Prato Indígena na mesa Mingau de banana madura faz parte da tradição indígena do Alto Rio Negro Cláudia Ferraz, do Virajovem São Gabriel da Cachoeira (AM)*
A
s comidas tradicionais indígenas do Alto Rio Negro dão água na boca. Como em qualquer cultura, também entre os grupos indígenas amazônicos há pratos para o dia a dia e também para serem saboreados em ocasiões especiais. Esse é o caso da época de derrubada de árvores para fazer roça nova, lugar de plantação de frutas, verduras e criação de animais. Nessas ocasiões, as pessoas costumam organizar os trabalhos coletivos chamados ajuri. Ao longo do dia, as mulheres fazem mingaus de diversos tipos que são servidos aos trabalhadores, para que ganhem forças para continuar o trabalho. O mingau de banana, servido com peixe logo pela manhã, é uma refeição rica em proteína, ômega três e potássio, importante para quem trabalha utilizando força física. Confira como se prepara esse simples, mas delicioso mingau:
2 litros de água; 6 bananas pacovãs (também conhecidas como banana da terra).
Modo de preparo Descasque seis bananas pacovãs. Coloque-as numa panela com água para ferver e as cozinhe até amolecer. Retire as bananas cozidas da panela e deixe-as esfriar. Depois, passe-as na peneira para transformá-las em uma massa. Em seguida, devolva tudo para a panela e cozinhe novamente. Aproveite a mesma água, usada anteriormente, para cozinhar a massa de bananas. Mexa até ferver. Deixe cozinhar por um tempo, mas sempre mexendo, até engrossar o mingau. Apague o fogo e sirva. Bom apetite!
Virajovem São Gabri el da Cach oeira
Ingredientes
*Uma das virajovens presentes em 20 Estados do País e no Distrito Federal