1 minute read

Ilha dos Arvoredos encanta e encarna ícone da sustentabilidade

O local era totalmente fechado para visitação pública até 2021. Funcionava apenas para iniciativas científicas e de preservação. Hoje, além das tecnologias sustentáveis, a Ilha reúne preservação de recursos para futuras gerações e um acesso único à história, ciência, cultura e lazer.

O patrimônio histórico ambiental brasileiro é amplo e diverso. A existência da Ilha dos Arvoredos, a 1,6 km da Praia de Pernambuco, em Guarujá, mistura-se com a vida do engenheiro mecânico e ambientalista Fernando Eduardo Lee (1903-1994). E comprova que a preservação da vida no planeta passa pela aura visionária de homens capazes de enxergar além do horizonte.

Advertisement

Tudo começou em 1950, quando Fernando Lee recebeu, da Marinha Brasileira, autorização de concessão para realizar pesquisas científicas. Ele projetou o que seria uma ilha privativa autossustentável em energia e água potável, a partir de um sistema de captação pluvial. Foi isso o que aconteceu entre os anos 50 e 60. E a Ilha dos Arvoredos acaba se tornando referência em tecnologias sustentáveis no início dos anos 70.

Constitui um grande, autêntico e raro laboratório a céu aberto. Acrescente-se o visual e a experiência magnífica de visitar um lugar encantado pela natureza. Visitar o local é aprender muito – ali tem sido palco para dinâmicas de RH às corporaçõess atendidas pelas TMCs.

A Ilha dos Arvoredos tem 36 mil m² e, ao longo da sua história, recebeu diversas denominações, como: Ilha Encantada, Ilha do Sonho, Ilha do Arvoredo (no singular) e Shangri-Lee. Nos primórdios, o local era somente uma grande rocha. Depois, foi recebendo intervenções de engenharia a partir do projeto de Fernando Lee. Recebeu areia, árvores e plantas de diferentes partes do mundo.

As visitas à ilha são agendadas nos finais de semana, com saídas aos sábados ou domingos, às 9h30, 10h30, 12h30 ou 13h30. O embarque é no Restaurante O Farol – Estrada Bertioga, 1946 – km 7 –Praia do Perequê – Guarujá/SP.

This article is from: