Semiótica Aplicada - Lúcia Santaella

Page 68

A ELOQÜÊNCIA DAS IMAGENS EM VIDEOS...

SEMIÓTICA APLICADA

carta dentro do vídeo ganha em eficácia para o interpretante, na medida em que o desejo de denúncia da jovem tem muito mais apelo para os intérpretes do que teria a simples documentação das impurezas do ar acompanhada de uma fala informativa. Esse exemplo deixa bem à mostra o fato de que os efeitos interpretativos dependem diretamente do modo como o signo representa seu objeto. Essa questão permite que entremos nos interiores dos vídeos. Para isso, devemos relembrar que, por ser triádico, o signo permite uma abordagem em três faces. A face da relação do signo com aquilo que ele representa, que estaremos aqui chamando de face da referência. A face dos caracteres internos do signo e da maneira decorrente com que ele significa seu referente será aqui chamada de face da significação. Por fim, a face da relação do signo com o interpretante é chamada de face da interpretação. Essas três faces guiarão o caminho a ser seguido pela análise dos vídeos.

3. A face da referência A face da referência diz respeito à relação do signo com aquilo que ele representa. Essa relação tem dois aspectos: a) O aspecto do referente que se traduz na questão: Qual é o referente do signo? A que o signo se refere? b) O aspecto que diz respeito ao modo como o referente está presente no signo.

mo coletivos

a serem voltados

para essa causa última.

Sendo

vídeos produzidos no Brasil, a quase totalidade deles tem o Brasil como referência geoecológica. Cada vídeo faz um recorte específico nesse campo de referência que é comum a todos. São esses recortes que nos permitem chegar a uma primeira classificação da amostra, de acordo com a área de preservação ecológica que os vídeos abordam. Temos assim: Dez vídeos sobre a água: Líquido e certo; Tupãciretã: Pantanal ferido; Os segredos do Delta; Rio Iguaçu; Rio das Contas: potencialidade e poluição; Gregório, o córrego indomado; No coração da mata: a água; Educação ambiental na escola e na comunidade:

Águas - A natureza da paisagem; Ciclos da natureza; O grande tesouro do Lago de Itaipu. Seis videosdocumentários especiais sobre o tema geral da natureza: Amazônia, os novos guerreiros; A nascente do Amazonas; Galápagos, um mundo frágil; Paisagem submarina; Paisagem brasileira; Pedra podre. Quatro vídeos sobre lixo e reciclagem: Lixo; O lixo; Educação ambiental na escola e na comunidade: O lixo; Vira-volta. . Quatro vídeos sobre divulgação de projeto~ ecológicos e educativos: Ecomuseu de Itaipu: Colônia de férias, Projeto de educação ambiental Pontal Verde; Projeto Pepelantus Ecoturismo - Parque Nacional Serra do Cipó; Projeto Brejo de Altitudes. Três vídeos sobre mata e animais: Serra da Madureira, Os pequenos leões da Mata Atlântica; Tom da mata - Mata Atlântica.

3.1 A que os vídeos se referem? Sobre o que elesfalam? Todos os 35 vídeos de nossa amostra

versavam

sobre educação

ambiental. Todos têm, portanto, uma referência última que lhes é comum: a sobrevivência da vida na Terra. Não apenas a sobrevivência da vida humana, como também a sobrevivência

do próprio

planeta como ser vivo. Sendo educativos, os vídeos colocam ênfase no comprometimento e na responsabilidade tanto individuais co-

Dois vídeos sobre ar e poluição: Ar; Garagem fechada - Respira São Paulo. Dois vídeos sobre arborização urbana: Arborização urbana; Porto Alegre mais verde. Quatro vídeos classificados como "outros" devido à variação temática: Educação ambiental no ar: saneamento básico; Cultivo de plantas medicinais; Agroecologia de Santa Catarina; A fabulosa história e o urubu eco sábio. 117-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.