Revista Versões Setembro 2022

Page 1

2 Versões - Setembro 2022 Opinião

Endereço:INSC.27.907.745/0001-95EST.9076022060RuaAstorga35JardimEsplanadaVilaIndustrial-Toledo/PRCEP85.904-410Contatos:revistaversõestoledo@RevistaVersoes site: www.versoes.wixsite.com/revista/homee-mail:versoes@gmail.com

*Bruno Radunz é administrador de empresas e brunoradunz@outlook.comescritor.

Já outros que foram abandonados no transcorrer da vida, jogados à própria sorte.

Revista Versões é uma publicação de JRZ EDITORA LTDA CNPJ

Direção Geral Rafael F. Zeni Departamento Comercial Jairo Zeni (45) 99961-4262

Para ilustrar o que relatei até agora, faço uma síntese da vida e dos dramas vividos por um dos grandes gênios da história re cente: Steve Jobs.

O futuro criador da Apple foi adotado en tão pelo casal. Daí em diante todo mundo sabe aonde chegou a história desse gênio moderno, que revolucionou as comunicações em massa.

As coisas da vida São coisas vividas Tem vidas vividas Ou são vividas Coisas? Novas ou antigas? Quais tem mais valor? Novas ou antigas? Hoje estive pensando e talvez até me questionando sobre os sucessos e insuces sos que tive em minha vida. Estava prestes a tomar uma decisão importante e pus-me a relembrar o que de mais importante aconte cera até Foramentão.muitos dramas e também muitas histórias de superações que tive, no transcor rer do meu meio século de vida. Dentre as dúvidas e para não dizer triste zas, a pergunta sem resposta que me vem à mente constantemente é por que meus pais se foram tão cedo? Pois quando faleceram estavam bem de saúde, com exames regula res apontando isso, com uma idade não tão avançada. Enfim deixaram a mim e ao meu irmão, órfãos.

Porém, o processo de adoção foi tortuo so. Joanne fazia questão de entregar o filho para um casal com formação universitária e já havia combinado a adoção com um advo gado e sua esposa.

As Coisas

Mas por outro lado, se fosse olhar ao meu redor, quantas e quantas pessoas não tiveram a oportunidade de pelo menos conhecer os seusOutrosgenitores.queperderam o pai ou a mãe quan do ainda crianças.

Superou dramas, doenças, todas as sortes e “azares” da vida. E sempre permaneceu al tivo, não reclamou em momento algum. So mente no final, quando se rendeu à doença, quando pediu para ficar somente com os fa miliares mais íntimos.

Para mim, foi um dos grandes exemplos que tive em vida. Outros aqui próximos tam bém me são valorosos, mas escolhi Jobs, por ser conhecido no mundo todo.

Dramas e superações

A revista não se responsabiliza por artigos assinados. Os mesmos são de responsabilidade de seus autores.

Todos, sem exceção, com seus dramas, com suas conquistas e com seus exemplos de Cadasuperação.qualao seu modo e com a intensida de que requereu a história.

O casal, entretanto, queria uma menina e não aceitou o bebê. Havia anos na fila de espera, a contadora Clara e o operário Paul Jobs receberam uma ligação no meio da noi te e, questionados sobre a possibilidade de adotar um menino, eles quiseram "sim!", fi car com a criança. Ao saber que os futuros pais adotivos não tinham curso superior, a mãe biológica re cusou-se a assinar os papéis e só mudou de ideia quando Clara e Paul se comprometeram a enviar o menino para a faculdade.

“Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira”. Cecília Meirelles

Charitas Grings

Jefferson L. Zeni (45) MarceloDiagramação99909-8730LuizRocha(45)99912-4003

A história de Steve Jobs talvez fosse me nos digna de nota se o criador da Apple não tivesse vivido - e superado - tantos dramas pessoais.Aonascer, Jobs foi rejeitado não uma, mas duas vezes. Pobre, frequentava cul tos religiosos em troca de um prato de co mida. O câncer, por fim, também foi supe rado uma vez, numa vitória dramática que lhe deu uma sobrevida ainda mais aplaudi da pelos admiradores. Filho biológico de Joanne Simpson e de Abdulfattah Jandali, que estudaram juntos na Universidade de Wisconsin (EUA), ele foi entregue para adoção assim que nasceu, em 24 de fevereiro de 1955, porque seu avô ma terno não aceitava a ideia de sua filha se unir a um homem sírio.

CONCURSO de BOLSAS ENSINO FUNDAMENTAL 5°ANO AO 9°ANO s u a chance chegou Inscreva-se https://www.e-inscricao.com/CONCURSODEBOLSAESCOLAINTEGRAL/toledo-pr 08/10 2022

Iremos falar um pouco sobre a Imigração de brasi leiros em Portugal, pois a uma investigação em face de influencers, acompanhemos a matéria. Basta realizar uma pesquisa na internet e nas redes sociais para encontrar centenas de vídeos de brasilei ros em Portugal mostrando a rotina da nova vida e as suas impressões do país. Porém, também não é difícil encontrar pessoas compartilhando informações desa tualizadas, vendendo o sonho da vida perfeita e incen tivando a imigração ilegal. O SEF, o órgão responsável pela imigração em Portugal, tem voltado olhos para es ses conteúdos e até abriu uma investigação que pode ser punível de prisão. Explicamos tudo neste artigo! SEF investiga influencers brasileiros por auxílio à imigração ilegal No dia 23 de julho de 2022, o Jornal Expresso pu blicou uma reportagem com a investigação e inquéri to que está em curso pelo SEF – Serviço de Estrangei ros e Fronteiras. O órgão de fiscalização da imigração em Portugal está investigando 22 “youtubers e influen cers” brasileiros que criam conteúdos com o objetivo de angariar clientes e prestar auxílio a imigração ilegal. É fato que com o aumento do número de brasilei ros residindo no país, a produção de conteúdo para as redes sociais também cresceu. O problema é que mui tas dessas pessoas vem oferecendo serviços de asses soria e consultoria pagas, sem ao menos ter competên cia e habilitação jurídica para isso. Além disso, também há casos de “youtubers e influencers” que incentivam a imigração de forma ilegal e irregular, ensinando a burlar o sistema de imigração. Incentivo à entrada no país como turista com inten ção de Muitomorarcuidado com pessoas vendendo aquele so nho lindo de que a imigração para Portugal é fácil e você pode vir como turista e tudo se resolve facilmente. Isso não é verdade. Se ser imigrante legalizado e com do cumentos corretos não é fácil, imagina para quem não tem os documentos? A lei não permite trabalhar em Portugal com visto de turista. Claro que há casos de pessoas que consegui ram emprego rapidamente, mas essa não é a realidade da maio ria. E mesmo quem consegue tra balhar como turista e sem a auto rização de residência ou visto que habilite uma atividade profissional corre sérios riscos, desde trabalhar e não receber no final do mês até a deportação, em caso de ocorrer uma fiscalização do SEF no local de trabalho.

Além disso, muita atenção com aqueles que além de incentivar esse tipo de imigração também vendem o sonho de que em Portugal tudo é lindo e fácil.

Claro que existem as vantagens e desvantagens de morar em Portugal, mas começar uma vida em um país diferente nunca será fácil. E o sonho de uma nova vida pode se tornar até um pesadelo se fizer a mudança sem nenhum planejamento.

Existem golpes aplicados por esse tipo de influencer Não pense você que não existem golpes em Por tugal para além das consultorias e assessorias ilegais. Muitos “youtubers e influencers” praticam outras ativi dades que merecem muita atenção, tais como: Ofertar trabalho fácil ou sem qualificação profissio nal;Cobrar para tirar a cidadania portuguesa e emitir um documento falso; Vender passagens aéreas muito baratas dizendo ter parcerias com agências; Adiantar o atendimento no SEF, qualificando o mer cado paralelo de vagas para agendar os serviços de imi gração.Eaté oferecer a falsificação de comprovantes e do cumentação apenas para “passar na imigração”.

Prestação de serviço ilegal O SEF está investigando alguns “Youtubers e In fluencers” que residem em Portugal, mas que não tem habilitação jurídica e competência legal para realizar ne nhum tipo de serviço, seja ele: Solicitar o visto de residência para você; Abrir uma conta bancária em Portugal no seu nome; Tirar o NIF Portugal ou ser o seu representante fiscal; Alugar um apartamento em Portugal para você; Realizar agendamento no SEF para quando você chegar no país; Se você deseja contratar uma consultoria ou asses soria para te auxiliar com a documentação e com o pro cesso burocrático da mudança, procure por advogados registrados na Ordem de Portugal e, preferencialmente, que sejam especializados em imigração.

Estando ilegal ou irregular, essas pessoas não po diam ter acesso à saúde pública de Portugal e nem mesmo aos subsídios trabalhistas, uma vez que esta vam trabalhando sem documentação.

Cuidado com esse tipo de influencer Tenha muito cuidado com os “influencers” que você segue. Tenha em mente que quem incentiva a imigra ção ilegal ou irregular (como turista) não é de confiança.

Quando a pandemia estourou em 2020, acompa nhamos diversas notícias de brasileiros voltando para o Brasil e pedindo ajuda ao Consulado brasileiro para con seguir uma vaga no voo de repatriamento.

Versões: O destino de sua família era Santa He lena. Por que pararam em Cascavel?

Versões: Como era Toledo na época?

R: Nossa caravana de três carroças com quatro fa mílias, com destino a Santa Helena, partiu do municí pio de Viadutos (RS) numa manhã de certo dia claro e convidativo de fim de inverno de 1945 para a viagem distante e duradoura. Cada carroça era puxada por três parelhas de cavalos, havendo ainda os reservas que vi nham amarrados juntamente com algumas vacas na última carroça, onde estavam também alguns porcos, galinhas e a comida dos animais. A viagem durou qua renta dias até Cascavel, contando com as paradas para o descanso dos animais e para outros afazeres como lavar as roupas e fazer pães.

*Nosso entrevistado do mês é Artemio Dalla Costa, nascido em Viadutos (RS), no dia 13/12/1942, casa do com Loretta Dalla Costa, com quem teve três filhos (Daniela, Eduardo e Raquel) que por muitos anos labu tou na loja de Calçados Cristo Rei, participou ativamente em clubes de serviço e é um dos pioneiros de nossa ci dade. Entrevista concedida para Bruno Marcos Radunz

Versões: quando aqui chegaram, quais foram as primeiras providências?

R: Na época eu tinha cerca de cinco anos de idade. E, para agradecer ao nosso Pai Celestial, mamãe e eu fomos a Igreja Católica - que era como as outras cons truções, toda de madeira. Nas suas torres havia os si nos, cujas badaladas anunciavam a todos no final da tarde a hora dos anjos (18h). Era o único meio de agru par os moradores desta Vila. O templo ficava na Rua Sete de Setembro, onde hoje a via está preservada com paralelepípedo. Já era noite e lembro-me muito bem que ao entrar na Igreja observei uma luz brilhando no altar, quebrando assim o breu existente naquele lu gar sagrado erguido em homenagem ao Criador. Per guntei a mamãe se aquele brilho era Jesus e, com mui ta calma, delicadeza e conhecimento, detalhou com maestria o significado daquela vela acesa.

R: Lá fomos aconselhados a não seguir a Santa He lena devido a uma epidemia de febre amarela. Segui mos os conselhos e ficamos em Cascavel. Certa fei ta, sentados em torno do fogão à lenha numa noite fria de inverno, ouvi as aventuras de minha família conta das por papai, falando das dificuldades encontradas no caminho do Rio Grande do Sul ao Paraná por outros desbravadores. Relatava sobre o entusiasmo e satis fação causados pelas notícias derramadas nos pam pas da existência de uma terra fértil, onde diziam que “tudo que se planta, colhe”. E ainda de que as pes soas responsáveis pela Colonizadora eram idôneas e respeitadas. Somado ainda ao desejo de dar aos filhos um futuro melhor, decidiu-se por enfrentar o desco nhecido, como o caminho rústico, a mata fechada, pe rigo com as onças, os mosquitos transmissores da fe bre amarela e outros males. Moramos em Cascavel por dois anos, onde meus pais tinham um moinho. Mais tarde, meus pais decidiram ir até Toledo, que não fica va tão distante e era promissora também. Apesar da pouca quilometragem, foi uma viagem longa, mas em setembro de 1947 desembarcamos nessa localidade que hoje conhecemos por TOLEDO. Foi um alívio só.

Artemio Dalla Costa

6 Versões - Setembro 2022 Entrevista

Versões: No princípio da formação da nossa re gião, as estradas eram quase que inexistentes e in transponíveis. Conte-nos como foi a vinda da famí lia ao Paraná?

7Versões - Setembro 2022 Entrevista R: Na mesma quadra da Igreja, na es quina das Ruas Sete de Setembro com a São João, havia uma construção onde funcionava um Hospital, comandado pelo Dr. Silveira. No mesmo quarteirão a casa das Irmãs Vicentinas e outras cons truções onde ficavam as salas de aula. Lembro muito bem da existência no cen tro do quarteirão, atrás da Igreja e entre a casa das irmãs e as salas de aulas, de um palco de forma arredondada (coreto), onde eram apresentadas além das pe ças de teatro escolares, uma encenação muito especial que era a do nascimen to de Jesus, isso na véspera do dia 25 de dezembro. Para nós crianças o mais im portante era o que vinha depois; ou seja, a entrega de presentes. A nossa alegria e emoção em ver e receber do Papai Noel era tanta que contagiava até os adul tos. Próximo da Igreja, na esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Rui Barbo sa, havia um prédio de dois pisos. No pri meiro funcionava uma lanchonete e no andar superior era um grande salão onde eram realizadas as festas de casamen to, bailes e outros eventos. Era o impo nente Café Imperial. Registro que a união dos moradores era tanta que em época de frutas silvestres, em grupo íamos co lher e nos deliciar dos sabores de pitan ga, gabirova, banana de mico, espora de galo, guamirim, cereja, jaboticaba e ou tras mais. Durante a semana, em algu mas noites, grupos se reuniam para ouvir as notícias do Repórter Esso, as canções gauchescas e prosear, enquanto nós, crianças, brincávamos de pega-pega.

cou foi um desfile no dia Sete de setem bro, quando fui escolhido para conduzir a Bandeira Nacional. Que orgulho. Porém, havia uma condição que me abalou: era obrigatório o uso de uniforme que con sistia numa camiseta branca e calça cur ta azul. Aí estava criado um grande pro blema: tinha vergonha de usar bermuda. Chorei muito, mas acalmado pelos fa miliares enfrentei aquela situação, pois desfilando tinha um valor acrescido nas notas no boletim. Desfilei muito contra riado e logo que terminou, corri para casa e tirei a bermuda e nunca mais usei uma (Êta piá complicado!). Versões: Um fato pitoresco aconte ceu contigo certa manhã. Pode nos re latar como foi? R: Certo dia mamãe pediu para que eu fosse ao moinho comprar farinha de mi lho para fazer a suculenta polenta. Convi dei minha irmã e nos dirigimos ao tal es tabelecimento que ficava nas margens do arroio Toledo, mas pelo caminho fo mos colhendo e comendo frutas da épo ca que havia na beira do trecho. Chegan do no moinho, pedimos a farinha e na hora do pagamento, cadê o dinheiro? Percorre mos o trajeto feito por duas vezes e não o encontramos. Assim voltamos para casa sem a farinha. A mamãe perguntou o que houve, informamos o ocorrido, levamos um sermão enorme. Minutos depois le vei a mão ao bolsinho da calça e o dinheiro estava ali. Que alívio! Era uma calça nova, sendo a primeira que tinha o tal bolsinho.

Versões: Certo dia ouvi o senhor comentar sobre uma bebida que por aqui existia, que era o capilé. Pode nos contar algo a respeito? R: Ficava muito alegre quando ma mãe me pedia para ir à cantina do Sr. José João Muraro para comprar vinagre. E sabem por quê? Lá tinha um xarope co nhecido como “capilé” (groselha) e o Sr.

Muraro gentilmente oferecia uma dose em uma caneca de alumínio, Íamos à fonte pegar aquela “água límpida, fresca e doce”. Que delícia! Não dá para esque cer. Naqueles tempos eu e minha turma não conhecíamos o refrigerante. Mui ta coisa mudou de lá para cá. Sinto certo saudosismo dos meus tempos de crian ça que não voltam mais.

Versões: Quais são os grandes le gados e memórias que guarda da infância e adolescência em Toledo: R: Vi esta cidade crescer desde seus tenros anos. Bebi água das fontes exis tentes em torno do povoado, tomei ba nho de rio, pesquei, cacei com bodoque, joguei bola de gude, pingue-pongue no Bolão Águia Branca, assisti, já adoles cente, os melhores filmes da época no Cine Imperial e dancei nos matinês dos clubes sociais que proliferaram em cada canto do município. Os jogos de futebol atraíam toda sociedade nas tardes de domingo ou nos torneios do La Salle e do Brasil. Eu participava de quase todos e jogava razoavelmente bem. Como as gu rias eram muitas e muito bonitas, posso asseverar que adorava paquerar, sobre tudo nos bailes e nas quermesses que eram realizadas pela Catedral - nos tem pos dos padres Santo e Finatto. A maio ria era desde cedo preocupada em ajudar nas despesas da família, independente mente de estarmos cem por cento es tudando em um dos dois excelentes co légios da cidade: o La Salle e o Incomar. Portanto, quase todos trabalhavam em algum estabelecimento. Eu mesmo pe guei o primeiro que apareceu, mas me realizei quando assumi um posto em um banco – o sonho de todo jovem toleda no. Vivíamos uma época realmente dou rada. Ninguém conhecia drogas e o má ximo que aprontávamos era nos bailes, quando exagerávamos na cuba-libre ou no “Wi-fi”, bebidas que misturavam re frigerante com uma dose de rum ou gin. Nada muito forte, pois ninguém queria dar vexame perante a sociedade.

Versões: Por anos atuastes no co mércio, a destacar, na Calçados Cris to Rei com seu amigo Yussef Ancone Alux. Conte-nos dessa sua atividade: R: No final da década de 70, eu tinha uma livraria e a vendi para o Olívio Sarturi, pois fui convidado pelo Sr. Alux, como era conhecido, para trabalhar com ele numa loja de calçados, a tradicional Calçados Cristo Rei que ficava na Sete de Setem bro. Depois de sete anos trabalhando, o Sr. Alux se mudou para Cascavel e me passou uma porcentagem da loja. Depois muda mos para a Barão do Rio Branco onde la butei no total, 30 anos. Foram anos muito bons, onde conheci muitas pessoas, aten dendo as mais diferentes classes. Versões: Depois de ter saído do ramo de calçados, já aposentado, en trou no ramo de compra e venda de imóveis. Como aconteceu isso? R: Eu estava aposentado e certo dia o amigo Gilberto Menoncin me convidou para trabalhar com ele. Pensei um pouco no assunto e resolvi aceitar. Lá fiquei por doze anos, onde realizei muitos sonhos meus e de muitas pessoas, até resolver parar de vez. Aproveitar a aposentadoria sem compromissos. Versões: Suas considerações finais para nossos leitores: R: Posso dizer, agora na terceira ida de, que me criei e criei minha família nes ta cidade maravilhosa que acolheu nos sa família, a mim, a meus filhos e netos, com todo o carinho de um verdadeiro lar cristão. Portanto, realmente amo esta ci dade e seu povo, do qual tenho orgulho em pertencer a 75 anos... TOLEDO, MINHA TERRA E MINHA VIDA!

Versões: Conte-nos como foram seus primeiros anos de estudo? R:Tenho muito orgulho em ter estu dado no estabelecimento de ensino des ta Congregação de Religiosas (Irmãs Vi centinas), onde os ensinamentos me nortearam para a vida. Um fato que guar do em minha memória e que me mar

prioridade no tratamento do Diabetes Tipo

2

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SB CBM), Dr. Fábio Viegas, a relação entre o excesso de peso e o diabetes tipo 2 é clara e já conhecida pela medicina e comunidade científica. “A obesidade é uma doença crônica e multifa torial. Quanto maior for a quantidade de gordura corporal de um paciente, maior será a resistência insulínica e por consequência haverá um aumen to dos níveis de glicose no sangue. Isso pode le var ao diabetes tipo 2 e agravar os casos em que a doença já é pré-existente. Por isso a perda de peso é tão importante para o controle do diabe tes”, afirma Viegas.

Um novo algoritmo significa rever as diretri zes que irão guiar o tratamento de uma doen ça, principalmente de doenças crônicas como diabetes tipo 2.

Cirurgia metabóliCa Como acontece com qualquer tratamento médico, alguns pacientes podem não respon der como esperado. Nesses casos, a cirurgia metabólica pode ser necessária para prevenir a progressão da doença e as consequências do diabetes. No Brasil, o Conselho Federal de Me dicina (CFM) aprovou o tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2 em 2017, com critérios de in dicação para falha de tratamento e obesidade leve com índice de massa corporal (IMC) entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m².

8 Versões - Setembro 2022 Saúde A perda de peso tornou-se prioridade para o tratamento do Diabetes Tipo 2. A nova orientação de conduta clínica está sendo colocada pela pri meira vez como medida que antecede a redução nos níveis de glicemia para o sucesso no controle do diabetes tipo 2.

A informação começou a ser divulgada, no início do mês de junho, durante o 82nd Scien tific Sessions of the American Diabetes Asso ciation, realizado no Estados Unidos, onde a Sociedade Americana de Diabetes e a Socie dade Europeia propuseram um novo algorit mo, orientando que o tratamento da obesidade deve ser o primeiro passo para o tratamento do diabetes tipo 2 e, consequentemente, para re duzir os índices glicêmicos.

Os algoritmos – revisados anualmente – re gulam desde o tratamento nos consultórios e chegam até a revisão de políticas públicas para o tratamento do diabetes tipo 2. Isso inclui o passo a passo dos cuidados, como será a in fraestrutura, a ordem de preferências medica mentosas e a indicação cirúrgica. Além do tratamento clínico convencional, que prevê dieta, atividades físicas, terapia comporta mental e medicamentos para controle da obesi dade e do diabetes, a Sociedade Americana de Diabetes também passou a recomendar a cirur gia metabólica para pacientes que não alcançam perda de peso duradoura ou melhora das comor bidades com métodos não cirúrgicos.

Perda de peso é apontada como nova

“Vários ensaios clínicos randomizados mos traram melhorias maiores no controle glicêmico com tratamento cirúrgico versus tratamento mé dico. Uma metanálise de coorte pareada e estu dos prospectivos controlados mostraram me nor mortalidade por todas as causas com cirur gia metabólica, especialmente em indivíduos com diabetes preexistente”, aponta a diretriz.

Obesidade e diabetes nO brasil No Brasil, a obesidade aumentou 72% en tre 2006 e 2019, saindo de 11,8% para 20,3%, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por In quérito Telefônico (Vigitel). O excesso de peso (IMC igual ou maior que 25) está presente em 55,4% dos brasileiros. Com relação à diabetes, o Brasil é o sexto país em incidência da doença no mundo e o primei ro na América Latina. São 15,7 milhões de pes soas adultas com esta condição, e a estimativa é que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. Cerca de 90% dos casos de diabetes no mundo são do Tipo 2, que está relacionado com o excesso de peso e resistên cia à insulina, segundo a Federação Internacio nal de PessoasDiabetes.com diabetes tipo 2 precisam de acompanhamento com especialista e medicação para estimular o pâncreas a produzir insulina e di minuir a absorção de carboidratos (que o organis mo converte em açúcar). A insulina também pode ser indicada e todos os tratamentos estão dispo níveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A osteoporose é uma doença caracterizada por uma baixa massa óssea e deteriorização da mi croarquitetura do tecido ósseo. Isso causa fragili dade óssea e aumento no risco de fraturas. Devido ao aumento na expectativa de vida da população brasileira, a osteoporose é reconhecida como importante questão de saúde pública. Isso porque ela afeta indivíduos de maior idade, sobre tudo mulheres na pós-menopausa. Toda mulher na pós-menopausa necessita avaliação do risco de osteoporose. Para isso é ne cessário fazer uma combinação de dados da his tória clínica, exame físico e também o uso de mé todos diagnósticos complementares, sempre em avaliação feita por um médico especialista em Or topedia e Traumatologia. Os fatores de risco para a osteoporose devem ser identificados a partir de um histórico clínico da paciente. Entre eles incluem-se: sexo feminino, idade, deficiência estrogênica, raça branca ou asi ática, baixo peso e baixo índice de massa corporal, baixa ingestão de cálcio na infância, sedentaris mo, histórico familiar de osteoporose, tabagismo e história prévia de fratura. A osteoporose pós-menopausa ou Tipo I está associada à insuficiência hormonal do climatério – conjunto de sintomas que surgem antes e de pois da menopausa, ou condições que induzem precocemente diminuição de estrógenos. Ge ralmente acontece nas duas primeiras décadas após o início da menopausa, sendo que as primei ras alterações na velocidade de perda de massa óssea já se demonstram entre três e cinco anos antes do término do período menstrual. Entre os principais sintomas da osteorporo se estão a ocorrência de fraturas – principalmen te em vértebras e em ossos como o fêmur, dores nos ossos e nas articulações, diminuição da altura e alteração na estrutura do ombro (que fica mais curvado para a frente).

O diagnóstico inicial da Osteoporose é, primei ramente, clínico e passa por uma avaliação do histórico do paciente (anamnese) e exames clí nicos em que, dados como uma história familiar, perda de altura, a baixa ingesta de cálcio na infân cia, falta de esporte na juventude, sedentarismo, menopausa precoce, uso de determinadas medi cações, e a existência de doenças associadas já permitem ao especialista um primeiro diagnósti co. O Exame “Padrão Ouro” é a densitometria ós sea da coluna lombar e do Fêmur. Somente após esta abordagem é que, a pesquisa parte para exa mes mais específicos e aprofundados para ava liação as condições da doença.

Fonte:DENOSUMABE.sbot.org.br

9Versões - Setembro 2022 Saúde

pós-menopausaPrimária

Osteoporose

A prevenção da osteoporose se inicia já na infância, o Pico de Massa Óssea se da por vol ta dos 30 anos de idade. A osteoporose tipo 1 (pós-menopausa) está diretamente relacionada a um acompanhamento feito pela mulher mui to antes de entrar nessa fase da vida. É impor tante procurar um especialista para fazer uma avaliação e conhecer as opções de prevenção e tratamento da doença. Quando a osteoporose é diagnosticada e tratada precocemente, as fra turas decorrentes da doença podem ser evita das. Confira a seguir um resumo com as princi pais formas de prevenção e tratamento: CÁLCIO, VITAMINAS E DERIVADOS, EXERCÍCIOS, TERA PIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL, BIFOSFONA TOS, MODULADORES SELETIVOS DE RECEPTO RES DE ESTROGÊNIOS, CALCITONINA, TERIPA RATIDA (PTH) E

Esclerosediagnóstico. Múltipla: conheça mais sobre a

10 Versões - Setembro 2022 Saúde De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saú de, entre elas, o Agosto Laranja, que tem o in tuito de abordar sobre a prevenção e o combate à esclerose múltipla. A intenção da campanha é chamar a atenção para a enfermidade que atin ge cerca de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Assim como muitas outras doenças, a EM é tratada pela comunidade com muito receio, aumentando o preconceito e o compartilha mento de informações falsas. Por esta razão, no Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30), a indústria farmacêu tica Prati-Donaduzzi traz orientações sobre a doença que mais acomete pessoas entre 20 e 40 anos em todo o mundo.

Esclerose Múltipla é uma patologia autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do te cido protetor, chamado mielina, que envolve as fi bras nervosas, impedindo ou alterando a trans missão das mensagens do cérebro para as diver sas partes do corpo. Os sintomas nem sempre são identificados na fase inicial, por isso é preciso redobrar mais ainda a atenção. Em alguns casos o paciente pode apre sentar: fraqueza, transtornos visuais, tremores, sensação de rigidez dos membros, fadiga, proble mas na fala, no intestino e alterações na bexiga. No entanto, esses sinais servem como um alerta, na dúvida agende uma consulta com um neurolo gista para confirmar o

doença que atinge o sistema nervoso

Qualidade de vida Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neuroló gicas. Não há tratamentos que curam as pessoas que têm o diagnóstico de esclerose múltipla, mas existem recursos, como medicamentos, fisiotera pias, entre outros que ajudam os pacientes a se manterem produtivos e confortáveis.

11Versões - Setembro 2022 Cidade

pelos 50 de Rotary

A noite de quatro de agosto foi especial para a família do Rotary Club de Toledo. A reunião, co mandada pelo presidente Fabricio Rios, os asso ciados homenagearam o rotariano Danilo Matiello que completou 50 anos como associado do club. Matiello ingressou no Rotary Club de Toledo no dia 1º de agosto de 1972, sendo que o Presidente Internacional de Rotary para gestão 1972/1973 era o americano Roy. D. Hickman, o Presidente do Rotary Club de Toledo era Acary de Oliveira e o lema da gestão era EXAMINEMOS NOVAMENTE. O padrinho de Danilo Matiello, em Rotary, é Ary Antônio Moschetta. Participaram da reunião os associados do Rotary Club de Toledo, os familia res do Matiello e convidados. Danilo Matielo é destaque na família rotária de Toledo e do Distrito 4640, pois é COMPANHEIRO 100% em Rotary, pois tem frequência em todas as reuniões nos 50 anos como associado. Dani lo ocupou inúmeros cargos dentro do Rotary Club de Toledo, sendo presidente do club na gestão 1981/1982, com o lema COMPREENSÃO E PAZ MUNDIAL ATRAVÉS DO ROTARY. Parabéns Danilo Matielo, exemplo de rotariano. Brinde em comemoração aos 50 anos Em família – Danilo, Armita e Ana Claudia Fabricio entrega homenagem a Danilo Associados comemoram com o Parabéns a você

12 Versões - Setembro 2022 Rotary Danilo Matiello é homenageado

13Versões - Setembro 2022 Saúde

No dia 27 de agosto aconteceu a escolha da Rainha e Princesas da Festa, e no dia seis de setembro teve apresentação da Bruna Viola e Renato Lima.

O maior evento gastronômico do município de Toledo e o maior evento gastronômico a base de carne suína do Estado do Paraná está de volta. Após dois anos sem acontecer por conta da pandemia do Covid-19, o Clube Caça e Pesca de Toledo promove no próximo dia 11 de setembro a 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete. Conta a história que tudo começou por cau sa de uma aposta entre amigos, onde o saudo so e folclórico “Dr. Celeste Vivian (in memorian) disse que era capaz de assar um porco inteiro no rolete. E isso se concretizou e não parou mais. Já se passaram 50 anos desde aquela aposta, já se realizaram 48 festas e todas, sem exceção, com sucesso de público. Festa esta que traz pessoas e famílias de vários Estados brasileiros e até dos países vizi nhos. Todos com o interesse em degustar este delicioso prato. Dia 11 de setembro, todos os caminhos levam ao Clube Caça e Pesca de Toledo, que já está pre parado para receber milhares de visitantes. Os es tandes das empresas e instituições, todos comer cializados, preparados para recepcionarem seus convidados é sinal de sucesso antecipado.

O lançamento oficial aconteceu no dia 12 de outubro, com a presença de diretores do clube, patrocinadores e autoridades locais.

Vá ao Clube Caça e Pesca de Toledo, no dia 11 de setembro, e prestigie a 49ª Festa Nacio nal do Porco no Rolete.

Vem aí a 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete

14 Versões - Setembro 2022 Cidade

Juliana Passarini é coroada Rainha da Festa Nacional do Porco no Rolete

16 Versões - Setembro 2022 27.907.745/0001-95CNPJ-exemplares2.000-550,00R$publicaçãoValor

A auxiliar administrativa e estudante de Pedagogia, Letícia Schultz Pesarini, de 19 anos, patrocinada pela Psicóloga Doutora Anna Paula Rodrigues foi co roada como a Segunda Princesa.

Juliana Passarini – Rainha 49ª Festa Rainhas da 49ª Festa A estudante de direito Juliana Passarini, de 20 anos, foi a grande vencedora do desfile de escolha da Rainha da 49ª Festa Nacional do Porco no Role te e vai ser a representante do Clube Caça e Pesca de Toledo nos eventos a partir de agora. Cerca de 400 pessoas entre patrocinadores, convidados de honra, jurados, familiares e asso ciados participaram do jantar que serviu de prévia para o grande Patrocinadaevento.pelaempresa Black Stone Refúgio, Juliana esbanjou beleza e desenvoltura na passare la e acabou agraciada com a premiação. A Auxiliar Fiscal/contábil, Francielly Maria Tu reta, de 18 anos, que foi patrocinada pela empre sa The Tudo Um Porco ficou com o título de Miss Simpatia.

E a professora de dança e estudante de Educação Física, Ana Carolina Ra fael Gervasio, de 21 anos, patrocinada pela Casa da Eletrônica e Life Leader Training ficou com o título de Primeira Princesa.

Rainhas 2019 e 2022 com o presidente e familiares

O coordenador geral do Concurso, Thiago Luiz Bertol, destacou o su cesso do evento de escolha da nova Rainha da Festa do Porco no Rolete “O evento foi um espetáculo de beleza e glamour ressaltando a beleza e a diver sidade da mulher toledana”. A 49ª Festa Nacional do Porco no Rolete será no dia 11 de setembro. Os portões serão abertos às 07h e o público começa a ser recepcionado. Ás 11h acontece o concurso de Melhor Porco e às 12h será servido o almoço e feita a avaliação do Concurso. O resultado do Concurso de melhor porco e me lhor assador desta 49ª. Festa Nacional do Porco no Rolete será divulgado às 14h30 e às 15h terá início às apresentações culturais.

17Versões - Setembro 2022 Social Especial Barazetti...MortariWedding:Pré–GuilhermeeJulia Hoje vamos conferir um especial na coluna do pré–Wedding com casal Guilherme e Julia. ela é fi lha de Antonio Carlos Alves e Janice Barazetti, ele é filho de Astrogildo Rodrigues e Marilene Mortari. O casamento foi realizando no último dia 03 de se tembro na cidade de Toledo. Agradeço o convite e estive presente na cerimônia. Confira os belos mo mentos do pré-wedding na lente da fotógrafa Ca roline Moschei. @carolinemoschei Especial Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt e Geovana Gonçalves... Hoje vamos conferir o ensaio do casal Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt e Geovana Gonçal ves, na lente do fotógrafo Leandro Oliveira e produção de Fabiana Rossi . Facebook Leandro Oliveira (photography) - Página: Leandro Oliveira - Instagran @fotografialeandrooliveira.

18 Versões - Setembro 2022 Social 27.907.745/0001-95cCNPJ-exemplares2.000-550,00R$publicaçãoValor Especial Aniversário 15 anos Ana Lígia Miotto Pedron... Foi realizado no último dia 13 de setembro, em Toledo, a festa de 15 anos da Ana Lígia Miotto Pe dron. Ana Lígia é filha de Filha de Fernando Pe dron e Danglê Miotto Pedron. A festa contou com a presença de alguns familiares e amigos no Green Hall Eventos em Toledo. Confira alguns registros na lente da Néia Holdefer do Studio da Imagem do Shopping Panambi. Confira ai!!!

Amanda Zanella e Paulo Roberto...

Amanda, filha de Nilson e Ana Claudia Turra e Paulo Roberto, filho de Paulo Roberto e Cleomar Sal vatti Carrijo, oficializaram sua união no último dia 16 de julho. Eles trocaram as alianças na Paróquia Santo Antônio na cidade de Cascavel e após a celebração os convidados foram recepcionados no Bla ck Cap Eventos que contou com a presença de amigos e familiares. Confira alguns momentos do casa mento na lente do R.VIEIRA @rvieira que envio alguns registros para coluna. Agradeço o convite e de sejo muitas felicidades ao casal querido!!!

19Versões - Setembro 2022 Social Especial: Agenda branca:

20 Versões - Setembro 2022 Cidade Viabilidade tem nome! 27.907.745/0001-95CNPJ-exemplares2.000-550,00R$publicaçãoValor

Um grande evento realizado no dia 21 de agosto marcou o lança mento da 13ª Semana Farroupilha em Toledo, uma referência no Pa raná e uma das maiores do Brasil. Participaram diversos grupos tradi cionalistas de Toledo e região. A ati vidade aconteceu no período da tar de, com uma tertúlia livre, ou seja, um momento de reunião com apre sentações gauchescas realizadas de forma espontânea e rodas de chimarrão na parte externa do Te atro Municipal. A programação faz parte das comemorações dos 70 Anos de Toledo. O ato reuniu diversos grupos, en tre eles os Centros de Tradições Gaú chas (CTG’s) Província Gaúcha, Cha ma Crioula e Estância da Liberdade, todos de Toledo, além do Tertúlia do Paraná, de Marechal Cândido Ron don. “Foi uma grande festa com ma teada, danças, música e o acendi mento da chama crioula, um símbo lo da Semana Farroupilha. Tivemos um bom público e entre eles esta vam o prefeito Beto Lunitti, o presi dente da Câmara de Vereadores Le oclides Bisognin e os patrões dos CTG’s”, disse a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, agra decendo aos artistas e grupos que se apresentaram na tertúlia. Com a frente de honra forma da, Lunitti agradeceu a presen ça de todos e reforçou a forte influ ência dos imigrantes do Rio Gran de do Sul que desbravaram Tole do, dando início a uma das cidades mais pujantes do Brasil. “Aqui que ro agradecer a este povo brioso que aqui chegou e transformou este ter ritório em um dos mais prósperos do nosso país. Quero destacar também que o gaúcho não é somente quem nasce no Rio Grande do Sul, mas to dos aqueles que cultivam esta tra dição”. Pilchado, o prefeito toledano ainda enalteceu a Secretaria de Cul tura pelo empenho em realizar um dos maiores eventos tradicionalistas do Paraná. Ao final de seu discurso, Beto declarou abertas as festivida des farroupilhas no município. Para este ano, a programação da Semana Farroupilha, que acontece de 19 a 25 de setembro, contem pla apresentações artísticas, galpão com mais de mil metros quadrados no Parque Ecológico Diva Paim Bar th, diversas ações culturais distri buídas pelo sede e interior do mu nicípio, missa crioula e cavalgada. A novidade para este ano será a reali zação do 1º Festival Farroupilha de Toledo - Interpretação e Composi ção Regional (Fesfat), que teve suas inscrições prorrogadas até a próxi ma segunda-feira (29) e vai distri buir diversas premiações. A abertura da Semana Farrou pilha acontecerá no dia 19, com a Missa Crioula. De 20 a 22, tem a programação contempla as apre sentações 1ª Fesfat. Os show’s são começam no dia 23, com Joca Mar tins. No dia 24 é a vez do Quarte to Coração de Potro; e no dia 25, o ‘Tributo aos Tradicionalistas’, com uma grande apresentação dos gru pos Os Monarcas e Os Serranos, di vidindo o palco do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Semana Farroupilha em Toledo

A Diretora Técnica das Transpor tadoras Prati-Donaduzzi, Elaine Ter ron Cluchite, participou do projeto e conta que através do Magnólias em Ação teve oportunidade de intera gir com outras mulheres. “Quan do vi o informativo das palestras so bre violência contra a mulher sen ti uma enorme necessidade de sair da minha zona de conforto e conhe cer a realidade de outras mulheres, a violência está mais próxima do que pensamos, e muitas vezes ocor re com nossas colegas de trabalho.

Considero que o programa é uma quebra de tabus e quanto mais nos unirmos, mais seremos fortes e co rajosas”, diz. apOiO a COmunidade O Brasil é o 5º entre os países com as maiores taxas de violên cia doméstica contra mulheres. En tre os fatores que influenciam para mulher não denunciar o autor da violência doméstica estão: o medo da retaliação, juntamente com a dependência financeira e psicológi ca do autor da violência. Em Toledo, a população femi nina conta com apoio dos CREAS, para fazer o acompanhamento por meio do PAEFI (Programa de Aten dimento Especializado a Famílias e Indivíduos). Também há outros serviços no município que atendem demandas destas mulheres, como os Núcleos de Prática Jurídica das universidades (FAG, UNIPAR, PUC) e o NUMAPE (Núcleo Maria da Pe nha), da UNIOESTE, que realizam atendimentos com suporte jurídi co às vítimas. A Secretaria de Políticas para Mulheres, Jennifer Thays Chagas Teixeira, ressalta a importância de falar sobre a campanha Agosto Li lás. “É um mês de luta, que traz à tona várias interfaces dos direitos que as mulheres conquistaram ao longo da história. A mais marcante, e portanto mais conhecida no Bra sil, é a Lei Maria da Penha, que cele brou seus 16 anos em 07 de agos to de 2022. Este ano, a mensagem que queremos deixar é que “a vio lência contra a mulher não tem des culpa, tem lei”, e essa lei deve ser cumprida”, enfatiza.

“Os encontros acontecem a cada dois meses, trabalhamos com a au toestima, bem-estar, empodera mento feminino e o amor próprio dessas mulheres. O nosso foco é fortalecer, amparar, acolher e tra zer orientações, e também atua mos como rede de apoio caso ocorra a violência”, explica a supervisora de Responsabilidade Social da farma cêutica, Maria Rita

apoio do Programa Magnólias da Prati

Valor publicação R$ 550,00 - 2.000 exemplares - CNPJ 27.907.745/0001-95

22 Versões - Setembro 2022 Cidade É uma batalha constante e in visível. Você pode até não perce ber, mas, enquanto lê esse tex to, a cada uma hora, 100 mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil, de acordo com o 15º Anuá rio de Segurança Pública. Poden do ocorrer no âmbito doméstico ou intrafamiliar, incluindo violência fí sica, psicológica, sexual, patrimo nial ou moral. Por esta razão, a Campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Ma ria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater os casos de violência doméstica no país. Há três anos, a Prati-Donadu zzi conta com o programa Magnó lias em Ação promovido pelo setor de Responsabilidade Social da em presa. A programação consiste no suporte e acompanhamento indi vidualizado para as colaboradoras, além das rodas de conversas e pa lestras sobre diversos temas.

AgostoPozzebon.Lilás: Mais de mil mulheres receberam

24 Versões - Setembro 2022 Toledão

Terminou no mês de agosto o campeonato adulto de futsal organi zado pelo departamento de esportes do Toledão.Aclassificação final apresntos como campeã a equipe Marechal Futsal, na segunda colocação ficou a equipe Cascavel Futsal, na tercei ra posição ficou a equipe do Palotina Futsal e na quarta colocação ficou o Toledo Ftsal. As equipes levaram os nomes das equipes de futsal que disputam os campeonatos paranaenses. O artilheiro da competição foi Jé ferson Lopes, com 11 Gols, e o golei ro menos vazado foi Rodrigo Camar go, com 12 Gols Sofridos.

Futsal Adulto do Clube Toledão

Listão -feiras.prediadepara7CampeonatoasmoTerminaFutebolLivre7nopróxidia15desetembroinscriçõesparao20ºdeFutebolListãoLivredoToledão,associadoscomidamínimade16anos.Asdisputasiniciamno20eacontecerãosemnasterçasequintas

Além da abertura das piscinas, o departamento de esportes informa que terá brinquedos e infláveis a disposição dos associados.

25Versões - Setembro 2022 Toledão Comemore conosco os 38 anos do Dia 14 de setembro à partir das 20hs JANTAR À BRASILEIRA COSTELA DE PORCO ASSADA AO MOLHO BARBECUE FRANGO AO MOLHO POLENTA MANDIOCA COZIDA ARROZ BRANCO FAROFA MACARRAO COM LINGUIÇA COLESVAW, MAIONESE E SALADAS MISTA R$ 45,00 – Reservas antecipadas (45) 99961-6497 Rua Princesa Isabel 67 Jardim Gisela Passeio Ciclístico O 4º Passeio ciclístico solidário do Clube Toledão 50 anos, acontecerá no dia 12 de outubro e marca o dia da abertura da temporada de verão e aber tura das piscinas. No passeio, o clube irá sortear de duas bikes aro 26 e vá rios brindes de empresas colaboradoras deste evento.

O Passeio Ciclístico tem como objetivo arrecadar leite e/ou alimentos que serão entregues no hospital Bom Jesus Toledo.

O percurso será de 9km, e terá o apoio da Guarda Municipal, Ambulân cia com primeiros socorros e muita diversão. A concentração será às 9hs no clube, com início às 9h30. No mesmo dia, acontecerá, no período da tar de, torneio de Mini vôlei e futsal infantil, com os nossos atletas associados.

26 Versões - Setembro 2022 Tradicionalismo Planeje e conquiste a casa dos seus sonhos sem juros! Credito de R$ 150 mil com Upgrade para R$ 300 mil. Com a ConsórcioConsórciosVenturinieoAraucáriavocêprogramaacompradasuacasacomeconomia,organizaçãoeplanejamentofinanceiro. (45)Fone/Whats:999524753 99903 0142 Consulte-nos Toledo/Pr A noite de 20 de agosto foi especial para o CTG Pro víncia Gaúcha, comandado pelo patrão Marcelo Moresco. Com o salão social do Yara Country Clube lotado, com animação do grupo Piazitos do Sul, de Santa Maria/RS, os in tegrantes promoveram a 2ª Noite Gaúcha, com um jantar dançante a base de macarronada, ga leto e Umaacompanhamentos.noiteagradávelpara todos que lá es tiveram. Agradecimentos pelas fotos a prenda Franciele Bock. 2ª Noite Gaúcha

27Versões - Setembro 2022 Tradicionalismo

Evento realizado no dia 30 de agos to, no Biopark, reuniu representan tes de cooperativas, frigoríficos e pes quisadores da Embrapa Pesca e Aqui cultura para uma reunião sobre os de safios e as oportunidades do setor. A programação faz parte das tratativas para a instalação de uma Unidade Mis ta de Pesquisa e Inovação da Empre sa Brasileira de Pesquisa Agropecuá ria – Embrapa, no Biopark. O primeiro encontro abordou a temática da Aqui cultura, mas a unidade terá foco ain da na produção de proteína animal de aves e suínos. “Nessa primeira rodada, estamos com a Embrapa entendendo as demandas, para que o próximo pas so seja um plano de ação e, em conse quência disso, possamos aumentar o valor agregado, a segurança alimentar por meio do fortalecimento das ações da Embrapa no Oeste”, ressalta o vice -presidente do Biopark, Paulo Almeida. Os representantes de

Bioparkempresas

Aquicultura da Região que atuam no setor, avaliaram positi vamente a iniciativa. “A parceria entre Embrapa e Biopark facilitará o desen volvimento da cadeia, unirá as deman das dos setores com as já existentes em cada indústria, empresa ou coope rativa e fortalecerá o desenvolvimen to da psicultura na Região”, ressalta o gerente de departamento de peixes da C-Vale, Paulo Poggere. O empresário e produtor José Backes, da Pescados Sereia, enfatiza as melhorias que po dem ser desenvolvidas com foco nas questões climáticas. “A aquicultura da nossa Região ganhará muito com a Embrapa vindo para cá porque nós en frentamos hoje muitos problemas no segmento, principalmente em rela ção ao clima. Precisamos de uma ge nética que seja resistente para as bai xas temperaturas. Nossos produtores estão tendo grandes perdas de junho até setembro. Para a Região, seria im portante um desenvolvimento de uma genética para uma tilápia mais resis tente ao frio”.

A pesquisadora da Embrapa Oci dental, Fernanda Osullivan, que é es pecialista internacional em genética de peixes, explica os possíveis impactos da implantação da unidade no Oes te. “A ideia é iniciarmos os trabalhos de edição genômica em tilápia, essa é inicialmente uma proposta de linha de pesquisa que não existe no Brasil, ao começar esse trabalho gerando li nhagem de superioridade zootécnica, podemos ter um impacto imediato na cadeia da tilapicultura”.

28 Versões - Setembro 2022 Cidade M ó v e i s P l a n e j a d o s e R e s t a u r a ç õ e s estamos em novo endereço Rua Siqueira Campos 476 Vila Industrial - Toledo/Pr Visite-nos e faça o seu orçamento Fones 45 99977-49963378-1377-99958-5444

reúne Embrapa e setor da

CORRIDA SOLIDÁRIA

O evento criado e organizado pelo GRUPO DE COR RIDAS do Yara Country Clube e contou com a colabo ração do departamento de esportes do clube, teve por finalidade promover a integração dos grupos de corri das de Toledo, bem como contar com a participação da população em geral, para uma tarde de atividade física. Com as inscrições foram arrecadados cerca de 300 litros deleite que foram doados ao HOESP (Hos pital Bom Jesus de Toledo).

4º GX GUAÍRAATHLONTREMEEX-DU-–(PR) A

29Versões - Setembro 2022 Yara

no sábado, dia 20 de agosto, na cidade de Guaíra-PR, no 4º GX ETREME DUATHLON. Para participar, os in tegrantes tinham que percorrer 23 KM de pe dal e 05 KM de corrida. CIRCUITO PARANAENSE DE JUDÔ, CATEGORIAS SUB 13 E SUB 15 A equipe de Judô do Yara Country secuitoparticipouClubedoCirParanaendeJudô,sub13 e sub 15, que também foi classifica tório para o Campeonato Brasileiro das categorias.Par ticiparam deste evento mais de 50 (cinquenta) clubes ou academias de todo o Paraná e o Clube Yara foi re presentado por três atletas e conquistou a excelente 12ª (décima segunda) colocação geral.

Para abrilhantar a festa, teve a participação especial do atleta VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA. Entre as 14h e 17h esteve presente no hall central do Shopping Panambi, onde tirou fotos e autografou, aten dendo a centenas de pedidos de seus fãs.

A diretoria do Yara Country Clube agradece a todos viabilizaram aquele dia mágico: Dr. Torao Takada, Pre feito Beto Lunitti e Secretário de Esportes, SESC de To ledo, Água Mineral Sferriê, Shopping Panambi, Rose De corações, Floricultura Brotos e Artes.

Às 17h teve início a Corrida Solidária, no Parque Eco lógico Diva Paim Barth, com a presença de centenas de pessoas, atletas e não atletas.

MARATONA DE POSADAS –MISSIONES – ARGENTINA Aconteceu no último dia 14 de agosto, a MARATO NA DE POSADAS, com os percursos de 42KM, 21KM, 10KM e 5KM. A equipe de corridas do Yara Country Clu be participou com sete atletas: Libório, Rosângela, Su zana, Apolinário, Marcelo, Márcia e Danielle. equipe de Corrida do Yara Country Clube esteve representada

32 Versões - Setembro 2022 Tradicionalismo

A noite de 13 de agosto foi marcante para a patrona gem do CTG Chama Crioula, visto que o excelente Jantar Italiano servido e a boa música proporcionada pela Família Anzolini, de Francisco Beltrão, ani mou todos os presentes que fizeram o galpão do CTG ficar lotado. Parabéns ao patrão Vanderlei Noval e a todos integrantes da patronagem, pois foi uma noite di ferente e muito agradável. Cardápio de primeira e música para todos os gostos foi a marca de mais este evento de suces so do CTG Chama Crioulo.

Neste mês de setembro não haverá jantar dançante, mas será servido o 20º Tchê Delivery, que acontece no dia 18 de setembro, ao preço de R$ 150,00. Já para o mesmo de outubro, no dia oito, acontece o Jantar Dançante com chur rasco campeiro e acompanhamentos, animado pelo Crioulo Batista.

Familia Anzolini animou Jantar Italiano

33Versões - Setembro 2022 Tradicionalismo CAS A DOS F ILTROS Av. J. J. Muraro esquina com a Rua São João 3252-5343 Óleos e Filtros Multimarcas

2º LUGAR - George Goldberg (Londres–Inglaterra)

5º LUGAR - Jurema Nogueira Mendes Rangel (Rio de Janeiro–RJ)

1º LUGAR - Pedro Henrique Santos Pires - Colégio São Pedro Canísio (Irati–PR)

Resultado da

3º LUGAR - Fernando Manuel Bunga (Angola–Continente Africano) 4º LUGAR - Carlos Alberto Bittar Filho (São Paulo–SP)

1º LUGAR - Livia Guariza Volpato - Colégio São Pedro Canísio (Irati–PR)

Parabéns a todos os participantes e, em espe cial, aos Lucreciaclassificados!WelterRibeiro - Presidente da Acade mia de Letras de Toledo – ALT Coordenadora do Grêmio Haicai Sakura - con cursokenzotakemori@gmail.com

2º LUGAR - Octávio Welter Cabral - Colégio Vicentino Incomar (Toledo-PR) 6ª

6º LUGAR - Rogério Aoyama (Dourados–MS) ÂMBITO ESTADUAL 1º LUGAR - Wellington da Silva Nicolau (Astorga–PR) 2º LUGAR - Luiza Nelma Fillus (Irati–PR)

anos Mais de no mercado de tintas imobiliárias, automotivas e industriais R. Sarandi, n°267 - Toledo/PR (45) 9 9993-0372 (45) 3277-1019 A Academia de Letras de Toledo – ALT, através de sua presidente, anuncia o resultado do 6º Con curso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, edi ção 2022, promovido pela instituição, com o in tuito de incentivar e difundir o haicai. Bicho-da-seda foi o tema da 6ª edição, um kigo da estação primavera (fauna), que despertou sobremaneira a curiosidade dos poetas em sa ber como ele vive e trabalha na produção do fio da seda.Acomissão avaliadora foi composta por Te ruko Oda, Frei Antonio Fabiano – (Seishin) e Da nita Cotrim do Grêmio Haicai Ipê de São Paulo, e pela coordenadora do Grêmio Haicai Chão dos Pi nheirais de Irati, Dorotéa Iantas Miskalo a quem a Academia agradece pelo compromisso voluntário dispendido em favor da cultura e do crescimen to daGratidãopoesia.igual à mídia em geral pela divulga ção, ao Grêmio Haicai Sakura pela parceria nas oficinas de Haicai; à Prefeitura Municipal de To ledo e Unioeste pelo apoio institucional; à Revis ta Philos pelo registro das 509 inscrições havi das e pelas publicações; às criadoras da arte do material de divulgação e premiação: Andréa Be atriz Welter Ribeiro, advogada e arquiteta; Maria na Leonardo Matsuo, Coordenadora da Secretaria da Comunicação; e à presidente do Clube da Poe sia de Toledo, artista plástica Edy Braun, pela cria ção dos haigas feitos especialmente para os poe masOspremiados.certificados e respectivos haigas serão en tregues aos classificados que participarem da so lenidade de premiação (data a ser marcada opor tunamente). Aos demais, serão encaminhados pelo correio. A ALT quer também expressar sua alegria e agradecimento aos colaboradores que confiaram sua produção poética ao concurso, na certeza de aguardá-los na 7ª edição do certame, em 2023.

ÂMBITO NACIONAL/INTERNACIONAL 1º LUGAR - Taís Assunção Curi Pereira (Santos–SP)

ÂMBITO ESTUDANTIL

Concurso de Haicai de Toledo - Kenzo Takemori - 2022

3º LUGAR - Vanice Elizabeth Zimerman Ferreira (Curitiba–PR) 4º LUGAR - Marilena Budel (Irati–PR) 5º LUGAR - Josnéia Aparecida Marcondes (Irati–PR)

5º LUGAR - Morgana Bertoldo - Colégio Ayrton Senna da Silva (Toledo–PR)

4º LUGAR - Heloisa Slometzki dos SantosColégio Ayrton Senna da Silva (Toledo–PR)

Menção Honrosa - Denyter Douglas Dorfschmidt - Colégio Ayrton Sena da Silva (Toledo - PR) A ocorrência de parada cardior respiratória (PCR) em uma criança não é comum. Mas as sequelas que essa situação pode deixar são gran des, caso o atendimento não seja rá pido e eficiente. Neste sentido, cola boradores do Hospital Geral Unimed (HGU) e Núcleo de Atenção à Saú de (NAS) dos setores administrati vo, enfermaria, fisioterapia e médi cos da pediatria participaram de um treinamento realizado sobre PCR e ressuscitação (RPC) no auditório da Unimed nos dias 16 e 17 de agosto. A ação foi conduzida pelas mé dicas pediatras Dra.Talitta Carvalho Fonseca, Dra. Jaqueline Machado Oliveira e Dra. Juliana Dias que re passaram conceitos técnicos sobre as características da parada car diorrespiratória e os procedimen tos de ressuscitação como mano bras, manuseio, medicamentos e intubação. Além disso, elas orien taram os participantes - mais de 80 profissionais - a executarem na prática os procedimentos. “Repas samos as novidades no protoco lo de parada e exercitamos uma si tuação com os bonecos de treina mento, pois a proatividade dos pro fissionais é importante para que os riscos sejam minimizados”, desta ca Dra. Talitta, responsável pela pe diatria do HGU de Toledo. A assistente de faturamento Fá

5º LUGAR - Letícia Lopes Schefer - Colégio Augustinho Donin (Toledo–PR)

tima Halmenschlager, que estuda para ser uma técnica em enferma gem, disse que após o treinamen to sente-se confiante em auxiliar os demais profissionais em uma si tuação de PCR. “Cada pessoa pode ajudar, mas é importante saber o que fazer para colaborar e não atra palhar”, relata. A enfermeira Taia ne da Silva compartilha dessa mes ma sensação pós-treinamento. “No momento de uma parada, todos de vem saber o que fazer, conduzido por um líder e cada um desempe nhando um papel importante na vida de uma criança”, destaca.

Menção Honrosa - Beatriz Herkert - Funet (Toledo–PR)

6º LUGAR - Vitor Manoel Goerck - Colégio Agrícola Estadual (Toledo-PR)

Colaboradores do HGU e NAS participam de treinamento sobre PCR e RPC em pediatria

35Versões - Setembro 2022 Cidade Confira nossos preços ao revisar a parte elétrica do seu carro ou ao trocar PASTILHAS DE FREIO, ÓLEO e ESCAPAMENTOS AQUI O SEU VEÍCULO É BEM CUIDADO! Av. Parigot de Souza, 1366 - Toledo Fones (45) 99902 - 0404 3055 - 4388 2º LUGAR - Lívia Prado Gonzaga – Colégio São Pedro Canísio (Irati–PR) 3º LUGAR - Eleonora Welter CabralColégio Vicentino Incomar (Toledo–PR) 3º LUGAR - Emily Cristina Wille - Colégio Ayrton Senna da Silva (Toledo–PR) 3º LUGAR - Lara Cabral - Colégio Vicentino Incomar (Toledo–PR) 4º LUGAR - Felipe Buasczyk CatalanoColégio São Pedro Canísio (Irati–PR)

6º LUGAR - Beatriz Marinho - Funet (Toledo–PR)

Menção Honrosa - Eduarda Laís KulpaFunet (Toledo–PR)

Evento realizado em São Paulo teve a presença de mais de 4.300 pessoas entre expositores, associados e convidados, gerando mais de R$ 250 milhões em volume de negócios entre os participantes Os números dão razão ao executi vo. Em apenas um dia de evento, o vo lume de negócios alcançado pela Pra ti-Donaduzzi foi três vezes mais do que o alcançado na última edição pre sencial da feira. A própria Farmarcas 2022 também alcançou marcas ex pressivas, reunindo mais de 4.300 pessoas entre expositores, convidados e associados, gerando mais de R$ 250 milhões em vendas entre todos os 83 expositores presentes. No caso da Prati-Donaduzzi, ou tro objetivo alcançado foi o de apresen tar as novidades em seu portfólio, es pecialmente em produtos ligados ao combate a doenças no Sistema Nervo so Central (SNC). “O canabidiol nos co locou em outro patamar, elevou bas tante o conhecimento da nossa marca, por sermos pioneiros e referência nes se mercado. Não só o canabidiol, mas toda a nossa linha de prescrição, que veio complementando o nossa grade de produtos. Este portfólio voltado para o SNC nos coloca para falar com a clas se médica e fecha um ciclo importan te”, comentou Batista. A força do presencial Segundo Carlos Turri, gerente de vendas da Prati-Donaduzzi, o fato de o evento voltar a ser presencial teve uma importância muito grande para o resul tado final nos negócios. “Nada melhor do que se sentar com um cliente, olho no olho, mostrar o meu portfólio e ne gociar diretamente, até para casos em que o preço da concorrência esteja me lhor. Esta troca de informação é muito rápida. E o pessoal estava sentindo fal ta desse contato”, disse Turri.

Considerada como uma das feiras de negócio de maior relevância dentro do setor farmacêutico, a 8ª edição do Encontro dos Associados Farmarcas, encerrada no dia 19 de agosto em São Paulo (SP), foi considerada um sucesso pela Prati-Donaduzzi. A farmacêutica paranaense, referência na produção de medicamentos no Brasil, comemorou sua sétima participação no evento, que deixou como saldo números expressi vos em negócios realizados e ampla di vulgação do portfólio da empresa. “Aguardávamos com ansieda de essa exposição, porque é a melhor em termos de negócios dentro do nos so segmento. O modelo da Farmarcas, onde todos os associados chegam para negociar, nos motivou a trazer um time bem preparado. E estar sem o evento presencial desde 2019 foi fun damental para que os clientes vies sem com ainda mais vontade de ne gociar. Foi um sucesso absoluto”, afir mou Walter Batista, diretor comercial da

ComPrati-Donaduzzi.númerosem seu retorno ao Encontro Farmarcas

36 Versões - Setembro 2022 Cidade (45) 99926-2003 - 99946-6467 - 99929-8717 (45) 2032-7591 Av. Cirne Lima 671, saída para Ouro Verde do Oeste, a 500 metros do Yara Country Clube

expressivos, Prati-Donaduzzi faz balanço positivo

O Diretor Executivo, Inácio Cattani, diz que a Campanha atingiu os objetivos previstos. “Es truturamos uma campanha para que nosso as sociado investisse seus recursos e ainda concor resse a prêmios. E foi um sucesso, conseguimos incrementar nossos recursos buscando cada vez mais a solidez da Sicredi Progresso PR/SP. Que ro agradecer aos associados pela participação, vocês são os donos do nosso negócio e é por vo cês que nos desafiamos todos os dias. Para ofe recer as melhores soluções financeiras de um jeito simples, próximo e cooperativo que só a Si credi sabe fazer”, finaliza. apliCaçãO premiada A campanha teve duração de 5 meses e par ticiparam aqueles associados que investiram nas modalidades de Capital Social e Deposito a

A Sicredi Progresso PR/SP entregou o prê mio final da campanha de Aplicação Premia da. A divulgação aconteceu na Sede da Coope rativa, em Toledo-PR, e contou com a presença de conselheiros, colaboradores, imprensa e de mais associados.

Sicredi Progresso PR/SP entrega prêmio

A entrega do prêmio aconteceu na Sede da Sicredi Progresso PR/SP. Foto: Tatiana Faez. Prazo, tanto para pessoa física (PF) quanto pes soa jurídica (PJ). Ao todo foram realizados 24 sorteios de R$ 5 mil, 3 sorteios de R$ 30 mil e 2 sorteios de R$ 50 mil, além do Jeep Compass 0 km. Foram R$ 490 mil em prêmios e 30 asso ciados contemplados. sObre a siCredi prOgressO pr/sp Com 40 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de mais de 60 mil associados. Com uma história, construída na es sência da cooperação, a Cooperativa possui 21 agências distribuídas na área de ação nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 14 estão no Para ná e outras 7 em São Paulo. Seu capital huma no conta com aproximadamente 400 colabora dores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequa dos aos associados, de um jeito simples e próxi mo. A Sicredi Progresso integra o sistema Sicre di está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

final da Campanha de Aplicação Premiada

37Versões - Setembro 2022 Cidade

O sorteado foi Michel Carletto Zanette, da Agência Barão em Toledo-PR. Há 8 anos associa do do Sicredi, ele investiu e levou o Jeep Compass 0 km para casa. “Eu só acreditei que tinha ganha do quando vim aqui ver o carro e claro que estou muito feliz. A Sicredi me oferece produtos e ser viços que bancos tradicionais têm. Só que aqui, o diferencial é o lado humano, o atendimento e o re lacionamento são próximos”, conta.

38 Versões - Setembro 2022 Cidade 45-3054-2969 / 99954-0109 ferronaמּoengenharia@hotmail. com Rua Ledoino José Biavaמּi,1740

Encontro doa amigos da Linha Pinhal e São José

Vila Industrial / Toledo -PR Próximo ao Teatro Municipal Nos dias 30 e 31 de julho aconteceu em To ledo mais um ENCONTRO DOS AMIGOS DA LI NHA PINHAL E SÃO JOSÉ, localidades da cida de de EsteConcórdia/SC.foio14ºencontro

Aqui em Toledo, a recepção da comitiva dos ca tarinenses foi feita pelas famílias De Marchi, Ga lante, Angeli, Simonato e Borili. O organizador da recepção foi o “Toninho” De Marchi, que informou a reportagem que no sábado o resultado final do jogo de futebol de campo, realizado na localidade do Xaxim, foi empate em três gols. Já no domingo pela manhã o futebol foi no campo de suíço no sí

tio da família De Marchi e o resultado foi favorável aos amigos de Toledo pelo placar de 5 a 1. O próximo encontro já tem data e será rea lizado no dia 28 de abril de 2023, em Concór dia/SC. Os irmãos Toninho, Sérgio, Neodi, Lucio, Luiz e Ines Maria De Marchi agradecem a todos que abrilhantaram mais esse encontro aqui no município de Toledo.

desses amigos de longa data que se separaram pela distância, mas não pela amizade. O futebol é um pretexto para as viagens, po rem o que mais importante fica são as boas conversas e muitas gargalhadas. Lembranças de todas as idades.

Sicredi Progresso PR/SP

A Sicredi Progresso PR/SP realizou no mês de agosto suas Reuniões de Núcleos para os associados do Paraná, a fim de apresentar os resultados do pri meiro semestre. A prestação de contas aconteceu de forma presencial e todos os associados estão convi dados a participar. A reunião foi conduzida pelo presidente, Ci rio Kunzler, e pelo diretor executivo, Inácio Cattani. Também houve um momento em que especialistas da área de Investimentos da Cooperativa, falaram sobre formas de melhor se relacionar com o dinhei ro. O encontro também fez um resumo das ações sociais realizadas, como por exemplo o Dia C, ativi dades do Comitê Jovem e Mulher, novas agências, entre outros, além de trazer os dados financeiros. O Presidente, Cirio Kunzler, disse que “A pres tação de contas é muito importante para que o associado possa acompanhar tudo o que foi fei to na cooperativa no primeiro semestre do ano. Fazemos parte de um sistema cooperativo que valoriza a participação do associado, afinal ele é dono do negócio e esses momentos evidenciam nossa transparência e o compromisso em tudo o que fazemos”.

realiza Reunião de Núcleos

39Versões - Setembro 2022 Cidade

Versões - Setembro 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.