4 minute read

trabalho

O que é diversidade racial e como promovê-la onde você trabalha

Promover a diversidade étnica racial é tarefa de todos nós, independentemente de cargo, origem ou crença. Entenda por que isso é importante e saiba como se engajar na luta contra a desigualdade racial no ambiente de trabalho.

Advertisement

Não importa se você é estagiário(a), analista, gerente, diretor(a) ou presidente da empresa. Todos podemos trabalhar para promover a diversidade étnica racial no mercado de trabalho.

O QUE É DIVERSIDADE ÉTNICA RACIAL?

Diversidade étnica racial é a união de pessoas com diferentes origens, histórias, idiomas, religiões e culturas.

Quando falamos em diversidade étnica no trabalho, especificamente, estamos falando de equipes de trabalho, por exemplo, que representam a diversidade que existe na nossa sociedade.

Ou seja, uma equipe diversa étnicamente deve ser formada por pessoas pretas, brancas e pardas, que venham de classes sociais diferentes, tenham culturas e histórias diferentes umas das outras.

É o contrário, por exemplo, de uma equipe formada apenas por homens e mulheres brancos, que vêm das classes A e B, estudaram em escolas privadas, têm nível avançado em idioma estrangeiro e se graduaram em universidades públicas.

QUAL

A Import Ncia Da

DIVERSIDADE RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO E NAS EMPRESAS?

A diversidade racial no mercado de trabalho e nas empresas é importante principalmente para promover a justiça social.

Quando pessoas e empresas se empenham para formar equipes diversas etnicamente, elas caminham para que todas as pessoas tenham oportunidades de trabalho equivalentes.

Além disso, estudos vêm comprovando que a diversidade é capaz de entregar benefícios financeiros para as empresas.

A pesquisa Delivering through diversity, da McKinsey, por exemplo, indica que empresas com mais diversidade de gênero em suas equipes executivas têm 21% mais chances de obter rentabilidade líquida (margem EBIT) acima da média do que as empresas com menos diversidade nesse nível.

COMO PROMOVER A DIVERSIDADE RACIAL NO SEU

LOCAL DE TRABALHO?

Ações afirmativas como as que promovem vagas exclusivas para pessoas negras são algumas das formas adotadas pelas empresas para promover a diversidade racial no local de trabalho.

Ainda assim, essa não deve ser uma responsabilidade apenas do RH ou da alta direção da empresa. Todo profissional pode se engajar na luta contra a desigualdade racial.

QUER SABER COMO COMEÇAR AGORA MESMO?

Aqui vão algumas sugestões:

Busque conhecimento sobre o assunto

O IBGE é uma boa fonte de dados. Você sabe que os profissionais negros ganham 31% menos que os profissionais brancos no Brasil? É apenas um exemplo. Se quiser se aprofundar, alguns autores negros que ajudam a entender o racismo são Djamila Ribeiro, autora de Pequeno Manual Antirracista, entre outras obras, e Abdias Nascimento, que teve seus ensaios reunidos no livro O Genocídio do Negro Brasileiro, Processo de um Racismo Mascarado.

Fale sobre racismo a pele contra os raios nocivos e reduzir os riscos do surgimento de melasmas: “São manchas na pele que tem relação com o sol ou alterações hormonais. Por isso que na gravidez aumenta muito as chances de ter melasma. A recomendação é que as grávidas usem muito filtro solar e tomem cuidado na exposição ao sol”, afirma a dermatologista Juliana Nakano.

Existe uma cultura forte no Brasil de fazer de conta que o racismo não existe – e essa é uma forma de perpetuar o problema. O que fazer? Observe atentamente quando existe racismo em determinadas situações do cotidiano. Fale sobre o assunto.

Se você for uma pessoa branca, apoie a promoção de colegas negros no trabalho, especialmente quando os cargos mais altos são ocupados total ou quase totalmente por brancos. Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista para combater a desigualdade que existe no mercado de trabalho.

Cremes anti-idade, hidratantes clareadores estão liberados?

Apoie pessoas negras

Denuncie e combata atitudes racistas

E quanto às massagens?

A drenagem linfática é benéfica e auxilia na circulação sanguínea e retenção de líquidos. Mas deve ser feita apenas após a liberação médica. Tratamentos modeladores e outros feitos com a pressão das mãos não devem ser procurados durante os meses de gestação. Massagens alternadas com aparelhos como radiofrequência, por exemplo, também não são aconselhados.

Não se cale ao sofrer racismo ou ao ver um colega sofrer racismo. Se necessário, utilize os mecanismos formais da empresa para fazer uma denúncia.

Pare de utilizar frases racistas

Se informe sobre as frases racistas que você deve parar de usar para excluir todas do seu vocabulário para sempre.

Benefícios de uma equipe diversa em etnias

Depende muito da composição destes itens. As grávidas devem ficar atentas aos rótulos e produtos com cânfora, ureia de 3%, metais pesados e substâncias tóxicas que podem interferir no desenvolvimento e até mesmo causar malformação e abortos. Cremes anti-idade clareadores, por exemplo, concentrações de ácidos como retinoico, glicólico e o salicílico, devem ser evitados. Hidratantes sem álcool e livres de ingredientes questionáveis são liberados devem ser usados diariamente manter a pele bonita e bem na gravidez. Prefira os cremes hidratam e previnem as estrias evitar o surgimento dessas indesejadas.

Os benefícios de ter uma equipe mais diversa em etnias são muitos. Um dos principais é a criatividade. Pessoas com pontos de vista e históricos pessoais diferentes tendem a pensar de outras formas e encontrar várias soluções. Resultado: a capacidade de criar e inovar se multiplica.

Banhos muito quentes não são recomendados?

Outro benefício claro é o ambiente de trabalho. Quando a equipe é diversa, o sentimento de pertencimento e segurança é maior. Resultado: trabalhar é menos estressante e pode ser mais produtivo.

Fonte: vagas.com.br

Especialistas afirmam que as temperaturas elevadas favorecem a dilatação das veias e diminuem a circulação, que já é prejudicada com o crescimento do bebê no útero. Por isso, banhos muito quentes, piscinas térmicas, saunas e banhos turcos devem ser evitados durante a gravidez. Além disso, esses ambientes também aumentam o ritmo cardíaco, podendo causar até mesmo vertigens e problemas respiratórios.

Gestantes podem usar maquiagem? A princípio, não há nenhuma contraindicação do uso de maquiagem durante a gravidez. Mas é sempre bom ficar de embalagens e fugir daqueles que possuem parabenos em composição. Esta substância como conservante muito usado pela indústria cosmética e função de proteger os produtos contra o aparecimento de bactérias. Segundo pesquisas americanas, esse componente pelo cordão umbilical e pode

This article is from: