1 minute read

Casa Renascer promove trabalho especial com acolhidas do projeto

Conversa em grupo com psicóloga faz parte do tratamento contra a dependência química

A Casa Renascer atende mulheres jovens e adultas, entre 18 e 59 anos, com dependência química e que desejam restaurar suas vidas, ficando livres das drogas lícitas (álcool, tabaco e ansiolítico) ou ilícitas (cocaína, maconha, crack e outros). Com trabalhos sendo realizados desde 1980, o projeto cresceu e, em 2005, foi assumido pela pastora Wilma Alves e o missionário Edilson Alves.

Em 2021, a Associação Vitória em Cristo conheceu a Casa Renascer e iniciou o apoio ao projeto, possibilitando, assim, que as atividades continuassem. Recentemente, a Casa promoveu uma dinâmica em grupo com os terapeutas Elsio e Glaucia, que apresentaram o programa dos “12 passos” (Método Minnesota) à luz da Bíblia.

O Método Minnesota é um modelo de tratamento direcionado ao dependente químico com uma abordagem biopsicossocial do indivíduo, sendo eficaz no combate aos principais mecanismos de defesa da doença (negação, racionalização, projeção e orgulho) que, aliado à prática dos 12 passos - onde o indivíduo, dentro de um processo de autoconhecimento, desenvolve a prática da fé e conecta-se com Deus -, forma um alicerce espiritual da recuperação do dependente químico.

A Casa Renascer conta com: psicólogo, psiquiatra, assistente social, terapeutas, técnico em enfermagem, monitores e coordenadora. As atividades variam entre reuniões de terapia em grupo, prevenção à recaída, videoterapia, reuniões familiares, atividade física e artesanato.

A Avec investe para que essas mulheres saiam da casa de recuperação e possam ter uma nova vida com sua família. Cada pessoa recuperada do mundo das drogas é um lar que volta a ter paz, é um filho ou filha que tem os pais novamente, é um bairro que tem menos dependentes químicos nas ruas. A sociedade também ganha quando o resgate acontece com sucesso.

This article is from: