O Mundo Mágico dos Anhangás

Page 79

Os objetivos parciais dessa fase estabelecem-se como: • Gerar material de torcida: gritos, hinos, camisetas, faixas, etc; • Viabilizar a produção desses itens.

Por fim, a última fase (Experimentar/Compartilhar) é determinada da seguinte maneira: A experimentação dá vida às suas ideias. Construir protótipos significa tornar as ideias tangíveis, aprender enquanto as constrói e dividi-las com outras pessoas. Mesmo com protótipos iniciais e rústicos você consegue uma resposta direta e aprende como melhorar e refinar uma ideia. (INSTITUTO EDUCADIGITAL, 2013, p. 57) É hora de divulgar o projeto para a escola, para os pais e para a comunidade. Celebrar o esforço e a dedicação de todos e agradecer àqueles que colaboraram. (DESIGN FOR CHANGE, 2015, p. 37)

Os objetivos parciais dessa fase estabelecem-se como: • Dividir funções e responsabilidades durante o campeonato entre todos da turma: como quem serão os jogadores, quem fará parte da torcida e quem fará parte da equipe de apoio/comissão técnica, de forma que todo mundo participe do campeonato, mesmo que não esteja dentro de quadra. • Apresentar o time da turma para o resto da escola, contando a história de como ele nasceu e o que ele representa.

6.2.2. Detalhamento das aulas Com o desafio esquematizado, foi possível detalhar a prática das aulas, seguindo a organização de 2 aulas semanais de 45 minutos. O desafio foi dividido em 4 momentos a cada bimestre, que seriam ministrados a cada 2 semanas de aula. Dessa forma, buscou-se um equilíbrio entre as aulas em quadra, com atividades físicas curriculares, e em classe, com as atividades da proposta. Ainda assim, 45 minutos é um tempo bastante curto para desenvolver uma prática educacional de impacto. Dessa forma, cada momento foi organizado para tomar uma aula completa em sala de aula e meia aula em quadra, permitindo que o professor ou professora trabalhe alguma atividade física posteriormente. Para o atual trabalho, devido ao alto grau de complexidade da ideia, foram detalhados apenas os 4 primeiros momentos do projeto, correspondentes ao primeiro bimestre da atividade. Essas aulas seguem detalhadas a seguir:

MOMENTO 01 | AS AMARRAS DO GRUPO Tema: Estereótipos de gênero nas atividades físicas e esportivas. Objetivos: Reconhecer e discutir as amarras sociais de gênero. Materiais: Lousa, giz, folha de craft tamanho A1, post-its, lápis e/ou canetas. Avaliação: Dever de casa e trabalho em grupo, em classe. Base Metodológica: Atividade “Listar o que gostaríamos de mudar” (manual Criativos da Escola, p. 12) e dinâmica “A vida dentro de uma caixa: os homens devem... as mulheres devem...?” (cartilha Escola Sem Homofobia, p. 23) Metodologia: AULA 01 (Sala de Aula) 00:00 / 00:20 CONVERSA INICIAL: Abra a aula com uma roda de conversa sobre sentimentos e a relação deles com atividades físicas: sobre o que deixa os/as estudantes felizes, tristes, com raiva ou orgulho quando estão praticando essas atividades. Para encorajá-los, comece exemplificando algumas situações e perguntando como eles se sentiriam em relação a elas, e vá acrescentando novos sentimentos à conversa. Aproveite esse momento para começar a treiná-los na escuta com atenção, sem debochar ou rir de quem está falando. Tenha especial atenção em atrair as meninas ao papo e a incentivar que também compartilhem o que sentem sobre essas situações. É importante que seja garantido o respeito e a atenção da sala ao escutá-las.

77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.