Jornal Visão Leste - Ed. 245

Page 4

4 - Novembro de 2019

No meu tempo, ai, ai... Tia Cida

Sabemos que estamos envelhecendo quando pensamos passado, tipo, “no meu tempo...”, e o fato de já estar acontecendo com parte da população aliado à previsão de que até 2050 os idosos serão a maioria no país. Com uma sensação de que o tempo se acelera cada vez mais, não nos damos conta de que não temos o cuidado de nos preparar para essa fase da vida. Doenças mais comuns em pessoas de idade mais avançada estão atingindo a todos. Infartos, diabetes, derrames celebrais e todos os tipos de câncer são atribuídos em parte ao ritmo de vida imposto pelo nosso dia a dia, com a falta de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e por causa do ar que respiramos. O que tentamos ignorar nessas atribuições é a disputa na busca da sobrevivência e de mais conquistas materiais, nos privando e até evitando o mais importante na busca de qualidade de vida, o calor humano. Já no primeiro ano de vida vamos perdendo essa referência como a amamentação materna, o colinho, as cócegas, o cafuné e o cheiro da mãe, agora preocupada com a carreira, independência financeira e outras invenções de uma humanidade sem rumos. Infelizmente, nesta época de egoísmo e individualidade, qualquer gesto mais afetuoso, atencioso ou carinhoso é visto como sinal de fraqueza ou, no extremo, de criminoso. Tempos em que se escandalizam com uma mãe amamentando seu filho em público, um filho andando com o pai de mãos dadas, um abraço, um afago, um carinho. À medida que crescemos, outras manifestações de carinho e afeto vão rareando, e as mágoas, as frustrações, o abandono e o vazio vêm fazer parte de nossas vidas. Quanto mais envelhecemos, isso mais se acentua. Se colocar no lugar do outro é o grande desafio porque nada é eterno a beleza, a juventude, a agilidade e o vigor se esvaem com o tempo e, mais rápido do que queremos, envelhecemos.

Poupatempo de Itaquera comemorou 19 anos de atendimento O Poupatempo em Itaquera comemorou 19 anos de serviços oferecidos aos cidadãos no dia 18 de novembro. Desde a inauguração, em 2000, o Posto do Governo do Estado já prestou 62 milhões de atendimentos, sendo 1,7 milhão deles entre janeiro e outubro deste ano. A unidade conta com atendimentos do Instituto de Identificação (IIRGD), Detran.SP, Cert, Sabesp, CDHU, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, TRE, Crecisp, Procon, Acessa São Paulo, e-poupatempo, Dersa, Ministério Público Estadual, além de um correspondente bancário, para pagamento de taxas. Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, o Poupatempo tem feito um esforço para conscientizar a população sobre as vantagens em recolher as taxas com cartão de débito. “O pagamento de taxas com cartão agiliza o atendimento, pois evita que o cidadão tenha que passar pelo processo no correspondente bancário, além de ser mais seguro do que circular com dinheiro vivo”, afirma André Arruda, diretor-presidente da Prodesp, empresa do Governo do Estado que faz a gestão do Programa Poupatempo. O posto de atendimento em Itaquera fica na Avenida do Contorno, 60 - Itaquera - (ao lado da Estação Corinthians do Metrô) e o horário de atendimento é de segunda a sextafeira, das 7 às 19h, e aos sábados, das 7 às 13h. Como agendar O Poupatempo atende

com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento: Portal na internet: [http:// www.poupatempo.sp.gov. b r ; ] w w w. p o u p a t e m p o . sp.gov.br; Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela); Aplicativo no celular: SP Serviços. Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, sete dias por semana: De telefone fixo: (11) 4135-9700 - Capital

e Grande São Paulo / 0300 847 1998 - demais municípios do estado de SP, De celular: (11) 41359700 - todos os municípios do estado de SP. Programa Poupatempo O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado. Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.