Revista adulto 1° trimestre 2018

Page 70

• INTERAGINDO COM O PROFESSOR A adoração e o louvor a Deus não é algo visto somente na Nova Aliança, já no Antigo Testamento o desejo de Deus era que os israelitas o adorassem e tivessem um relacionamento mais profundo com Ele. Por isso, o Criador ordenou que Moisés construísse uma tenda móvel de adoração, o Tabernáculo, que acompanharia o povo durante a longa travessia pelo deserto. Este seria o único lugar onde o povo poderia encontrar-se com Ele e adorá-lo. Cada detalhe, cada peça, o desenho, ou seja, tudo no Tabernáculo tinha um significado, simbolizando uma realidade espiritual. Na carta aos Hebreus o autor detalha alguns principais utensílios do Tabernáculo a fim de mostrar o sentido da adoração e do serviço sagrado na Antiga Aliança, comparando com a obra de Cristo no Tabernáculo eterno da Nova Aliança.

COMENTÁRIO INTRODUÇÃO principais divisões do antigo santuário: Ao falar do tabernáculo como o santo lugar e o santo dos santos. Na o local de culto na Antiga Aliança, o descrição que ele faz do primeiro compartimento, o santo lugar, estavam autor sagrado detalha alguns dos o candelabro e a mesa dos pães seus principais utensílios. Ele PONTO da proposição. No segundo mostra que tem em mente o CENTRAL compartimento, o santo dos culto quando usa a palavra A adoração na santos, que era separado do grega latreia. Essa palavra é Nova Aliança está primeiro por uma cortina, o fundamentada na usada em outros trechos (Hb obra de Cristo autor cita a arca da aliança e 9.1,6,9,14) com o sentido de no Calvário. o incensário de ouro. adoração ou serviço sagrado. 2. O culto: seus oficiantes É perceptível que a doutrina do e liturgia. Há toda uma simbologia sacerdócio de Cristo domina boa parte da epístola e muita coisa que foi nesses utensílios do antigo culto como dita sobre o assunto é enfatizado nova- demonstra a tipologia bíblica. O canmente aqui. A intenção é contrastar a delabro representaria o testemunho antiga adoração prestada pelo sistema do povo de Deus; a mesa dos pães da sacerdotal da Antiga Aliança e o serviço proposição, a comunhão com Deus; o prestado por Cristo no tabernáculo altar do incenso, a oração e a Arca do Concerto a presença de Deus. Todavia, o eterno da Nova Aliança. autor não se detém nos detalhes dessa I – O CULTO E SEUS ELEMENTOS tipologia. A sua intenção é mostrar o NA ANTIGA ALIANÇA culto como um todo, conforme ele era 1. O culto e seus utensílios. O prestado no antigo tabernáculo e, dessa autor demonstra profundo conheci- forma, contrastar com o tabernáculo mento sobre o culto na Antiga Aliança celeste no qual Cristo oficiava como quando fala do tabernáculo e dos seus sumo sacerdote. No santo lugar, os utensílios. Ele tem em mente as duas sacerdotes entravam diariamente para 68 Lições Bíblicas /Professor

Janeiro/Fevereiro/Março - 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.