Issuu on Google+


ÍNDICE

04 Novo cliente Viscofan e Markem-Imaje 06 Especial Decore sua árvore de Natal 08 Nutrição Açúcar Light. Opção para quem odeia adoçante 09 Dica de Verão Água de beber 12 Aniversariantes

13 Seja Bem Vindo 14 Prata da Casa 15 Aproveitamento Interno 16 Saúde Stress Engorda 20 Esporte Dia do Atleta 22 Cidadania Dia Internacional do Portador de Deficiência 23 Postura Escrever bem faz bem à carreira

26 Curiosidade É no Brasil, mas não parece 28 Dinheiro Planejamento Financeiro 30 Qualidade de Vida A nova Ciência do Sono 32 Carreira Alguns Filmes que valem por uma sessão de coaching 34 Leitura Cirque du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo 35 Filme As Aventuras de PI 36 Informativo HB


As marcas e logos aqui apresentados s達o de propriedade de seus detentores.


CLIENTE: A Viscofan é um grupo mundial presente, com fábricas e escritórios, nos 4 cantos do planeta. Fabricante de tripas artificiais para embutidos, fornece para frigoríficos e indústrias alimentícias. A Viscofan do Brasil foi fundada em 1990 e desde então apresenta um crescimento constante, sendo uma das principais e mais importantes filiais do grupo. IMPORTÂNCIA: Este é nosso primeiro projeto para a Viscofan, mas o convite é de uma parceria de longo prazo, já visando o atendimento de novas demandas ao longo de 2013.

CRÉDITOS: O convite para estabelecermos um relacionamento com a Viscofan veio de Paulo Bonatelli, diretor financeiro, que conheceu nosso trabalho quando atuava na Gualderma e em outras empresas. Isto comprova mais uma vez que as oportunidades se multiplicam quando o trabalho é bem feito. Aurélio Azevedo e André Del Paggio apresentaram a proposta de serviço de reconciliação de impostos. O trabalho foi iniciado por Sheyla Damadi.

4


IMPORTÂNCIA: O contrato com a Markem-Imaje é de terceirização da área fiscal e portanto de longo prazo. A empresa cresce em ritmo veloz no Brasil e esperamos crescer com eles atendendo as necessidades fiscais e outras que surgirem. Outro fator importante é a ampliação de nossa base de cliente em Barueri, já que a MarkemImaje fica a cerca de 3 Km da Du Pont, abrindo novas possibilidades para a Hesselbach e para nosso pessoal na região.

CLIENTE: A Markem-Imaje, localizada em Tamboré (Barueri), é um fabricante mundialmente conhecido de soluções para identificação e rastreamento de produtos, que oferece uma linha completa de sistemas confiáveis e inovadores em impressoras a jato de tinta, por transferência térmica e laser, aplicação e impressão de etiquetas.

CRÉDITOS: José Luiz e Aurélio Azevedo entenderam as necessidades do cliente e apresentaram proposta de terceirização da área fiscal. O projeto contará com a coordenação do José Luiz que designará em breve a equipe que atenderá este cliente.

5


ESPECIAL

A decoração da árvore de natal não pode ser realizada de qualquer forma, precisa ser planejada com cuidado para que realmente corresponda ao clima dessa ocasião. O dia 25 de dezembro requer uma comemoração temática, onde os elementos que decoram a casa consigam ressaltar a beleza do natal. A árvore decorada é um símbolo natalino que atravessou décadas como ícone do natal. O costume de decorar pinheiros se originou ainda com Lutero, que na noite de 24 de dezembro contemplou uma belíssima paisagem e quis representá-la através da alegoria da árvore de natal. Existem muitas tradições em torno do hábito de decorar o pinheiro e todas ressaltam a importância da ocasião.Todas as boas expectativas e renovações representadas pelo natal podem ser encontradas no visual da árvore decorada. Em alguns países, os enfeites possuem significados especiais e conseguem dar um sentido mais profundo a alegoria natalina. A forma como o pinheirinho é adicionado à decoração também é algo que precisa ser considerado na hora de preparar a casa para as festas de fim de ano,

6

Decore sua


Árvore de Natal As dicas de como decorar árvore de natal são inúmeras e mostram o quanto as pessoas são criativas para executar esse tipo de trabalho. As alegorias tradicionais e clássicas estão sendo aos poucos deixadas de lado para que um novo estilo, moderno e contemporâneo, seja empregado na decoração. O pinheiro artificial é o item mais usado na hora de montar a árvore, afinal, ele imita os ramos naturais e não perde o seu glamour com o tempo. Não há dúvidas de que o pinheirinho artificial é muito mais viável, tanto esteticamente como funcionalmente. A mesma árvore poderá ser usada durante vários anos, sem comprometer a originalidade da decoração. Na hora de colocar em prática ideias para a decoração de árvore de natal é necessário ser criativo, valorizar os elementos temáticos e reconhecer as tendências. Os enfeites escolhidos precisam manter um equilíbrio quanto às cores e formas, proporcionando um visual descontraído na árvore. Laços, bolas, sinos e estrelas são os enfeites mais procurados para decorar o pinheiro. É importante lembrar que as peças nas cores rosa e lilás estão na moda.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/dicas-para-decorar-arvore-de-natal-fotos.html

7


NUTRIÇÃO

Açúcar light. Opção pra quem odeia adoçante. Se você é do tipo que adora tomar um cafezinho, e já percebeu que as calorias provenientes do açúcar podem estar sabotando sua dieta, porem odeia o sabor dos adoçantes tradicionais, que tal experimentar o açúcar light? O que é o açúcar light O açúcar light é um Tipo de adoçante que leva em sua composição uma mistura que varia entre 50 a 70% de açúcar + edulcorantes que geralmente são o ciclamato e sacarina sódica. Isto aumenta o poder adoçante do açúcar light em no mínimo 2 vezes, fazendo com que você use a metade do produto para adoçar, economizando até 75 % de calorias

As vantagens deste produto é que o sabor e muito semelhante ao açúcar comum, pode ser usado no forno e fogão, pois se mantêm estável a altas temperaturas. Já o inconveniente é que ao contrario dos outros adoçantes ele contém calorias e não deve ser utilizado por diabéticos. O curioso no açúcar light é que se pegarmos 100 g do produto, e a mesma quantidade do açúcar comum, teremos o mesmo numero de calorias, a diferença está no fato de que o açúcar light é combinado a substâncias com alto poder adoçante. Isto faz com que você tenha que utilizar uma quantidade muito menor para adoçar sua bebida, se analisarmos a composição do açúcar light união, por exemplo, é possível notar que o acréscimo de apenas 1% de sacarina, aumentou em 2 vezes o poder adoçante do açúcar light.

8

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1934818-a%C3%A7ucar-lightop%C3%A7%C3%A3o-pra-quem/


DICA DE VERÃO

Água de Beber

Dois litros por dia são imprescindíveis para um organismo saudável e bem hidratado. É o que todo mundo diz. Mas será líquido e certo? Fomos investigar se precisamos mesmo de tudo isso.

E de tanto ser repetida, que se transformou em um dogma quase incontestável. Por isso resolvemos passar essa história a limpo — e com um respeitável time de especialistas. Primeira pergunta: como se chegou a essa quantidade de 2 litros? “O corpo de um adulto gasta em 24 horas uma média de 2 litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina”, contabiliza a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri, em São Paulo. E é desse cálculo de gastos que vem a quantidade de água preconizada.

Fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/verao/conteudo_266797.shtml

9


A ideia é manter a homeostase do corpo, que é o seu estado de equilíbrio. Em outras palavras, o que foi consumido precisa ser reposto. Essa é a tese. Porém, avisam os experts, não convém generalizar. “Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para o seu caso e o seu estilo de vida. Afinal, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima são variáveis que precisam ser levadas em conta”, lembra o fisiologista Paulo Zogaib, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que também é especialista em medicina esportiva. “Há muita diferença entre o gasto de água de quem vive andando na rua e o de uma pessoa que trabalha sentada”, compara ele.

Na teoria é tudo muito fácil. Basta calcular a média de líquido gasto em um dia e repor esse volume. Nem mais nem menos. Nessa conta — o que complica a prática —, some também a água embutida em outras bebidas, como sucos, e nos alimentos. Para dar uma idéia, uma fatia de melancia tem 90% de pura água. “Quem tem uma dieta balanceada e não faz exercício pode cortar aquela recomendação de 1 a 2 litros pela metade”, diz Tânia Rodrigues.

Uma coisa é certa: água de menos faz mal. “Quando a desidratação é leve, a evacuação fica mais difícil e o volume de urina diminui”, explica Tânia Rodrigues. “Num segundo momento, a pele, os cabelos e os olhos ficam ressecados. O próximo sinal de que o corpo pede água é o aumento do cansaço e da sonolência, a diminuição no poder de concentração, indicando também uma queda no fluxo de oxigênio”, acrescenta.

Se é verdade que a falta de líquido pode prejudicar o organismo, também é certo que o excesso não é nada bom. “Água demais pode sobrecarregar o sistema urinário”, diz Wroclawiski. “O indivíduo acaba tendo que pôr a sobra para fora e a urina leva embora uma quantidade muito grande de sais minerais, vitaminas do complexo B e sódio”, acrescenta Tânia Rodrigues. O problema é determinar quando se está ultrapassando demais o seu limite. Por enquanto não há um consenso. “Cerca de 3 litros ou 50% acima do que foi perdido já é excesso”, opina Tânia Rodrigues. Flávia Abdallah pensa diferente. “Ninguém vai ter problema sério se beber até 8 litros. De qualquer forma, a hiper-hidratação é muito incomum”, tranquiliza ela. Verdade. Quem consegue engolir tanta água?

10


O corpo humano é composto de 70% a 75% de líquido. Se considerarmos uma pessoa com 70 quilos, isso equivale a 49 litros de água. E todo dia esse indivíduo perde... ...cerca de 3% pela urina ...mais 0,8% na transformação dos nutrientes em energia ...mais 0,6% pelo suor ...e 0,5% na respiração

Bebeu? Encha a cara... de água É a mais pura verdade a história de que o precioso líquido diminui a ressaca. No dia seguinte ao porre, o corpo, principalmente o fígado e os rins, fica intoxicado com o álcool. Daí vem aquele mal-estar, acompanhado de um gosto ruim na boca e da sensação de que a cabeça vai explodir. “Quando tomamos muita água, os rins são obrigados a filtrar o grande fluxo de líquido e isso dilui o álcool que está concentrado, diminuindo os sintomas”, explica Tânia Rodrigues.

Atletas em perigo Um estudo publicado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e amplamente divulgado pela imprensa, deixou muita gente com medo. Ele dava conta de que água em excesso pode causar hiponatremia, distúrbio que provoca inchaço do estômago, vômito, fadiga extrema, perda de concentração e até a morte. Trata-se de uma combinação perigosa: a perda de sódio pelo suor exagerado durante a prática de esporte e a ação da água em abundância, que dilui ainda mais a substância. Déficit de sódio é coisa séria. O mineral mantém o volume dos líquidos corporais, atua na contração muscular e ajuda a absorver a glicose. A notícia deve alterar os conceitos de hidratação dos atletas — e só deles. Quem faz atividade física normal não corre esse risco, até porque dificilmente vai tomar baldes de água, como fazem os esportistas.

Hidrate seu filho As crianças, principalmente, precisam repor a água perdida. No caso dos bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação. Já os maiorzinhos precisam, sim, beber água. Em que quantidade? “Até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro”, responde Tânia Rodrigues. Não tem erro: de novo, a cada grama de peso corresponde 1 mililitro de água. Então, se quiser seguir a cartilha da boa hidratação, você tem que pesar seu filho logo ao acordar e depois de algumas horas de atividade. Mas, convenhamos, dá trabalho. Não precisa chegar a tanto. “Basta oferecer água sempre, pois os pequenos correm mais riscos de uma desidratação, já que estão em crescimento, são muito ativos e nem sempre se lembram de pedir água”, diz Tânia.

20

11


12

DANIEL R. MACEDO

01/12

DUPONT GTECH

KARINA DE BIAGI

11/12

MATRIZ

VANESSA C.C. FREITAS

11/12

PROCTER CENESP

ELIANE S. B. HORA

12/12

DUPONT - CMO

LEONARDO COSTA GOIS

24/12

DUPONT

ADRIANA ALVES DE SOUZA

24/12

NTN

JONATAS DIAS PIEDADE

26/12

PROCTER CENESP

WILLIAM ALVES SILVERIO

30/12

DHL

SIDINEI DE SOUZA DA SILVA

30/12

TI AUTOMOTIVE

JURANDYR VALENTINO FILHO

30/12

NTN


Andressa da Silva Santos Edson Alves Gimenes Felipe Caporiccio dos Santos Queila Priscila Silva Claudia Cristiane de AraĂşjo

Gleide Tavares Lima Pimentel Lucio JosĂŠ Dias Filho

13


Prata da Casa

5 Anos ELY CRISTINA FERNANDES VALLE MACHADO NELSON DE OLIVEIRA FRANCO FILHO 3 Anos NELSON AUGUSTO RODRIGUES 2 Anos DÉBORA CORDEIRO DE ARAUJO BRITO ROSANA DA SILVA FAUSTINO 1 Ano MAURÍCIO SANTANA XAVIER JUNIOR MICHELLE FERNANDES BARROS

14


Movimentações de Novembro

MÉRITO Jonatas Dias Piedade Mara Pachêco Rosana da Silva Faustino

PROMOÇÃO Camila Souza Paz Claudia Bianca Gama Moraes Daniela Messias Novaes Danilo Wesley dos Santos Tropiano Isabel Cristina do Nascimento

Rosana Barreto Filadoro

TRANSFERÊNCIA DE PROJETO Andreoni Nunes Da Costa Cruz Daniela Messias Novaes Daniela Alves Ferreira

Dupont - DPC

Marco Antonio Carvalho Pereira Rafael Alves Izidoro

Sidinei De Souza Da Silva

Dupont - CMO

Maurício Santana Xavier Junior

Dupont - Núcleo Fiscal

Alexandre Fernandes Geraldes

Matriz

Vinicius Nunes Reinaldo

P&G - Queimados

Juliana Jessica Gaia

Visteon - SP

Sheyla Damadi

Viscofan

15


SAÚDE

Tensão libera hormônio que impede emagrecimento

16


O stress tem sido apontado como responsável por boa parte das doenças que afligem o homem moderno. Agora, entra na lista de mazelas mais um (e terrível) efeito colateral: o stress engorda. E não apenas porque o estressado costuma atirar-se avidamente sobre uma torta de chocolate. Num processo perverso, a vítima pode engordar mesmo com a boca fechada. O processo corre a sua revelia, porque a tensão contínua faz o organismo liberar, em maior quantidade, dois hormônios responsáveis pela obesidade – a adrenalina e a cortisona. Quanto mais tensão, maior o risco de engordar. Pior. Esse tipo de obesidade invariavelmente desencadeia doenças como diabetes, hipertensão arterial, infarto e derrame.

Ganhar peso é conseqüência conhecida por quem toma remédios à base de corticóides. Mas só recentemente foi estabelecida uma associação direta entre o nível de cortisona, o stress e a obesidade. O autor da descoberta é o médico Per Björntorp, do Departamento de Doenças do Coração da Universidade Göteborg, na Suécia, que esteve em dezembro no Rio de Janeiro para um congresso de endocrinologia, no qual apresentou sua pesquisa aos brasileiros. Ao analisar a taxa de cortisona em pessoas submetidas à mesma carga de stress durante um dia normal de trabalho, Björntorp descobriu que algumas liberavam muito mais hormônio que outras. O teste foi feito com a coleta de saliva em várias fases do dia, e o resultado foi surpreendente. O médico observou a existência de três grupos. No primeiro, o nível de cortisona subiu em situações estressantes e logo voltou ao normal. Nesse grupo estavam indivíduos magros e sem problemas de colesterol ou açúcar. No segundo, a taxa cresceu muito e demorou a regredir.

Foram registradas alterações de colesterol, açúcar e pressão arterial, além de maior número de obesos. No terceiro grupo, o nível de cortisona manteve-se alto. Foi ali que houve maior incidência de problemas de peso, pressão arterial e taxas altas de colesterol e açúcar. Quando investigou as razões de tamanha variação, o médico descobriu que as pessoas mais sensíveis ao stress têm alterações no gene receptor da cortisona. As pesquisas de Björntorp ganharam, recentemente, um reforço importante. A equipe do endocrinologista Amélio Godoy, do Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Rio de Janeiro, decidiu averiguar o comportamento das glândulas suprarenais – que secretam hormônios responsáveis pelo metabolismo – em pacientes com obesidade provocada por stress.

17


Godoy verificou que, se muito estimuladas pela produção de cortisona, essas glândulas, que ficam acima dos rins, aumentam de tamanho. Por esse motivo, a gordura concentra-se no abdome. A equipe de Amélio Godoy descobriu ainda que, em boa parte dos casos, as pessoas que têm esse tipo de obesidade engordaram a partir de choques emocionais, como a perda de um parente querido.

"Em muitos casos, identificamos um gatilho para desencadear a obesidade", explica Godoy, que divide o stress em dois tipos. No primeiro, a tensão instala-se, mas existe reação para sair de uma situação incômoda. No outro, está o grande perigo. As pessoas simplesmente desistem de lutar. Normalmente, quem reage dessa forma cai em depressão e sofre das mesmas alterações nos níveis de cortisona provocadas pelo stress, com idênticas conseqüências: desequilíbrio nas taxas de colesterol e de açúcar e obesidade. Por isso, Godoy considera fundamental os médicos reconhecerem que o stress e a depressão levam à obesidade. "A reação de muitos profissionais é dizer que o paciente está gordo porque come demais", diz. O resultado são regimes severíssimos ou cheios de modismos. Mas a verdade é que outros fatores podem estar contribuindo para a gordura. O paciente pode não mostrar um quadro de stress ou de depressão, mas estar vivendo "na penumbra da doença", como diz Godoy.

18


O tratamento indicado para esse tipo de obesidade não se restringe à orientação alimentar. Inclui táticas de defesa contra a tensão, como mais tempo para o lazer, relaxamento, terapia e até o uso de um antidepressivo moderado. A administradora de empresas carioca Cilene Cukierman, de 51 anos, já havia tentado vários tipos de dieta. Ela costumava engordar justamente nos momentos de maior tensão, como quando seus filhos foram morar sozinhos. Cilene iniciou um tratamento com Godoy há um mês e, além de fazer dieta, está tomando antidepressivo. Já emagreceu 10 quilos. "Nunca vou ser modelo, mas quero me sentir bem com o meu corpo. E isso está começando a acontecer", comenta.

Sinais de Alerta Os sintomas abaixo são características da obesidade provocada por stress. Se tiver qualquer um deles, procure um médico. - Gordura mais concentrada, na região do abdome, nas coxas e nos braços. - Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes. - Depressão. - Fome compulsiva a noite. - Aumento de peso após algum trauma, como separação, morte de parente próximo, desemprego.

Fonte: http://veja.abril.com.br/100101/p_069.html

19


ESPORTE

Dia do atleta homenageia os praticantes do esporte

A palavra atleta vem do grego e significa uma pessoa que pratica esportes, ou que tem capacidade física (como força, resistência ou agilidade) acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma. Atualmente, a palavra se refere principalmente à pessoa que pratica atletismo ou que participa dos Jogos Olímpicos. As modalidades de atletismo são as corridas, os saltos e as provas de arremesso. Essas modalidades têm origem muito antiga. Dizem que os celtas inventaram o arremesso de peso, por exemplo. Mas hoje em dia, as esferas de metal usadas nesta modalidade pesam 16 libras (7,257 kg). Era exatamente o peso da bala dos canhões ingleses no começo do século 19! Os ingleses inventaram o arremesso de balas de canhão! Os Jogos Olímpicos, que são realizados a cada quatro anos, reúnem os maiores atletas do mundo para competir.

20


O Brasil tem grandes atletas. As ginastas brasileiras Daiane dos Santos e Daniele Hipólito, por exemplo, têm as melhores marcas do mundo em sua modalidade, a ginástica olímpica. Outros atletas brasileiros como os tenistas Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni também estão entre os campeões. Sem dúvida, entre os atletas brasileiros mais conhecidos no mundo está o jogador de futebol Pelé. Ele foi eleito em 1980, por um júri formado pelos principais jornais e revistas do mundo, o atleta do século (do século 20, é claro). Mas não é necessário ser como o rei Pelé para ser um atleta. Atleta amador é aquela pessoa que pratica esportes por prazer e não para competir profissionalmente. Atualmente o conceito de atleta é bem mais abrangente. Não importa a sua idade, ou se você é do sexo masculino ou feminino ou se você é portador de deficiência física. Para cada pessoa existem modalidades esportivas compatíveis e divertidas. Você é um atleta! Basta praticar atividade física, ter uma boa alimentação, dormir bem e cuidar com carinho da sua saúde. Dia 21 de dezembro é o seu dia. Parabéns! Fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u38.jhtm

21


CIDADANIA

A nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro. E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso. Quando a sociedade não dá o mínimo de condições para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam sua cidadania, percebemos essa falta de preparo ao lidar com pessoas diferentes. Simples atos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como andar em um ônibus, ir a um banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas se torna muito difícil quando se necessita de ajuda de terceiros. Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados, mas não por piedade. É direito constitucional do deficiente ser incluído na sociedade. E os deficientes são pessoas produtivas, a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.

22

No Brasil, desde o dia 24 de outubro de 1989, vigora uma lei que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efetiva integração social. Em termos reais, isso significa que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados, assim como de qualquer pessoa. Os deficientes, levando em conta suas limitações, têm direito à oferta de educação especial gratuita, atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave, inserção no mercado de trabalho no setor público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas. O desrespeito a essas condições básicas do deficiente é considerado crime perante a justiça. Negar emprego sem justa causa, não aceitar matrícula de um aluno deficiente são crimes que podem levar até quatro anos de prisão. Os deficientes pagam seus impostos e também votam, por isso devem ter seus direitos cumpridos.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-internacional-do-deficiente-fisico.php


POSTURA

Escrever bem faz bem à carreira Quantas vezes você leu e releu um texto que recebeu – um relatório ou e-mail – mas não entendeu absolutamente nada do que a pessoa queria dizer? E o seu texto? Algumas pessoas têm dificuldade em entendê-lo? Costuma ler o que escreveu antes de enviar a alguém? Não? Deveria. Segundo especialistas ouvidos pelo Canal Rh, o executivo que escreve mal pode não ter suas mensagens compreendidas e corre o risco de arranhar a sua imagem e da empresa para a qual trabalha. Para Íris Gardino, professora doutora da Fundação Instituto de Administração (FIA), no entanto, é difícil para a maioria das pessoas admitir que não escreve bem e que precisa de uma atualização. “A nossa língua é um instrumento vivo e sofre alterações”, comenta. Segundo íris, outro problema é que grande parte das pessoas acha a língua portuguesa muito complexa. “E não é. O que ocorre é que são raras as instituições no Brasil que ensinam o português correto”, diz.

23


Escrever claramente e com simplicidade é a melhor saída, afirma. “Não escreva um texto para impressionar. Seja claro e objetivo. A ideia mais importante do texto tem que estar logo nas primeiras linhas”, diz. Segundo a professora, que dá aulas de comunicação oral e escrita para executivos na FIA, não há uma área profissional que tenha mais problemas de texto que outra. “Depende muito do ensino que a pessoa teve na escola. Houve uma turma da área de exatas que me surpreendeu bastante. Eles escreviam muito bem.”, diz. O e-mail corporativo requer ainda mais atenção e deve ser escrito de maneira clara e objetiva. Além disso, mesmo que o executivo tenha um relacionamento de proximidade com o destinatário de sua mensagem, o ideal é não ser tão informal. “Não faça gracejos no email da empresa, pois ele vai para a pessoa com a marca da organização impressa em cada mensagem”, explica Íris Gardino. Segundo ela, isso pode, eventualmente, causar desconforto se o texto for encaminhado a uma terceira pessoa que não participou da conversa, seja ele um superior ou não. Quando a mensagem for direcionada a um cliente e o profissional considerar o conteúdo dela muito complexo, a professora sugere que ele submeta o texto à leitura de outra pessoa antes do encaminhamento. “Ele pode pedir para alguém ler e dizer se entendeu o que leu”, exemplifica. Uma segunda opinião pode evitar que erros passem despercebidos pelo executivo. “A empresa não pode deixar chegar ao ponto de os erros serem apontados pelos seus clientes, como acontece em alguns casos”, diz o psicólogo organizacional com especialização em Gestão de Pessoas e diretor de projetos coorporativos da consultoria RHFácil Brasil, Marcos Simões.

24

Fonte: http://blog.grupofoco.com.br/comunidade/index.php/2012/02/13/escrever-bem-faz-bem-a-carreira/


Mas, o que fazer para melhorar o texto? Os especialistas são unânimes: a leitura ainda é a melhor maneira de melhorar a escrita e aumentar o repertório, mas só isso não é suficiente. Para a consultora de etiqueta e autora do livro “Os Sete Pecados no Mundo Corporativo” (Ed. Vozes), Lígia Marques, esses problemas podem ser resolvidos também com cursos e treinamentos na área de comunicação escrita. “Outra dica importante: sempre que tiver uma dúvida, não escreva. Use o velho amigo dicionário antes de se comprometer por tão pouco”, finaliza. Para algumas empresas, a preocupação com a língua portuguesa começa no processo de seleção. No Grupo PAR, que atua nas áreas de seguro, tecnologia e negócios imobiliários, são aplicados testes de português aos candidatos. Depois da contratação, a empresa acompanha de perto os textos de alguns executivos, segundo o diretor executivo da companhia, Marcelo Maron. “Caso a organização detecte um problema, deve abordar o assunto de forma clara e direta, encaminhando o profissional para um treinamento adequado”, afirma. Abaixo, algumas dicas da professora Íris Gardino para escrever bem: - Concisão: use poucas palavras (especialmente em mensagens eletrônicas), escreva de maneira simples e não tente impressionar. - Coesão: seja coeso em suas ideias. As frases precisam ter sentido e relação entre si. - Correção: a soma da coesão e concisão. - Evite misturar palavras em português com de outras línguas (a não ser que não tenham tradução). - Use o gerúndio com cuidado, só quando realmente for necessário. Troque o “vou estar agendando” por “vou agendar”. - Se o assunto for muito complexo ou a mensagem tratar de vários assuntos, escreva em tópicos.

25


CURIOSIDADE

Se alguém disser que vai para Buenos Aires, é melhor pedir para a pessoa especificar, ela pode não estar se referindo à capital argentina. A viagem pode ser para dentro do Brasil, mais especificamente para uma cidade homônima de pouco mais de dez mil habitantes, localizada no interior de Pernambuco. Outro exemplo é a Tailândia brasileira, que fica no estado do Pará e já recebeu até visita do embaixador tailandês.

26

Alexandria (RN) Localização: 369 km de Natal População: 13.507 Fundação da cidade: 1930 Gentílico: alexandrinense

Buenos Aires (PE) Localização: 79 km de Recife População: 12.537 Fundação da cidade: 1963 Gentílico: buenairense

Nova Iorque (MA) Localização: 496 km até São Luís População: 4.590 Fundação da cidade: 1919 Gentílico: nova-iorquino

Tailândia (PA) Localização: 260 Km de Belém População: 79.297 Fundação da cidade: 1989 Gentílico: tailandense


Não são poucas as cidades brasileiras que homenageiam países e municípios estrangeiros. Algumas, porém, compartilham o nome de locais famosos por coincidência, como é o caso de Alexandria, no Rio Grande do Norte. Apesar do nome remeter à história cidade egípcia, sua xará potiguara foi nomeada assim em homenagem à filha de um ex-governador do estado. Confira algumas cidades que mais parecem "gringas". Califórnia (PR) Localização: 344 km de Curitiba População: 8.069 Fundação da cidade: 1954 Gentílico: californiano

Colômbia (SP) Localização: 482 km de São Paulo População: 5.994 Fundação da cidade: 1959 Gentílico: colombiano

Equador (RN) Localização: 269 km de Natal População: 5.822 Fundação da cidade: 1962 Gentílico: equatoriano

Flórida (PR) Localização: 376 km até Curitiba População: 2.543 Fundação da cidade: 1960 Gentílico: floridense

Fonte Adaptada: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-cidades-brasileiras-que-parecem-gringas#2

27


Planejamento Financeiro

DINHEIRO

A reflexão sobre a situação financeira atual é ponto de partida para que façamos umplanejamento financeiro pessoal seguro, com vista a alcançarmos nossa SAÚDE FINANCEIRA. Lembre-se: o tempo é implacável. Quanto mais tempo levarmos para nos organizar, menos tempo teremos para atingir nossos objetivos, visto que nossa capacidade produtiva diminui com o avançar dos anos. Mas o que é planejar? Planejar é, de modo geral, decidir antecipadamente o que deve ser feito. Um plano é uma linha de ação préestabelecida. É uma atividade comum e de todos os dias. Todos planejam: o empresário, a dona de casa, o marceneiro, o estudante. Mas como fazer isso? Quatro perguntas básicas devem orientar nosso planejamento financeiro.

A primeira delas é "O QUÊ". Qual o seu objetivo? Definir claramente seu objetivo é a primeira condição para um planejamento bem sucedido, tendo em vista uma necessidade futura, mas só isso é muito vago, você precisa definir os outros 3 passos do planejamento. QUANDO? Quanto tempo será preciso para chegar no seu objetivo?

28


QUANTO? Agora vamos para os valores, de quanto você precisa para realizar esta meta? COMO? Antes de discorrer sobre isso, vamos lembrar de algumas regras básicas: - Decisões financeiras implicam mudança de comportamento . São as mudanças que alterarão o mapa de despesas. E as mudanças estarão sempre ligadas aos nossos valores. A decisão, por exemplo, de comprar uma casa, deve estar ligada à decisão de reduzir algumas despesas. Mas lembre-se: para que tenha sucesso, sua decisão deve ser possível. De nada vale querermos fazer mais do que conseguimos. Para saber se está disposto a mudar a sua vida financeira, pergunte-se: Estou disposto a mudar algum comportamento inadequado? Consigo diminuir despesas com habitação, mudando-me para um imóvel mais barato, se isso não significar uma redução na qualidade de vida? Posso reduzir despesas com supermercado, comprando produtos mais baratos? Posso diminuir despesas com o ônibus? Posso diminuir despesas com telefone fixo ou celular? Posso reduzir despesas com entretenimento? Posso reduzir as despesas pessoais? Faça o seu balanço financeiro, anote todas as suas Receitas e todas as suas Despesas. Veja o que pode ser economizado para ser investido. Lembre-se que pequenas mudanças agora, podem garantir a sua tranquilidade no futuro, e isso não tem preço! Fonte: http://controlefinanceirogratis.blogspot.com.br/2010/04/fazendo-seu-planejamento-financeiro_28.html

29


QUALIDADE DE VIDA

A Nova Ciência do Sono A medicina descobriu que dormir bem não apenas descansa, mas faz pensar melhor e até emagrece.

Durante séculos, o sono foi considerado uma espécie de tempo morto. Serviria apenas para repor as energias gastas durante o dia. Essa concepção começou a ser desmontada na primeira metade do século XX, mas foi somente nos últimos dez anos, com os avanços nos estudos da genética, da biologia molecular e da neuroquímica, que a maioria dos médicos teve a atenção despertada (com o perdão do trocadilho) para a fisiologia e o real papel do repouso noturno na preservação da saúde. "As descobertas recentes inauguraram uma nova ciência do sono", diz o neurofisiologista Flávio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Ao contrário do que se supunha, durante o sono, o cérebro mantém-se em intensa atividade. Ela obedece a um ritmo próprio, abrange etapas bem definidas e é produto de um equilíbrio especial entre substâncias químicas e impulsos elétricos. Quando todos esses sistemas trabalham em harmonia, conserva-se a boa saúde. Quando, no entanto, eles entram em descompasso, por menor que seja o desajuste, o corpo padece. Sabe-se, hoje, que uma boa noite de sono ajuda a manter a silhueta alinhada, fortalece as defesas do organismo, protege o coração, facilita o aprendizado e a criatividade, aguça o raciocínio e até remoça. Em contrapartida, uma sucessão de noites em claro aumenta a incidência de diabetes tipo 2, depressão, problemas de memória, distúrbios cardiovasculares e até câncer.

Veja a matéria completa: http://veja.abril.com.br/130906/p_116.html

30


CARREIRA

Alguns filmes que valem por uma sessão de coaching Fátima Rossetto, diretora de Talent Development da LHH/DBM, indica longas que trazem personagens com uma atuação semelhante ao método usado por um coach de carreira. Coach Carter – Treino Para a Vida Diretor: Thomas Carter Ano: 2005 Duração: 136 min “Ele começa a treinar um time que não tem bom desempenho e ele questiona qual é o melhor desse time. Mistura isso ao reforço do talento de cada um dos integrantes do time, que é o que um coach faz”, diz Fátima

Karatê Kid Diretor: John G. Avildsen Ano: 1984 Duração: 127 min Daniel (Ralph Macchio) é jovem lutador que deseja aprender karatê e convence o Senhor Miyagi, (Pat Morita) a lhe dar aulas. “Todas as vezes que o Daniel toma uma atitude, o Senhor Miyagi pergunta para ele com que base ele tomou aquela atitude, se foi à luz da razão ou da emoção”, diz Fátima.

O Colecionador de Ossos Diretor: Phillip Noyce Ano: 1999 Duração: 118 min “O que o teu instinto diz, ele pergunta para ela”, lembra a especialista. “Ele poderia simplesmente dizer faça tal coisa, mas ele opta por fazer com que ela mesma busque a melhor forma de agir no caso”, diz Fátima.

32


Amor Sem Escalas Diretor: Jason Reitman Ano: 2010 Duração: 169 min “O personagem do George Clooney faz com que a jovem profissional vivencie o novo método que ela está propondo para que tire conclusões e pense em um processo que seja mais justo com as pessoas”, diz Fátima.

Como Treinar o seu Dragão Diretor: Chris Sanders Ano:2010 Duração: 98 min “ O garoto faz com o que o dragão entenda o que é preciso fazer. Quando se entendemos o porquê temos o poder de decidir se vamos ou não fazer”, diz Fátima.

Invictus Diretor: Clint Eastwood Ano: 2009 Duração: 133 min “Tem uma parte interessante quando o jovem capitão vai à entrevista com Mandela e começa a fazer perguntas e Mandela responde com outras perguntas como, por exemplo, o que ele buscava fazer antes de cada um dos jogos”, diz Fátima. Mandela faz com que o o jovem repense o formato de liderança que ele adotava no time”, diz Fátima.

Matéria completa: http://exame.abril.com.br/carreira/noticia s/12-filmes-que-valem-por-uma-sessao-decoaching#6

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/12-filmes-que-valem-poruma-sessao-de-coaching#2

33


LEITURA

Cirque Du Soleil - A Reinvenção do Espetáculo

"Cirque Du Soleil" é fascínio para as pessoas em todo o mundo. Misto de idealização, competência, dedicação e intensidade criativa, este livro nos mostra como é render-se aos sentidos, confiar nos instintos, correr riscos e enfrentar novos desafios.

34

Fonte: livrariasaraiva.com.br


INDICAÇÃO FILME

As Aventuras de PI

Em 'As Aventuras de Pi' um menino perde a família em um naufrágio e passa 227 dias à deriva em um bote salva-vidas na companhia de ninguém mais além de um tigre-de-bengala. O garoto sobrevive e hoje é casado e pai de família. Difícil de acreditar, não é? Mas Piscine Patel, o Pi, personagem principal da ficção 'As aventuras de Pi', passou por isso.

Fonte: http://www.cinepop.com.br/filmes/vida-de-pi.php

35


INFORMATIVO HB

36


Até a próxima edição!

Você pode enviar matérias para a VITRINE HB através do e-mail vitrinehb@hesselbach.com.br. As mesmas devem ser enviadas entre os dias 1 e 15. Após serem analisadas, as selecionadas serão publicadas na edição do mês seguinte. Envie também suas críticas, dúvidas e sugestões.


Revista Vitrine HB Edição de Dezembro