Issuu on Google+

PROGRAMA NATURA CAMPUS


2

programa natura campus


3

programa natura campus

NATURA CAMPUS CONSTRUINDO REDES COLABORATIVAS DE INOVAÇÃO

A OPÇÃO PELO CONHECIMENTO COMO ELEMENTO CENTRAL DE SEU ECOSSISTEMA FAZ DA NATURA UMA DAS EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO MUNDO. Alcançamos essa condição não porque abrigamos internamente laboratórios de pesquisa e um número expressivo de cientistas, mas sim em razão de, já em 2001, termos escolhido fazer inovação em colaboração com universidades, institutos de pesquisa e empresas. Agora, queremos avançar: mais do que fazer inovação aberta, querermos inovar em rede, conectando diferentes parceiros em projetos diversos, gerando oportunidades múltiplas de valor.

O Programa Natura Campus é o nosso ambiente de construção das Redes de Inovação da Natura com a comunidade de ciência e tecnologia mundial. O Programa é também um espaço para o aprendizado de como se pode construir uma relação efetiva e duradoura entre uma empresa e instituições que têm em comum a prática científica. O caráter sistemático do Programa propicia as condições para que essa relação seja plenamente entendida e possa evoluir permanentemente. Nosso propósito é possibilitar que os atores da parceria percebam oportunidades mútuas: que as instituições de ciência (ICs) possam enxergar oportunidades de geração e aplicação do conhecimento, e que a Natura possa incorporar a ciência como um elemento cada vez mais importante para a realização de sua estratégia. Os pesquisadores e as instituições de ciência do Brasil e do mundo estão convidados a participar do Natura Campus.


4

programa natura campus

PROGRAMA NATURA CAMPUS

/ missão CONECTAR A NATURA E O MEIO CIENTÍFICO, COM A FORMAÇÃO DE PARCERIAS E REDES GLOBAIS DE COLABORAÇÃO QUE PROMOVAM RELAÇÕES CAPAZES DE AMPLIAR E DIFUNDIR CONHECIMENTOS E INOVAÇÃO.


5

/ visão GERAR MÚLTIPLAS FORMAS DE VALOR EM REDE ESTIMULANDO A EXCELÊNCIA DO PENSAMENTO HUMANO.

programa natura campus


6

programa natura campus

TRAJETÓRIA DE PARCERIAS E COLABORAÇÃO

A certeza de que as relações de colaboração são o melhor caminho para buscar o novo, criar e fazer evoluir conceitos, conhecimentos e tecnologias, nos levou a estabelecer canais de comunicação e relacionamento com a comunidade científica. Assumimos uma postura ativa de trabalho no mundo da ciência e temos a satisfação de valorizar e estimular a interação com a academia por meio da convivência dinâmica e produtiva. Isso começou a acontecer de forma mais intensa na Natura em 2001, quando iniciamos diversas parcerias com universidades e agências de fomento. Naquele ano, participamos de um edital do CNPq que financiou estudos sobre medicamentos feitos à base de plantas medicinais. Em 2003, em conjunto com a FAPESP, lançamos um edital que possibilitou o apoio a dezenas de projetos de pesquisa. Já em 2005, sempre com a participação de instituições científicas, começamos a pesquisar o uso de óleos essenciais naturais em perfumaria, lançamos o Chronos Spilol, primeiro cosmético antisinais com ativo da biodiversidade brasileira, e concluímos a vegetalização de toda a linha de sabonetes.

Com o aumento da intensidade tanto de suas atividades internas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), como de suas relações com ICs, em 2007 lançamos o Programa Natura Campus. Nosso objetivo foi estruturar um processo de colaboração sistemática entre a Natura e o meio científico. Como resultado, até 2011 estabelecemos parcerias com 18 ICs, de nove estados brasileiros, somando 39 projetos colaborativos voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica. Assim, já em 2009, atingimos a marca de 50% de projetos de tecnologia realizados em parceria com diferentes organizações.

EM RAZÃO DOS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS NA INTERAÇÃO COM NOSSOS PARCEIROS, ACREDITAMOS QUE OS PROJETOS DE INOVAÇÃO COLABORATIVA PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA NÓS E PARA TODA NOSSA REDE DE RELAÇÕES.


7

programa natura campus

MAIS RELAÇÕES, MAIS INOVAÇÕES

COMO FORMA DE AMPLIAR A INOVAÇÃO COLABORATIVA COM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA DO BRASIL E DO EXTERIOR, O PROGRAMA NATURA CAMPUS FOI REFORMULADO EM 2011, AMPLIANDO AS FORMAS DE INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA.

Sua principal característica passou a ser o relacionamento constante por meio do uso de interatividade e a diversificação dos meios de construção de conhecimento em rede. Acreditamos que esse contato mais próximo facilita a identificação de oportunidades de mútuo benefício e a geração de múltiplas formas de valor para toda a rede de parceiros. O Natura Campus contempla agora todas as áreas do conhecimento, incluindo, além das ciências tecnológicas, as humanidades e as ciências sociais aplicadas. Levando em consideração que o conhecimento não se restringe a uma determinada região, sua abrangência passa a ser maior também em termos geográficos: o Programa se dedicará à formação e fortalecimento de redes no Brasil e no exteriorPara desempenhar seu novo papel, o Programa Natura Campus se utilizará de várias formas de interação com a comunidade científica, focadas na conexão e interação entre pesquisadores e disseminação de conhecimento na rede.


8

programa natura campus

CONEXÃO, INTERAÇÃO E CONHECIMENTO EM REDE

PORTAL NATURA CAMPUS

www.naturacampus.com.br É o principal canal de comunicação e elo de relacionamento entre a Natura e seus parceiros para inovação em rede. Os conteúdos estão sempre atualizados, com informações sobre ciência, tecnologia e inovação. O Portal hospeda blogs e ferramentas de comunicação interativa e articulação de pesquisadores com a Natura e com toda a rede. É possível acessar também a Agenda de Relacionamento do Programa, com informações sobre eventos e atividades relevantes da Natura e de seus parceiros, disseminando a cultura de inovação e servindo como canal para ampliação do alcance das atividades noticiadas, de modo a atingir os diversos públicos interessados.

BLOGS TEMÁTICOS O Portal Natura Campus abriga quatro blogs, direcionados para quatro temas científicos onde a Natura atua fortemente: Ciências Clássicas e Avançadas de Pele e Cabelo, Ciências do Bem Estar, Sentidos e Design de Experiências;e Tecnologias Sustentáveis. Cada blog tem um divulgador científico especialista no tema, responsável pelas postagens e pela mediação dos debates com os participantes, que podem incluir atuais parceiros da Natura e novos participantes da rede interessados nos temas.

NEWSLETTER Enviada periodicamente para todas as pessoas interessadas em acompanhar o avanço científico e tecnológico nos campos de atuação da Natura. Aborda, de forma sucinta, as últimas tendências e debates nesses campos, o olhar Natura e as oportunidades de avanço no trabalho colaborativo em rede.


9

programa natura campus

MEDIA CENTER Disponibiliza informações sobre a inovação na Natura. São dados da empresa, pesquisas realizadas e estudos de caso, dentre ouras informações que revelam o esforço da Natura em compartilhar seus aprendizados e favorecer a realização de novas pesquisas.

REDES SOCIAIS O Natura Campus está também interconectado com outras redes sociais da Internet, multiplicando fatos e oportunidades da inovação e mostrando a importância da colaboração. As informações são geradas a partir de um processo estruturado e seguro de conteúdo.


10

programa natura campus

DESAFIOS DE INOVAÇÃO NATURA

INCENTIVO À CIÊNCIA E RECONHECIMENTO DE PARCEIROS

Os desafios serão lançados por meio do Portal Natura Campus, com o objetivo de apresentar demandas de caráter técnico e científico, abordando temas específicos de inovação. Os desafios preveem diferentes desdobramentos de acordo com as demandas, podendo ser contratados como transferência de tecnologia, projetos de cooperação e codesenvolvimento e prêmios específicos.

A Natura quer reconhecer os principais parceiros da sua Rede de Inovação, com objetivo de estimular a ciência e celebrar o avanço do conhecimento em diferentes áreas. Neste contexto, o Programa Natura Campus tem o papel de criar novos mecanismos de reconhecimento e apoio para a comunidade científica. Programas Institucionais de Cooperação Científica.


11

programa natura campus

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA Visam facilitar a aproximação entre a Natura e Instituições de Ciência e Tecnologia, ajudando a identificar as formas de interação mais produtivas e estabelecer colaborações de longo prazo. Os esforços são alocados de forma estruturada, garantindo gestão da parceria com uma visão mais abrangente e inclusiva das oportunidades, permitindo alcançar objetivos convergentes com os parceiros.

WORKSHOPS DE INTERAÇÃO

PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO EM PESQUISA COM A NATURA

O Programa Natura Campus realiza eventos em conjunto com Instituições de Ciência (ICs) para possibilitar a interação entre pesquisadores Natura e das ICs. São oportunidades de troca de conhecimentos e de experiências, e de identificação de interesses comuns com potencial de colaboração em pesquisas científicas e tecnológicas. Esses workshops podem ser realizados na Natura, nas ICs, ou mesmo virtualmente, com auxílio de ferramentas da web.

O Programa Natura Campus realiza chamadas periódicas para recebimento de propostas de projetos de pesquisa. Esse modelo possibilita o planejamento das atividades de pesquisa pela Natura e pelos parceiros, além de favorecer a análise comparativa de propostas. Para saber os prazos e informações adicionais sobre os temas de interesse e como elaborar e submeter propostas de projeto, acesse:

www.naturacampus.com.br


12

programa natura campus

CIÊNCIA NA NATURA

Como forma de organizar nossas atividades de pesquisa, estabelecemos quatro campos multidisciplinares de conhecimento, interdependentes, nos quais buscamos gerar inovações que ultrapassem as expectativas da nossa rede de relações.

1

2

CIÊNCIAS DO BEM ESTAR

SENTIDOS E DESIGN DE EXPERIÊNCIAS

O objetivo das pesquisas neste campo é entender como se processam as respostas de bem estar e estar bem, incluindo a comprovação cientifica de como os produtos da Natura afetam nossos consumidores na relação com si mesmos, com o outro e com o mundo. Buscamos, ainda, ser protagonistas no desenvolvimento de estudos para a medição de bem estar e inovar na criação de conceitos, produtos e serviços que inspirem a ampliação de consciência.

Este campo multidisciplinar tem como objetivo entender como percebemos o mundo por meio dos sentidos e os mecanismos fisiológicos envolvidos na produção das sensações, percepções e emoções. Pesquisamos tecnologias sensoriais que ampliem os benefícios dos nossos produtos e buscamos desenvolver experiências de bem estar bem que criem conexões emocionais dos consumidores com os produtos Natura.


13

programa natura campus

3

4

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

CIÊNCIAS CLÁSSICAS E AVANÇADAS DE PELE E CABELO

Os estudos deste campo têm por objetivo prospectar, desenvolver e implementar conceitos e tecnologias para promover o uso sustentável dos recursos naturais, incluindo a pesquisa de sistemas ecológicos de produção, novos materiais e embalagens, tecnologias sociais e modelos de avaliação de impactos socioambientais. Ainda, este campo tem um olhar para ciência e tecnologia de ingredientes para formulações de origem vegetal e/ ou biotecnológica, incluindo extratos com funcionalidades cosméticas, óleos fixos e essenciais, entre outros. A sustentabilidade das relações também se encaixa neste grupo, com pesquisas em modelos de parceria e inovação aberta.

Este campo é focado na pesquisa da pele, couro cabeludo e fios de cabelo. Buscamos entender cientificamente os mecanismos biológicos e físico-químicos dessas partes do corpo, com o objetivo de desenvolver produtos e serviços com benefícios inéditos e diferenciados, alinhados com as necessidades do consumidor. Desenvolvemos, também, métodos diagnósticos não-invasivos para pele e cabelo em seres humanos (in vivo, in vitro e in silico). Neste campo de atuação utilizamos o conhecimento consolidado, além do conhecimento nascente e de vanguarda das diversas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.


14

programa natura campus

INOVAÇÃO NA ESSÊNCIA

PARA VOCÊ, PESQUISADOR!

A importância da inovação para a Natura pode ser mensurada pelo volume de recursos que investimos nessa atividade e pela contribuição das inovações para o negócio Natura. Em 2010, 2,8% da nossa receita líquida foram destinados à inovação, o que correspondeu a R$ 139,7 milhões. Naquele mesmo ano, o índice de inovação da Natura chegou a 61% 1.

O Programa Natura Campus tem esse nome por se assemelhar ao ideal dos campi universitários como lócus criativo para se pensar e fazer ciência. Por isso, ele está aberto à participação de pesquisadores interessados das mais diferentes áreas do conhecimento: ciências exatas, humanas e biológicas. CONECTE-SE, INTERAJA E COMPARTILHE INFORMAÇÕES NESTA REDE DE CONHECIMENTO E COLABORAÇÃO!

A Natura conta com mais de 250 colaboradores diretamente envolvidos com Pesquisa e Desenvolvimento, dos quais cerca de 40% são mestres e/ou doutores. Eles trabalham nos quatro centros de ciência, tecnologia, desenvolvimento de produtos e processos da Natura. O principal deles, localizado no espaço Natura, em Cajamar, região da Grande São Paulo, é o mais amplo e avançado centro de P&D da América do Sul na área de cosméticos. Os outros dois estão em Benevides, no Pará, em Paris, na França e em nosso mais recente centro de conhecimento e inovação em Manaus, no Amazonas, que possibilitará a articulação de redes de pesquisa na região. A nossa postura inovadora é reconhecida também pelas agências de fomento à pesquisa no Brasil, com projetos envolvendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Convidamos você a ampliar a dinâmica e os horizontes da ciência por meio do Programa Natura Campus. Acesse:

www.naturacampus.com.br

1

Percentual da receita proveniente de produtos lançados nos dois últimos anos.



ajustes folder NC