Boletim Municipal 2022

Page 1

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

BOLETIM MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES 2022


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

FICHA TÉCNICA Propriedade Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Redação e administração Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães Rua Jerómino Barbosa 5140-077- Carrazeda de Ansiães

Índice

Distribuíção Gratuita Impressão: Geoclinic design Tiragem:2500

2

3

04

MENSAGEM

06

CULTURA E EVENTOS

28

DESPORTO E JUVENTUDE

36

EDUCAÇÃO

42

PROMOÇÃO TURÍSTICA/ TURISMO

50

AÇÃO SOCIAL

56

PROTEÇÃO CIVIL

60

OBRAS

72

COVID-19

74

CÂMARA MUNICIPAL


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

João Gonçalves Caros concidadãos, Desde a última edição do Boletim Municipal em outubro de 2021 passaram somente nove meses, embora pareçam muitos mais. A velocidade e cadência com que se sucedem os acontecimentos impactantes na vida de todos é impressionante e obriga-nos a uma constante atenção.

Esperamos no próximo ciclo que os programas de vacinação e os comportamentos de todos sejam adequados a uma possível normalização sanitária. Em fevereiro último ocorreu como sabemos o início de um conflito bélico, resultante da invasão da Ucrânia pela Federação Russa. Uma guerra perigosa, como o são todas, com implicações mundiais, sendo imprevisível o seu desfecho e os seus reais impactos. Além das vítimas a lamentar e dos milhões de pessoas diretamente afetadas, são sentidos os seus efeitos a vários níveis, como sociais e económicos, ocasionando mudanças no quotidiano dos cidadãos, das famílias, das empresas e das instituições. Todos temos de nos adaptar, nomeadamente, aos efeitos de uma pressão inflacionária que origina mais encargos ao mesmo tempo que as receitas disponíveis se mantêm ou mesmo se reduzem.

Iniciámos um novo mandato autárquico com o entusiasmo de quem foi eleito com uma maioria clara, mas também, com a responsabilidade de implementarmos um projeto de desenvolvimento local, assente em objetivos concretos quer no plano de ação, quer nas pessoas que me acompanham nos valores e pressupostos, e principalmente, dirigido ao interesse público e da generalidade dos carrazedenses. Tendo a pandemia da COVID-19 passado para segundo plano nas preocupações, devemos, contudo, relembrar o seu desenvolvimento e consequências durante o último inverno. 4

Reformular os nossos propósitos, ajustando orçamentos para que consigamos acompanhar as principais prioridades, são preocupações constantes. São alguns dos exemplos atuais, a Ampliação do Parque Empresarial, estando a decorrer a sua infraestruturação, que coincide com o primeiro procedimento de venda de lotes.

Este período de seca que atinge de forma particular Portugal continental e outros países sul da Europa, tem de ser abordado de forma séria, responsável e com a perspetiva do curto e longo prazo. Estamos convictos de que com a ajuda de todos, responderemos aos desafios com mais confiança.

O projeto do Aproveitamento Hidroagrícola da Veiga, com o estudo prévio realizado e estando o estudo de impacte ambiental em fase de avaliação. A Renovação/Substituição da Principal Adutora de abastecimento público de água desde a Estação de Tratamento até ao Depósito do Ferreiro na Vila, como forma de aumentar a eficiência do sistema, e a implementação do Plano de Contingência e Emergência relacionado com a seca 2022.

Um abraço amigo, João Gonçalves

5


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “VIAGEM PELO DESCONHECIDO…” O livro “Viagem pelo desconhecido… até onde a vida nos levar” de Maria Amélia Santos foi apresentado no Auditório da Escola EB 2,3 de Carrazeda de Ansiães a 28 de outubro. O Município de Carrazeda de Ansiães e o Agrupamento de Escolas uniram-se para dar as boas-vindas a uma filha da terra e antiga professora da instituição na apresentação do seu primeiro livro. A colaboração das duas instituições visa apoiar não só a difusão da cultura no concelho, mas valorizar também as gentes locais e o seu trabalho.

CULTURA 6

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA BRIÓFITAS E LÍQUENES DO VALE DO TUA

O Centro de Inovação Tecnológica Inovarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA) recebeu a Exposição Fotográfica – Briófitas e Líquenes, entre os dias 23 de novembro de 2021 e o dia 31 de março de 2022.

Esta exposição, foi a segunda, de um conjunto de três exposições itinerantes do” Projeto Vale da Diversidade”, implementado pelo Parque Natural e Regional do Vale do Tua em parceria com a CIBIO InBIO.

“Tantas formas revestes…” foi o tema para falar da diversidade destas plantas, as peculiaridades do Vale do Tua nas suas rochas, climas, perfis montanhosos e fluviais, que criam um ambiente ideal para o desenvolvimento destas plantas singulares e diversas. Aqui crescem e desenvolvem-se populações de espécies raras a nível ibérico e europeu e sua conservação é de extrema importância.

As exposições irão percorrer alternadamente os cinco municípios abrangidos pelo PNRVT.

7


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

APRESENTAÇÃO DA REVISTA Nº4 MEMÓRIA RURAL A Revista Memória Rural já vai no quarto número, 4 edições a valorizar, promover e divulgar o património imaterial da nossa região. O lançamento do novo número decorreu dia 18 de dezembro, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, pelas 16h00. O volume da Revista Memória Rural nº 4, referente ao ano de 2021, integra os seguintes artigos:

FEIRA DA BAGAGEIRA II EDIÇÃO

SOM A SOM, TOM A TOM

A Causa 4G, em colaboração com a Aldeia Verde e o Município de Carrazeda de Ansiães organizaram a 28 de novembro, a II Feira da Bagageira.

Som a som, tom a tom é uma oficina criativa que o CLDS Causa 4G realizou no Auditório do CITICA, no dia 12 de dezembro. Várias famílias com bebés e crianças foram convidados a participar em jogos, brincadeiras e exercícios auditivos onde os mais pequenos descobriram a origem dos sons.

Durante quatro horas o estacionamento do CAECA foi o local ideal para a venda de artigos usados, a um preço acessível e promovendo o consumo circular. No fim já com uns trocos no bolso os vendedores fecharam as bagageiras e foram à sua vida já mais leves.

Este processo de aculturação musical pretendeu ensinar, às crianças, novas formas de brincar e comunicar enquanto reforça laços familiares e ressalta a importância da música no desenvolvimento dos mais novos.

8

PENSAR E COMPREENDER O ENVELHECIMENTO EM EMERGÊNCIA DE PANDEMIA DE CLÁUDIA MOURA Decorreu a 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal, a apresentação do Livro: “Pensar e Compreender o Envelhecimento em Emergência de Pandemia”. O livro pretende alertar para a importância da existência de um planeamento atempado perante um cenário de pandemia. Através de medidas e ações a aplicar de forma a que a população idosa seja menos afetada, e de modo articulado, a redução das consequências na vida da população idosa.

A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes Maria Otília Pereira Lage O Toque dos Sinos por Terras de Ansiães Cristiano Júlio Moreira de Sousa A História e as Vivências das Caldas de S. Lourenço, Concelho de Carrazeda de Ansiães Nelson Tito Almeida Domingos O Lagar do Zé Costeirinha Rodolfo Manaia Moinhos de Vento – Estruturas Invulgares na Paisagem Transmontana Isabel Alexandra Resende Justo Lopes O Charolo de São Gonçalo de Outeiro e o Culto do Pão no Nordeste Transmontano António Luis Pereira

A Mesa de Santo Estêvão de Samil: Um Legado da Proto-História e Romano ou Medieval/Moderno? Ernesto Albino Vaz O Santo Moleiro como Exemplo da Religiosidade Popular da Segunda Metade do Século XIX Joaquim Grácio Os Oleiros de Felgar do Século XVII ao Século XX Carlos Seixas A Memória Gráfica dos Pastores Raiano-Durienses. Notícia Preliminar das Gravuras Rupestres do Pé Quente (Maçores, Torre de Moncorvo) Carlos d’Abreu | Lois Ladra | Antxoka Martínez Velasco

9

Sinais do silêncio – aldeia da Póvoa, Torre de Moncorvo. Contributos para a elaboração de um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Edificado Arnaldo Duarte da Silva S. João da Pesqueira, Uma Paisagem Histórica Artur Oliveira Entre Penedos, Fragas e Grutas – Curiosidades Alexandra Vieira

Poderá adquirir um exemplar no Museu da Memória Rural, Loja Interativa de Turismo de Carrazeda de Ansiães ou na livraria online do Museu em https:// museudamemoriarural.pt/publicacoes/


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES OFERECE PRODUTOS LOCIAS O Município de Carrazeda de Ansiães, em colaboração direta com as juntas de freguesia, distribuiu uma lembrança de Boas Festas a todos os agregados familiares do concelho. Os sacos presente eram constituídos por um bolo rei de chocolate de 250gr, uma garrafa de vinho do porto de 37,5cl, um queijo e mais outro produto regional, que podia ser compota, biscoitos, frutos secos ou bombons. Nesta época festiva, cheia de simbolismo, o município distribuiu alegria aos 2746 agregados familiares do concelho. A pandemia que nos assola há dois anos, deu o mote para esta iniciativa, que se mantém por ter sido tão bem-recebida e por beneficiar toda a comunidade, especialmente os produtores locais que viram os seus negócios serem severamente afetados.

Os 2746 sacos presente, no valor total de cerca de 32.000€, foram distribuídos pela população residente entre os fins de semana de 11 e 12 e 18 e 19 de dezembro.

CABAZES DE NATAL

MERCADINHO DE NATAL

PRESÉPIOS DE NATAL

VEM BRINCAR AO NATAL

O Município de Carrazeda de Ansiães também trouxe de volta o sorteio de 3 Cabazes de Natal. A iniciativa abrangeu os consumidores que efetuaram compras entre os dias 10 e 31 de dezembro nos estabelecimentos comerciais locais aderentes.

O Mercadinho de Natal abriu portas no dia 10 de dezembro e esteve em funcionamento até à véspera de natal.

Valorizando uma das mais antigas e mais belas tradições de Natal, esteve a decorrer durante a quadra natalícia a Exposição de Presépios.

Inserida nas atividades natalícias, o Município de Carrazeda de Ansiães, fez as maravilhas dos mais pequenos. Esteve a decorrer entre os dias 21 e 23 de dezembro no Edifício dos Serviços de Apoio ao Movimento Associativo (ESAMA) o evento “Vem Brincar ao Natal”.

Por cada 15 euros em compras, comprovados através da apresentação dos talões de venda, os consumidores tiveram direito a um cupão de participação. O limite máximo de cupões diários, por pessoa, ficou limitado a 20. https://cnnportugal.iol.pt/videos/carrazeda-de-ansiaes-oferece-cabaz-de-natal-a-todas-as-familias-do-concelho/ 61c475ef0cf21847f0a0e300 10

Com o intuito de dinamizar a Praça do Município nesta quadra natalícia, fomentar a exposição e venda de produtos regionais associados à época mais esperada do ano, foram instaladas quatro casinhas onde puderam encontrar Amélia Mendes – Bonecos de Natal, Art’Ansiães – Sabonetes Artesanais, CM Doces e Salgados, Cecília, Crochê e Costura, Crochetar, O Nosso Cogumelo e Tua Mercearia.

As instituições públicas ou privadas e as associações do concelho deram asas à criatividade e decoraram o centro da vila com as suas recriações do nascimento de Cristo. Os presépios puderam ser visitados na Praça do Município, na Praça dos Combatentes e no Jardim da Praça Dom Lopo Vaz de Sampaio até ao dia seis de janeiro.

11

Nestes dias as crianças foram recebidas pelo Pai Natal e os seus ajudantes que promoveram ateliers temáticos natalícios e pinturas faciais. Esteve também presente uma fanfarra natalícia assim um photoboot onde puderam tirar uma fotografia com o Pai Natal.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

RURAL.CONNECTED DA VODAFONE Com o Castelo de Ansiães como palco e o Vale do Douro como pano de fundo, foi assim a participação do Município no Rural.Connected da Vodafone. O projeto debruçou-se sobre os territórios rurais e remotos e o potencial das infraestruturas digitais para o seu desenvolvimento.

em vários pontos da Europa, sendo que em Portugal foi selecionada a empresa Quarpor, sediada no nosso concelho. Poderá consultar a video reportagem em: https://fb.watch/ctanMNo6KJ/

O Presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães colaborou no mapeamento de alguns dos desafios e oportunidades específicos da região, que se colocam à população e ao desenvolvimento dos negócios. Esta iniciativa internacional da Vodafone já conta com alguns casos desenvolvidos 12

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

20 ANOS DE ALTO DOURO VINHATEIRO

PEÇA DE TEATRO ‘INSÓNIA’ FERNANDO MENDES

COMEMORAÇÃO DO DIA DE SANTA ÁGUEDA

O CINEMA ESTÁ DE REGRESSO A CARRAZEDA DE ANSIÃES

O Alto Douro Vinhateiro (ADV) é paisagem cultural evolutiva e viva da UNESCO desde 14 de Dezembro de 2001.

Decorreu a 28 de janeiro, no auditório do CITICA a peça de teatro “Insónia” com Fernando Mendes.

A cerimónia evocativa dos 20 anos enquanto “Paisagem Cultural, Evocativa e Viva”, arrancou a 14 de dezembro , em Lamego e contou com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. As celebrações estender-se-ão pelo ano de 2022 com iniciativas de carácter cultural, como concertos, exposições, eventos de animação do território, ações de marketing de território e de internacionalização, a participação em feiras nacionais e internacionais e um conjunto de ações ligadas à educação e ao património.

Em ‘Insónia’, Fernando Mendes esteve a solo e encarnou a pessoa de Custódio Reis, que vive com a corda no pescoço tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos. Pelo meio desta ‘Insónia’ Fernando Mendes protagonizou momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

Santa Águeda, Patrona dos pacientes de cancro da mama, enfermeiras, bombeiros, joalheiros, padeiros e Santa Padroeira da vila de Carrazeda de Ansiães.

A partir de janeiro de 2022, o cinema regressou a Carrazeda de Ansiães com filmes de vários géneros e para várias faixas etárias 2x/mês. As sextas-feiras estavam reservadas para os para os mais crescidos e os domingos, pelas 15h00, passavam filmes dedicados aos mais novos.

Para assinalar esta data 5 de fevereiro, o Município de Carrazeda de Ansiães organizou um concerto de Órgão por Samuel Monteiro, na Igreja Matriz de Carrazeda de Ansiães, pelas 20h30.

‘Insónia’, um espetáculo para brincar com coisas sérias. 13

Os Bilhetes podem ser adquiridos no CITICA: 3 dias antes do dia da exibição, das 14h00 às 17h00. No próprio dia, 1h antes do início do filme. Maiores de 12 anos: 2,00€ Menores de 12 anos: Gratuito, devendo estes estar acompanhados por um adulto.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

CENTRO INTERPRETATIVO DO VALE DO TUA JÁ TEM NOVO SITE O Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) é uma valência a nível turístico para o nosso concelho. Agora já pode visitar o novo site dedicado ao CIVT, onde pode consultar toda a informação relativa à estrutura, horários de funcionamento, direções e até marcar visitas. O CIVT, localizado em Foz-Tua é um espaço que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que, ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do homem. A musealização do espaço está dividida em três temas principais: o Vale, a Linha do Tua e a Barragem. O tema “O Vale” pretende levar o visitante a envolver-se com o vale do Tua em toda a sua dimensão, natural e humana. Numa área tubular criou-se uma cápsula temporal que direciona o visitante

num percurso de milhares de anos, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao seu povoamento. No tema “A Linha do Tua” o objetivo é recordar e aproximar. A ideia é levar o

visitante a recordar o caminho de ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio. A ligação entre a via-férrea e os residentes do Douro e Trás-os-Montes é o momento que se celebra. No tema “A Barragem” quer-se levar o visitante a compreender a barragem e demonstrar a relação estabelecida pelo desenho do arquiteto Eduardo Souto de Moura, entre a paisagem e a exigência da tecnologia. Para consultar toda a informação ou marcar visitas guiadas basta aceder a https://centrointerpretativodovaledotua.pt/

14

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE RUI PIRES NA COLEÇÃO MUSEU DO DOURO. A exposição “Rui Pires na Coleção Museu do Douro” esteve em exibição no CITICA, desde o dia 14 de fevereiro a 26 de maio de 2022 e tem por base o espólio fotográfico doado pelo artista ao Museu do Douro, que ultrapassa as 300 imagens. Desta coleção, que inclui fotografias da sua coleção pessoal, onde registou as suas viagens pelo mundo, selecionou-se um conjunto de 40 imagens que abrangem diferentes paisagens da Região do Douro. Constituída por três núcleos, Gentes, Património e Paisagem são testemunhos das dimensões que tecem a essência do Douro, magnificamente revelada no olhar singular do fotógrafo.

FESTIVAL MAGOS DA GUITARRA O Município de Carrazeda foi um dos quatro municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro a receber o Festival Magos da Guitarra, que se realizou durante o mês de março. Foram convidados para esta edição inicial Pedro Andrea, guitarrista espanhol, apresentando-se em quarteto com um programa dedicado ao blues, Cláudio César Ribeiro, guitarrista brasileiro na área do jazz, que também se apresentou em quarteto, David Silva, guitarrista de flamenco, e Sönke Meinen, vindo da Alemanha, onde a sua reputação internacional se deve à técnica fingerstyle.

15

O nosso Concelho foi palco do concerto de Pedro Andrea com blues no dia 5 de março e Cláudio César Ribeiro no jazz dia 26 de março. Ambos os concertos decorreram no auditório do CITICA pelas 21h30, os bilhetes foram disponibilizados gratuitamente através de reserva na Loja Interativa de Turismo (LIT). Tem-se verificado uma grande revolução da guitarra em todo o mundo, surgindo novas sonoridades, novos géneros musicais, assim como uma reinvenção na sua utilização. Com este festival surgiu um novo evento com projetos culturais, que se destacam pela sua diversidade numa manifestação musical alargada.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

WORKSHOP DE QUEIJO ARTESANAL REGRESSA AO MUSEU A arte do fabrico de queijo voltou ao Museu da Memória Rural, com o Workshop de Queijo Artesanal. No dia 03 de abril esta atividade pretendeu divulgar a prática do fabrico do queijo artesanal, muito usual nas comunidades rurais de Trás-os-Montes. O workshop foi dirigido a toda a população que quis aprender como se faz o queijo e degustar de alguns produtos obtidos a partir do leite de ovelha, como a coalhada, o soro e os requeijões. No final da atividade cada um levou o seu queijo para casa. O PRANTO DE MARIA PARDA

DIA NACIONAL DOS MOINHOS

A Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães recebeu no dia 20 de março, a peça de teatro “O Pranto de Maria Parda”, da autoria de Gil Vicente, pelas mãos da Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste com o apoio do Município.

O Município de Carrazeda de Ansiães associou-se à comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinalou a 7 de abril.

Maria Parda, “a mais pobre que os pobres que de goelas secas, morre à sede de vinho por não ter quem lho “venda” fiado”. Pranto de Maria Parda, peça de Gil Vicente, apresenta importantes críticas à sociedade portuguesa do século XVI, mas que podem ser aplicadas aos dias de hoje.

Comemorar o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais e a sua importância para a história, a cultura e a identidade dos locais, é o objetivo principal das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

que fazem parte de um dos núcleos do Museu da Memória Rural e junto à ribeira de Linhares. Tire partido do património molinológico que temos para oferecer e marque uma visita!

Neste sentido, Carrazeda de Ansiães possui um vasto património molinológico localizado no concelho. Na vila está localizado o Moinho de Vento, em Vilarinho da Castanheira - a aldeia dos moinhos, que ao longo do Ribeiro do Coito possui vários moinhos de rodízio, 16

17


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

FEIRA DO FOLAR E DOS PRODUTOS DA TERRA REGRESSA A CARRAZEDA

TRANSFERÊNCIA DOS PAÇOS DO CONCELHO No dia 6 de abril comemoram-se 288 anos da transferência dos Paços do Concelho e Tribunal da antiga Vila de Ansiães para o lugar de Carrazeda, o que deu origem à nova Vila de Carrazeda de Ansiães. Foi a 6 de abril de 1734, por intercedência do recém-nomeado juiz de fora José Alvares d’Almeida. Este processo não foi pacífico tendo existido entre os habitantes de Ansiães alguma resistência a esta mudança. Como forma de acabar com os protestos o novo juiz de fora, Francisco Justiniano Ferraz de Araújo e Costa (1743-1749), manda derrubar o antigo pelourinho de Ansiães acabando de vez com as pretensões dos habitantes desta antiga vila.

A Praça do Município acolheu a Feira do folar e Produtos da Terra que regressou nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2022. Como forma de assinalar esta data o Município de Carrazeda de Ansiães promoveu, no auditório do CITICA, a peça de Teatro “Um Amor de Família”, de John Borg, com encenação de Celso Cleto. O elenco desta peça foi constituído por: Sofia Alves, Nuno Homem de Sá, Diana Marques Guerra e Diogo Lopes.

O evento pretendeu dar a conhecer, estimular a produção e a preservação deste produto tão tipicamente transmontano.

Os mais novos também tiveram um espaço dedicado a eles, o ESAMA encheu-se de animação com a Izi Fun, decorreram Workshops kids Mini‐chef com a Chef Ana Ferreira de Sabor a Chocolate, e demonstração de artes marciais pela

Os visitantes puderam degustar deste e outros produtos, bem como comprar produtos da terra como: o vinho, o azeite, doces e compotas, licores e frutos secos. Durante o evento decorreram espetáculos de animação, workshops, showcooking com o chef Hélder Sousa, atuação da banda Filarmónica Vilarinhense e atuação do Rancho Folclórico de Carrazeda de Ansiães.

18

19

Associação Atleta de Ansiães, na Praça do Município. Houve ainda espaço para o Festival do Cabrito com a adesão de 14 restaurantes.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL No dia 25 de abril, o Município de Carrazededa de Ansiães assinalou a data tão emblemática para os portugueses. Em 25 de abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Este ano celebrando os 48 anos de democracia, o dia foi assinalado com a Guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães, seguido de hastear da bandeira com a participação da Associação Filarmónica Vilarinhense junto à Câmara Municipal. O Dia também ficou marcado com a

inauguração da escultura “Rotativa Malus Doméstica” de autoria de Paulo Moura na rotunda de Luzelos em Carrazeda de Ansiães. As celebrações seguiram-se com a visita à exposição de “Rui Pires da Coleção Museu do Douro” em exibição no Citica. Para encerrar as celebrações, durante a tarde decorreu o Concerto Quartz Quintet, na igreja do Pombal.

20

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

DIA MUNDIAL DA DANÇA

O REGRESSO DAS VAGINAS

De forma a comemorar o Dia Mundial da Dança, o Município de Carrazeda de Ansiães promoveu, no dia 29 de abril, o Espetáculo de Dança “Olé” pela escola de Dança Sabor Latino.

Decorreu no dia 14 de maio no auditório do CITICA a XII Mostra de Teatro do Douro, com a peça “O Regresso das Vaginas” pela Associação Cultural de Vermoim.

Este espetáculo conta com a participação especial dos alunos da Escola de Dança de Carrazeda de Ansiães. Os Bilhetes, limitados e gratuitos, foram reservados na Loja Interativa de Turismo.

A peça apresenta as aventuras das “irmãs” Martírio, Amélia, Angústias e Pôncia para ajudar, como só elas sabem, a sua atribulada paróquia. Tempos difíceis atingiram a paróquia que passou por dificuldades. A falta de fiéis e a igreja a necessitar de obras fez com que as quatro protagonistas se mobilizassem sempre sob a orientação da Madre Superior e do Padre.

21


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

TORNEIO MEDIEVAL DE ANSIÃES MERCADO MEDIEVAL Nos dias 20, 21 e 22 de maio Carrazeda de Ansiães proporcionou aos visitantes uma viagem na história, com lutas, mercado, visitas guiadas encenadas, espetáculos de falcoaria, caça ao tesouro e sempre muita música e animação. Não se tratou de uma recriação, o Torneio, foi bem real e envolveu sete equipas em competição, cinco portuguesas e duas espanholas. A atividade promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães em colaboração com a Causa 4g e a equipa desportiva Portvcalle Combate Medieval. O torneio envolveu os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5x5. Estiveram presentes as equipas Portvcalle e Combate Medieval, Serra Red Lions - Clube de Combate Medieval,

Cavaleiros da Torre - Combate Medieval Português, Companhia do Punho de Ferro, Ursus Custodes, Sala de Armas Carranza e Armis Nostrum.

No dia 20 de maio as ruas de Carrazeda de Ansiães encheram-se de animação com o desfile medieval representado pelo Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, Santa Casa da Misericórdia e a população local, seguindo para o Mercado Medieval, que esteve aberto nos dias 20 e 21 de maio, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Durante o dia houve animação musical com o grupo Cornalusa e Trovas e Madrigais, durante a noite decorreu o espetáculo musical com os Barro Negro no dia 20 e no dia 21 à noite os com os Galandum Galundaina. No Castelo de Ansiães, no dia 21, os visitantes foram recebidos e acompanhados na sua visita guiada por ilustres personagens conhecidas da história do castelo, como o rei Fernando I de Leão,

22

João Rodrigues Portocarreiro e o ilustre Lopo Vaz de Sampaio. Toda esta encenação/ receção e visita, que permitiu a interação do publico com os personagens foi apresentada pela Companhia de Teatro Filandorra. No domingo, dia 22, decorreu a atividade de Caça ao Tesouro, programa dedicado aos mais novos, onde estes puderam explorar o Castelo de Ansiães, seguindo pistas, em busca do tesouro guardado por Lopo Vaz de Sampaio.

o Castelo de Ansiães com horários de chegada e partida junto aos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães. Na organização o Município de Carrazeda de Ansiães contou com a parceria da Causa 4G de Carrazeda de Ansiães.

Para além destas atividades, estiveram a decorrer espetáculos de falcoaria, com voos de aves de rapina e oficinas. De forma a todos os munícipes usufruírem da atividade e puderam assistir ao Torneio Medieval, a Câmara Municipal disponibilizou transporte gratuito para 23


BOLETIM MUNICIPAL 2022

PELO ANDAR DA CARRUAGEM Pelo Andar da Carruagem é um festival de artes performativas multidisciplinar inspirado na antiga linha do comboio do Tua, que decorreu na aldeia de Frechas a 11 de junho. Ao longo de cinco meses, cinco artistas exploraram e entrevistaram as populações de cinco aldeias, uma em cada concelho, que compõem o Vale do Tua: Amieiro em Alijó, Pombal de Ansiães em Carrazeda de Ansiães, Ribeirinha em Vila Flor, Sobreira em Murça e Frechas em Mirandela.

habitantes das aldeias ou de elementos da natureza. Este festival contou com os seguintes estratégicos e institucionais: a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua; o Parque Natural Regional do Vale do Tua; a Câmara Municipal de Alijó; a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães; a Câmara Municipal de Mirandela; a Câmara Municipal de Murça; a Câmara Municipal de Vila Flor e a Junta de Freguesia de Frechas.

A partir deste encontro, das memórias, tradições e beleza natural do Vale do Tua, cada artista desenvolveu uma performance com a participação direta dos 24

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

RITA E A FLORESTA DOS LEGUMES

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

Como forma de comemorar o Dia Mundial da Criança, decorreu a 8 de junho o espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes com a conhecida compositora e cantora Rita Redshoes

O Município de Carrazeda de Ansiães, promoveu uma Sessão de Esclarecimento referente ao processo de candidaturas para a Aquisição de Lotes do Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães, no auditório do Citica, dia 13 de Junho, segunda-feira, às 21h00.

Durante cerca de 1 hora os alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães e os alunos do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia puderam assistir a um espetáculo que teve como objetivo incentivar os mais novos a ter uma Alimentação e um Estilo de Vida Saudável.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE CORINA ALMEIDA A Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães foi palco, 25 de junho, da apresentação do no livro “Uma Herança de Coragem e Amor” de Corina de Almeida. A autora, filha da terra, natural do Seixo de Ansiães, pretende com o seu novo livro homenagear e enaltecer a família e as origens. Na cerimónia estiveram presentes, a autora, o Presidente da Câmara Municipal, João Gonçalves e o Pároco da freguesia, Padre Humberto Coelho. No decorrer da apresentação houve ainda tempo para a leitura de algumas passagens do livro.

25


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

CONCERTO STABAT MATER DE G. B. PERGOLISI

As Igrejas Matrizes de Linhares e Pereiros, recentemente objeto intervenções de conservação e restauro no âmbito da implementação do Circuito de Visitação Turística do Património Religioso de Carrazeda de Ansiães, receberam no dia 25 de junho, pelas 18h00 e 21h00, dois concertos do projeto OAC, “Ópera na Academia e na Cidade” Na Igreja de S. Miguel foi ainda inaugurada a placa de obra. O projeto OAC consubstancia-se na constituição de uma Associação Cultural de base muito alargada incluindo Universidades, Faculdades e Institutos Universitários, Escolas Secundárias, Municípios, Associações de Municípios

e outras entidades de setores relevantes na sociedade portuguesa. O pressuposto fundamental da sua atividade e a realização de conteúdos operáticos, sinfónicos e camerísticos, estabelecendo pontes com as diferentes áreas do conhecimento. O Concerto intitulado STABAT MATER de G. B. Pergolisi, teve como soprano Filipa Teixeira e como mezzo-soprano Gisela Sachse acompanhadas por um Quarteto de Cordas. A organização artística do projeto OAC esteve a cargo do maestro Ferreira Lobo.

26

IX- FESTIVAL DE MÚSICA E CANTARES TRADICIONAIS

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “CARRAZEDA DE ANSIÃES PAISAGENS, PATRIMÓNIO E GENTES”

O Festival de Música e Cantares Tradicionais, decorreu no dia 26 de junho, 16h00 no Auditório do CITICA.

A exposição fotográfica da autoria de João Paulo Cabral e João Bernardo Cabral intitulada “Carrazeda de Ansiães – Paisagens, Património e Gentes” já se encontra em exibição.

Estiverem presentes a Associação do Rancho Folclórico de Carrazeda de Ansiães, o Rancho Folclórico Amigos do Castelo de Celorico de Bastos e o Rancho Folclórico Freamunde.

De 27 de junho a 30 de setembro na Sala de Exibições Temporárias do Centro de Inovação Tecnológica Invoarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA), o visitante pode viajar pelas paisagens, património físico e imaterial das gentes carrazedenses.

27


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

ANSIÃES DOURO TRAIL O Município de Carrazeda de Ansiães promoveu, no dia 10 de Outubro mais uma edição do Ansiães Douro Trail. Esta prova de trail running certificada pela Associação Trail Running Portuguesa (ATRP) e integrada na Taça de Portugal Trail 2021 conta com a organização técnica da empresa NTN. O Ansiães Douro Trail é uma prova de Trail Running que percorre trilhos, caminhos rurais e estradões do concelho de Carrazeda de Ansiães, tendo como ponto de partida e o chegada do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães. A prova do ano de 2021 contou com mais de 400 participantes e foi constituída por três modalidades: - Trail Longo de 29km ; - Trail Curto de 16,4km; - Caminha Pedestre, não competitiva, de 11km;

Resultados: Na modalidade de trail longo, ficou na primeira posição André Machado, em segundo Paulo Costa e em terceiro Rosa Madureira.

DESPORTO 28

29

Na modalidade de trail curto, ficou na primeira posição Nelson Loureiro, em segundo António Luís Pereira e em terceiro David Pestana.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

DESPORTO SÉNIOR Sensíveis e atentos à população sénior, o Município de Carrazeda de Ansiães no sentido de incentivar todos os seus Munícipes para a prática da atividade física, implementou um programa no âmbito da prática do exercício físico direcionado à população sénior.

A comunidade científica revela que quanto mais ativas se tornam as pessoas idosas, mais benefícios e segurança elas terão na execução das suas atividades diárias, como por exemplo: levantar-se, vestir-se, realizar a sua higiene pessoal ou caminhar.

Através da atividade física e dos vários exercícios realizados, procura-se movimentar o corpo de modo a restaurar e preservar a força e agilidade na terceira idade, contribuindo dessa forma com a sua mobilidade na realização das suas tarefas diárias. A prática de atividade física também contribui para um menor número de acidentes domésticos, uma menor taxa de sedentarismo e consequentemente melhora a qualidade de vida a nível físico, mental e social.

ESPAÇO DE CARDIOFITNESS

PISCINA MUNICIPAL COBERTA

O espaço de Cardiofitness, na Piscina Municipal Coberta, reabriu ao público depois do período de verão, no dia 18 de outubro.

A Piscina Municipal Coberta reabriu ao público dia 21 de fevereiro em regime livre.

O espaço divide-se em duas áreas: Zona de Cardiofitness promovendo a melhoria da condição física em geral, desenvolvendo especialmente a capacidade cardio-respiratória, vascular e perda de peso equipado com aparelhos como passadeira, bicicleta, elíptica e remo. Zona de Musculação visa o desenvolvimento da força, resistência e tonificação muscular, equipado com máquinas multifunções e pesos livres.

30

As instalações estiveram a funcionar de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 20h00. Devido à COVID-19 e de forma de puderem usufruir o maior número de pessoas no espaço, a permanência máxima nas instalações foi de 1h15, sujeita a marcação obrigatória por telefone 278618073 ou presencialmente na receção da piscina municipal.

31

A partir de 19 de abril, decorreram as aulas de natação, terças e quinta-feira mediante horário definido com várias modalidades: - Natação para bebés compreendida entre os seis meses e três anos; - Adaptação ao meio aquático, dos quatro aos seis anos; - Iniciação à natação, dos sete aos doze anos.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

RIDE ACROSS PORTUGAL

STREET FOOTBALL MOVE No dia 15 de maio, a Associação de Futebol de Bragança com o apoio do Município de Carrazeda de Ansiães promoveu a ação “Street Football Move” no Espaço Lúdico Drº Morais Fernandes.

Além dos campos de “futebol de rua”, com balizas insufláveis, as crianças tiveram também acesso a uma Playstation com o jogo FIFA 2022 instalado na carrinha do projeto.

Este projeto está integrado no movimento global UEFA FOUNDATION FOR CHILDREN e visa promover a atividade física e a prática desportiva junto das crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, através do futebol de rua, de forma a contribuir para o combate ao sedentarismo.

Pode consultar a informação sobre o projeto, no site da UEFA Foundation for Children. Site:https://uefafoundation.org/action/ street-football-move/

O público-alvo do projeto foram crianças entre os 5 e os 15 anos de idade.

32

A 16 de maio cerca de sete dezenas de ciclistas, oriundos de 12 países, tiveram a oportunidade de degustar uma variedade de produtos regionais de Carrazeda de Ansiães. Esta ação enquadou-se numa iniciativa de cicloturismo denominada de Ride Across Portugal que esteve a decorrer entre os dias 15 e 21 de maio de 2022 e pretende atravessar Portugal Continental de Norte a Sul. Desde o Peso da Régua até à Senhora da Rocha (Lagoa – Algarve) em seis etapas, ao longo de 785 quilómetros na sua maioria percorridos por estradas secundárias ou com pouco tráfego automóvel.

A primeira etapa teve uma paragem no Jardim D. Lopo Vaz de Sampaio, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o centro da vila de Carrazeda de Ansiães e assim degustar uma variedade de produtos confeccionados em padarias locais, recarregando energias.

33


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

SISTEMA DE USO PARTILHADO DE BICICLETAS ELÉTRICAS

PASSEIO SÉNIOR

PORTA DE ENTRADA DO PARQUE NATURAL REGIONAL DO VALE DO TUA O Município de Carrazeda de Ansiães, inserido num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável elaborou uma candidatura que teve como objetivo a requalificação do núcleo urbano de Foz-Tua.

Disponível a partir do dia 2 de Junho na Porta de Entrada do Vale do Tua, em Foz-Tua. Consulte o regulamento e formulários em: www.cm-carrazedadeansiaes.pt

Neste âmbito, foi também criado o Sistema de Uso Partilhado de Bicicletas Elétricas que inclui um equipamento destinado a permitir a requisição de bicicletas elétricas, na área da aldeia de Foz-Tua, disponíveis na Porta de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua de Carrazeda de Ansiães, de quarta a domingo das 12h00 às 18h00.

No dia 5 de junho, o Município de Carrazeda de Ansiães organizou mais uma edição do Passeio Sénior, este ano com destino a Fátima.

A atividade destina-se a todos os idosos residentes no concelho, com mais de 65 anos, e apesar da situação pandémica, contou com cerca de 400 participantes divididos por oito autocarros.

A saída foi marcada para as 6h30 com concentração junto ao recinto da feira e horário de chegada ao Santuário pelas 12h00, com paragem para pequeno almoço.

Durante o passeio foram respeitadas as normas de segurança impostas pela DGS.

Com esta atividade, o Município pretende fomentar o convívio e quebrar a rotina diária dos idosos no nosso concelho, criando momentos de convívio e animação.

34

35


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

OLIMPÍADAS DA CIDADANIA E PATRIMÓNIO Entre 7 de março e 26 de abril de 2022, estiveram a decorrer as “Olimpiadas da Cidadania e do Património” no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, os alunos do 3.º e 4.º ano colocaram à prova os seus conhecimentos no jogo de tabuleiro digital “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”. Desta fase foram apuradas 4 turmas, as melhores classificadas tiveram uma vantagem na 2ª fase do concurso.

O título de Equipa Vencedora ficou para a turma do 3º/4º E - equipa laranja- que conseguiu angariar a maior pontuação e ficou apurada para disputar o evento nacional. Todos os participantes tiveram direito a prémios de participação e no final foi realizado um lanche convívio. Muitos parabéns a todos os participantes.

EDUCAÇÃO 36

37


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

PLANO INTEGRADO E INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

A equipa multidisciplinar, constituída por uma terapeuta da fala, uma assistente social e duas educadoras sociais, teve aprovadas em Conselho Pedagógico as seguintes atividades: Atividade 1 – Terapia da Fala Atividade 2 – Plataforma + sucesso escolar (dinamização da plataforma, apoio nos concursos e difusão da DICA PIICIE) Atividade 3 – Aquário – Gabinete de atendimento à comunidade Escolar Atividade 4 – Dia Mundial da Ciência – Projeto Champimóvel (FundaçãoChampalimaud) No âmbito do dia Mundial da Ciência, a 24 de Novembro, a Equipa PIICIE e o Município de Carrazeda de Ansiães, em parceria com a Fundação Champalimaud e a colaboração

do Agrupamento de Escolas, realizaram durante esse dia e nas semanas seguintes, a atividade Champimóvel - O Futuro da Ciência. Esta atividade teve como objetivo principal, despertar o interesse dos jovens pela ciência. Atividade 5 – Cidadania em Movimento 5.1. - Segurança Rodoviária – Escolinha de Trânsito (GNR) Em colaboração com a GNR/Escola Segura, nos dias 4 e 5 de maio, o CAECA foi palco da atividade “Escolinha de Trânsito”, destinada a todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas. A atividade pretendeu alertar para os perigos, normas de segurança ródoviários e por em pratica os conhecimentos acerca de Segurança Rodoviária dos mais novos.

38

5.2. – Ambiente e resíduos – Jogo dos Resíduos (Resíduos do Nordeste”Separar e Valorizar vai do começar”. Esta atividade destinada aos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães vem no seguimento de conteúdos já trabalhados no ano letivo passado na área da cidadania . Os objetivos centram-se em sensibilizar e consciencializar as crianças para a importância da reciclagem e da conservação dos recursos naturais do planeta. Nesta atividade participaram 135 alunos!

5.3. - Ambiente e resíduos - O mar começa aqui (atividade de sensibilização sobre a poluição dos cursos de água – Livro “Uma lição vinda do mar”) Com esta atividade teve o objetivo de sensibilizar as crianças para as questões ambientais e ensinar que pequenos gestos feitos por todos podem fazer a diferença para preservar o nosso planeta. Transversalmente a este tema, o livro de uma “forma deliciosa” aborda e abraça a questão da diferença da forma mais natural possível. No final da atividade foi distribuído um exemplar do livro a cada criança. Atividade 6 – Dia Escolar da Não Violência e da Paz. No âmbito do Dia Escolar da Não Vio-

lência e da Paz, que se comemora a 30 de janeiro, a Equipa PIICIE, em parceria com a Escola Segura - GNR - e com a colaboração do Agrupamento de Escolas, desenvolveu durante a semana e em contexto de sala de aula, sessões de esclarecimento alusivas à Não Violência. Atividade 7 – Ação de sensibilização “Educar pela positiva” Atividade 8 – Dia Mundial do Teatro No âmbito do dia Mundial do Teatro, que se comemora dia 27 de março, a Equipa PIICIE - e a sua entidade coordenadora promoveram as peças de teatro “Auto da Barca do Inferno” e os “Músicos da Aldeia” nos dias 31 de março e 1 de abril respetivamente.

39

Estas duas peças apresentadas pela Companhia de Teatro Filandorra - Teatro do Nordeste - foram destinadas às crianças do pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia, a todos os alunos de todos os ciclos do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães e tem como principais objetivos, promover o teatro como uma atividade de enriquecimento cultural junto da comunidade escolar e valorizar o teatro como meio difusor da literatura portuguesa. Atividade 9 – Atelier Criativo No âmbito deste atelier, as crianças desenvolveram atividades de animação na interrupção letiva do Natal, Páscoa e Verão.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

Atividade 10 – Dar cor à escola (colorir o recreio com jogos e imagens alusivas aos temas trabalhados com o 1º ciclo) Atividade 11 – Creactivity Bus (Fundação “la Caixa”) Este projeto itinerante propôs workshops, para despertar a criatividade das crianças. Esta ação foi dirigida a todas as turmas do 2º e 3º ciclo, às turmas do 10ºA e 11ºA e também aberto a toda a comunidade. O espaço envolvido contempla várias áreas para implementar diferentes habilidades: zona da mecânica, zona do vento, zona de eletricidade e zona da luz. As atividades 7, 9 e 10 vão decorrer durante o mês de junho e julho.

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

ATIVIDADES OCUPACIONAIS, ALT E FÉRIAS DESPORTIVAS

CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL A oferta para o ano 2022/2023 abriu vagas para três cursos lecionados em Carrazeda de Ansiães: Gerontologia, Promoção Turística e Cultural e ainda, Desenvolvimento de Produtos Multimédia. Podem candidatar-se estudantes com o 12º ano concluído, maiores de 23 anos e possuidores de outros graus académicos. Os Cursos Técnico Superior Profissional (CTESP) lecionados em Carrazeda de Ansiães resultam de uma parceria entre o Município e o Instituto Politécnico de Bragança e fazem parte do ensino superior de nível V que permite prosseguir estudos de Licenciatura. 40

As candidaturas deverão ser remetidas para o Edifício da Antiga escola Profissional ou submetidas no portal online da Escola Profissional de Bragança.

Durante o ano letivo e nas pausas escolares do Natal, Páscoa e Verão, o Município de Carrazeda de Ansiães, promoveu atividades q atividades de ocupação de tempos livres direcionadas para o desenvolvimento de competências sociais, culturais e de controlo emocional. As atividades têm como objetivo ser um complemento educativo que deverão reforçar o processo de aprendizagem, promovendo um desenvolvimento integral da criança e desenvolver comportamentos saudáveis enquanto membro da sociedade em que está integrado.

41


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PARTICIPA NA MAIOR EXPOSIÇÃO MUNDIAL

TURISMO 42

Expo Dubai, exposição mundial com mais de 190 países representados, teve lugar no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nesta mostra foram também estalecidos contatos com diversas entidades com o objetivo de promoção destes produtos.

Durante os dias 12 e 13 de fevereiro, decorreu a promoção e divulgação do território e de produtos de eleição de Carrazeda de Ansiães.

Os três Municípios do Douro Superior, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada À Cinta e Torre de Moncorvo, realizaram um seminário de apresentação conjunto, o concelho de Carrazeda de Ansiães, para empresários do setor turístico e agrícola.

No stand promocional, junto ao Pavilhão de Portugal, deu-se a conhecer o território com a promoção e divulgação da oferta turística do Concelho, destacando os principais pontos turísticos, bem como a apresentação da maçã, do vinho e do azeite, enaltecendo as caraterísticas dos diferentes produtos.

No Restaurante Al Lusitano foi feita a degustação gastronómica, onde os produtos dos três Municípios foram colocados à disposição dos investidores e do público em geral. 43


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES CONTA COM NOVAS PEQUENAS ROTAS O Município de Carrazeda de Ansiães conta com mais cinco Pequenas Rotas Turísticas, inauguradas entre os meses de março e maio deste ano. A primeira caminhada de 2022, foi realizada a 27 de março em terras de Vilarinho da Castanheirae Pinhal do Douro, pelo Trilhoda Aldeia dos Moinhos e pelo Trilho do Miradouro da Cova Escura. As outras duas caminhadas decorreram a 8 de maio, Trilho da Fraga das Ferraduras e Trilho das Quedas d’Alto em Linhares e Ribalonga e a 29 de maio foi inaugurado o Trilho da Fraga da Ola em Vilarinho da Castanheira. O município pretende com cada um dos percursos pedestres aumentar a oferta turística e valorizar diversos pontos de interesse e elementos do concelho, quer do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico.

Além da caminhada, estas rotas incluem vivências e conhecimentos, nomeadamente a dinamização das aldeias e contacto com as populações locais.

Estas Pequenas Rotas encontram-se devidamente certificadas e homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo. Todo o percurso está sinalizado e existem condições para que a caminhada seja feita em segurança. Estes percursos podem ser feitos em grupo, pessoas isoladas ou em visita guiada através de marcação prévia. Para além dos caminhos rurais e das nossas gentes, estas pequenas rotas são acompanhadas pela paisagem do Douro Vinhateiro Património da Humanidade.

44

MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES MARCA PRESENÇA NA BTL A Bolsa de Turismo de Lisboa é a principal feira dedicada ao setor turístico no nosso país. Suspensa desde 2020 devido à pandemia, regressou no mês de março de 2022, com o intuito de promover a rápida retoma do turismo, um setor tão importante para a economia portuguesa.

Carrazeda de Ansiães esteve presente em conjunto com os 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro, no espaço dedicado à CIMDOURO. O nosso Concelho deu a conhecer o território divulgando a oferta turística do Concelho, com os principais pontos

Assim, a BTL oferece um espaço único onde profissionais e público têm a oportunidade de conhecer tendências, serviços e produtos nacionais e internacionais no setor do turismo.

45

turísticos, assim como os seus produtos endógenos enaltecendo as suas caraterísticas e fomentando novos contactos. Na comitiva Carrazedense estiveram presentes autarcas do Município e de Freguesias.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

II EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÓMICO DO CABRITO EM CARRAZEDA DE ANSIÃES O Festival do Cabrito regressou a Carrazeda de Ansiães no fim-de-semana da Páscoa. A iniciativa pretendeu estimular o consumo, ajudar o setor da restauração que tem sofrido quebras com a pandemia e também apoiar os criadores locais. Assim, incentivando os consumidores a voltar aos restaurantes, o Município de Carrazeda de Ansiães realizou a II Edição do Festival do Cabrito, nos dias 14, 15 e 16 de abril, inserido nos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte. A iniciativa contou com a participação de 14 restaurantes que confecionaram cerca de 800 doses deste prato tão típico . As refeições contempladas por esta iniciativa foram: o jantar de quinta-feira, almoço e jantar de sexta-feira e sábado. Parte do valor por dose foi suportado

pelo Município de Carrazeda de Ansiães, cabendo ao participante nesta iniciativa a comparticipação do valor de 7,50€/ dose de cabrito e os restantes produtos consumidos no restaurante.

Video reportagem: https://radioansiaes. pt/2022/04/19/centenas-de-doses-de-cabrito-assado-vendidas-em-carrazeda/

NOVOS MAPAS TURÍSTICOS Inserido no evento Torneio Medieval de Ansiães, o Centro Interpretativo de Carrazeda de Ansiães foi palco da apresentação dos novos mapas turísticos ilustrados que permitem uma fácil consulta dos locais de interesse. Estes mapas em 3D, permitem uma fácil perceção e identificação do local que se pretende visitar numa versão em papel e em formato digital. O mapa da vila apresenta os locais a visitar, onde comer e onde dormir. O mapa do concelho tem a informação turística mais abrangente englobando o Património Religioso presente no concelho.

46

47


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MUNICÍPIO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES PRESENTE NA FNA22

PROMOÇÃO TURÍSTICA- VISITAS GUIADAS

O Município de Carrazeda de Ansiães marcou presença na 58º Feira Nacional da Agricultura que decorreu entre os dias 4 e 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições em Santarém. Com esta ação, o município teve mais uma ação de divulgação do Concelho, através da promoção turística e dos produtos agrícolas. O tema incidiu na “Inovação e Tecnologia”, revelando um setor dinâmico, moderno e em constante evolução, sem nunca perder de vista a herança do passado.

A pandemia afetou todos os setores, o turismo em particular, mas com o levantar gradual das restrições as visitas guiadas foram retomadas. Com o incentivo do Governo para “fazer férias cá dentro” promovendo o património nacional, vários agentes turísticos mostraram um particular interesse no nosso território. Agências de viagens como “Pinto Lopes Viagens” e “Trans Serrano” realizaram diversas visitas ao património e museus. O itinerário programado para estes grupos divide-se em dois pontos, o primeiro, visita os monumentos históricos como: Monumento Megalítico Casa da Moura – Anta de Zedes, o Castelo de Ansiães, onde se podem visitar a Igrejas românicas de S. Salvador e de S. João Batista de Ansiães e o antigo pelourinho

da vila Monumento Nacional desde 1928, e a Igreja de Santa Eufémia, edifício barroco seiscentista. O segundo ponto centra-se na envolvência histórica, cultural e paisagística com a visita à Porta de Entrada do Vale do Tua, o Centro Interpretativo do Vale do Tua, a Casa dos Cantoneiros, o Museu da Memória Rural e os vários Núcleos Museológicos, Parque Internacional de Escultura e a Rota dos Miradouros, que contempla sete dos miradouros existentes. O Município de Carrazeda de Ansiães para além de promover e difundir a história e cultura locais, pretende ainda divulgar o património edificado, natural e imaterial do nosso território.

48

WIFI 4EU Desde agosto de 2021 que Carrazeda de Ansiães dispõe de acesso grátis à internet em vários pontos da vila. Agora esses espaços foram alargados, os residentes e turistas podem usufruir de acesso grátis à internet em diversos espaços públicos.

O evento contou com grande cobertura mediática, sendo o local indicado para o debate das principais questões agrícolas e para o incremento de contactos e investimentos em vários setores.

Através de iniciativa Wifi4EU, um projeto da União Europeia, o Município submeteu uma candidatura com o objetivo de proporcionar aos munícipes um acesso a internet de alta qualidade nos principais centros de vida em comunidade, contribuindo assim para colmatar a exclusão digital. Este projeto teve um investimento de 15 mil euros cofinanciados pela U.E.

49


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

DE MÃOS DADAS PELA IGUALDADE 24 OUTUBRO 2021 O Dia Municipal para a Igualdade celebrou-se a 24 de outubro. O município de Carrazeda de Ansiães e as várias entidades locais participaram no concurso fotográfico “A Igualdade” promovido pela CLDS-CAUSA 4G. Tornam-se notórias as várias e diferentes perceções acerca da Igualdade, no entanto a Igualdade é só uma, a que abrange todos/as de forma equitativa! Ficam algumas fotografias das restantes entidades. Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães

AÇÃO SOCIAL 50

Causa Clds

Centro Paroquial de Pombal de Ansiães

51

AlmaTua - Associação Para a Prevenção da Doença e Promoção da Saúde Mental


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MUNICÍPIO ABRE CANDIDATURAS PARA A MELHORIA DE HABITAÇÃO Com o objetivo de apoiar e proteger os cidadãos socialmente mais desfavorecidos, o Município de Carrazeda de Ansiães disponibiliza apoio à realização de obras de recuperação/beneficiação em residências de habitação permanente de agregados familiares mais desfavorecidos.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRIPE SAZONAL 2021/2022 Esteve a decorrer a campanha de vacinação contra a Gripe Sazonal e a dose adicional contra a Covid-19, no Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães. Os Utentes foram convocados telefonicamente por ordem decrescente de idades e de acordo com as diretrizes impostas pela Direção Geral de Saúde.

DESMISTIFICAR ESTIGMAS E PRECONCEITOS ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL Para assinalar o Dia da Saúde Mental, 10 de outubro, decorreu no CITICA uma ação intitulada “Desmistificar Estigmas e Preconceitos Associados à Saúde Mental”. Esta ação dirigida à comunidade do nosso concelho faz parte de uma parceria entre o CLDS - Causa 4G e AlmaTua - Associação Para a Prevenção & e Promoção da Saúde Mental.

52

(RE) PENSAR A SAÚDE MENTAL A Associação Matiz em parceria com o Município de Carrazeda de Ansiães, realizou no CITICA, no dia 04 de fevereiro, pelas 14h30, uma sessão de sensibilização “Fora da Caixa (Re) pensar a Saúde Mental” é uma sessão de animação dialogada sobre saúde mental. Pretendeu aumentar os conhecimentos da população a este nível, combater o estigma e consequente processo de discriminação associados à saúde mental e ainda combater os obstáculos no acesso a cuidados de saúde especializados e à exclusão social.

Os apoios previstos no Regulamento Municipal do Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos na área da habitação contemplam algumas das seguintes reparações: substituição de pavimentos e tetos, construção de instalação sanitária, rede de água, esgotos e elétrica, construção de cozinha, revestimento de paredes e tetos e colocação de portas e janelas. As candidaturas encontram-se abertas e podem ser formalizadas no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) da Câmara Municipal até ao fim do presente ano. Os apoios concedidos pelo município atingem um teto máximo de 5.000,00€ por apoio. Em 2021, foram concedidos 28 apoios no valor de 61.208,74€, este ano o município pretende apoiar muitas mais famílias desfavorecidas.

53


BOLETIM MUNICIPAL 2022

RECOLHA DE BENS PARA A UCRÂNIA O Município de Carrazeda de Ansiães não ficou indiferente à situação de guerra na Ucrânia. A Comunidade Intermunicipal do Douro, organizou uma recolha de bens essenciais e de primeira necessidade a serem entregues aos refugiados na Ucrânia.

nas freguesias, Quartel dos Bombeiros Voluntários, supermercados aderentes e farmácias. Estes bens seguiram para o Centro Logístico da CIMDOURO em Lamego, que os remeteu para a Ucrânia. Numa hora tão difícil, a ajuda humanitária disponibilizada pela nossa comunidade permitiu mitigar as necessidades do povo ucraniano.

O Município agradece a todos que se juntaram a esta causa e que durante os primeiros dias de março fizeram chegar aos pontos de recolha os seus donativos. Na Câmara Municipal, vários voluntários organizaram os donativos recolhidos

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

NOTA INFORMATIVA PORTUGALFORUKRAINE O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Carrazeda de Ansiães informou que o governo lançou no dia 10 de março a plataforma PortugalforUkraine (www.portugalforukraine.gov.pt) um site agregador com um conjunto de respostas do Estado Português em relação ao conflito armado na Ucrânia. A plataforma visa permitir a consulta de iniciativas desencadeadas pelas diferentes áreas de governativas e apresentar, de forma clara e estruturada, detalhes de apoio humanitário e, com especial acuidade o regime de proteção de pessoas deslocadas. Para mais informações disponíveis no nosso site

54

CAMPANHA 1€ ABEM Durante o mês de maio esteve a decorrer a doação de 1€ nas farmácias aderentes ou por MB Way/transferência bancária para garantir o acesso a medicamentos essenciais à vida dos beneficiários abem. Esta é uma nova forma de angariação de fundos, com caráter nacional, que tem como objetivo apoiar quem mais precisa. A totalidade do valor angariado foi incorporada no Fundo Solidário abem:, exclusivamente utilizado para a aquisição de medicamentos prescritos e comparticipados, que os beneficiários abem: necessitam para viverem um vida com mais saúde e dignidade.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso, de forma digna, a medicamentos prescritos a quem não tem possibilidade financeira de os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias. A nível nacional, o Programa já apoiou 27.467 beneficiários de 15.483 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram dispensadas, ao abrigo do abem: 1.600.092 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016. É também possível apoiar esta iniciativa através de MBWAY: 932 440 068 55


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

A TERRA TREME TREME O Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães juntou-se ao exercício público de cidadania “A Terra Treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que ocorreu dia 05 de novembro. A atividade pretendeu alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

PROTEÇÃO CIVIL 56

Na sala de aula do 5B foram acompanhados os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR pelo 2º Comandante Operacional Distrital de Bragança, o Diretor do Agrupamento de Escolas, a Comandante Municipal da Proteção Civil e a Chefe de Sala de Operações.

DESTRUIÇÃO DE NINHOS DE VESPA ASIÁTICA Os Serviços Municipais procederam a 22 de novembro e a 6 de janeiro à eliminação de ninhos de vespa asiática, uma espécie invasora do nosso país, que tem vindo a espalhar-se por diversos locais, inclusive no nosso concelho. A sua presença afeta gravemente os setores da apicultura, já que se alimentam predominantemente de abelhas do mel, e o setor agrícola, pela diminuição da quantidade de insetos polinizadores. O sistema de inoculação usado contém um inseticida de primeira geração ao qual é adicionado um atrativo, que tem duração de 72 horas.

57

Deste modo as vespas não sentem que o ninho foi atacado e as que estão fora, quando regressam ao ninho ficam contaminadas levando à eliminação de toda a colónia. Alertamos que a técnica não provoca a eliminação imediata do ninho, ficando o vespeiro visível, mas sem os insetos no seu interior. Sem a manutenção das vespas, ele será eliminado naturalmente por ação do clima. O combate à propagação da vespa asiática no nosso concelho depende da identificação atempada dos ninhos. Pedimos assim que comuniquem qualquer caso suspeito aos Serviços Municipais de Proteção Civil através do número 278 610 200.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MÊS DA PROTEÇÃO CIVIL MARÇO 2022 ALDEIA SEGURA, PESSOAS SEGURAS SIMULACRO DE INCÊNDIO RURAL No âmbito do Mês da Proteção Civil, que decorreu durante o mês de março, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança organizou ações em todos os Municípios do distrito de Bragança. A aldeia da Samorinha foi palco do teatro de operações num exercício de incêndio rural com evacuação da população a 28 de março.

PREVENÇÃO CONTRA A FORMAÇÃO DE GELO

ELIMINAÇÃO DE NINHOS DE LAGARTA PROCESSIONÁRIA

As baixas temperaturas que se registaram no inicio de janeiro e a consequente formação de geada, tornaram a condução perigosa para quem circulava nas estradas municipais.

Os Serviços Municipais iniciaram no dia 11 de fevereiro, trabalhos de eliminação de ninhos de processionárias (Thaumetopoea pityocampa), mais conhecida como lagarta do pinheiro que geralmente aparece entre os meses de janeiro e abril. Parece um animal inocente, mas não é, está revestida de pelos urticantes brancos é perigosa tanto para humanos como para animais.

Como forma de prevenção à formação de geada, os Serviços Municipais estiveram a proceder à limpeza das zonas mais problemáticas com a adição de sal nas estradas. Pediu-se aos munícipes que praticassem uma condução mais cautelosa que não ponha em risco a sua segurança.

Estes pelos podem causar reações alérgicas, como inchaço, irritação da pele e por vezes dificuldade respiratória, e em casos extremos choque anafilático.

mapeados pelos Serviços Municipais, através do método de destruição mecânica.

O exercício de fogo controlado serviu para operacionalizar todas as entidades em caso de cenário real, com a divisão das operações em dois setores, o incêndio propriamente dito e a concentração da população no lugar de refúgio para a posterior evacuação.

Sob o mote “Planear e Treinar para Melhor Socorrer”, os diferentes agentes de Proteção Civil praticaram em ambiente simulado, situações que podem ser realidade no nosso meio rural.

A forma de prevenção contra estas “procissões” é a destruição dos ninhos de forma segura, e impedir o acesso de animais de companhia a pinhais ou jardins onde existam pinheiros ou cedros. Caso encontre um ninho ou “procissão de lagartas”, em espaço público, não se aproxime e comunique aos serviços municipais através do número de telefone 278 610 200.

Os ninhos foram eliminados em todos os espaços públicos, já anteriormente 58

59

Também a população colaborou no exercício tendo aderido de forma exemplar.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

LIMPEZA DE MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE ESCOAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS.

AMPLIAÇÃO/BENEFICIAÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO NO CONCELHO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

A Equipa de Sapadores Municipais efetuou trabalhos de limpeza e manutenção dos sistemas de escoamento de águas pluviais, nas freguesias do nosso concelho.

Assinado a 09 de novembro, o contrato de empreitada de obra pública entre o Município de Carrazeda de Ansiães e a empresa Sociedade Construções Souto & Marques, LDA. Em causa as obras de ampliação e beneficiação da rede de saneamento no concelho. A zona a intervencionar foi a entrada norte de Carrazeda de Ansiães.

Esta manutenção visa prevenir o alagamento das estradas e o arrastamento de lixo, terra, entre outros, para as vias rodoviárias com as chuvas das estações frias.

OBRAS 60

As obras no valor de 125.596,22€ (cento e vinte e cinco mil, quinhentos e noventa e seis e vinte e dois cêntimos), acrescido de IVA à taxa legal, com prazo de execução de 120 dias à data da sua consignação.

61

REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DE MARZAGÃO O Município de Carrazeda de Ansiães Procedeu à requalificação do piso no Largo da Igreja de Marzagão entre os dias 15 e 26 de novembro.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

PATRIMÓNIO RELIGIOSO DO CONCELHO DE CARRAZEDA DE ANSIÃES Ao longo dos últimos anos o plano de atividades do Município de Carrazeda de Ansiães tem contemplado uma verba, para a recuperação do património religioso do concelho, com a realização de intervenções ao nível da conservação e restauro de elementos arquitetónicos e artísticos em várias igrejas, com particular destaque para a recuperação de altares, tetos, retábulos, entre outros.

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO FERREIRO E DO FERRADOR O Município de Carrazeda de Ansiães vai ampliar o Museu de Memória Rural com a construção, na aldeia de Seixo de Ansiães, de um Núcleo Museológico dedicado ao ofício do Ferreiro e do Ferrador. Este projeto na área da musealização e turismo, tem como objetivo a preservação do património cultural material e imaterial da região através da recuperação de um edifício tradicional. Em 2022 este será mais um local a visitar no nosso concelho promovendo a atividade turística e criar mais oferta cultural.

No interior está prevista a recriação de uma oficina do ferreiro com todos os componentes estruturais que a constituíam: forja; fole; fornalha; pio para a têmpera e bigorna. O visitante terá ainda acesso a conteúdos em realidade aumentada, onde vai poder ouvir o bater do malho e assistir ao fabrico de uma ferradura.

Esta premissa permitiu a elaboração de um projeto, que integrou uma candidatura, aprovada pelo PROVERE – Projetos Âncora, que teve como objetivo a reabilitação do património religioso, a sua promoção e divulgação através da criação de rotas. As igrejas alvo de reabilitação foram escolhidas com base nas necessidades prementes de intervenção e em estreita articulação com as entidades que tutelam o património religioso classificado.

Foram realizadas ações de reabilitação na Igreja paroquial de S. Bartolomeu em Parambos, na Igreja paroquial de S. Lourenço em Pombal de Ansiães, na Igreja paroquial de Stº Amaro dos Pereiros e na Igreja paroquial de S. Miguel de Linhares.

A construção deste novo espaço tem um investimento de 222 047,53€ cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.

62

63

As obras de conservação e restauro tiveram um investimento de 195 896,02€ cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

MELHORAMENTO DE CAMINHOS VICINAIS

MUNICÍPIO INVESTE 493 MIL EUROS NO ARRANJO URBANÍSTICO ENTRE A RUA DR. JOÃO JOSÉ DE FREITAS E RUA JUSTINIANO F. ARAÚJO COSTA

Atentos à importância da agricultura no nosso concelho, o Município de Carrazeda de Ansiães tem vindo a melhorar vários caminhos de acesso às explorações agrícolas.

Foi assinado a 19 de novembro, o contrato de empreitada de obra pública entre o Município de Carrazeda de Ansiães e a empresa Carlos Augusto Pinto dos Santos & Filhos, S.A. Em causa, a empreitada do Arranjo Urbanístico entre a Rua Dr. João José de Freitas e a Rua Justiniano F. Araújo Costa.

Foi criado e pavimentado um caminho de caminho de ligação entre Lavandeira e Beira Grande com um investimento de 132 484,50€.

As obras são no valor de 493.000,00€ cofinanciadas pelo Norte2020 (quatrocentos e noventa e três mil euros), acrescido de IVA à taxa legal, e têm prazo de execução de 240 dias à data da sua consignação.

64

65


BOLETIM MUNICIPAL 2022

MUNICÍPIO RECUPERA EDIFÍCIO DA ESCOLA PRIMÁRIA EM LUZELOS

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

BENEFICIAÇÃO DA EM 634 CASTANHEIRO - RIBALONGA - FOZTUA

Foi assinado a 03 de março, o contrato de empreitada de obra pública entre o Município de Carrazeda de Ansiães e a empresa Perfil Lendário, Unipessoal, LDA.

O município lançou o concurso para a beneficiação da EM 634 no valor de 676 412,90€ com um prazo de execução de 180 dias.

Em causa estiveram obras de beneficiação e recuperação do Edifício da Antiga Escola Primária em Luzelos.

As obras, já iniciadas consistem na reparação de muros e taludes, trabalhos de melhoria de drenagem de águas pluviais, na colocação de novo piso e equipamento de segurança rodoviária.

As obras no valor de 37.500,00€ (trinte e sete mil e quinhentos euros), acrescido de IVA à taxa legal, e têm prazo de execução de 120 dias à data da sua consignação.

66

PARQUE DE LAZER ADÉRITO DOS SANTOS GOMES

REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA CAPELA EM AREIAS

Foi inaugurado à entrada da aldeia de Arnal o Parque de lazer Adérito dos Santos Gomes, um trabalho efetuado em conjunto pelo Município, Junta de Freguesia de Linhares e a Associação Cultural e Recreativa Nossa Sra da Paixão.

Estão a concluídos os trabalhos de requalificação do largo da Capela em Areias, com esta requalificação pretende-se dar ao local uma nova utilização e dotar a aldeia de um novo espaço de lazer.

O mesmo contou com a colaboração do artista Miguel Mazeda “GuelDolt”.,

67


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

SUBSTITUIÇÃO DA ADUTORA ENTRE A ETA E O DEPÓSITO DO FERREIRO O Município assinou a 29 de junho de 2022, o contrato de empreitada para a substituição da conduta da Adutora que liga a Estação de Tratamento e o depósito do Ferreiro em Carrazeda de Ansiães. São mais de 3 km de conduta que serão substituídos com um investimento aproximado de 500 000,00€. A obra já iniciou e tem um prazo de execução de 180 dias.

ARRUAMENTOS NO CONCELHO Atentos à importância da segurança rodoviária no nosso concelho, o Município de Carrazeda de Ansiães tem vindo a melhorar várias ruas nas freguesias do concelho. As obras de requalificação da via pública totalizaram um investimento de cerca de 169 622,90€.

68

69


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

PARQUE EMPRESARIAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES O Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães começa a ganhar forma. As obras com as infraestruturas de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial ascendem os 2 259 950,47€ cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional Norte 2020. Esta expansão vai permitir criação de novos postos de trabalho, novas acessibilidades e a implementação de novas empresas da região.

CIRCUITO PEDONAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES A empreitada Construção e Melhoria de Mobilidade, o Circuito Pedonal com cerca de 4km está concluído. A empreitada teve um investimento no valor 235 470,00€. Com a sua construção pretendeu-se estimular o bem estar e a prática do exercício físico no concelho, aumentando a oferta de espaços desportivos aos seus munícipes. O trajeto passa junto da zona industrial, seguindo a variante até Luzelos, daí segue até ao Parque de Lazer de Carrazeda de Ansiães, corta pela Rua do Campo Aguiar em direção à Zona Industrial. Todo o percurso está equipado com iluminação. 70

71


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

CENTRO DE TESTAGEM GRATUITO À COVID-19 EM CARRAZEDA DE ANSIÃES O Município de Carrazeda de Ansiães e as Farmácias Rainha do Douro e Veiga, para garantir os melhores acessos à testagem gratuita à COVID-19 no concelho, assinaram um protocolo de colaboração, no dia 11 de janeiro, nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara e pelas Diretoras Técnicas de ambas as farmácias. As instalações disponibilizadas pelo Município, o Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães (CAECA) onde foram testadas 873 pessoas, nos primeiros 20 dias, o que permitiu isolar e prevenir futuros focos de contágio.

COVID-19

Esta foi uma das medidas implementadas no âmbito do combate à pandemia de COVID-19 em especial no controlo do aumento de casos provocados pela variante Ómicron.

A testagem esteve a decorrer a partir do dia 11 de janeiro de 2022, semanalmente entre as 14h00 e as 17h00, gratuita nas instalações do CAECA.

A testagem foi da responsabilidade das farmácias “Rainha do Douro” e “Veiga”, entidades que manifestaram interesse em aderir ao desafio lançado pelo Município.

PERÍODO DE VACINAÇÃO EXCLUSIVA PARA CRIANÇAS

DESATIVAÇÃO DO CENTRO DE TESTAGEM À COVID-19

O Centro de Vacinação também foi palco para a vacinação das crianças do concelho com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos. Como forma de diminuir a ansiedade das crianças no processo de vacinação, foram distribuídos balões e gomas, que fizeram as delícias dos mais pequenos.

O centro de vacinação foi desativado nas instalações do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães, partir do dia 02 de março de 2022.

A decisão de vacinar este grupo etário foi anunciada pelo Governo a 10 de dezembro, após a recomendação da DGS. Ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde.

72

De acordo com a informação disponibilizada pelas Autoridades de Saúde, continuam a ser comparticipados dois testes antigénio por mês. Estes testes podem ser realizados nos locais autorizados para o efeito.

INSTALAÇÃO DE ESPLANADAS EM ESPAÇO PÚBLICO - ISENÇÃO DE TAXAS Por deliberação dos Órgãos Municipais nos dias 14 e 30 de dezembro, foi aprovada a proposta para a isenção de taxas na instalação de esplanadas em espaço público. Os interessados dirigiram-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) da Câmara Municipal a fim de requererem a autorização de instalação para esplanadas. A proposta pode ser consultada na integra no nosso site https://www.cm-carrazedadeansiaes.pt/pages/274?news_id=991

73


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

CERIMÓNIA DE INSTALAÇÃO DOS NOVOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS – MANDATO 2021/2025 Decorreu sexta-feira, 15 de outubro, no Auditório CITICA a sessão pública de instalação dos novos órgãos autárquicos, nomeadamente Assembleia Municipal e Câmara Municipal, para o mandato 2021/2025. O Presidente da Câmara Municipal reeleito, João Gonçalves, tomou posse para o seu segundo mandato autárquico. Tomaram também posse como vereadores, Adalgisa Barata, Roberto Lopes e Rui Castro Martins pelo PSD e Frederico Meireles do grupo de cidadãos, Unidos por Carrazeda (UC).

CÂMARA MUNICIPAL 74

Relativamente à Assembleia Municipal, António Pinto foi eleito presidente deste órgão autárquico, Fernanda Natália Pereira e Hugo Alves foram eleitos primeiro e segundo secretarios, respetivamente. Na Assembleia Municipal, o PSD obteve 10 mandatos e o UC 5. Foram ainda instalados os Presidentes de Junta de Freguesia, sendo 11 eleitos pelo PSD, 2 pelo PS e 1 pelo UC, tendo estes assento na Assembleia Municipal por inerência das suas funções. A 21 de outubro 2021, Frederico Meireles, solicitou a suspensão do mandato pelo período do 365 dias, em consequência e nos termos da lei, para subs75

tituir o Vereador foram convocados os seguintes na ordem da lista apresentada pelo grupo de cidadãos denominado “Unidos por Carrazeda”. Os elementos 2º e 3º da lista renunciaram também ao cargo, tendo este sido aceite pelo 4º lugar, Luís Fonseca Castro Pinto.


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022 ASSEMBLEIA MUNICIPAL - SESSÃO ORDINÁRIA DE 23 DE DEZEMBRO DE 2021 A sessão ordinária da Assembleia Municipal realizou-se quinta-feira, dia 23 de dezembro de 2021, cumprindo todas as medidas de segurança para prevenção e mitigação da COVID-19. O espaço utilizado excecionalmente foi o Centro de Inovação Tecnológica Inovarural de Carrazeda de Ansiães (CITICA) de forma a permitir o devido distanciamento social entre os membros daquele órgão autárquico. Na sessão tiveram destaque os seguintes assuntos:

FÓRUM AUTÁRQUICO DA REGIÃO NORTE O Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães marcou presença no Fórum Autárquico da Região Norte, iniciativa promovida pela CCDR-NORTE que se realizou a 27 de outubro, em Vila Real. No momento em que se inicia um novo ciclo autárquico, foi uma ocasião para apresentar publicamente, aos presidentes de Câmara Municipal e de Assembleia Municipal da Região Norte, um balanço sobre o exercício do primeiro ano de mandato, do atual Presidente da CCDR-NORTE, perspetivando os desafios e as prioridades que se colocam à Região no curto e médio prazo.

ABERTURA DE CANDIDATURAS PARA AQUISIÇÃO DE LOTES NO PARQUE EMPRESARIAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES Nos termos do artigo 8º do Regulamento para a Instalação no Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães tornou-se público que, por efeitos da deliberação da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, do dia 20 de maio de 2022, se encontra aberto um período de apresentação de candidaturas à aquisição de lotes do Parque Empresarial de Carrazeda de Ansiães

76

a) Para deliberação da Assembleia Municipal: - Certificação Legal das Contas/ Nomeação do Auditor Externo; - Instalação de esplanadas em espaços públicos/Isenção de taxas; - 13ª Alteração aos Documentos Provisionais do ano 2021/ 2ª Alteração Modificativa do Orçamento da Receita/ 2ª Alteração Modificativa ao Orçamento da Despesa; - Proposta de Documentos Previsionais do Município de Carrazeda de Ansiães para o ano financeiro de 2022; - Pacote Fiscal para o ano de 2022.

2022, cumprindo todas as medidas de segurança para prevenção e mitigação da COVID-19.

cumprindo todas as medidas de segurança para prevenção e mitigação da COVID-19.

Na sessão tiveram destaque os seguintes assuntos: a) Para conhecimento da Assembleia Municipal:

Na sessão tiveram destaque os seguintes assuntos: a) Para conhecimento da Assembleia Municipal:

- Apoios Prestados às Freguesias atribuídos pela Câmara Municipal/Regulamento das formas de apoio às freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães; - Relação de fornecimento de bens e serviços assumidos ao abrigo da autorização genérica da Assembleia Municipal aprovada em Sessão Ordinária de 2021-12-23; - Relatório anual de atividades e avaliação de 2021 da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Carrazeda de Ansiães.

- Apoios prestados às freguesias pelo presidente da Câmara Municipal/ Regulamento das formas de apoio às freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães - Relação de fornecimento de bens e serviços assumidos ao abrigo da Autorização genérica da Assembleia Municipal aprovada em sessão ordinária de 2021/12/23

b) Para deliberação da Assembleia Municipal:

- Regimento da Assembleia municipal de Carrazeda de Ansiães (2021/2025) Proposta de Alteração: Apreciação, discussão e Votação. - Prestação de contas- ano 2021; - 5ª Alteração aos Documentos previsionais- 1ª Alteração Modificada( Reunião da CM de 2022/04/19. -Apoios Financeiros às freguesias e União de Freguesias/ Protocolo/Proposta; - Ensinansiães- Ensino Técnico Profissional – Cooperativa de interesse publico e responsabilidade limitada/ Equilíbrio de Contas. - Área de Apoio Oficinal e Artesanal de Carrazeda de Ansiães/ Lote 21- 1ª fase/ Vistoria;

- Designação de Fiscal Único da Resíduos do Nordeste, para o mandato 2021-2025; - Prorrogação, até ao dia 1 de janeiro de 2023, do prazo de transferências para o Município de Carrazeda de Ansiães das competências no domínio da Ação Social - Proposta; - Alteração do Mapa de Pessoal do Município de Carrazeda de Ansiães – Proposta.

- SESSÃO ORDINÁRIA DE 28 DE FEVEREIRO DE 2022

- SESSÃO ORDINÁRIA DE 26 DE ABRIL DE 2022

A sessão ordinária da Assembleia Municipal realizou-se a 28 de fevereiro de

A sessão ordinária da Assembleia Municipal realizou-se a 26 de abril 2022, 77

b)Para Deliberação da Assembleia Municipal:


BOLETIM MUNICIPAL 2022

OUTUBRO 2021 - JUNHO 2022

78

79


BOLETIM MUNICIPAL 2022

Município de Carrazeda de Ansiães Rua Jerónimo Barbosa 5140-077- Carrazeda de Ansiães

80