente é”. O local, inaugurado há uma década, tem pequenos alojamentos para no máximo 30 turistas. Eles são orientados por guardas florestais e biólogos que estudam a mata nativa. A região também abriga formações como as cavernas de Vallemí, o morro Tres Hermanos e o Parque Nacional Rio Negro. Província Além do turismo ecológico, o Paraguai também quer mostrar ao mundo a forte influência dos colonizadores es-

panhóis que chegaram por lá em 1524. A ‘Provincia Gigante de las Indias” foi fundada por Alejo García junto das ações de evangelização da Igreja Católica, que deram origem às missões jesuíticas hoje tombadas pela Unesco como patrimônio da humanidade. A área conhecida como Mundo Guaraní, a cerca de 250 quilômetros da fronteira com o Brasil, compreende todos os povos que compõem a missão empreendida pelos jesuítas no Caminho Franciscano, construído por volta do século 16. Nela está a ‘Ruta Jesuítica’, um conjunto de cinco povoados que preservam a colonização espanhola e as ruínas das antigas construções no sul do país. Próximo à Ruta está a capital paraguaia, Assunção, com seus cerca de 600 mil habitantes. A cidade mistura toques da fundação do primeiro povoado no Rio da Prata com a modernidade cosmopolita de grandes metrópoles. Assunção é cercada por ‘sete colinas’ que definem as características de cada bairro da cidade. As largas avenidas arborizadas e floridas durante todo o ano são margeadas por hotéis, shoppings centers, cinemas e teatros. É lá também que está a sede da Conmebol, a Confederação Sul-americana de Futebol, desde 1992. A sede é um grande centro de convenções com hotel e o Museu do Futebol Sul-Americano, com mais de 1.800 peças expostas. O acervo, tido como um dos principais atrativos turísticos da capital, conta a trajetória do esporte no continente e as epopeias do futebol mundial.


08

Toledo/PR • de 25 a 31 de maio de 2018

SOCIAL

“Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram” (William Feather)

Mulheres de Toledo

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

San Foods Uma grande novidade está chegando para beneficiar milhares e milhares de famílias. A San Foods, sediada em Toledo, é capitaneada pelo empresário Sandro Souza, dono da maior rede de clínicas odontológicas do Sul do Pais, a Odonto San. Ele assegura que a San Foods irá revolucionar o consumo de alimentos e materiais de limpeza e higiene. A inauguração está prevista para o dai 09 de junho, mas os pré-cadastros já estão sendo feitos. Consulte informações mais detalhadas pelo whatsapp (45) 98801-8722 ou (45) 99858-9159. Gilberto Albarello, Luiz Tedesco e Nésio Luís Federhen na comemoração dos 15 anos do Sicoob Meridional

Muralhas

Mari Ribeiro exibe linda peça da coleção inverno da Essencial Modas

Essencial

Essencial para qualquer mulher é se vestir com conforto e elegância. A tradicional loja de moda feminina comandada por Marilene Miola Ribeiro leva à risca esse conceito. Mari se esmera em oferecer o que de melhor produz a indústria da moda, garimpando pessoalmente as peças exclusivas que fazem a diferença para pessoas de bom gosto. Agora, com a coleção inverno com o que há de melhor na Essencial Modas (Barão, bem no centro).

Sicoob

Após abrir agências em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Lajeado e prestes a iniciar as atividades em Estrela, a cooperativa de crédito Sicoob Meridional, sediada em Toledo, comemora a autorização recebida do Banco Central para atuar em mais cidades gaúchas. De acordo com a presidente do Conselho de Administração, Solange Martins, são nove as cidades autorizadas, entre elas, Carlos Barbosa, Garibaldi, Teutônia, Nova Prata e Veranópolis.

Adroaldo Refosco e Claudio Ivan “Seberi” Albarello no evento dos 15 anos do Sicoob Meridional

Churrasco

Muralhas altas para impedir a invasão de inimigos; torres de vigilância elevadas que permitam a observação de tudo o que está acontecendo aos pés da edificação e que possa representar uma ameaça; portões duplos para garantir mais segurança. Essa descrição poderia muito bem ser a de um castelo medieval – fortaleza construída para impedir a entrada de exércitos conquistadores. Mas na verdade refere-se a casas, edifícios e condomínios contemporâneos das nossas cidades. A violência urbana tem feito com que as edificações modernas incorporem soluções arquitetônicas da Idade Média – época histórica marcada pelo constante risco de guerras e de invasões às cidades. Em resumo, na antiguidade as cidadelas se fortificavam para evitar a invasão de bárbaros. Hoje, as pessoas tentam defender suas casas por causa da crise inacabável da segurança pública.

Feriado

As carnes do dia a dia ou para o churrasco entre amigos você pode garantir na Casa de Carnes Dom Ângelo, com os melhores cortes da cidade. Confira, na Rua Leonir Giaretta, 555, Vila Becker, entre o Restaurante Dom Ângelo e o Posto Transyara. Encomende pelo fone 3054-0703 - whatsapp 99916-3325 e 99975-4436.

O jornalista José Simão foi quem disse que “a única pessoa que não gosta de feriadão é homem casado com mulher feia!”. Brincadeiras a parte, o país do feriado terá mais na próxima semana. O Corpus Christi ocorre tradicionalmente numa quinta-feira, neste ano no dia 31 de maio, fazendo a alegria daqueles que podem emendar e fazer um feriadão.

El Quincho

Fabiola e Dênis Theisen no evento de posse da diretoria da Acit

Uma das paradas obrigatória a quem visita Puerto Iguazu é o restaurante El Quincho Del Tio Querido. Música ao vivo e show de tango embalam o local, que serve a tradicional parilla argentina, além de outros excelentes pratos a la carte, e extensa carta de vinhos e cervejas. Tudo isso, com atendimento de primeira qualidade, liderada pelo gerente Juan Pögler. O El Quincho fica na Av. Pte. J. D. Perón Y Caraguatá, Puerto Iguazú, na primeira entrada após o Cassino Grand Iguazu. Reservas podem ser feitas pelo e-mail quinchodeltioquerido@yahoo.com.ar Gerente do Senai, Eliane Ritter, padre Luiz Carlos Franzener e pastor Bruno Scheuer Wengerkiewski na inauguração do Instituto Senai de Tecnologia

Lentes - Óculos - Armações

Ótica Cristal - a Ótica da Família Av. Maripá, 5017. Fones: 3252-4014/9976-2479 Rua Piratini, 1885. Fone 3252-4763.

O frio chegou ! E com ele, as novidades em peças quentinhas direto do Rio Grande do Sul! Venha conferir!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.