Revista Vidro Impresso Edição 7

Page 45

FotoS: Nelson Kon

Com 3,5 mil metros quadrados de área construída, o conjunto abriga uma biblioteca convencional, outra digital, um telecentro (cujo objetivo é ampliar o acesso da população às mídias digitais) e uma escola de informática. O prédio é composto por dois volumes laterais (ocupados pela circulação vertical), entre os quais estão implantados uma caixa envidraçada transparente (a biblioteca) e um volume de desenho mais denso e tonalidade contrastante (o telecentro). “A presença desse edifício linear de 12,5 metros x 85 metros de comprimento traduziu-se em um marco na paisagem na cidade, além de uma nova atração em termos de espaços públicos e edifícios culturais e educacionais”, ressalta Aly. A tipologia paisagística foi mantida a fim de preservar o caráter esportivo do espaço, reivindicado pelos moradores locais, agora sem os antigos fechamentos e associado a uma grande superfície luminosa que integra as atividades interiores (biblioteca) ao caráter natural da área exterior, por meio de uma grande superfície de vidro. “Esse vidro, na face sul, responde pela fusão dos espaços interno e externo do projeto e confere o significado final à proposta”, diz o arquiteto. Os vidros também estão presentes na fachada junto à Avenida Goiás, mas neste caso, por se tratar da face norte, protegidos por uma segunda pele de brises filtrantes de insolação direta. “O vidro proporciona um ambiente agradável de leitura aos usuários da biblioteca e uma “caixa de luz” para a praça durante a noite.” Nas grandes fachadas envidraçadas, informa Aly, foi utilizado o sistema Structural Glazing, com caixilharia de alumínio pintado na cor branca. Sua paginação segue a modulação do restante do edifício, com módulos de 1,25 x 2,5 metros, dispostos predominantemente na horizontal. “Em outras áreas, como nas aberturas do volume inferior e sanitários, foram usados vidros laminados de 6 mm, e algumas áreas internas receberam vidro temperado.” Na grande lâmina, o vidro adotado foi o laminado de 8mm. O projeto recebeu, ao todo, aproximadamente 920 m2 de vidros, fornecidos pela Mansur Vidros.

“A caixa envidraçada recebeu a proteção de brises na face mais sujeita à insolação, no lado voltado para a avenida. Na fachada oposta, orientada para a praça, o volume é quase completamente transparente, revelando o interior do prédio”

www.vidroimpresso.com.br 


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.