lc.sociologia

Page 263

< Foto: J. Marçal

Sociologia Da mesma forma que aconteceu no Brasil, uma série de estudantes foram presos; a Universidade Sorbonne foi invadida pela polícia na tentativa de sufocar o movimento. Essas invasões às Universidades foram atitudes bastante presente aqui no Brasil; os estudantes da UnB, por exemplo, foram brutalmente reprimidos em Brasília, dentro da própria universidade. O maior diferencial do movimento do Maio de 1968, foi sem dúvida, sua junção com movimentos de trabalhadores que também participaram dos conflitos de rua. Barricadas eram montadas nas ruas para a proteção. Os paralelepípedos eram arrancados das ruas e posteriormente eram utilizados como “arma” lançados nos policiais. Seria possível elencar uma série de manifestações estudantis pelo mundo que tiveram sua organização estritamente vinculada aos fatos ocorridos na França, vários movimentos acontecem em apoio aos estudantes franceses, por exemplo, na Tchecoslováquia. Os estudantes da Tchecoslováquia, que em maio de 1968, manifestaram-se favoráveis aos estudantes franceses na frente da embaixada da França, também tentaram resistir meses depois à invasão soviética em seu país. Mais uma vez, mostra-se uma capacidade muito grande dos movimentos estudantis em se organizarem e imporem uma resistência a sistemas políticos que por meio de determinadas formas de organizações reprimem e limitam a atuação e criação do homem em sociedade. Com tudo o que foi discutido e apresentado neste texto, concluímos que o movimento estudantil historicamente possui uma grande possibilidade de resistência e de participação social... Pensando nisso... vocês, alunos, já discutiram sobre o Grêmio Estudantil da sua escola???? Não há nenhum movimento que já tenha começado grande, a história tem um ritmo próprio, no qual tudo é construído, portanto, iniciar pelo grêmio estudantil já é um bom começo. Mas se lembrem, as organizações sociais devem ser discutidas sempre com muita responsabilidade, pois o movimento estudantil no mundo todo possui uma histórica digna e feita de importantes projetos para transformação social. < Movimentos de Estudantes em defesa da escola pública, 2000, Curitiba.

pesquisa Bem pelo que abordamos neste texto e nos dois Folhas anteriores sobre os movimentos sociais, vimos que para a existência de qualquer forma de organização é necessário um ponto em comum, que pode ser um desejo de transformação. Na última atividade proposta, vocês alunos pesquisaram sobre as ações do movimento estudantil hoje. Mas e vocês, alunos do Ensino Médio possuem um projeto, têm desejos para si e para a sociedade ? Ou vocês acham que em nossa sociedade está tudo bem, nada deve ser mudado ? Estamos num mundo no qual catástrofes ecológicas vêm sendo anunciadas, por conta de desequilíbrios ambientais, um mundo onde há um continente inteiro morrendo de fome, e muito pouco é feito, uma sociedade que ainda reproduz valores como os racistas e ainda acham que os errados são os negros...

Movimento Estudantil 263


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.