Page 1

ANO | OUTUBRO ANO 1615· Nº176 · Nº163 | ABRIL DE DE 2020 2019


Palavra do

#somos avec

Pr. Silas Malafaia

Quando somos jovens, temos o hábito de pensar que teremos sempre o mesmo vigor e a mesma força para o resto da vida. Às vezes não nos preparamos ou simplesmente ignoramos que nossa existência é dividida por fases: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Como será o nosso futuro se as pessoas que fazem parte da nossa história são negligenciadas quando chegam à velhice? Por compreender a importância que cada homem e mulher tem para Deus e para nós, a Associação Vitória em Cristo apoia o projeto Lar Amor Maior, que acolhe idosos e moradores de rua para reintegrá-los à sociedade ou encontrar seus familiares. Alguns internos têm história de abandono ou maus-tratos, e nem todos possuem um lugar para ir. O lar deles é a instituição e é onde eles recebem cuidados especiais, sendo incentivados a ter uma vida ativa e feliz. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, preparamos uma matéria especial para mostrar como o Lar Amor Maior tem feito a diferença na vida tanto dos que moram como de quem passou por lá. Quero ressaltar que cada pessoa alcançada pelo projeto é resultado da liberalidade e fidelidade de Parceiros Ministeriais e doadores que veem as obras sociais como uma prática de amor e solidariedade. Convido você a ler com carinho e atenção cada página da revista. Essa é a nossa maneira de compartilhar um pouco do que temos feito por meio dos projetos sociais e como temos ajudado pessoas de todas as idades a começar uma nova história. Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Levíticos 19.32a Que o Senhor abençoe a todos! Um abraço, Pr. Silas Malafaia

Fundador da Avec Psicólogo clínico, conferencista e fundador da Associação Vitória em Cristo

www.vitoriaemcristo.org |

3


Projeto Social

Os cuidados na

melhor idade Como os idosos do Lar Amor Maior são incentivados a ter uma vida ativa Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos (pessoas acima de 60 anos), e esse número tende a aumentar. Melhorar a qualidade de vida desse grupo é uma das medidas que tem contribuído para uma nova maneira de enxergar e viver a terceira idade.

Apesar do apoio da Avec ao abrigo ter começado a pouco menos de 10 anos, o Pr. Silas Malafaia já havia tomado conhecimento do projeto há muito mais tempo - na época do programa televisivo Renascer - e ajudou Rosita Alves, presidente do Lar Amor Maior, a comprar o terreno onde a instituição foi construída.

Em 2011, a Associação Vitória em Cristo iniciou o apoio ao Lar Amor Maior, que desde 1987 tem recebido idosos e ex-moradores de rua, oferecendo os mais diversos tipos de assistência, como reintegração à sociedade, ajuda psicológica, física e espiritual. A instituição conta com profissionais que contribuem para uma vida mais ativa e feliz a todos que passam por lá.

O dia a dia dos idosos Acordar pela manhã sabendo que tem um dia produtivo pela frente é motivo de alegria para os moradores do Lar Amor Maior. Hoje, o Lar tem 36 pessoas acolhidas, sendo 18 idosos. Muitos são deficientes físicos ou mentais, o que exige uma dedicação maior de tempo e atenção dos profissionais; mas nenhuma

No Lar Amor Maior, os moradores têm uma família

4

| www.vitoriaemcristo.org


limitação os impede de exercitar a mente e o corpo. As atividades dos internos incluem futebol, dominó, jogo de tabuleiro, caminhada, trabalho na horta, pintura/desenho e fisioterapia. Com tantas opções, ninguém fica de fora. Inclusive, os que são mais debilitados fisicamente costumam se divertir cantando louvores antigos, compartilhando histórias do passado ou inventando brincadeiras em grupo. Essas ações são fundamentais para que cada morador tenha uma vida de qualidade, produtiva e feliz. A idade e seu condicionamento físico não podem ser vistos como barreira para um cotidiano repleto de bons trabalhos em grupo e individual. Além disso, eles são conscientizados de que o Lar Amor Maior é uma extensão da família que eles queriam ter. “Mais do que um abrigo, somos uma casa, onde fazemos questão de que eles se sintam amados”, comenta Rosita Alves.

Afonso Silva é um dos moradores do Lar Amor Maior. Ninguém sabe muito sobre ele, pois chegou ao abrigo com um aprofundamento de crânio consequente da violência de alguém, e isso prejudicou sua fala. Toda comunicação com o Afonso é fazendo perguntas que ele responde balançando a cabeça. Foi assim até para descobrir seu nome, fazendo várias perguntas até acertar. Ele chegou ao abrigo há dez anos, e é por causa de trabalhos como esse que hoje ele tem todo suporte que precisa para ser cuidado, ainda que não tenha nenhum familiar. �A Associação Vitória em Cristo conta com a sua parceria para continuar mudando histórias como a do Afonso. Juntos, podemos fazer mais!

Todos participam das mais diversas atividades, inclusive desenho e pintura

www.vitoriaemcristo.org |

5


Projeto Social

O direito à vida Projeto Bom Viver orienta gestantes que estejam passando por momentos de crise e conflito

Nos dias de hoje, discussões sobre a legalização do aborto são cada vez mais frequentes. Deixados de lado os motivos que apresentam para defender tal questão, vamos destacar as razões que nos fazem ressaltar o Dia Nacional do Direito à Vida, comemorado em 8 de outubro. O direito de viver é a mãe de todos os direitos. Crendo nisso, temos visto grandes testemunhos do Projeto Bom Viver, que atende mulheres com gravidez inesperada.

Mãe foi presenteada com enxoval do bebê

As crianças são acompanhadas com atendimento pediátrico

6

| www.vitoriaemcristo.org

Essa data comemorativa faz parte do calendário desde 1983, idealizada para garantir o direito à vida desde a concepção até o dia natural de morte. O pastor Silas Malafaia tem se posicionado e ensinado sobre o aborto à luz da ciência, da Lei e da Bíblia em suas redes sociais: “Quando há na gestação o risco à vida da mãe, se dá preferência à mãe. Aí não é aborto, é escolha de vida. Vive o ser que tem relacionamento social. Isso é perfeitamente razoável. Mas o aborto por si só é crime. Na ciência, a vida começa na concepção. Durante a gestação, o agente ativo é o pequeno bebê, e não a mãe. Ele não é prolongamento do corpo dela, é outro corpo. Na Lei, a vida é a mãe de todos os direitos. Se cessar o direito à vida, acaba com todos os outros direitos. Se observar, quando mais se agrava um ato contra o ser humano, a pena aumenta.


A maior pena tem a ver com assassinato. Não existe nada mais precioso que a vida humana. Na Bíblia, vemos no Salmo 139 que Deus participa da vida desde o ato da fecundação. Vemos também que o chamado de Deus existe desde o ventre (Jeremias 1), entre outros exemplos”.

É muito bom ver como Deus age através de pequenos gestos”, relatou Jane da Silva Dias, que atua na Terapia Ocupacional. Atendimento e acompanhamento com equipe de enfermagem

“Não existe nada

mais precioso que a vida humana”

Pr. Silas Malafaia

Com esses valores em prol da vida, a Associação Vitória em Cristo apoia o Projeto Bom Viver, localizado na Penha (RJ). O projeto tem como objetivo atender, orientar e acompanhar gestantes de todas as idades que estejam passando por momentos de crise e conflito. Elas recebem toda a atenção e o trabalho de profissionais de serviço social, psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas e outros, para que possam zelar por sua saúde física, mental e espiritual. Cuidado que influencia na gestação do bebê, evitando o risco do aborto.

Dia das Crianças: O direito de brincar, divertir e estudar!

“As gestantes chegam até nós com muitas frustrações e medo, e nós falamos sobre o direito à vida, orientamos sobre os riscos que um aborto causa e aconselhamos durante todos os conflitos”, conta Fatima Pinheiro, a assistente social do projeto.

Logo depois do Dia Direito à Vida é comemorado o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro. Nós lutamos pela vida, mas lutamos também pelo direito de viverem bem, de receberem educação e de estarem longe de todo tipo de abuso e maus-tratos.

As mães assistidas pelo projeto têm aula de capacitação profissional, onde fazem oficinas, cursos e palestras educativas, resgatando a autoestima e incentivando o empreendedorismo, já que elas aprendem uma nova profissão e podem gerar a própria renda. “Temos feito Artes em EVA. É gratificante presenciar a satisfação e alegria quando as alunas concluem suas peças, pois iniciam a aula certas de que não são capazes e, ao final da aula, falam até em produzir para gerar renda.

Crianças merecem brincar, aprender e receber todo cuidado de suas famílias. Para a Avec, os projetos socioeducativos são muito importantes para o desenvolvimento delas. A prática de esportes, o reforço escolar e o ensino de princípios bíblicos têm alcançado centenas de crianças em projetos como a Casa de Maria e Marta e a Comunidade S8. E lá na África, em Guiné-Bissau, cerca de 500 crianças também têm vivido isso no projeto missionário do pastor Luciano Fraga. www.vitoriaemcristo.org |

7


ginas

6 cm l 17

296 pá

15,5x23

l 14x21cm

s página

13,5x20 ,5cm l

136 pág

inas

Disponível também em eBook

www.editoracentralgospel.com |(21) 2598-2019

21 981330519


www.editoracentralgospel.com | (21) 2598-2019

21 981330519


Reforma Protestante

A influência da

Reforma Protestante na sociedade

Educação, política e economia também foram áreas beneficiadas a partir das teses de Lutero As coisas eram bem diferentes antes de 31 de outubro de 1517. A Igreja Católica tinha grande controle político e administrativo na Europa. Condenava as práticas capitalistas, mas vendia cargos na Igreja. Vendia também indulgências, isto é, o perdão dos pecados em troca de dinheiro aos religiosos. Foi assim até que um monge alemão, Martinho Lutero, começou a criticar e negar essas práticas que não condiziam com o que lia na Bíblia. Então, nessa data, Lutero escreveu um documento citando 95 pontos criticando a Igreja e o Papa. Essas teses foram pregadas na porta da igreja para que todos lessem. Isso deu origem ao protestantismo, isto é, a fé cristã que dá glória somente a Deus, que crê somente na Bíblia e que crê na salvação por meio da fé. Mas essa revolução protestante influenciou a sociedade em diversas áreas, não apenas a religiosa. A Reforma Protestante teve um grande impacto em vários setores, e um dos principais foi na Educação. Com o intuito de traduzir a Bíblia para o alemão, para que todos pudessem ter acesso ao Evangelho, a Reforma fez com que mais pessoas aprendessem a ler, escrever e serem conscientes e críticas. Foi também com a ideia protestante de usar dinheiro para ajudar outras pessoas que surgiram escolas e universidades públicas. Na política, quebrou o monopólio católico resultando no estado moderno e

10 | www.vitoriaemcristo.org


contribuindo para o crescimento da liberdade política regional. Na economia, causou mudanças a favor do capitalismo, e isso foi um fundamento para a economia moderna. Socialmente, relevou o conceito de igualdade e liberdade, isto é, de que não existe diferença entre leigo e clérigo, de que todos são iguais perante Deus. A Reforma gerou dádivas como a liberdade do indivíduo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia. Aconteceram também mudanças nas leis, no casamento e na família. O movimento missionário proveniente da Reforma espalhou, ainda, todos esses conceitos por diversos lugares no mundo. Veja a coluna Vida Vitoriosa, na página 16, em que o pastor Silas Malafaia cita outros benefícios que a Reforma Protestante deixou para a sociedade.

Curiosidades da Reforma Protestante - O pai da Reforma Protestante foi Martinho Lutero, que era um monge e professor de teologia. - Lutero tinha 33 anos quando escreveu 95 teses que contrariavam ensinos da Igreja Católica. - Cinco pontos (conhecido como Cinco Solas) resumem o protestantismo: Só a fé em Jesus salva (sola fide), só a Bíblia é a Palavra de Deus (sola scriptura), só Cristo é mediador entre Deus e homens (sola Christus), somos salvos pela graça (sola gratia) e somente Deus deve receber a glória (soli Deo gloria) - Lutero foi excomungado da Igreja Romana após divulgar suas teses. - A carta do apóstolo Paulo aos Romanos foi um dos principais livros usados por Lutero para basear suas teses.

www.vitoriaemcristo.org |

11


Em defesa da e dos princípios

cristãos Novos Horários RedeTV nacional | 9h Band Bahia | 8h30 Band Espírito Santo | 8h30

Conheça também: Novo site do Pr. Silas Malafaia

www.silasmalafaia.com

ACESSE

12

| www.vitoriaemcristo.org


Seja um Parceiro Ministerial Ajude a manter os projetos sociais apoiados pela Avec e que atendem mais de 3 mil pessoas por dia no Brasil e em Guiné-Bissau. Ligue (21) 2187-7000 / 2598-2019 / 2448-1160

FIEL

GIDEÃO

OFERTA MENSAL: a partir de R$ 30,00 mensais; RECEBA: cartão que lhe dará direito a 10% de desconto em qualquer produto Central Gospel (compras diretas em qualquer loja Central Gospel ou pelo Call Center); EVENTOS: direito a 30% de desconto na compra de ingressos para Eslavec e Fogo para o Brasil.

OFERTA MENSAL: a partir de R$ 1.000,00 mensais; RECEBA: cartão que lhe dará direito a 10% de desconto em qualquer produto Central Gospel (compras diretas em qualquer loja Central Gospel ou pelo Call Center); EVENTOS: entrada gratuita na Eslavec e no Fogo para o Brasil.

FICHA DE INSCRIÇÃO DO PARCEIRO MINISTERIAL Não se esqueça de assinalar qual será o tipo da sua contribuição!

Quero tornar-me um PARCEIRO MINISTERIAL FIEL e contribuir com um valor A PARTIR DE R$ 30,00 por mês. Quero tornar-me um PARCEIRO MINISTERIAL GIDEÃO e contribuir com um valor A PARTIR DE R$ 1000,00 por mês. Forma de Contribuição: Boleto Bancário

Cartão de Crédito

Visa

Master

Hipercard Validade:

Nº do Cartão: Valor a ser debtado do cartão de crédito:

American Express Cód.:

R$

Nome: Endereço:

Bairro:

Município:

CEP:

Data de nasc.:

Tel: (RES)

(Com.)

UF: CPF: Cel.

E-mail:

1) Preencha a ficha com todos os seus dados; 2) Dobre a ficha ao meio na linha contínua ao lado; 3) Dobre e cole a tarja preta na outra face da ficha;

Dobre nesta linha

ATENÇÃO!

POR FAVOR, PREENCHA O CARTÃO COM LETRAS LEGÍVEIS Você também pode se cadastrar pelo nosso site: www.vitoriaemcristo.org

E-mail: avec@vitoriaemcristo.org

Dobre e cole esta tarja voltada para dentro na outra face da ficha

Preencha esta ficha e torne-se um Parceiro Ministerial.


Objetivos de oração da avec 1- Aumentar o trabalho de assistência social.

Objetivos já conquistados

2- Investir mais na ajuda missionária à África.

1- Programa em rede nacional aos sábados

3- Alcançar o maior número de pessoas com o evangelho por meio do programa Vitória em Cristo.

2- A propriedade da Associação Vitória em Cristo.

4- Investir mais no desenvolvimento de pessoas através dos eventos da Avec. 5- Manter-se firme como defensora da vida, da família tradicional e dos princípios cristãos.

Objetivos permanentes 1- Pelo pastor Silas Malafaia e por sua família. 2- Pela Associação Vitória em Cristo. 3- Pelo Brasil.

Obrigado pela sua parceria

3- Uma unidade móvel de TV para o Programa Vitória em Cristo. 4- Um avião executivo que permite deslocarmo-nos com agilidade para realizarmos a obra de Deus. 5- Transmissão do programa de televisão dublado em inglês para 200 nações, alcançando 670 milhões de lares. 6- Compra de equipamentos em HD para gravação dos programas a fim de atender às exigências das emissoras de TV. Valor estimado em R$ 4 milhões.

9912440559/18-DR/RJ

CARTA RESPOSTA NÃO É NECESSÁRIO SELAR

REMETENTE:

O SELO SERÁ PAGO POR:

ENDEREÇO:

Associação Vitória em Cristo AC Taquara - 22740-971 Rio de Janeiro - RJ

| www.vitoriaemcristo.org


Ajude-nos a continuar transformando vidas Siga a Avec nas redes sociais

Contato

E-mail | avec@vitoriaemcristo.org

Telefone Fixo | (21) 2187-7000 (21) 2448-1160

Facebook | avecoficial1

Whatsapp | (21) 98692-9597

Twitter | avec_oficial

Whatsapp | (21) 98050-8436

Instagram | avec_oficial YouTube | Associação vitória em Cristo www.vitoriaemcristo.org |

15


Vida Vitoriosa

Reforma protestante

Pr. Silas Malafaia Psicólogo clínico, conferencista e fundador da Associação Vitória em Cristo

A contribuição para o mundo

Em 31 de outubro, comemoramos a Reforma Protestante e precisamos ressaltar sua importância não apenas em nossa fé, mas na contribuição para o mundo. A Reforma influenciou na política, nas ciências, nas artes, na educação, na economia, na cultura, nos direitos humanos, no direito à vida, na escola pública. A imprensa deveria dar atenção a algo tão fundamental que mudou a história do mundo. Veja alguns pontos de influência:

1. Democracia: O modelo democrático criado na Antiga Grécia e esquecido por séculos foi retomado pelos reformadores. Hoje, no mundo ocidental, temos nações democráticas graças à Reforma Protestante.

2. Estado Laico: Foi a partir da Reforma que houve separação entre Estado e Igreja.

isso. As classes mais altas trabalhavam se quisessem. Quem acabou com isso foi Lutero, mostrando a importância e a valorização do trabalho como dom de Deus para as pessoas.

5. A dignidade do trabalho e a importância da produção Até a Reforma, a economia era baseada na agricultura de subsistência. A partir da Reforma, com a dignidade do trabalho, valorização da produção e o excedente de riqueza, surgiram o sistema bancário, a circulação de moedas, etc.

6. A liberdade religiosa e o Estado Secular A Reforma tirou o mundo de 300 anos de obscurantismo total onde as pessoas eram obrigadas a seguir uma religião e até morriam. Foi a Reforma que trouxe a liberdade religiosa.

3. Fundação dos Estados Unidos e 7. A Reforma Protestante e a exdo Canadá: pansão do conhecimento Quando houve separação do Estado e da Igreja, os protestantes puritanos foram terrivelmente perseguidos. Eles migraram para os Estados Unidos e para o Canadá, fundaram essas nações que têm bases no protestantismo e que são modelos de democracia no mundo.

Foi a Reforma que conseguiu tirar do povo a ideia de que anjos ou demônios explicam todos os fenômenos naturais. A partir da Reforma se produziu conhecimento e ciência como nunca no mundo.

4. Reforma e o trabalho:

8. A Reforma Protestante e o ensino público

Na Idade Média, por interpretação equivocada da Palavra de Deus, o trabalho era considerado um castigo de Deus. Só as classes menores eram impostas a

Foi a Reforma que trouxe o ensino público e gratuito. Isso teve importância gigante para que a Europa tivesse um avanço técnico, científico e cultural.

16

| www.vitoriaemcristo.org


Relacionamentos

Cuide da sua saúde

física, mental e espiritual

Deus quer habitar num corpo saudável, pois somos templo do Espírito Santo Nosso corpo é a ferramenta mais importante que temos nesta terra e é fundamental cuidar bem dele. Deus é Espírito e precisa de pessoas com corpos saudáveis para realizar Seus propósitos neste mundo. Para vir a esta terra, Cristo precisou do útero de Maria, uma mulher saudável. Ele veio no corpo de um menino e recebeu o nome de Jesus. Seus pais terrenos tiveram todo o cuidado necessário com Ele, que cresceu em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lucas 2.52). Você tem tido o devido cuidado com o seu corpo? Neste mês de outubro, realiza-se a campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo. O objetivo é incentivá-las a fazerem a prevenção através do autoexame e da realização da mamografia, principais mecanismos de controle e A mamografia deve ser feita uma vez por ano, a partir dos 40 anos. Nos casos de mulheres com histórico familiar, recomenda-se a realização a partir dos 35 anos. As chances de cura nos casos de diagnóstico precoce chegam a 95%.

lagre completo em sua vida. Mas, não deixe de fazer a sua parte. Busque ajuda médica e confie no poder do sangue de Jesus, que levou na cruz do Calvário as nossas enfermidades (Isaías 53.4). Tome posse da Palavra de Deus. Declare-a, diariamente, crendo na ação inerente a ela. Ore e peça a intercessão do povo de Deus, pois cremos no poder da unidade e da concordância da Igreja de Cristo. Em Jeremias 17.14 está escrito: Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.! Declare esta palavra profética sobre sua vida ou sobre algum familiar que esteja passando por enfermidade. Coloque a sua fé em ação, pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5.16). Nosso Deus continua sendo o mesmo. Ele salva, batiza e cura. É o JEOVÁ RAFA! O SENHOR QUE CURA! Confie em Jesus e, pela fé, veja-se curada, cumprindo os propósitos que Deus tem para você nesta terra. Um grande abraço!

Pra. Elizete Malafaia Psicóloga, terapeuta de família e coordenadora do Grupo de Terapeutas Cristãos

Se alguém de sua família ou você mesma está passando por esta situação, saiba que Deus pode e quer fazer o miwww.vitoriaemcristo.org |

17


Vida Saúdavel

Como melhorar a digestão tomando chá

• Carqueja - Contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas hipertensas e diabéticas; • Cavalinha – Não indicado para gestantes e pacientes com gastrite e úlcera; Tomar um chá é uma tradição para muitos. Em alguns países como a Inglaterra faz parte da cultura. Os chás oferecem grandes benefícios para a saúde, desde aliviar alguns sintomas da gripe e auxiliar no processo de emagrecimento até reduzir doenças como câncer. Outra função é o auxílio à digestão, mas algumas pessoas, principalmente mulheres grávidas, devem ficar atentas. Confira alguns chás que facilitam o processo digestivo, mas possuem algumas restrições:

• Camomila – Deve ser consumido com moderação por causar náusea e insônia; • Chá branco - Não recomendado para gestantes e lactantes. Deve ser consumido com moderação por pacientes com hipertensão, diabetes, úlcera e insônia; • Erva-cidreira – Contraindicado para pacientes com problemas na tireoide; • Gengibre - Não indicado para gestantes e pessoas com diabetes ou hipertensão;

• Alecrim - Não indicado para gestantes, pacientes com hipertensão e diabetes;

• Louro - Contraindicado para gestantes e lactantes;

• Boldo - Não recomendado para gestantes;

• Tomilho – Não indicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos e pacientes com insuficiência cardíaca.

• Canela - Contraindicado para gestantes;

18

| www.vitoriaemcristo.org


www.vitoriaemcristo.org |


você

Testemunhos

Com na missão de transformar vidas “Recebi o valor dez vezes maior”

Eu estava com uma dívida e sem condições de pagar. Era um valor alto para mim. Em um Programa Vitória em Cristo, o pastor Silas Malafaia liberou uma palavra. Eu tomei posse e fiz um voto de que ofertaria na Avec o valor igual ao da minha dívida. De forma sobrenatural, meus pais venderam uma propriedade no interior onde moravam. Poucos dias depois, minha mãe ligou para me avisar que estava depositando o valor dez vezes maior que minha dívida. Paguei meu voto, paguei a dívida e ainda fiquei com um valor que muito me abençoou!

Maria do Socorro

“Tenho colhido bênçãos”

Comecei a contribuição há alguns anos, em uma época em que estava com muita dificuldade financeira. Eu tinha uma grande dívida do meu caminhão no valor de R$ 150 mil e quitei essa dívida com apenas R$ 15 mil reais. Depois disso, já quitei meu terreno, construí minha casa e, recentemente, troquei meu caminhão por um bem mais novo em plena época de pandemia. Desde que aprendi a dizimar e ofertar não para receber algo em troca, mas como gratidão, tenho colhido bênçãos da parte de Deus.

Claudio Cesar de Oliveira

“Dou com alegria”

Sou parceira da Avec há mais de 20 anos e não me arrependi nem uma só vez. Dou com alegria porque estou ajudando a fazer a obra que Jesus nos ordenou. Como não posso ajudar presencialmente, ajudo a financiar essa obra muito gratificante. Todos deveriam experimentar fazer mais e criticar menos quem faz.

Liliane Machado Ribeiro

20

| www.vitoriaemcristo.org


Cidadania

Impeachment e a

responsabilidade dos cidadãos

No Brasil, o Presidente da República, os Ministros de Estado, os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o Procurador-Geral da República (PGR), os governadores e prefeitos podem ser cassados por meio de um processo de impeachment. O artigo 85 da Constituição Federal define quais são os crimes de responsabilidade contra o bem público aplicáveis, e a lei 1.079/50, em seu artigo 2.º, define o procedimento, estabelecendo o período máximo de cassação em oito anos. Os primeiros a incluir a noção de impeachment em seu ordenamento jurídico foram os Estados Unidos, na década de 1970, quando o então presidente Richard Nixon foi afastado do cargo em razão do famoso escândalo de Watergate. No Rio de Janeiro, no dia 23 de setembro de 2020, a Assembleia Legislativa votou e aprovou o projeto que autoriza a abertura do processo de crime de responsabilidade contra o governador Wilson Witzel. Essa é a

primeira vez que um estado da nossa federação inicia a mais grave medida de sanção administrativa contra um homem público, por crime de responsabilidade. É importante lembrar que o voto não é apenas uma questão de conscientização individual. Cada um de nós precisa saber que a responsabilidade não termina no dia da eleição - quando devemos escolher o que julgamos ser o melhor candidato -, mas ela permanece durante os quatro anos de mandato. Além disso, precisamos manter a mais rigorosa fiscalização possível, acompanhando todos os atos, cobrando e exigindo o fiel cumprimento das leis. Samuel Malafaia Pastor, engenheiro, deputado estadual (RJ), professor de Teologia e comentarista da revista Lições da Palavra de Deus Envie seu comentário para o e-mail: samuelmalafaia@uol.com.br www.vitoriaemcristo.org |

21


EXPEDIENTE PRESIDENTE Pr. Silas Malafaia Filho VICE-PRESIDENTE Pr. Silas Malafaia

Fale conosco E-mail: avec@vitoriaemcristo.org Facebook: Associação Vitoria em Cristo Twitter: @Avec_oficial

DIRETORA-EXECUTIVA Elba Alencar

VISITE O SITE DA AVEC

GERÊNCIA ADMINISTRATIVA Lívia Malafaia Antunes

www.vitoriaemcristo.org e leia outros belos testemunhos

SUPERVISOR ADMINISTRATIVO Felipe Araújo ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA Ana Lúcia Martins Diogo da Silva Cristiane Peixoto Pereira Cristiane Achilles Helenilda Pralon Tamara Tinoco

REVISTA FIEL GERENTE DE MARKETING Sarah Alencar JORNALISMO Liérgina Martins Rayane Vinhas MARKETING Renata Gonçalves Mirele Silva (Estagiária)

Atenção para os e-mails: avec@vitoriaemcristo.org ESCREVA TAMBÉM PARA: Avec Estrada do Guerenguê, 1851 Taquara - Rio de Janeiro - RJ Cep: 22713-001 TELEFONES: (21) 2187-7000 (21) 2598-2019 (21) 2448-1160 WHATSAPP: (21) 98692-9597 (21) 98050-8436

DESIGNERS Robert Mota Santaroni Fernando de Lima

Para você que não recebe boleto bancário regularmente, relacionamos abaixo as agências onde poderão ser realizados os depósitos em nome da Avec:

PROJETO GRÁFICO Marcos Avlis / Robert Mota Santaroni

BANCO DO BRASIL

DIAGRAMAÇÃO/ CAPA Robert Mota Santaroni

Agência: 0576-2 Conta Corrente: 225822-6 BRADESCO

Agência: 0663-7 Conta Corrente: 92177-7 CAIXA:

Deposite a sua oferta para a Associação Vitória em Cristo em uma das agências bancárias relacionadas ao lado, escreva o seu nome completo no comprovante de depósito, e envie-o para nós.

Agência: 4264 Operação:003 Conta Corrente: 00902171-1 Faça sua contribuição em qualquer casa lotérica, mesmo sem a posse do boleto bancário. Basta ir ao caixa, apresentar o número do seu CPF e o código de Pagamento Eletrônico Caixa (PEC) da Avec: 10877665. Para doar sem cadastro ou vínculo com a Avec, informe seu CPF e o PEC Fácil da Avec: 30912095. Se desejar, envie foto do comprovante de doação para o nosso WhatsApp.

BANCO SANTANDER

Agência: 3003 Conta Corrente:13083048-1

22

| www.vitoriaemcristo.org


www.editoracentralgospel.com |(21) 2598-2019

21 981330519

23,5x22,5cm l 56 pรกginas

20x25,4cm l 128 pรกginas

18x22,5cm l 128 pรกginas


Seja uma

MULHER

VITO RIOSA

13,5x20,5cm l 112 páginas

14X21cm l 1844 páginas

15,5x23cm l 176 páginas

15,5x23cm l 262 páginas 15,5x20,5cm l 216 páginas

14X21cm l 1844 páginas

14X21cm l 1844 páginas

ENCONTRE ORIENTAÇÃO PARA SUA VIDA PESSOAL, SENTIMENTAL E ESPIRITUAL

www.editoracentralgospel.com | (21) 2598-2019

21 981330519

Profile for Revista Fiel

Revista Fiel 176  

Revista Fiel 176  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded