Revista Versões Setembro 2020

Page 1


“O amor é um conflito entre nossos reflexos e nossas reflexões.” Magnus Hirschfeld

O Lapidar

O desbaste da pedra dura Dói tanto quanto depura O malho golpeia o cinzel O aprendiz se torna fiel O cinzel atinge a aresta A honestidade se manifesta

João Pedro Maldonado Gatto

Revista Versões é uma publicação de JRZ EDITORA LTDA CNPJ 27.907.745/0001-95 INSC. EST. 9076022060 Endereço: Rua Astorga 35 Jardim Esplanada Vila Industrial - Toledo/PR CEP 85.904-410 Contatos: e-mail: versoes@gmail.com - revistaoesteclassificados@gmail.com facebook.com/revista versoes toledo-comunidade

Direção Comercial: Jairo Zeni Fone: (45) 3378-3741 e (45) 99961-4262

Diagramação: Marcelo Rocha

A revista não se responsabiliza por artigos assinados. Os mesmos são de responsabilidade de seus autores.

2

Opinião

Versões - Setembro 2020

A fábula do vendedor de cachorro-quente Seguidamente recebo via internet algumas pérolas que as julgando interessantes, procuro reproduzi-las e transformá-las em texto, fazendo com elas algumas reflexões que podem ser aproveitadas pelos queridos leitores. Esta estória que vou lhes relatar fala da influência da negatividade em nossas vidas e todo o estrago que o predicativo pode nos causar. Conta a estória de um homem que vivia na beira de uma estrada, vendendo cachorro-quente. Ele não tinha rádio, TV e nem lia jornais. Preocupava-se em produzir e vender bons cachorros-quentes. Ele também sabia divulgar como ninguém seu produto: colocava cartazes pela estrada, oferecia em voz alta e o povo comprava. Ele era uma referência para as pessoas que passavam pelo lugar, que programavam suas saídas de casa para o trabalho ou em viagem para consumirem a iguaria produzida pelo vendedor. Usava o melhor pão e a melhor salsicha. O negócio, como não podia ser diferente, prosperava. Tanto que ele conseguiu mandar seu filho estudar na melhor faculdade do país. Só que ele não tinha o hábito de assistir jornais e ouvir rádio, pois levantava cedo e punha-se a organizar o dia de trabalho. Um dia, seu filho já formado voltou para casa, vendo toda aquela atividade intensa de prospecção e comercialização, falou ao pai: -Pai, você não ouve rádio, não vê TV. Não lê os jornais? A situação é crítica. O país quebrou. A crise está braba, pai!

*Bruno Marcos Radunz é administrador de empresas, palestrante e escritor. E-mail: brunoradunz@ ibest.com.br

Depois de ouvir isto, o homem pensou: “Meu filho estudou fora, lê jornais, vê TV. Deve estar com a razão.” E com medo procurou um fornecedor mais barato para o pão e as salsichas. Para economizar, parou de fazer seus cartazes de propaganda. Abatido pela notícia, já não oferecia o seu produto em voz alta. As vendas, é claro, despencaram até o negócio quebrar. Então, o pai, muito triste, falou ao filho: -Você estava certo filho, estamos no pior momento de todos os tempos. O texto me remete ao tempo de infância, onde sempre ouvia as pessoas e meus familiares falarem: - A crise este ano vai ser grande. Vamos apertar os cintos que vai ser um ano difícil! E isto já faz mais de cinquenta anos! Confesso que a crise, ela está mais na cabeça das pessoas do que qualquer outro motivo. Existem alguns períodos de instabilidade, é claro, e que não podem ser desprezados, mas em sua maioria, são focos da mídia, com interesse de terceiros que vão se beneficiar da notícia. A principal crise está dentro das pessoas, que se deixam influenciar por muitas vezes pessoas que pensam negativo, que só tem o negativismo dentro de si, e infelizmente acabam contaminando outras pessoas. Nada se conquista sem luta e muito esforço. Sem isso, não haveria sentido para a vida. Na dificuldade nós crescemos e nos agigantamos, nos tornamos competitivos e nos tornamos imunes às crises. Afinal de contas, é na crise que nós temos a oportunidade de mostrarmos nossas qualidades! Pensem nisso!


Opinião

Versões - Setembro 2020

3


Novo Decreto flexibiliza e disciplina funcionamento de atividades

Passou a valer a partir de 01 de setembro, as novas regras que flexibilizam as atividades econômicas de Toledo em face da pandemia de Covid-19. As informações foram publicadas no Decreto Nº 910/2020. Entre outras alterações, o documento estabelece a permissão de funcionamento em todos os dias da semana, das 6h às 23h, de casas de eventos, salões, clubes, associações recreativas e afins, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações, reuniões administrativas, comunitárias ou litúrgicas, seja em espaços públicos ou privados. Estão ainda mantidos o fechamento de vários estabelecimentos, como casas noturnas, restaurantes populares e playgrounds em áreas públicas, e a proibição das 23h às 6h da circulação e permanência de pedestres em vias públicas, ressalvados o deslocamento de ou para trabalho ou tratamento de saúde. No artigo 3º do Decreto constam as normas para aqueles estabelecimentos autorizados a funcionar. Nesse sentido também houve algumas mudanças. Uma delas em relação a redução do quantitativo de clientes no interior do estabelecimento. Passa a contar 70% da capacidade de lotação. Na mesma edição do Órgão Oficial, também constam anexos por área e ramo de atividade que disciplinam ou reforçam os cuidados a serem tomados. Apesar da flexibilização, as autoridades reforçam a necessidade de continuar a seguir as medidas de prevenção, como só sair de casa se for necessário, higienizar as mãos várias vezes ao dia, evitar aglomerações e usar máscara corretamente.

CUIDADOS PERMANECEM

4

Cidade

Versões - Setembro 2020

Apesar da flexibilização de alguns setores, os profissionais de saúde alertam que a vida não retornou a normalidade e as medidas de prevenção e higiene à covid-19 permanecem. Todos cuidados preventivos devem continuar, e a população precisa colaborar, evitando aglomerações, fazer o distanciamento social e as demais medidas estabelecidas no decreto e recomendadas pelo Ministério da Saúde.


Edição Solidária e Virtual - de 15/09 a 30/10

A edição da maior prova de corrida de rua da região oeste não poderá acontecer no seu modelo tradicional. Temos de evitar aglomerações até que este momento de COVID passe e possamos retornar a normalidade. Por outro lado, podemos nos movimentar de forma individual, praticar exercícios físicos em casa, em locais sem aglomeração de pessoas e com uso de máscara. Com este pensamento a organização da Meia Maratona Rotary Club de Toledo, com apoio da Sicredi, teve a ideia de realizar uma edição diferente, que pudesse unir o sentimento de ajuda aos mais necessitados e de respeitar o distanciamento social. Nasceu a assim a 19ª Edição da Meia Maratona Rotary Clube de Toledo da Solidariedade e Virtual. Solidária porque parte do que for arrecadado com inscrições e patrocínios será revertido em doações de materiais para o HOESP e para a compra de cestas básicas para pessoas carentes de Toledo. Virtual, pois os participantes podem correr no dia, horário e trajeto da sua preferência. O coordenador da prova, o rotariano Marcos Vinicius Gowda, disse que “um dos grandes desafios para a realização deste modelo de corrida virtualizada foi à busca de uma ferramenta que pudesse interagir do momento da inscrição até o registro dos tempos e o rankeamento dos atletas. Encontramos na Ticket Agora, empresa especializada em competições e eventos virtuais o parceiro ideal”. A corrida acontece nas modalidades de Meia Maratona (21km), Rústica (6km), Caminhada (3km) e Revezamento (10,5km cada/dupla). O evento acontece no período de 15/09/20 a 30/10/20. Um período mais longo para dar tempo aos atletas para percorrer o seu trajeto sem aglomerações. Todos os inscritos na edição deste ano terão 10% de desconto nas inscrições da edição de 2021. “Uma das novidades para esta edição virtual será a modalidade indor, onde o atleta poderá percorrer as distâncias em esteiras, seja ela em casa ou na academia”, conclui o coordenador Vinicius. O posicionamento do atleta será estabelecido pelo envio das informações dos tempos de corridas registrados em relógio com GPS ou Celular. As inscrições, as informações do evento, o regulamento, o envio dos tempos e o rankeamento dos atletas estarão disponíveis em no endereço eletrônico www.meiamaratonarotary.com.br. O participante será direcionado automaticamente para a plataforma da Ticket Agora. A organização e a realização do evento estão sob a responsabilidade do ROTARY CLUB DE TOLEDO.

Cidade

Versões - Setembro 2020

5


Norisvaldo Penteado de Souza

Meu entrevistado do mês é NORISVALDO PENTEADO DE SOUZA, funcionário público exemplar da Prefeitura de Toledo, onde exerce cargo de Secretário de Planejamento Estratégico. É casado com SANDRA CRISTINA LAUERMANN DE SOUZA e tem uma filha, LAURA LAUERMANN DE SOUZA (14 ANOS). Nasceu na Comunidade denominada de SITIO BAHIA, hoje Município de São Pedro do Iguaçu. Sua Formação Acadêmica é em Processos Gerenciais, com MBA em Gestão Pública. Funcionário público desde 10 de janeiro de 1994, narra nesta entrevista um pouco da sua odisseia de vida. “FRASE QUE DEFINE NORISVALDO” Servidor público sempre à disposição do cidadão de Toledo, dizendo sempre que tudo vai dar certo e que sempre encontramos uma solução para os problemas e necessidades buscadas pela população na prefeitura. De forma resumida: “vai dar tudo certo”

Versões:Como foi a infância e a juventude de Norisvaldo Penteado de Souza? R: Minha infância foi muito simples no interior do Município de Toledo, na localidade do Sitio Bahia, junto com meus 04 irmãos (03 irmãs e 01irmão), meu Pai e minha Mãe. A localidade do Sitio Bahia homenageia a família do meu Pai que é natural da Bahia e vinda do interior do estado de São Paulo, chegou na região adquirindo um pequeno sitio na década de 60, denominando de “Sitio Bahia”. Casa simples de madeira, sem energia elétrica e água de poço. Infância difícil, mas que ainda guarda lembranças boas, pois nossa família é muita unida, e digo que tudo foi construído na infância, porque meu pai e minha mãe ambos sem estudo mas com uma expertise de vida,mostravam para nós as coisas boas que nós poderíamos alcançar no futuro se seguíssemos o caminho sempre do bem. Minha juventude também iniciou-se ainda no Sitio Bahia, porémcom vontade que eu tinha de estudar, sendo que na época não havia transporte escolar e dessa forma, com meus 14 anos de idade tive a oportunidade de me mudar para a Cidade de Severínia, interior de São Paulo, morando na casa de tios para ter condições de estudar. Fantástico, consegui prosseguir nos estudosconcluindo o ensino médio naquela Cidade, na sequência me mudei para a Cidade de Franca – SP para cursar Escola Agrícola e quando conclui o curso Técnico em Agropecuária, retornei para o Sitio Bahia, ainda pertencendo ao Município de Toledo no final de 1991. Versões:Quais foram seus passos iniciais na atividade comercial? R: Iniciei trabalhando como “Fiscal de Barreira” lá mesmo na localidade do Sitio Bahia no início do ano de 1992 quando ainda pertencia ao Município de Toledo, contratado pelo sistema de RPA, contrato este que durou 03 meses.No ano de 1993, trabalhei na empresa “Herbioeste Herbicidas Ltda.”, no entreposto da localidade de São Judas Tadeu, já Município de São Pedro do Iguaçu (Emancipado no ano de 1992). Versões: Como surgiu a oportunidade em se tornar funcionário público? R: Após finalizar o contrato de fiscal de barreira, fiquei sabendo em conversas com os funcionários da fiscalização da Prefeitura que haveria um grande concurso público em Toledo, e tive a oportunidade de me inscrever nesse concurso público, sendo este o primeiro concurso público da história da nossa Cidade. A prova ocorreu no mesmo ano de 1992, tendo sido aprovado em 2º lugar para o cargo de “Topógrafo”.Fui convocado para assumir a função no mês de dezembro de 1993, e assumi o concurso público em 10 de janeiro de 1994.

6

Entrevista

Versões - Setembro 2020

Versões:Já passastes por diversos cargos de diretoria e atualmente ocupa o cargo de Secretário de Planejamento Estratégico. Como é possível chegar a um cargo tão importante para a história do município, pois estás desde o ano passado na pasta? R: Como servidor público penso que para administrar uma pasta tão importante como a do Planejamento Estratégico no cargo de Secretário, é um prêmio pelo trabalho desempenhado ao serviço público nos vários setores que atuei, pois como servidor público, sempre desenvolvi as minhas funções da melhor forma possível, com o pensamento que trabalho em uma grande empresa (pública), e hoje ser o Secretário do Planejamento Estratégico, agradeço a oportunidade dada a mim e ainda colocada à prova a minha capacidade de ser “Secretário/Gerente” de uma grande empresa pública chamada Prefeitura de Toledo. Versões: Já trabalhastes com diversos prefeitos em seus mandatos. Quais fatos foram mais marcantes em tua trajetória? R: Foram vários fatos que marcaram esse tempo


de servidor público, podemos aqui relatar na gestão do então prefeito “Albino Corazza Neto” quando iniciei a minha função de servidor na área de Topografia. Fato marcante aquele dia 10 de janeiro de 1994, meu primeiro dia de trabalho. Frio na barriga e tudo coisa nova, entender do sistema público, como funciona aquela engrenagem. Não dá para esquecer essa data.Já na Administração do então prefeito “Derli Antônio Donin”, aprendi muito com aquela equipe. Lotado no Departamento de Cadastro Técnico Imobiliário, e atuando como Topografo, trabalhamos em muitas obras estruturantes que alavancou o nosso Município. Nessa ocasião os serviços de Topografia vinculavam vários setores que aprendi a admirar, como por exemplo, Departamento de Patrimônio, Emdur e Secretaria de Planejamento, pois as ações desenvolvidas pela Secretaria de Planejamento precisam das informações do Departamento de Patrimônio e eram executadas quase sempre pela Emdur.Na Administração do então prefeito José Carlos Schiavinato, a minha função de servidor público mudou bastante. Primeiro fui transferido para a Emdur – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo, e lá atuei no setor de compras e na sequência no setor de asfalto, onde atuava diretamente nas parcerias (Agricultor e Município) do programa do asfalto rural. Foram 05 anos de trabalho na Emdur, sendo que ao retornar ao Paço Municipal fui nomeado para assumir o Departamento de Patrimônio como Diretor, atuando nesse cargo até dezembro de 2012.Na Administração do então prefeito Beto Lunitti, permaneci a convite do prefeito no Departamento de Patrimônio, somente como servidor de carreira, mas com a função de auxiliar os trabalhos de documentação de todo o patrimônio público.Na Administração do atual prefeito Lucio de Marchi, iniciei a sua administração já como Diretor de Patrimônio, função esta que desempenhei por 02 anos, onde houve o convite do prefeito para assumir a pasta da Secretaria de Planejamento Estratégico. São vários fatos marcantes, cada um em seu tempo, mas todos importantes que fez com que adquirisse muita experiência na gestão pública, que me deu a oportunidade de ter um conhecimento bom de toda a nossa Cidade e do nosso Município de Toledo. Versões: Como Secretário de Planejamento Estratégico, se não fosse a pandemia, hoje já teria concluso o Novo Plano Diretor de Toledo. Qual

a importância deste documento? R: Sem dúvida o novo Plano Diretor já estaria aprovado se não fosse a pandemia A revisão do Plano Diretor, por toda complexidade e a cautela no produto total tem que ser feito de forma pública e sem pressa. Dessa forma, projetamos uma revisão de Plano Diretor no prazo de 09 messes, com previsão de entrega do produto final na câmara de vereadores no mês de outubro/2019, contudo por razões de reestruturação da administração o prazo teve que ser dilatado com a previsão de entrega final no mês de março/2019.Mas com a pandemia e ainda faltando para a entrega do produto final, uma audiência pública da fase “4” que trata da atualizações das leis e a institucionalização do PAI (Plano de Ação e Investimento) e ainda a conferencia Municipal do produto total, entendemos que o novo Plano Diretor será entregue à Câmara Municipal ainda antes de novembro de 2020.O Plano Diretor é importantíssimo, pois é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, indispensável para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público municipal e atender às exigências fundamentais de ordenamento das cidades. É regulamentado pelo Estatuto da Cidade e conduz o município a um processo de planejamento continuo que busca a ampliação dos benefícios sociais, a redução da desigualdade social e a garantia da oferta de serviços e equipamentos urbanos, promovendo o desenvolvimento territorial e garantindo a função social da propriedade.O Plano Diretor Municipal é obrigatório para todos os municípios paranaenses e deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos, pois muitas mudanças podem ocorrer na cidade em uma década. Revisar o Plano Diretor Municipal é imprescindível para que o planejamento urbano municipal seja adequado às demandas atuais e à nova realidade do município, contemplando diretrizes para as transformações da cidade nas próximas décadas. A Revisão do Plano Diretor serve para garantir o uso democrático e sustentável do solo, captar recursos para o município, direcionar a expansão urbana, priorizar os investimentos e muito mais.

R: Eu vejo que todas as ações prestadas por min nos meus 26 anos de serviço público em vários setores, fez com que ficassem armazenados na memória. Outro fato desse conhecimento é a experiência adquirida com trabalhos ao lado de grandes nomes que de forma direta contribuíram na construção desse Município e dessa Cidade.O serviço que o Topógrafo desempenha dentro do setor público as vezes não é visto pelas pessoas, porém é de suma importância para a coletividade. Desempenhei essa função por 11 anos e atribuo a essa fase, essa experiência e facilidade de conhecimento da Cidade de Toledo como um todo e basicamente os problemas encontrados em cada canto da Cidade.

seguindo os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. O famoso LIMPE. Todo gestor público que sempre atender essas condicionantes, estará sempre acima da desconfiança e descredito com o cidadão.

Versões: Quais são os grandes obstáculos na vida de um gestor público na atualidade? R: Um dos grandes obstáculos que vejo de um gestor público é o descrédito que sempre é atribuído para o funcionário público, somos as vezes classificados de forma global como pessoas que não trabalham e somente está ali para ganhar o salário e nada mais. Outra situaçãoque vejo para o gestor público, mas não como obstáculo, mas sim como trabalho digno, é atender as necessidades do cidadão sempre de forma coletiva e sem arranhar a lei de responsabilidade fiscal e ainda

Versões: O que Norisvaldo pensa para Norisvaldo no futuro? R: Que continue assim, essa pessoa do bem que de forma organizada, sempre à disposição para ajudar de forma correta os cidadãos da nossa Cidade.Que continue sempre buscando a perfeição e informações para atender as pessoas que busca junto ao serviço público soluções para suas necessidades.Esse é, e sempre será o meu lema como servidor público, profissão essa que gosto de desempenhar e tenho muito orgulho de sempre repetir para todos que sou SERVIDOR PÚBLICO.

Versões: O que Norisvaldo pensa para Toledo no futuro? R: Penso em uma Cidade desenvolvida, que continue crescendo de forma ordenada e que consigamos atender de forma integral de norte a sul, leste a oeste as necessidades básicas dos cidadãos, infraestrutura básica e saneamento básico para melhorar ainda mais e propiciar maior qualidade de vida ao povo Toledano.

Versões: Dentre as qualidades do amigo, uma surpreende a mim e aos demais toledanos que o procuram. É sua memória fotográfica do mapa de Toledo e todas as suas ruas. Como aperfeiçoastes esta qualidade? Entrevista

Versões - Setembro 2020

7


Obesidade é uma pandemia global Segundo especialistas, a obesidade pode deixar mais da metade dos adultos do planeta com sobrepeso dentro de duas décadas

Todo começo de ano, líderes, empresários e até celebridades globais se reúnem na tranquila cidade suíça de Davos para discutir as grandes questões do mundo. Em 2013, a obesidade foi um dos itens no topo da agenda. Segundo especialistas, ela se tornou uma pandemia global que pode deixar mais de metade dos adultos do planeta com sobrepeso dentro de duas décadas. Cientistas pedem ações urgentes, além da reação comum, e cruel, de culpar as pessoas por não terem força de vontade. De acordo com eles, o problema tem de ser enfrentado com a mesma determinação com que se luta contra o cigarro.

8

Saúde

Versões - Setembro 2020

mais, ela tem sobrepeso.

Risco à saúde

O sobrepeso e a obesidade são importantes fatores de risco para doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Já foram considerados problemas apenas em países de alta renda, mas hoje estão em crescimento dramático em nações de baixa ou média renda, particularmente em ambientes urbanos. No Brasil, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009, a obesidade atinge 14,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos e, o que é muito preocupante, 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 e 9 anos. EsMetade da população mundial obesa tas crianças estarão desde muito cedo expostas Existe hoje no mundo 1,4 bilhão de adultos aos males daí derivados. com sobrepeso. Em mais 20 anos, mantidos os padrões atuais de alimentação e atividade físi- Estigma social Parece existir uma reação disseminada de ca, de 50% a 60% da população mundial podem colocar nos obesos a culpa por seu problema estar acima do peso. O sobrepeso e a obesidade são definidos - e eles acabam ficando marcados por um espela Organização Mundial de Saúde como tigma social. É preciso, em vez disso, examinar uma acumulação anormal ou excessiva de as causas, notadamente, os hábitos e a cultura gordura que apresenta um risco à saúde. de consumo de alimentos com excesso de sal, Uma de suas medidas é o índice de massa açúcar e gorduras, abundantes em cadeias de corporal (IMC), o peso de uma pessoa (em fast food e nas prateleiras de supermercados, e quilos) dividido pelo quadrado de sua altu- a vida sedentária. A obesidade traz também para os países ra (em metros). Uma pessoa com um IMC de 30 ou mais é considerada obesa. Com 25 ou um sério problema econômico, pelo aumento


dos gastos públicos em saúde. O custo dela, apenas nos Estados Unidos, na próxima década, poderá ser de US$ 550 bilhões. Lá, a taxa nacional do distúrbio é de 35% da população adulta, com grandes variações entre estados. Se as tendências continuarem, esta taxa deverá ser de 44% em 20 anos.

Prejuízos à economia

Até 2030, nos Estados Unidos, os custos médicos associados ao tratamento de doenças evitáveis deverão subir de US$ 48 bilhões para US$ 66 bilhões por ano. A perda em produtividade econômica chegaria à casa dos US$ 580 bilhões anuais. E os custos médicos alcançariam até US$ 210 bilhões por ano. A obesidade é uma questão complexa e envolve interesses relacionados ao poder. Parte da indústria de alimentos e bebidas acaba incentivando-a com seus produtos e os países não têm condições políticas de regulamentar o que as pessoas servem em suas mesas. Crianças são bombardeadas com publicidade de junk food (que traz brinquedinhos de brinde), doces e refrigerantes, e as campanhas, disseminadas, acabam por atingir de maneira mais sedutora principalmente as classes sociais em ascensão no mundo em desenvolvimento, que ainda carecem de informação e consciência para optar por dietas mais balanceadas, ou que simples- bém pode ser relacionada à obesidade. Ela está afetando a produção de alimentos e, consemente não podem pagar por elas. quentemente, seus preços. Isto impacta as decisões na hora de comprar comida. O que se vePorções menores Existem iniciativas em países desenvolvidos rificou nas altas súbitas de preços de alimentos pela diminuição das porções de pratos em res- de 2008 e 2010 foi que eles ficaram mais altos taurantes - que cresceram muito significativa- em alimentos frescos, como vegetais e frutas. mente deste os anos 1970 - e para campanhas de conscientização. Em contrapartida estima-se que, nos próximos 30 anos, cerca de 3 bilhões de pessoas principalmente na África e sudeste da Ásia, ascenderão ao status de classe média no planeta, adotando estilos de vida ocidentais. A mudança do clima, que anda causando distúrbios em diversos setores da economia, tam-

tífica norte-americana dedicada a temas relacionados a saúde A queda das rendas familiares causada pela crise econômica aliada à crise alimentar, provocada em parte substancial pela mudança de clima, geram, juntas, uma situação perversa. Famílias passam a ingerir grãos com muita energia, doces, refrigerantes e gorduras como forma Calorias a um custo acessível de absorverem calorias a um custo acessível. A A insegurança alimentar tem o efeito de pandemia global de obesidade é uma questão fazer com que pessoas tomem decisões que complexa. Pede uma iniciativa coletiva para alpodem prejudicar seu equilíbrio por não se terar esse cenário. sentirem seguras de que vão ter alguma coisa para comer no futuro próximo, diz o AmeriFonte: https://namu.com.br/portal/ can Journal of Public Health, publicação cienalimentacao

Saúde

Versões - Setembro 2020

9


Plantão de Pediatria

A qualidade e segurança que o futuro merece, agora 24 horas por dia.

Informações: (45) 3379-7700 Rua Rui Barbosa, 1515

85900-040 Centro, Toledo - PR - Antigo HCO.

Cidade

Versões - Setembro 2020

No começo da manhã gelada de sábado, 22 de agosto, o casal Nelso e Julce Bassani participou de um ato de solidariedade e carinho. Levaram alimentos não perecíveis ao Drive-Thru Solidário, promovido pelas cooperativas Unimed Costa Oeste e Uniprime Pioneira. “Uma ação assim aquece o nosso coração”, definiu Nelso. “Tem tanta gente precisando de um pouco de nós, não custa ajudar”, complementou Julce. Sem sair do carro, eles deixaram os donativos e receberam as máscaras personalizadas do evento, comemorativo ao Dia de Cooperar. Houve quem preferiu as bolas para as crianças, como fez a Dra. Marilda Zacar que também participou do Drive-Thru. “A gente tem que ter empatia pelo próximo e se mobilizar para fazer o bem”, disse. Foram 661,5 quilos de alimentos não perecíveis, 187 litros de leite e 163 itens de limpeza doados à Apae de Toledo. “Trata-se de uma entidade que merece todo o nosso apoio especialmente em um momento delicado como o que estamos vivendo. Direcionar nossa ação a ela, empodera nossa mobilização”, destaca o presidente da Uniprime Pioneira, Dr. OrleyCampagnolo. “As cooperativas atendem às demandas dos cooperados, mas também é necessário haver uma devolução à comunidade. A união de forças da Unimed e da Uniprime materializa o princípio da intercooperação que preconiza a solidariedade e empatia em prol da sociedade”, complementa o presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani. A diretora da Apae de Toledo, Lucimar Recalcatti Vieira, agradece a iniciativa das cooperativas e a todos que se dedicaram a doar os alimentos e produtos. “Nós estávamos sem nenhum alimento para doar às famílias que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social. Essas doações vieram em um momento muito especial e nós só temos que agradecer a todos os envolvidos”, enaltece.

Sobre a Apae

ANS - nº 371106

10

Unimed e Uniprime realizam ação solidária em prol da Apae de Toledo

Atualmente a Apae atende 279 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos em ações na área da saúde, educação e assistência social. Trata-se de uma das mais antigas instituições beneficentes de Toledo, com quase 50 anos de história. Nesse momento de pandemia, as atividades presenciais foram substituídas pelas online e para muitas famílias as necessidades aumentaram, especialmente de alimentos. “Vamos organizar os donativos em cestas básicas e entregar a essas pessoas”, relatou Lucimar. “A família apaeana agradece a todos”, finaliza.


Pesquisadora diz que assintomáticos podem transmitir covid-19 durante meses O novo coronavírus pode ser transmitido por meses por pessoas consideradas assintomáticas. É o que aponta um estudo feito pelo Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFRJ. Em entrevista à GloboNews, a coordenadora da pesquisa, Teresinha Marta Castineiras, falou sobre o caso de uma brasileira que permaneceu com o vírus no corpo por cinco meses. “A primeira coisa era mostrar que essa persistência que essas pessoas julgavam, o fato de você encontrar esse PCR além da segunda semana era uma questão tranquila porque esse vírus não tinha capacidade infecciosa, ou seja, ele não conseguiria se replicar”, disse. “Isso foi uma preocupação desde o princípio e foi uma parte importante do nosso estudo, que mostrou, sim, que o vírus tem capacidade de replicar”. De acordo com Teresinha Marta Castineiras, existe a possibilidade de o novo coronavírus usar alguma célula do corpo como reservatório. “A divíduos ficam assintomáticos ou muito pouco tem algumas hipóteses, já que o vírus se multigente já tem especulações que vão sendo res- sintomáticos. Existe alguma célula que pode es- plica com maior facilidade em determinados tipondidas. Onde ele permanece? Já que esses in- tar funcionando como reservatório, e a gente até pos de células da linhagem linfocitária”, afirmou.

Saúde

Versões - Setembro 2020

11


UTFPR auxilia na análise estatística dos dados de Covid-19 em Toledo

A guerra contra o novo coronavírus uniu vários aliados em Toledo. Desde empresários e clubes de serviços que mobilizaram recursos para estruturação do Hospital de Campanha até movimentos coletivos e individuais que mantiveram um olhar ao próximo e arrecadaram produtos de higiene e cestas básicas para famílias necessitadas. Mas para enfrentar um inimigo invisível e traiçoeiro também é necessário montar um exército e forças de inteligência para monitorar o avanço da pandemia e como a proliferação do vírus está se comportando no nosso território. Nesse sentido foi necessário chamar os universitários. No final do mês de junho, a Secretaria de Saúde, por meio da Comissão Técnica em Saúde que faz as análises do Centro de Operações Emergenciais (COE) firmou parceria com professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Toledo, vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática e participantes de um grupo de pesquisa chamado “Grupo de Pesquisa em Estatística Espacial”. Foi então que surgiu o projeto intitulado “Análise Estatística Espacial para os Dados da Covid-19”. Deste então, semanalmente são produzidos relatórios contendo diversas análises relacionadas à doença no Município de Toledo. Estes relatórios apresentam desde estatísticas clássicas como a idade média das pessoas infectadas, a evolução diária da quantidade de casos notificados, a faixa etária mais atingida, até estatísticas mais modernas, que englobam nas análises as informações geográficas dos dados monitorados. Como exemplo, podemos citar os mapas

12

Saúde

Versões - Setembro 2020

que apresentam a evolução do total acumulado de notificações e os mapas que apresentam a taxa de crescimento semanal nos bairros. “A elaboração dos mapas só é possível graças ao trabalho desenvolvido pela equipe técnica do COE, que diariamente alimenta um banco de dados com informações sobre as pessoas notificadas com Covid-19. Este banco de dados que apresenta informações como a idade, sexo, profissão e moradia das pessoas infectadas acaba sendo uma das principais fontes para elaboração das análises. Também recebemos e-mails com informações hospitalares, no âmbito da 20ª Regional de Saúde e utilizamos dados dos Boletins Diários apresentados no portal do Município”, explica o membro do Grupo de Pesquisa em Estatística Espacial, Professor Gustavo Henrique Dalposso. “Nossa parceria com a Prefeitura é de grande importância, pois nós da UTFPR temos profissionais qualificados, que ao atuarem juntamente com a equipe técnica do COE, conseguem auxiliar o Município nesta análise de dados”, acrescenta. Ele disse ainda que este trabalho veio ao encontro do anseio de poder prestar serviços à

comunidade e assim estreitar os laços entre Universidade e população. Atuam em análise de dados nas mais diversas áreas e assim podem mostrar um pouco o que fazem, além do ensino e formação de profissionais em sala de aula. “Essa relação é muito produtiva, pois nos fornece materiais para trabalhos que futuramente poderão gerar artigos científicos que ajudarão a entender melhor o atual momento e o comportamento desta pandemia em nosso Município. Ao mesmo tempo, auxiliamos a equipe da Prefeitura na análise de dados, possibilitando uma melhor compreensão do fenômeno e facilitando a tomada de decisões. Esperamos poder continuar colaborando com a Prefeitura de Toledo e que, com o fim da pandemia, novos projetos relacionados à Estatística Espacial possam ser desenvolvidos”, finaliza o Professor. “Essa parceria tem sido super importante pelo conhecimento do grupo de estatística, eles têm uma visão de algumas questões que muitas vezes nós, como profissionais da saúde não temos. Essa parceria fica melhor ainda quando existem algumas análises que nós gostaríamos de fazer e eles conseguem viabilizar isso de forma matemática. Uma das mais recentes foi a questão dos idosos. Nós precisávamos de um gráfico para mostrar que a incidência na população acima de 60 anos se mantinha estável, enquanto no restante da população estava baixando. Fizeram um gráfico e uma apresentação muito interessante e que fica de fácil visualização e comparação. Isso tem nos ajudado muito na análise dos dados relacionados à pandemia em nossa cidade”, avaliou e agradeceu a Médica do COE, Gabriela Kucharski.


Especial Maçonaria

VersĂľes - Setembro 2020

13


Crianças do RotaKids fazem doação ao Lar dos Idosos

36 anos

No dia 23 de agosto o Rotary Club de Toledo Integração comemorou 36 anos de fundação. Na atual gestão 2020/2021, sob o lema internacional “O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES”, o Presidente Internacional está a cargo de Holger Knaack, o Distrito 4640 tem como Governador, Edison de Castro Pagnozi, do Rotary Club de Toledo Pioneiro, e o Presidente do Rotary Club de Toledo Integração é Nelson Enguelman. Para comemorar a data, em tempos de pandemia, tudo foi diferente, começando pela forma de que cada associado recebeu o seu mimo, em casa. Mas o destaque principal e mais importante foi a celebração de uma missa, na Catedral Cristo Rei, de Toledo, celebrada pelo Padre Helio Bamberg, que inclusive é sócio honorário do clube, na manhã do dia 23.

O RotaKids de Toledo Integração, clube da família rotária de Toledo, composta por crianças de 7 a 11 anos, fizeram nesta semana a doação de vários itens de higiene para o APA – Lar dos Idosos. A campanha teve a participação do Interact Club de Toledo Integração, que colaborou com a quantia de 300 reais, aonde as crianças adquiriram 4 pacotes grandes de fralda geriatrica e duas caixas de luvas descartáveis. O restante das doações foram feitas com recursos do clube e das doações recebidas, que totalizaram 15 fardos de papel (doação Topperlimp), 48 unidades de creme dental (Quimitol), 2 fardos de papel toalha, esponjas, acetona, esmalte e algodão da Azul Prod Limpeza e Higiene, 64 garrafas de álcool em gel e álcool 70, 13 galões de produtos de limpeza, 100 mascaras, 4 pacotes de lenços umedecidos, 15 pacotes de papel higiênico, 8 fardos de papel toalha e 15 pacotes Luvas descartáveis. A presidência do RotarKids de Toledo Integração, apara a gestão 2020/2021, está sob a responsabilidade de Henrique Cielo Pedrini. O clube iniciou mais uma campanha, visitando o Dia das Crianças com o lema “Doe um brinquedo e faça uma criança feliz”. O clube está arrecadando brinquedos novos ou usados, em bom estado. As cai-

Rotaract Club Toledo doa materiais de prevenção a casas abrigo Entrega ocorrida no começo desta semana inclui álcool (em gel e líquido), aventais, luvas de látex e máscaras; arrecadação foi realizada por juventude rotária O Rotaract Club Toledo entregou à Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) materiais de prevenção à Covid-19 destinados ao uso no serviço de acolhimento institucional. As casas abrigo receberam 45 litros de álcool (10 líquido e 35 em gel - parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná [UTFPR]), 50 aventais descartáveis, seis caixas de luvas de látex, 120 máscaras (100 cirúrgicas e 20 especiais). Este material foi arrecadado pela juventude rotária, a quem a SMAS agradece pelo empenho.

14

Rotary

Versões - Setembro 2020

xas para coleta dos brinquedos estarão em diversos pontos da nossa cidade (Colônia, Loja Quebra Nozes, Mega 1,99, Agrícola Sperafico, Supermercado Canção, Barato Mania, Maxicon, Palotina Esportes, Colégio La Salle, Casa das Mangueiras, Maxiluz, Shopping Panambi, Central Tintas, Café Donuts). As doações podem ser feitas até o dia 30/09/2020. Em todas suas ações, as crianças sempre tem a supervisão dos pais e dos integrantes do Rotary Club de Toledo Integração, que tem no rotariano Jader o seu conselheiro. São as crianças dando o exemplo que DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI (lema rotário) vem desde cedo. Parabens.

“Nosso muito obrigado aos jovens pelo apoio neste momento em que os esforços se somam para juntos vencermos a pandemia”, salienta a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marisa Ramos dos Santos Cardoso.


Lar dos Idosos e Casa de Maria recebem doações

Doações a APA – Lar de Idosos

Doações para a Casa de Maria

O Rotary Club de Toledo Integração realizou a entrega de equipamentos eletrônicos de estúdio e comunicação online: monitores de áudio, microfone profissional, webcam e braço articulável de microfone com pop filter, para a Casa de Maria. Uma importante aquisição para a Casa de Maria, nesse momento atípico que estamos vivenciando de pandemia Covid19, que muito contribuirá com a manutenção das atividades de aproximadamente 400 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e que se encontram em isolamento social. Ainda, no mês de Agosto, o Rotary Club de Toledo Integração, atendendo a necessidade da APA - Lar dos Idosos de Toledo, fez a doação de 800 Fraldas geriátricas, alimentos e itens de higiene pessoal. Essas doações são resultados da Feijoada Solidária realizada pelo Clube no mês de Julho deste ano. Ações Solidárias que se tornaram possíveis devido a participação e adesão da comunidade.

Projetos e ações realizadas no último ano do Rotary Club de Toledo Integração destacamos a compra de Equipamentos para o Centro de Parto Natural - Bom Jesus (33 mil dólares), compra de Lousa Digital - Cebeja - Educação de Jovens e Adultos no valor de R$ 6.500,00, 200 Fraldas geriátricas para APA Lar dos Idosos, 60 cestas básicas para a Casa de Maria de Toledo, 60 cestas básicas para Embaixada Solidária - auxílio aos imigrantes (alfabetização, documentação e inserção no mercado de trabalho), II passeio ciclístico - END PÓLIO NOW, projeto produtor rural padrão (valorização do pequeno produtor rural cada ano com uma atividade, premiando as melhores práticas de embutidos, queijo colonial, horticultores, piscicultura, projeto da Hepatite Zero, projeto lacre e tampinha amiga, campanha de vacinação ao sarampo e poliomielite, doação de presentes para natal em creche municipal, doação de aventais para HOESP (combate Covid 19), feijoada solidária.

Doação de moto-bomba O Rotary Club de Toledo, através do seu Presidente Arnaldo Roberto Martins, e dos associados Eloir Sebastião Pape e Fabricio Rios, realizou a entrega oficial de um conjunto (Motor e bomba) para lavagem de veículos, para a 20ª Sub Divisão de Policial de Toledo. Esse equipamento doado, alem de favorecer a delegacia local, na questão das lavagens das viaturas, favorecerá o Estado do Paraná, já que será economizado aproximadamente 3 mil reais por mês, visto que o

custo de lavagem das viaturas gira em torno de 80 reais cada uma. Vale lembrar que este projeto de doação é uma ação interna do Rotary Club de Toledo, com a participação da empresa Casa das Bombas, através do empresário Beto Ignacio. Ainda prestigiaram a entrega o Delegado-Chefe da 20ª SDP, Antônio Donizete Botelho, o delegado Ilso Campaner e o investigador Antonio.

Investigador Antonio testando o equipamento

Moto-bomba doado

Beto Ignacio, Fabricio Rios, Arnaldo Martins, Donizete Botelho, Ilso Campaner e Eloir Pape Rotary

Versões - Setembro 2020

15


Esportes

Com o decreto municipal liberando as praticas esportivas, o departamento de esportes do Toledão já se organiza para o reinicio das atividades esportivas n clube. Várias competições estão programadas, mas todas dentro das normas estabelecidas pelo decreto.

Mensalidades

A diretoria do clube Toledão manterá o desconto de 15% nas mensalidades para este mês de setembro. O desconto tinha validade para o período de maio a agosto, porem houve a prorrogação por mais um mês.

Prevenção

O uso de máscara é obrigatório dentro do clube, pois a prevenção é a melhor solução.

16

Toledão

Versões - Setembro 2020


Paso de La Patria - Corrientes - Argentina Paso de la Patria - também conhecida como El Paso - é uma cidade e município da província argentina de Corrientes, localizada a cerca de 35 quilômetros da capital provincial, no departamento de San Cosme. É uma das principais aldeias turísticas da região, sendo a principal atração o rio Paraná, tanto para os seus spas como para a pesca, especialmente o dourado. Paso de la Patria está localizado em frente à foz do rio Paraguai, no rio Paraná, e tem alguns penhascos que são observados de perto pelos pescadores.Em frente a esta cidade, do lado paraguaio, é a cidade de Paso de Patria. Paso de la Patria étambém conhecida como “El Paraiso del Dorado”. É nesta região que o rio

Paraguai entra no rio Paraná formando um dos melhores pesqueiros de dourados do mundo. Esta famosa Vila Turística, com pouco mais de seis mil habitantes, mas com mais de dezesseis mil casas, chega a ter sua população aumentada para mais de cinquenta mil pessoas na temporada de veraneio, quando as praias do rio Paraná ficam lotadas de banhistas. Localizada na província de Corrientes, é nesta região que o Rio Paraguai, vindo do pantanal, deságua no Rio Paraná formando o famoso pesqueiro conhecido como confluência, um dos melhores pesqueiros de dourados. No inverno os gigantescos surubis que chegam a ultrapassar 60kg dão muito trabalho aos pescadores. Paso de la

Patria possui uma excelente infraestrutura de hospedagem e tem tradição em atender pescadores brasileiros. O acesso é pela Ruta 12, estrada em ótimas condições, e está localizada a 600 quilômetros de Foz do Iguaçu. É em Paso de la Patria que acontece o mais antigo concurso de pesca da Argentina, “La Fiesta Nacional de Pesca del Dorado”, realizada na segunda quinzena de agosto e reúne pescadores de várias partes do país e de outros Países. Outro atrativo é a proximidade com a capital da província, Corrientes, que fica a menos de 40km de Paso de la Patria e possui um dos maiores cassinos da região. Joga-se muito em Corrientes. Uma bela Cidade. Pesca - A pesca é realizada a bordo de lanchas Tracker 6,20x2,60m, com motorização de 4 tempos de 50 ha 115 HP, equipamentos de segurança exigidas pela Prefeitura Naval Argentina e guias experientes e conhecedores da região, que indicam os locais de boa pesca, e auxiliam em todo o percurso. Na temporada verão, a pesca preferida e os (tigres) Dourados.

Infraestrutura

Paso de la Patria tem tradição no atendimento ao turismo de pesca e dispõe de pousadas de alto nível. As embarcações são de fibra, espaçosas e em bom estado e empurradas por motores de 50 a 115hp. As acomodações são muito confortáveis, com banheiros privativos, TV por assinatura e ar-condicionado. Os guias de pesca experientes e o atendimento nas pousadas é considerado bom. No cardápio, que inclui peixes e carnes, estão comidas típicas que agradam os mais exigentes pescadores. O vinho argentino dispensa comentários. As pousadas oferecem pacotes para 2, 3 pescadores por embarcação. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Turismo

Versões - Setembro 2020

17


Cerimonialista Aline....

Nestes tempos onde a pandemia parou praticamente tudo, principalmente o setor de eventos, a cerimonialista Aline Zancanella, com apoio de diversos empresas do ramo de eventos realizou uma live de casamento, no ultimo dia 29 de agosto. Durante a Live, a primeira do gênero, foi simulado um casamento, com pausas para dar dicas valiosas e explicar, passo a passo, cada um dos momentos da cerimônia. O conteúdo e outros detalhes podem ser conferidos na página da cerimonialista no Instagram: @alinezancanellaassessoria.

18

Social

Versões - Setembro 2020


Especial ensaio de Benício Piaskoski Kleinschmitt...

Vamos conferir um ensaio fotográfico especial para o primeiro aninho do Benício Piaskoski Kleinschmitt, filho de Aline de Fatima Piaskoski e Ricardo Kleinschmitt na lente do fotógrafo Leandro Oliveira e produção de Fabiana Rossi. Facebook Leandro Oliveira (photography) - Página: Leandro Oliveira - Instagran @fotografialeandrooliveira.

Especial ensaio temático by Leandro Oliveira....

Foi realizado um ensaio com a modelo Fabiana Rossi com o tema soldado. Confira alguns cliques do ensaio na lente do fotógrafo Leandro Oliveira e Fabiana Rossi . Facebook Leandro Oliveira (photography) - Página: Leandro Oliveira - Instagran @ fotografialeandrooliveira.

Blue Park apresenta novos personagens

O trio mais fofo do Blue Park desembarcou em Foz com a missão de trazer ainda mais diversão para crianças e adultos dentro e fora do parque. Eles deixarão tudo preparado para a chegada do restante da turma. Eles ainda terão a companhia do tucano intelectual, Baltazar, e do siri, Otto. Fred - é um quati muito animado. Ele está sempre feliz e adora uma festa. É também muito otimista e divertido e contagia quem está a sua volta. Mia – Charmosa, a oncinha adora uma aventura, é muito corajosa e vaidosa. Não pode ver um espelho que dá logo uma paradinha. E por ser a única menina do grupo, tem o cuidado de todos. Vlad - é aquele amigo que todo mundo gostaria de ter. O tubarão é gente boa, companheiro, cheio de estilo, adora cantar e viver na praia. Ele também é grande e forte, mas nem sempre corajoso. Os personagens farão aparições no Blue Park, Mabu Thermas e My Mabu, em Foz do Iguaçu. Com aproximadamente 1,80 de altura, vão surpreender quem os conhecer de pertinho. Fred, Mia e Vlad vão interagir com nossos hóspedes e visitantes.

Social

Versões - Setembro 2020

19


Especial Julia Lima...

Aos poucos o mercado de eventos está se adaptando com muita criatividade para continuar realizando sonhos nesse momento de pandemia. A curitibana Julia Lima comemorou no último dia 22 de agosto o tão sonhado 15 anos, em uma festa Drive-in cuidadosamente organizada pela equipe de eventos, comandada pela cerimonialista Sara Bez. Com todo o requinte, sofisticação e glamour, o charmoso Haras Fortaleza foi o palco desta importante comemoração, que foi minuciosamente preparada para que proporcionasse toda a magia e atratividade de um inesquecível 15 anos, que ficará para a história e servirá de incentivo para que outras meninas não adiem o seu sonho e possam celebrar esta data marcante. Também, fica sugestivo para quem não quer esperar mais para realizar o seu casamento. Julia Lima, assim como muitas outras meninas, teve o sonho adiado por contada pandemia. A festa, que inicialmente era para acontecer no dia 18 de abril,foi remarcada para 19 de setembro, na esperança de que já tivesse passado esse momento do Covid-19. Porém, com o ambiente inseguro, surgiu a ideia da Festa de 15 Anos Drive-in, alternativa bem pensada por Sara Bez para criar o clima perfeito que a data merece. A debutante, que teve como tema da festa “viagem”, pode vivenciar uma verdadeira comemoração de princesa, com direito a carro luxo (Ford Mustang1965, cor azul baby), passarela, chuva de pétalas de rosas, valsa com o

20

Social

Versões - Setembro 2020

avô, com o padrasto e com o príncipe em uma pista iluminada ao fundo com led. Teve ainda, a entrega do anel por parte do avô, oração com padrinho,homenagens das amigas, bailarinos trajados de cupcake, robô de led, massagem nos pés, entre outros. “Eu tinha uma expectativa muito grande, mas foi muito além do que eu imaginava. A hora que eu cheguei de carro e vi tudo aquilo que foi preparado para mim, me emocionei. A festa foi incrível, me diverti muito. Posso dizer que valeu muito a pena, pude aproveitar cada momento. Mesmo com as regras e limitações que são necessárias, posso dizer que vivi o meu verdadeiro sonho”, diz Júlia.A festa finalizou com a abertura da pista de dança, em que a Julia entrou demãos dadas com o robô de led, convidando os seus amigos a se posicionarem na frente dos seus carros e dançarem juntos. Ela dançou na pista de led acompanhada por bailarinos e bombeiros, preservando o distanciamento recomendado.

Cuidados

Os convidados foram recepcionados e orientados para todos os cuidados, com uso obrigatório da máscara e álcool em gel, além de seguirem as regras de distanciamento social. A festa foi preparada no centro do local, ladeada pelos carros dos convidados, em que as famílias puderam acompanhar as atrações de dentro do carro ou se posicionar na sua frente. Os garçons serviram o menu da festa diretamente nos carros em embalagens descartáveis para preservar os cuidados. Projeto abre oportunidades para os profissionais de eventos. Este evento foi um projeto piloto dos profissionais de eventos envolvidos na organização, que tem o objetivo de despertar a retomada gradual das festas de 15 anos e casamentos neste sistema Drive-in no estado do Paraná, reforçando a importância das celebrações na vida das pessoas.De acordo com a organizadora Sara Bez, o evento surpreendeu a todos.


Especial gestante....

Vamos conferir os bastidores do ensaio fotográfico do casal Vanessa Morante com Marcos Oliveira e sua filha Clara na espera da chegada da Aurora em alguns registros na lente da Néia Holdefer do Studio da Imagem do Shopping Panambi com a produção da Bruna Andrighetto MakeUp.

Eugenio Rigon, 97 anos...

Familiares comemorando os 97 anos

Dia três de setembro foi de comemoração para família Rigon. O patriarca da família completou 97 anos de vida. Italiano de Monte Forte D’Alpone, tem quatro filhos (Amadeo, Roseli, Claudio e Lilian), 11 netos e quatro bisnetos. Rigon, como é conhecido, tem no jogo de bocha o seu esporte preferido e a festa comemorativa aos 97 anos foi na casa da faFoi realizado um ensaio Newborn da pequemília Zolet e Pimenta, no na Laura Corrêa Kohler com o tema Raposinha. Clube da Caça e Pesca. A pequena Laura é filha de Eliziara Corrêa da RoParabéns. cha e do Eduardo Kohler. Confira alguns cliques do ensaio na lente do fotógrafo Leandro Oliveira e com a produção da Fabiana Rossi .Facebook Leandro Oliveira (photography) - Página: Leandro Eugenio Rigon, Oliveira - Instagran @fotografialeandrooliveira. 97 anos

Especial Newborn pequena Laura Corrêa Kohler...

Social

Versões - Setembro 2020

21


Primato anuncia R$ 250 milhões de investimentos em Toledo até 2025 Toledo está focada na retomada da economia e amplia o cenário de oportunidades. Empresas já instaladas no município anunciam com entusiasmo novos investimentos gerando ainda mais empregos e renda. O prefeito Lucio de Marchi recebeu em seu gabinete o presidente e os diretores do Grupo Primato Cooperativa Agroindustrial. O grupo, que completou 23 anos de atuação no município de Toledo, possui sete unidades de supermercados na cidade, empregando cerca de 1.200 pessoas diretamente, mais unidades industriais de nutrição, três restaurantes, dois postos de combustíveis farmácia e corretora. Os diretores apresentaram o Plano instalação de uma nova Loja Agrí- de de recebimento de cereais em de investimentos 2020/2025. Serão cerca de R$ 250 milhões cola e Agropecuária (na BR-163) Novo Sarandi; ampliação do recede investimentos, distribuídos em e transformação digital; unida- bimento de Cereais no BR; o Primatão Atacadista no Jardim Europa (2021); recebimento de Cereais em Concórdia do Oeste; recebimento de Cereais na Linha Mandarina, frigorífico de bovinos, recebimento de cereais em Verê e nova indústria de Alimentos para Animais. Recentemente também foi inaugurada a unidade na Vila Pioneira, onde foram investidos R$ 18 milhões, e em breve, será entregue no mês de setembro a Casa Vergara, no Centro. A Primato, é uma das donas da Frimesa e tem grande volume de produção de leite, gados e suínos na região, além de tilápias somando 8.600 cooperados. “É interesse da Primato ampliar suas unidades em Toledo, um município promissor”, comenta o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter. “Visamos a expansão, a diversificação e a consolidação da Cooperativa, claro, através de planejamento estratégico. Esses investimentos serão realizados, gradativamente, levando a outros patamares. Exemplo, a transformação digital da loja Agrícola será uma no-

22

Cidade

Versões - Setembro 2020

vidade no mercado”, comenta o diretor executivo Anderson Sabadin. O prefeito recebe com entusiasmo o Plano de investimentos do grupo e comenta sobre a estrutura da cidade e as ações que estão sendo feitas, em especial a pavimentação e recuperação de estradas rurais e os investimentos na infraestrutura urbana para que a cidade continue com qualidade de vida, segurança, mobilidade e atrativa para novos negócios. “Quero parabenizar pela visão empreendedora, Toledo se destaca pelo seu povo, que busca alternativas para novos negócios. Paralelo, o Poder Público faz a sua parte, estamos recuperando mais de 110 quilômetros de asfalto rural sem custo para o produtor e 60 quilômetros de asfalto novo para auxiliar os produtores e fomentar o agronegócio”. Participaram também da reunião, o gerente de originalização Marcio Bach; gerente de industrialização, Juliano Millnitz; gerente de marketing, Adriano Arrosi de Oliveira; secretário de Desenvolvimento Econômico, Alcidio Pastório; chefe de gabinete, Claudia Toledo e a secretária de Comunicação, Suzi Lira.


A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaú- setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que cho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feria- passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”. do estadual no Rio Grande do Sul.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Gover-

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios no Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolu- Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este ção Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A re-

Especial Dia do Gaúcho Versões - Setembro 2020

23


volução chegou ao fim após ser

O povo gaúcho tem orgulho do a escutar certas expressões

“GURI”: menino, garoto

feito um acordo de paz entre as do seu Estado, tem orgulho de bem características desse povo.

“GURIA’: menino, menina

partes envolvidas.

Você já deve ter visto eles

ter nascido lá, tem orgulho das Aprenda algumas palavras gaú-

O Dia do Gaúcho está incluído suas tradições e seja em qual- chas e seus significados! dentro da Semana da Farroupi- quer lugar que tenha um gaú-

com a cuia e a térmica em to-

“BAH” : interjeição que vale dos os momentos: praia, ser-

lha, uma celebração da cultura e cho você poderá ver: uma cuia para quase TUDO! É, claro, de- ra, aniversário, jogos de futedas tradições gaúchas, que ocor- de chimarrão, ou a camisa do pendendo da entonação, pode bol, trabalho, dia ou noite, inre anualmente entre 14 e 20 de Grêmio, ou a do Inter, ou se ti- ser usado como: surpresa, rejei- verno ou verão e etc. Sabe porsetembro, no estado brasileiro ver um churrasco ele estará per- ção, raiva, medo, alegria, apro- quê? Essa é a bebida tradiciodo Rio Grande do Sul. Tradicionalmente,

to da churrasqueira! durante

Muitos podem chamar de

vação e até admiração! “BARBARIDADE”: designa ad-

nal dos gaúchos! E entenda: se bebe quente, é

o Dia do Gaúcho, são organiza- ‘bairrismo’, sim e eles tem or- miração, espanto, surpresa, es- amarga e não, você não pode todas festas nos CTG’s (Centros gulho. Por isso, o Brasil afora e tupefação! de Tradição Gaúcha) que res- muitos países vizinhos fazem

mar só um golinho. E nem ouse

“TCHÊ”: é uma interjeição ex- perguntar se pode colocar açú-

saltam os costumes típicos des- piadas com essa questão. Mas, clamativa para chamar a atenção car, tchê! te povo, como a culinária, ves- anote aí, só gaúcho pode recla- de alguém. Tem quem acredite

Churrasco é um evento, não

timentas, danças e apresenta- mar de gaúcho, ou falar mal do que “tchê” significa “cara”, mas uma refeição. Não é novidade ções musicais.

Estado!

Questões históricas à par-

é muito mais intenso que isso: para ninguém que o churrasco

Você sabe o que signifi- “tchê” significa “bah, cara!”.

te e polêmicas, esse povo tem ca

‘peleia’, ou ‘barbarida-

é o prato típico do Rio Grande

“TRI”: uma versão minimalis- do Sul. Mas ele não é só uma

como característica ser hospita- de’, ‘guri’? Quem tem um ami- ta, adaptada pela geração Y, do refeição, ele é um evento lá peleiro, guerreiro, objetivo, irônico go ou amiga gaúcha para cha- antigo “tri legal”, que caiu em los pagos. e muito batalhador!!!!

mar de seu já está acostuma- desuso nos anos 1990;

A tradição gaúcha remete ao

“CAPAZ: significa imagina. Na companheirismo, à confraterprática, o exclamativo “capaz!” nização, ou seja é aquele mosignifica “não precisa” ou “não mento de reunir família, amise preocupe“. Enquanto isso, di- gos e as pessoas mais queridas. zer “bem capaz” significa “não” É o momento de comer devae dizer “capaz que não” significa gar e sem pressa. “sim“. Entendeu?

Além da carne, o que não

“SE ARRIAR”: significa tirar pode faltar no “churras” dos sarro, fazer graça

gaúchos? Aquela salada clássi-

“PELEIA”: significa briga, dis- ca de maionese e também aqueputa

24

Especial Dia do Gaúcho Versões - Setembro 2020

la polentinha!


Tema 2020

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano tem por objetivo homenagear e observar a amplitude que a cultura gaúcha alcança por meio do cultivo de tradições. “Gaúchos sem Fronteiras” pretende retratar a história de homens e mulheres que, além das fronteiras do Estado, continuam a vergar sua pilcha, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja através da música, da literatura ou apreciando um bom churrasco. O tema faz uma homenagem à particula-

ridade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo Brasil e pelo mundo, sem perder suas raízes culturais. Mas vai além. Faz alusão aos gaúchos e gaúchas que se tornaram vetores de propagação de suas manifestações culturais, tais como: gastronomia, arte, turismo, literatura, arquitetura, música, dança e todas as vertentes que representam nosso patrimônio cultural. Em razão da pandemia e obedecendo os protocolos de distanciamento social, a programação será on-line.

Recanto do Gaúcho

Toledo possui uma empresa que dispõem de um ambiente onde a cultura gaúcha está presente. Trata-se do RECANTO DO GAÚCHO. Uma história que surgiu no ano de 2009, com o lema “UNIR FRONTEIRAS”. Os sócios, Beto Prado e Anelise Prado, iniciaram o projeto com o sonho de criar um ambiente aconchegante, acolhedor e repleto de itens vindos do Sul do país, movidos por uma forte paixão pela cultura gaúcha. Pioneiros em Toledo neste ramo construíram uma loja de “sonhos”, isso mesmo, não comercializam produtos, mas preenchem um espaço que estava vazio e que a aproximação com essa cultura tão arraigada do Sul soube fazer brotar uma centelha de respeito, carinho e amor pela tradição.

O RECANTO DO GAÚCHO, bem como seus sócios Beto e Anelise, são gratos a Toledo e região pelo acolhimento que tiveram e pelo reconhecimento diário que recebem nas redes sociais. Em 2018, a fim de ampliar este trabalho, que tem como marca registrada o bom atendimento ao cliente, iniciaram o projeto de ampliação da loja virtual Recanto do Gaúcho®. É com grande satisfação que apresentam esse ambiente de compras online, expandindo a uma fronteira ainda maior, a chama viva do tradicionalismo e a marca forte desse trabalho. A loja do RECANTO DO GAÚCHO, fica na rua Barão do Rio Branco 1625, bem no centro de Toledo.

Especial Dia do Gaúcho Versões - Setembro 2020

25


Airton Ferreira, um “Gaúcho” que comemora 20 anos de rádio

Airton Ferreira nasceu na cidade Tuparandi (RS), no dia 8 de outubro de 1962, filho de Alvino e Celita Ferreira. Chegou na cidade de Toledo no ano de 1968, com a família para trabalhar na lavoura. O Gaúcho, como é conhecido lembra que naquela época eram tempos difíceis, onde o inverno era muito rigoroso, mas que a caça e a pesca eram abundantes. Ficou no sitio ate os quinze anos. Depois veio para cidade e com cada um dos seus irmãos pegou o seu rumo. Cada um formou sua família. Hoje tem dois filhos, que moram em Curitiba, frutos da sua primeira união. A sua atual esposa, é a Celi Ferreira, com quem tem um casal de filhos. Já é bisavo. Tem sete netos e dois bisnetos. Brinca que todos começaram muito cedo a formar suas famílias, inclusive os seus filhos. Mas as raízes do Rio Grande sempre estiveram agarradas no seu garrão. Sempre cultivando a cultura gaúcha. Lembra que seu pai nun-

26

Especial Dia do Gaúcho Versões - Setembro 2020

ca usou uma calça que não fosse à bombacha. Teve uma passagem pela capital do nosso Estado (Curitiba), mas retornou e se envolveu com o CTG, onde sempre foi o “Xiru da falas” e o rádio veio normalmente. E lá se vão 20 anos de microfone, completados no mês de julho, sempre levando alegria e a boa música galponeira. O seu primeiro trabalho foi a convite do saudoso Lourival Neves, que o chamou para um programa gauchesco na rádio Integração, aos sábados à tarde. E isto o motivou para trabalhar com este meio de comunicação. Trabalhou na Rádio Integração, depois passou pela Rádio Vale Verde, de Assis Chateaubriand, pela Rádio Trans América, de Palotina, e agora está com seu programa na Rádio FM Mundial, pelo quarto ano seguido. O atual programa, Gauchão da Mundial, vai ao ar todos os domingos das nove as 13hs, e com certeza absoluta, é líder de audiência.

Airton tem uma grande amizade nos meios de comunicação da região, onde afirma que “quem faz programa de rádio, tem que ter uma pegada, alegria e dar um show. Pois tem que ter uma comunicação agradável, para que o ouvinte não troque de emissora. Não leva nada anotado, faz tudo no improviso e afirma que procura fazer todo domingo um programa melhor que o anterior”. Muito religioso, devoto de Nossa Senhora Aparecida, sempre faz o sinal da cruz antes do inicio de cada programa e assim leva a boa musica gaucha a toda região oeste do Paraná, através da 100,3, FM Mundial. Num bate papo descontraído com a nossa reportagem, lembrou que há aproximadamente 14 anos atrás o empresário Beto Lunitti o chamou para uma reunião e fez o convite para que fosse feito um churrasco em frente o supermercado para comemorar o 20 de setem-


bro, Dia do Gaúcho. No ano seguinte passou a ser um acampamento que durou três dias, com a participação de muita gente. No terceiro ano passou a fazer em uma semana, com toda cidade vindo participar. Na gestão do hoje Deputado Federal Schiavinato, a frente da prefeitura, veio o convite para que fizesse a semana farroupilha no lago municipal. Lembra ainda que o desafio foi grande, mas o sucesso foi imenso, tanto que cresceu ano a ano. Inclusive com apresentação de muitos artistas de renome na cultura gaúcha. Toledo foi classificado como tendo a melhor semana farroupilha do Paraná por vários anos seguidos, graças à insistência e ao conhecimento de Airton Ferreira. No ano de 2019, Toledo realizou a 13ª Semana Farroupilha. Neste ano de 2020, tudo mudou por causa da pandemia do coro-

navirus, mas essa chama não deve ser apagada. Isto porque temos muitos e valorosos gaúchos que sempre incentivaram a cultura gaucha. Dentre estes gaúchos ilustres, de saudosa memória, lembramos com muito carinho do Belin Carollo e do Padre Raulino Cavalheri. Dois ícones que não mediam esforços para que a cultura gaúcha não fosse esquecida. Toledo e a cultura gaúcha deve muito a este cidadão de Tuparandi, Airton Ferreira, que leva por onde passa, a cultura e o modo de vida dos nossos desbravadores, visto que a grande maioria que aqui chegaram, vieram do amado Rio Grande do Sul. Airton Ferreira finalizou nosso bate papo pedindo que “Nossa Senhora Aparecida, a nossa Mãe Negra, cubra com seu manto azul sagrado, cada galpão, cada CTG, cada gaúcho e cada cidadão da nossa cidade de Toledo”.

Especial Dia do Gaúcho Versões - Setembro 2020

27


Prati-Donaduzzi desenvolve alta tecnologia nacional para a produção de medicamento para Alzheimer A indústria farmacêutica objetiva reduzir a dependência da tecnologia internacional. A empresa é uma das poucas do mundo que domina a tecnologia de desenvolvimento de pellets em larga escala. A crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da Covid-19 afetou todos os setores. Porém, a indústria farmacêutica sustenta números melhores, como evidenciou a última Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta crescimento de produção de 13,1 % do segmento farmacêutico em junho. Porém, a nova realidade evidenciou um problema no setor: a dependência de tecnologia e insumos importados. Solucionar essa dificuldade é uma das estratégias da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi antes mesmo da pandemia. Um

28

Cidade

Versões - Setembro 2020

exemplo é que a empresa 100% nacional, desenvolveu um novo processo produtivo e implantou a fabricação de pellets nacionais. A indústria desenvolveu uma tecnologia rara no mundo, conseguindo a independência deste processo produtivo, reduzindo custos de produção e gargalos de logística, sendo destaque no mercado nacional.

Pellets

Os pellets são microesferas com tamanho milimétrico que contêm o princípio ativo do medicamento, apresentando vantagens biofarmacêuticas apropriadas e sistemas de liberação diferenciados do fármaco, proporcionados pela aplicação de diferentes camadas de revestimento. Analogamente, é como se cada microesfera fosse composta por várias camadas, onde cada camada pode ter uma função diferen-

ciada, permitindo por exemplo, a associação de fármacos incompatíveis, desenvolvimento de produtos de liberação retardada ou controlada, mascaramento de sabor e melhoria de estabilidade. SNC Atualmente, a empresa utiliza a tecnologia para fabricação de um dos principais medicamentos da linha de Sistema Nervoso Central (SNC), indicado para o tratamento da Doença de Alzheimer. Para esse produto a tecnologia permitiu que se tenha dois tipos de liberação do princípio ativo na mesma cápsula, uma liberação rápida (de até 1 hora) e outra lenta (ficando no organismo por 24 horas), melhorando o tratamento e proporcionando comodidade posológica, uma vez que, o paciente irá ingerir a cápsula apenas uma vez por dia. Segundo Leticia Rechia, Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, uma das vantagens da fabricação nacional é facilitar a acessibilidade do medicamento com esta tecnologia à população, pois, permite que os produtos tenham qualidade, segurança, eficácia e sejam comercializados com menor custo, atendendo a todos os requisitos da legislação brasileira. “A maioria dos produtos peletizados que entra no Brasil é produzida na Índia. As empresas importam eenvasam, ou seja, simplesmente colocam os pellets dentro da cápsula, não fabricam. A grande vanta-

gem é que na Prati-Donaduzzi possuímos o domínio da tecnologia na fabricação em larga escala. Todo o processo de peletização é feito no Brasil. Com isso, temos custos menores e conseguimos repassar os produtos ao consumidor com preços também menores e qualidade assegurada”, destaca Letícia. Além disso, segundo Liberato Brum Júnior, Gerente de Inovação e Pesquisa Clínica da Prati-Donaduzzi, há um ganho científico e de independência tecnológica para o país, pois a plataforma favorece o desenvolvimento de novos produtos com inovação incremental no Brasil, sendo possível desenvolver medicamentos diferenciados a fim de atender às necessidades médicas e facilitar a terapia farmacológica para a população, proporcionando o tratamento adequado de diversas patologias.

Investimento

Atualmente, a Prati-Donaduzzi possui três leitos fluidizados específicos para a produção de pellets, um deles com capacidade de até 600 quilos. Porém, chegar até esta estrutura foi um longo caminho, pouco percorrido pela indústria nacional. A tecnologia exigiu muito investimento da Prati-Donaduzzi desde 2010. “No Hemisfério Sul, somos uma das únicas empresas que dominam a tecnologia”, finaliza o gerente de Inovação e Pesquisa Clínica.


O Yara Country Clube é perfeito para você e sua família. Local com natureza exuberante, várias opções para práticas esportivas. Academia completa. Venha conhecer e ser sócio do clube que está no coração de Toledo.

Esportes

A retomada das atividades esportivas do departamento de esportes do Yara Country Clube estão reiniciando. Para este mês de setembro os rachas á estão liberados e em breve as competições serão definidas.

Yara

Versões - Setembro 2020

29


19º BPM entrega de certificados aos policiais destaques e lembrança de reserva ao Sargento Avance

Mj Souza, Sg Avance, Mj Novach e Cap Cajuhy

No dia 25 de agosto de 2020, o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Major QOPM José Osmar Novach, realizou a entrega de certificados aos policiais militares destaques dos meses de abril e maio de 2020. Em virtude da pandemia, a solenidade vinha sendo adiada e, na semana em que a unidade completou 15 anos, uma cerimônia restrita foi realizada para dar o devido reconhecimento ao Cabo Heliandro, da 4ª Companhia do 19º Batalhão, em Santa Helena, e ao Soldado Pereira, integrante da Patrulha Rural da 1ª Companhia do 19º Batalhão. Os dois foram escolhidos por seus respectivos comandantes como destaques por seus serviços prestados à comunidade como um todo e por suas ações refletirem de forma a engrandecer o nome da Polícia Militar do Estado

Mj Novach, Cb Heliandro, Mj Souza e 1º Ten Pedro Augusto

30

Cidade

Versões - Setembro 2020

Sg Avance com esposa e filhas

do Paraná. Foi feita a leitura dos elogios individuais aos policias na sede do 19º BPM, em Toledo, e entregues, pelo comandante e subcomandante do batalhão, os certificados e uma foto a cada destaque, simbolizando a homenagem. No mesmo dia, o Major Novach, acompanhado de alguns oficiais e policiais do destacamento de Ouro Verde do Oeste, realizaram a entrega de um livro especial ao 2º Sargento Edvaldo Avance, que recebeu a homenagem perante seus companheiros de farda e acompanhado de sua família. O Sargento Avance completou 35 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Paraná, no dia seguinte à entrega da lembrança. Ingressou na corporação no ano de 1987 e sempre trabalhou na nossa região em cidades como

Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Toledo, Cascavel e por último em Ouro Verde do Oeste, onde comandou o destacamento por seis anos. A cerimônia também foi restrita, devido à pandemia, mas contou com a presença de autoridades municipais e alguns membros da sociedade civil, que prestigiaram a singela homenagem a esse valoroso policial militar que agora, merecidamente, irá desfrutar de sua reserva. O livro é uma produção elaborada pelo setor de comunicação social da unidade e é entregue ao policial militar que alcança os 35 anos de serviço sendo compulsoriamente transferido do serviço ativo para a inatividade da PMPR, constando em seu conteúdo as principais informações relacionadas à sua carreira na instituição.

Mj Novach, Sd Pereira, Mj Souza e Cap Cajuhy


Conheça seus Direitos

A REVISTA VERSÕES está iniciando nesta edição mais uma coluna mensal, com objetivo de levar conhecimento para você amigo leitor. A coluna CONHEÇA SEUS DIREITOS, será assinada pelo advogado Roini Badin.

O ano de 2020 começou com grandes expectativas de crescimento em todos os setores, principalmente, na economia em nosso país. No entanto logo no primeiro trimestre o coronavírus impôs a necessidade de isolamento social, fato este queimpactouna rotina de milhares de pessoas pelo mundo todo. O desequilíbrio social desencadeado pela pandemia mundial da COVID-19, dentre inúmeros fatores, refletiu diretamenteno cenário da violência contra as mulheres.Isto porque neste período de isolamento os casosaumentaram drasticamente, embora os números demonstrem o contrário. O atual cenário favorece a subnotificação das ocorrências dada a permanência em tempo integral ao lado do agressor e a dificuldade de acesso ao sistema de justiça e aos demais serviços da rede de atendimento. Neste mês de agosto a Lei nº 11.340/06, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, completou 14 anos e apesar dos inúmeros avanços no combate a violência doméstica enfrentamos um período crítico e assustador. Para as vítimas a pandemia tem representado um risco adicional à integridade física, moral, psicológica, sexual e patrimonial, seja pela proximidade de seus agressores, peloaumento no consumo de álcool e drogas, pelo aumento do tempo no ambiente domiciliar que pode favorecer conflitos, seja pelas tensões psicológicas e econômicas, ou ainda pelas restrições de locomoção, bem como o distanciamento de familiares, amigos e vizinhos que representam obstáculos adicionais aformalização da denúncia. Informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública demonstram que de janeiro a março de 2019, foram registradas 13.804 ocorrências no Paraná, enquanto no mesmo período de 2020 foram 14.989, aumento de 8,59% em 2020. Em contrapartida quando observamos os números de ocorrências registradas no período de isolamento social (de 16 de março até 15 de abril) foram 3.884 em 2020, enquanto no mesmo período do ano passado haviam sido 4.812, isto é, uma diminuição de quase 20%.Desta forma, faz-se necessária extrema cautela na análise dos índices, os quais podem não refletir a realidade. A violência doméstica não é um fatoisolado e tão pouco deve ser tratado como um acontecimento natural do dia-a-dia. Dados extraídos da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar demonstram que uma em cada cinco brasileiras já sofreu alguma forma de violência doméstica e que no Brasil cerca de 80% dos casos de agressão contra mulheres foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Sempre que tiver conhecimento de qualquer situação de violência doméstica: DENUNCIE.Os canais de denúncia são os telefones 180 e 181, que funcionam 24 horas por dia. O portal do Disque Denúncia 181 (http://www.181.pr.gov.br/) está num ambiente seguro, com certificação digital, recebendo a denúncias anônimas, com garantia de sigilo. Fonte: Secretaria e Coordenadoria da CEVID-TJPR.

Informação

Versões - Setembro 2020

31


Muita música e UMA tonelada de carne assada

No domingo, 16 de agosto, o CTG Chama Crioula promoveu a 4ª Edição do Tchê Delivery. Evento que vem se consagrando mensalmente pelo sistema de Drive Thru, na entrega do Kit Churrasco composto por 2 kg de carne de gado, 0,5 kg de carne de frango e porções de arroz e maionese, que serve quatro pessoas. Em tempos do “Novo Normal”, a adaptação de todos os seguimentos sociais foi necessária. Os Centros de Tradições Gaúchas, viram suas atividades paralisarem logo no início da pandemia e ainda estão sem data para um retorno com atividades presenciais. Desta forma, surgiu o Tchê Delivery de Churrasco que a cada edição agrega situações que oportunizam levar o tradicionalismo, seja através da arte que envolve a cultura ou dos projetos desenvolvidos no galpão, aqueles que prestigiam o Drivre Thu. Naquele domingo tivemos a presença dos gaiteiros pratas da casa, Gabriel Garcia, Marco Fritsch e Beto Cabral trazendo música de boa qualidade a todos que passaram pelo pátio do CTG. No conforto do seu automóvel, os apreciadores do melhor churrasco do sul do mundo, ainda tiveram contato com esse momento cultural único e puderam levar junto a sua refeição uma mensagem de união e fé, uma singela lembrança alusiva a Semana da Família. Também, reforçando que

32

Tradicionalismo

Versões - Setembro 2020

o CTG é um Ponto de Coleta para lacres de alumínio e tampas de diversos materiais, tivemos o recebimento de muito material desse tipo, resultado da divulgação do Projeto Lacre Amigo e Tampinha Amiga, da família rotária de Toledo, realizado na edição de julho do Tchê Delivery. A patronagem agradece a todos que abraçaram a campanha e trouxeram os itens. Lembramos mais uma vez que somos Ponto de Coleta permanente. E para o mês de setembro, o mês Farroupilha, a patronagem do CTG Chama Crioula, através do patrão Vanderlei Hermes (Noval) já está organizando a 5ª edição do Tchê Delivery, com mais surpresas para os apreciadores deste evento. E já tem data! Será no dia 20 de Setembro, dia especial para os tradicionalista, pois, comemora-se o Dia do Gaúcho! É a família do CTG Chama Crioula trabalhando para servir a sua!!! O Presidente Vanderlei Hermes lembra que “Unidos Somos Mais Família”. Sobre as ações do CTG Chama Crioula no que se refere as ações comunitárias, mais uma vez, as entidades AMO/Associação Mãos a Obra e Alimente-se de Graça, receberam kits Churrasco para distribuição entre seus assistidos.


Tradicionalismo

VersĂľes - Setembro 2020

33


Região Oeste será polo internacional de transportes com Nova Ferroeste Indicação nº 548/2020

Realização de melhorias na iluminação pública no trevo da saída de Toledo para Palotina. O viaduto da Avenida Parigot de Souza, trevo da saída de Toledo para Palotina, necessita de manutenção nos postes de iluminação.

Indicação nº 566/2020

Promoção do slogan “Toledo, Capital do Agronegócio”. Os expressivos resultados obtidos, ano após ano, pelos nossos produtores, a grande cadeia industrial, comercial e de prestação de serviços, voltada ao agronegócio, torna nosso Município merecedor do título de “Capital do Agronegócio”. Diante do exposto, o vereador apresentou indicação ao Poder Público municipal para que utilize o slogan em impressos, placas, cartazes, eventos, sites oficiais, adesivos, jingles, spots e outras formas possíveis, bem como estimule empresas e entidades a expressar orgulhosamente o título conquistado com o suor do A ampliação e a diversificação dos modais de transporte estão entre rosto de milhares de toledenses. as pautas prioritárias do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A extensão da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste) é uma das rei- Indicação nº 599/2020 Denominação de logradouro ou próprio público municipal com o vindicações da entidade ao poder público. nome de “Luiz Maschio”. Eternizar seu nome num espaço público, é eterO POD defende novos ramais da ferrovia entre Cascavel, Foz do Iguanizar a lembrança de uma pessoa que viveu intensamente, com ética, çu e Guaíra, e dessa cidade paranaense até Maracaju, no Mato Grosso amizade e amor por seus filhos e amigos, deixando um legado para sua do Sul. O objetivo é tornar a Região Oeste um hub internacional de transfamília. Quem teve a oportunidade de conviver com ele, em algum moportes, no centro do Mercado Comum do Sul (Mercosul). mento vai lembrar de algo bom. Pactuação do setor produtivo e sociedade civil, essa demanda foi oficialmente entregue ao governador Carlos Roberto Massa Junior Indicação nº 622/2020 (PSD) e ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Adoção de medidas de segurança de trânsito na Rua Sarandi, esquiSilva e Luna, em outubro de 2019. Os documentos reúnem estudos técna com a Rua Souza Naves, no Centro. É urgente a intervenção do Poder nicos de viabilidade. Público em realizar estudos técnicos para tomar as devidas providências, Conforme o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, a ideia é inteoferecendo assim, maior segurança aos munícipes. grar o Oeste do Paraná, o estado do Mato Grosso do Sul, o Porto de Paranaguá e os países vizinhos da Argentina, Chile e Paraguai. “A direção do Pré-Candidato a Prefeito POD trabalha e soma forças para tornar realidade esse projeto”, pontua. O vereador Walmor Lodi tem o apoio do Governador Ratinho Junior e “Não apenas a defendemos junto ao governo estadual e à Itaipu, que do Secretario de Administração e Previdência do Estado para a sua canfaz a interlocução com a Presidência da República, como também en- didatura a prefeito de Toledo nas próximas eleições. O registro abaixo foi campamos esse projeto no Conselho de Desenvolvimento Empresarial e feito por ocasião da visita do grupo a vizinha cidade de Cascavel. de Infraestrutura do Paraná”, frisa. Para o POD, a ampliação da ferrovia viabiliza a implantação do Corredor Oeste de Exportação, um conjunto de ligações destinado ao escoamento da produção agrícola e industrial. “Esse investimento também representa a concretização de um sonho do Oeste do Paraná, que é a efetivação do projeto da Nova Ferroeste”, expõe Danilo. Conforme o presidente do programa, a extensão da Ferroeste está inserida em um contexto ainda maior e mais ousado, que é a criação do Corredor Bioceânico. Trata-se de ligação do Porto de Paranaguá a Encarnación, no Paraguai, e Posadas, na Argentina.

Parcerias e investimentos

A Ferroeste foi inserida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, o que permitirá leilão da ferrovia até o final de 2021. O Comitê de Governança do projeto é o responsável por definir a forma de concessão. (Programa Oeste em Desenvolvimento)

34

Cidade

Versões - Setembro 2020


Posse responsável:

Cuidados básicos para manter a saúde e o bem estar dos pets Vacinação em dia, controle de pulgas e carrapatos e escovação estão entre as responsabilidades dos tutores de cães e gatos Antes de integrar um filhote à rotina da família é preciso ter em mente alguns cuidados básicos para uma posse responsável. Afinal, cães e gatos são seres vivos dependentes que requerem dedicação.

Visitas ao veterinário

Assim como os seres humanos, cães e gatos também precisam de acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano. O médico veterinário é o único profissional capaz de identificar possíveis alterações de saúde no pet e ain- tas podem transmitir doenças aos cães e gatos. Os cães também devem ser protegidos conda orientar o tutor com relação à prevenção de tra picada de mosquitos. A Leishmaniose Viscediversas doenças. ral, uma terrível zoonose causada por um protozoário (Leishmania) é transmitida pela picada Vacinação em dia A vacinação é parte fundamental dos cuida- do mosquito-palha ou birigui. O mosquito pica dos com os animais de estimação, já que evi- o cão, que é reservatório da doença, e depois ta diversas enfermidades que podem ser fatais. pica a pessoa, efetuando a transmissão de um Leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa e para o outro. Embora exista tratamento para a parvovirose são alguns dos perigosos inimigos. Leishmaniose Visceral, a doença não tem cura Sem contar a vacinação contra a raiva, que além e pode deixar sequelas nos animais infectados. de obrigatória, é um exemplo claro da imporBanhos tância da prevenção. Devido à convivência tão próxima com seus tutores, os banhos são uma realidade na rotina Vigilância constante Ao sair para passear, os cães devem estar dos animais de companhia. No entanto devesob constante vigilância do tutor e fazendo uso -se levar em conta que frequência muito alta de de coleiras. Evita-se, assim, que o animal brigue banhos pode prejudicar a saúde da pele e tracom outros cães ou até coma alimentos joga- zer problemas ao pet. Cuidado com a proteção dos no chão e que podem gerar problemas sé- dos ouvidos durante o banho também é importante para evitar que a água entre no conduto rios de saúde aos animais. auditivo e ocasione problemas.

Proteção contra pulgas, carrapatos e Leishmaniose

Escovação

A escovação é sempre bem vinda tanto para Proteção contra pulgas e carrapatos também é extremamente importante, já que estes parasi- cães quanto para gatos, pois ajuda a eliminar os

pelos mortos e diminui o acúmulo de pelos no ambiente, já que as trocas de pelagem são mais frequentes nos países tropicais, onde as estações do ano não são bem definidas.

Alimentação

Deve-se sempre evitar alimentos de seres humanos para cães e gatos, primeiramente porque a utilização de uma ração de boa qualidade e balanceada é suficiente para suprir as necessidades do pet e também porque alguns alimentos como o alho, a cebola ou o chocolate, por exemplo, podem ser tóxicos para cães e gatos.

Companhia, passeios e brincadeiras

Cães e gatos precisam de carinho. Existe o mito de que gatos são individualistas e não sentem falta de atenção, mas isso não procede. Gatos são animais muito carinhosos e também amam a companhia de seus tutores e precisam de interação tanto quanto os cães. Brincar com seus animais, sair para passear e dedicar tempo para ficar ao lado deles é importante para que eles se sintam amados, acolhidos e felizes. Fonte: www.boehringer-ingelheim.com.br

Animais

Versões - Setembro 2020

35


Sabe como a gente vai dar aquela força para os empreendedores?

Indo à padaria mais próxima. Encomendando roupas de uma vizinha costureira. Comprando frutas e verduras dos produtores da cidade. Apoiando um movimento que coopera com quem faz o nosso país crescer. Vamos valorizar quem é daqui para o dinheiro circular na nossa economia. Isso ajuda a manter e até criar empregos, desenvolvendo toda a região. Venha com a gente fazer parte desse movimento. Cooperando a gente faz o Brasil inteiro crescer.

@sicrediprogresso 36

�.com/sicrediprogresso

sicredi.com.br SAC 0800 724 7220 Deficientes Auditivos ou de Fala: 0800 724 0525. Ouvidoria 0800 646 2519. Opinião Versões - Setembro 2020

EU COOPERO COM A

ECONOMIA LOCAL


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.