Pintura além da pintura

Page 19

do corpo visão-razão à percepção do corpo ambiental: peculiaridades culturais latino-americanas marcos hill

A imersão de um mês proporcionada pela oficina Pintura além da pintura tornou-me mais atento a várias questões de arte, de pintura, de cultura e de política. Todas constituindo possibilidades de relativização de conhecimentos já adquiridos e institucionalmente cristalizados. Entre os problemas suscitados pela prática pictórica posta em questão, está a proposta da pintora inglesa Avis Newman sobre bordas, limites e fronteiras. Dela, muito se deve extrair desde que a disposição seja a de ampliar a compreensão sobre o fazer da pintura, no momento atual. Para tanto, é possível recorrer a uma memória histórica que, ancorada na cultura ocidental, oferece-nos percepções reveladoras. Uma problemática recorrente diante da análise sobre bordas, limites e fronteiras foi a da localização, infiltrada em várias camadas da consciência, permeadas pelos sentidos de tempo, espaço e realidade.

15

A localização estimula fricções entre o corpo e o entorno, a partir das quais afloram sensações e pensamentos impregnados de memória, afeto e imaginação. Daí pode resultar a expressão artística. Não é difícil reconhecer que convergências entre o corpóreo e a existência definem o fazer artístico, a partir das vivências conseguidas nas ininterruptas vivências no entorno. Um dos pontos que me interessa verificar nesse processo é o da invenção cultural desse corpo. Tanto o corpo do artista quanto os corpos da obra, do observador, assim como os inúmeros corpos constituintes do entorno. Historicamente, estamos vinculados a uma construção corporal que, desde o advento da modernidade, consumou a corporeidade a partir de uma conjunção bem datada entre visão e razão. É sabido que esse corpo visãorazão foi determinante na consolidação do aparato científico respaldado pelo capitalismo e, consequentemente, na criação dos Estados nacionais acelerados pela revolução industrial. O desenvolvimento da ótica é, portanto, referência necessária à compreensão do humano transformado em sujeito, como centro cognitivo idealizado, desejoso de poder e de controle ilimitado sobre a natureza. Por intermédio desse sistema científico, descobriu-se a redondeza da Terra e a incessante mobilidade de um universo recém-compreendido como infinito. Do mesmo modo, consolidaram-se metodologias comprovadoras da existência de outros inúmeros mundos micro, macro, moleculares e atômicos. Da vertigem entre o desejo de controle pelo conhecimento e a implacável relatividade do real, surgiu o que atualmente muitos reconhecem como a

em producao_livro PAP-CEIA_nov10.indb 15

11/9/10 10:37:25 AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.