1 minute read

7 conselhos para os homens serem vitoriosos

Hoje eu quero falar com os homens. Em 15 de julho, é comemorado o Dia dos Homens no Brasil. Então, na Revista Fiel deste mês, meu recado é para eles. Quero dar sete conselhos para os homens serem vitoriosos, baseados no que Davi disse para seu filho Salomão, em 1 Reis 2.

1. Esforça-te

(1 Reis 2.2) Se esforçar significa gastar energia acima do normal. Para coisas comuns, você vai usar energia comum. Agora, se é para atingir coisas especiais e seu propósito de vida, você vai precisar de esforço, de entregar energia acima do normal. Você lembra quando Deus vai aconselhar Josué, que estava substituindo Moisés? Ele diz “Esforça-te”. Não tem nada de espiritual nisso. É a força humana. Se esforce para conquistar o que Deus te prometeu!

2. Exerça justiça e exerça misericórdia

(1 Reis 2.5-7) Você precisa saber o momento de exercer justiça e de exercer misericórdia. Se exercer só justiça, será um cara duro e inflexível. Se exercer só misericórdia, será permissivo. Tem hora que é para fazer justiça, que é dar o que é merecido. Tem hora que é preciso agir de misericórdia. Equilibre os dois.

3. Aja com sabedoria

(1 Reis 2.6) Ter sabedoria é ter capacidade de discernir pessoas, situações e ambientes. Peça a Deus. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tiago 1.5)

4. Seja grato

(1 Reis 2.7b) Não seja um menino de memória fraca. Homem de verdade lembra de quem o ajudou e manifesta gratidão, honra e reconhecimento.

5. Seja homem

(1 Reis 2.2) Não é genitália que define o que é homem. Homem que é homem tem palavra. Davi tinha feito um pacto com Jônatas de que cuidaria de sua família, e cumpriu. Tem homem que casa, tem filho, mas depois separa e não cuida mais. Seja homem! O homem tem sete funções autoridade para exercer: Proteção, provisão, promoção, lei, ordem, coesão, liderança.

6. Homem deixa legado. Qual legado você vai deixar?

(1 Reis 2.12) Minha família era pobre, mas meu pai era trabalhador e corria atrás para estarmos na escola. Meu pai não era um cara perfeito, mas era um cara de palavra e caráter. Não se preocupe só em deixar coisas materiais para o seu filho, mas principalmente em deixar um legado espiritual e emocional. Tem filho que nunca viu o pai orando ou lendo a Bíblia, e o pai ainda espera que ele seja crente. Qual legado você quer deixar?

Pr. Silas Malafaia

Psicólogo clínico, conferencista e fundador da Associação Vitória em Cristo

This article is from: