Revista Versões Outubro 2022

Page 1

“Eu espalharia os panos debaixo de seus pés; mesmo sendo pobre, só tenho meus sonhos. Espalhar meus sonhos sob os seus pés. Pise suavemente, porque pisa nos meus sonhos”.

Um lago

Coisa mais triste não há; Saber que dentro do peito trago Um coração onde já... Houvera um oceano; Agora só (há) um lago.

Fora um coração vivo e forte Que sorria e amava; amava e sorria. Não temia a dor, nem a morte.

Com o tempo, então Descobri uma realidade que insulta. Conheci quedas, fracasso, desilusão...

Senti o peso da vida adulta.

A água que escoara do oceano que aqui havia Trouxe o que eu não temia E ao ver morrer muitos sonhos, fiquei um pouco mais vazia

Cleonice Alves Lopes Flois

O Duque Hotel

Para os moradores mais antigos, este ar tigo vai suscitar boas lembranças. Para a fa mília do querido amigo Vítor Beal, suas ir mãs e sua inoxidável mãe dona Emília, que recentemente completou um século de vida, uma alegria e certa dose de saudosis mo em saber que alguém escreveu sobre o que foi talvez o melhor hotel de Toledo no começo de sua história.

E não sou eu que vai contar a história. São os relatos que possuo do saudoso ami go Dr. Lamartine Braga Côrtes, primeiro dentista formado e a labutar na região Oes te do Paraná.

Contou-me ele:

“O Duque Hotel era uma agradável cons trução de madeira. Na parte frontal, numa esquina, tinha o refeitório e a parte resi dencial da família dos proprietários Olivo e Emília Beal.

Depois da entrada e da recepção ha via um corredor com os quartos, no fim do qual estavam as instalações sanitárias e vá rias portas dos chuveiros individuais. Havia uma saleta e a escada para o andar superior, um corredor e vários quartos dos dois lados.

Era um hotel muito bem cuidado por Dona Emília e auxiliares; ela era muito exigente, tendo como resultado um ho tel simples, mas limpo e organizado, com bom café da manhã, almoço e jantar muito bons e variados.

O serviço de quarto era muito bom; as camas eram muito bem arrumadas todos os dias; as toalhas limpas e bem passadas. Era um típico hotel familiar, onde todos os hós pedes pareciam se sentir bem, porque ha via ordem e disciplina, impostas pela garra e determinação dos proprietários.

O Duque Hotel foi um marco para Toledo

e muito importante naqueles tempos, onde muita gente podia se hospedar melhor do que em outras cidades maiores e mais anti gas. Já tinha a “marca excelência” de Toledo.

Deixamos as malas no hotel e fomos para o centro. Passamos na casa do Sr. Willy Bar th, onde dona Diva nos atendeu e informou que ele estava no escritório da Maripá, para onde nos dirigimos.

Willy nos atendeu muito bem, tanto pelo cartão de apresentação do Alcides Rocha, como por ser eu o primeiro dentista forma do a se apresentar em Toledo.

Ele me disse que seus familiares tinham que fazer tratamento dentário quando iam para Porto Alegre e que Toledo já compor tava um dentista.

- Lamartine, você não vai embora! Va mos fazer de tudo para instalar seu consul tório aqui em Toledo – asseverou-me.

Mandou chamar o Dr. Dátero de Oliveira, que além de advogado da Maripá (o primei ro advogado de Toledo) era membro da di retoria que cuidava do hospital.

Autorizou que ele providenciasse a instalação da sala com uma janela fron tal e uma saleta para laboratório de próte se, parte elétrica e hidráulica, o que foi fei to depois, ao lado esquerdo da entrada do hospital, fazendo frente aos consultórios médicos do Dr. Ernesto Dall’Oglio e do Dr. Osvaldo Silveira.

O antigo hospital (de madeira) ficava na esquina da Rua Maripá com Avenida São João, onde hoje existe um posto de com bustíveis.

Saímos da Maripá muito contentes.

Eu disse para o Fabiano:

- É aqui que eu fico! Você vai voltar sozi nho para Curitiba”.

2 Versões - Outubro 2022 Opinião
Direção Geral Rafael F. Zeni Departamento Comercial Jairo Zeni (45) 99961-4262 Jefferson L. Zeni (45) 99909-8730 Diagramação Marcelo Luiz Rocha (45) 99912-4003 Revista Versões é uma publicação de JRZ EDITORA LTDA CNPJ 27.907.745/0001-95 INSC. EST. 9076022060 Endereço: Rua Astorga 35 Jardim Esplanada Vila Industrial - Toledo/PR CEP 85.904-410 Contatos: revista versões toledo @Revista Versoes site: www.versoes.wixsite.com/revista/home e-mail: versoes@gmail.com A revista não se responsabiliza por artigos assinados. Os mesmos são de responsabilidade de seus autores.

Nova lei dispensa consentimento do cônjuge para a realização de laqueadura

Nesta matéria iremos abordar um avanço so bre o procedimento voluntário de esterilização, que vem através da nova Lei nº 14.443/2022.

A esterilização voluntária é permitida no Brasil desde a promulgação da Lei n° 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que regula a matéria do planejamento familiar, entretanto, a lei apenas autorizava a esterilização, na vigência de socie dade conjugal, com consentimento expresso de ambos os cônjuges.

Neste mês de setembro o presidente Jair Mes sias Bolsonaro sancionou a Lei nº 14.443/2022, que altera regras da Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263/96), facilitando o acesso à laquea dura e à vasectomia. A alteração legislativa foi co memorada por especialistas e celebrada, princi palmente pelas mulheres.

Para Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, “Em boa hora, a Lei 14.443/2022 traz significati vos avanços à Lei 9.263/1996, que regulamenta o planejamento familiar. Não havia maior afronta ao princípio da autonomia da vontade, em flagran te desrespeito à dignidade da pessoa. Quem sabe agora, com estas alterações e estabelecimento de prazos, seja assegurada efetividade a direito cons

titucionalmente garantido”.

A advogada Ana Car la Harmatiuk Matos, Direto ra Nacional do IBDFAM, tam bém compreende que a mu dança é positiva. “Embora o direito ao planejamento familiar pertença ao casal, o direito ao próprio corpo não é comparti lhado. É pessoal e intransmissível”.

Com a nova lei há possibilidade que mulhe res e homens decidam sobre o seu próprio cor po, em prol da sua saúde e do seu bem-estar, concedendo maior autonomia as partes sobre a sua vida reprodutiva.

Entre as mudanças, a norma reduz a idade mí nima de 25 para 21 anos. Tornando possível que homens e mulheres com 21 anos possam realizar o procedimento voluntário de esterilização. A ida de mínima não é exigida, quando homens ou mu lheres já tenham ao menos dois filhos vivos.

Além da dispensa do consentimento do cônju ge e redução de idade, uma das alterações é pos sibilidade de a laqueadura em mulheres ser feita durante o período de parto. Na norma antiga, a es terilização não poderia ser feita logo após o nasci mento do bebê, exceto nos casos de comprova

da necessidade. Com a nova lei permite-se que a mulher realize o procedimento durante o período de parto, poupando-a do desgaste de uma nova internação e procedimento cirúrgico.

A lei, porém, manteve o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. De maneira que a pessoa interessada tenha acom panhamento de equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce, possibilitan do uma eventual desistência do procedimento.

Consta do texto ainda que a disponibilização de qualquer método e técnica de contracepção dar-se-á no prazo máximo de 30 (trinta) dias e a Lei entrará em vigor após 180 dias da sua publi cação, ou seja, a partir de março de 2023.

Fontes:https://ibdfam.org.br/noti cias/10030/Lei+que+dispensa+aval+do+cônju ge+para+esterilização+voluntária+é+sancionada Agência Senado

4 Versões - Outubro 2022 Opinião M ó v e i s P l a n e j a d o s e R e s t a u r a ç õ e s estamos em novo endereço Rua Siqueira Campos 476 Vila Industrial - Toledo/Pr Visite-nos e faça o seu orçamento Fones 45 3378-1377 99977-4996 - 99958-5444

Claudio Tomuo Hayashi

Nasceu em 6 de fevereiro de 1949, na cidade de Serra Azul, Estado de São Paulo, filho de Riuhei e Emiko Hayashi, imigrantes japoneses que chegaram adolescentes no Brasil, por volta de 1930. Se conheceram, casaram e tiveram sete filhos, sendo Claudio o caçula da família. Casado com Noêmia, há 47 anos, é pai de três filhos e avô de três netos.

Versões - Como foi sua infância?

R – Como era o caçula, sempre recebia ajuda e orientação dos irmãos, pois meus pais moravam no sitio, e nós na cidade. Desde pequeno quis ser médico, possivelmente influenciado pelos pais e irmãos,

5Versões - Outubro 2022 Entrevista
(45) 99926-2003 - 99946-6467 - 99929-8717 (45) 2032-7591 Av. Cirne Lima 671, saída para Ouro Verde do Oeste, a 500 metros do Yara Country Clube

Versões - E a sua formação profissional?

R – Me formei em Medicina, em 1972, na Faculdade de Medicina Estadual de Botucatu, hoje chamada de Unesp. Fiz a especialização em Anestesiologia na Santa Casa de São Paulo, nos anos de 1973 e 1974.

Versões - Por que anestesia?

R – Durante o internato, ao estagiar no Ser viço de anestesia, achei muito interessante, e senti que era o que eu procurava.

Versões -Como foi sua vinda para Toledo?

R - Eu terminei a minha residência, que era a especialização em Anestesiologia no ano de 1975, na Santa Casa de São Paulo, na capi tal. Como tinha parentes em Apucarana, e fei to o primário nessa cidade, resolvi aventurar no interior do Paraná, pois já conhecia a re gião. Numa das coincidências da vida, aca bei chegando a Toledo, em fevereiro de 1975, para trabalhar na Casa de Saúde Bom Jesus. Na época, éramos em 6 médicos, os doutores Torao, Jorge, Mitishiro, Joaquim e Juarez. Aos poucos o grupo foi crescendo, trouxe o Dr. Hi roshi, para trabalhar comigo, e criamos a Clí nica Anestesiológica de Toledo, juntamente com o Dr. Waldomiro Rodrigues, Atualmente somos em 13 médicos anestesiologistas, na equipe, e com 14 funcionárias.

Versões - Como está constituída a sua família?

R - Sou casado com a Noêmia, assistente social aposentada. Temos três filhos. O Claudio Henrique, é médico e trabalha e reside em Gua rulhos (SP). O segundo é o Guilherme, com for mação em Ciências da computação, e trabalha

em São Paulo (SP). O caçula é o Davi, é formado em Direito e mora em Campo Grande (MS). Te mos três netos, de 5,7 e 9 anos.

Versões - O Dr. comandou a Creche Ledi Mass por um bom tempo. Como foi isso?

R - Minha esposa foi a primeira presidente da creche Ledi Maas hoje denominada de Cen tro Educacional Ledi Maas - Lions, por vários anos, e posteriormente outros cargos na dire toria, e passados alguns anos acabei assumin do a presidência, porque sempre faltava recur sos para a manutenção, onde permaneci por 15 anos não consecutivos Conseguimos man ter de pé a instituição graças ao empenho da diretoria, principalmente do Onório Usinger, e Ademir Bortolotto, que foram os tesoureiros da instituição, e que posteriormente assumiram a presidência e da diretora, que na época era a Rosana Pinho Santos. Hoje a nova diretoria está renovada, com o Osmar Vanzela, na direção e mantendo muito bem a creche.

Versões - E o que falar da Associação Médica de Toledo?

R – Fui tesoureiro da AMT, por vários anos e posteriormente assumi a presidência por duas gestões. Tinha uma afinidade muito grande, com a diretoria da Associação Medica do Pa raná, o que foi importante, porque sempre nos auxiliaram nas reformas da sede, e inclusive auxiliaram a implantação do SINAM, em nos sa cidade, que é um sistema de saúde interme diário entre o SUS e a UNIMED. Como resulta do houve uma sobra de capital, e com o auxí lio da maioria dos associados, pudemos fazer uma reforma na sede social, e posteriormente mais melhorias, e hoje ela se tornou uma refe

rência no estado. Tivemos um auxilio mui to importante da arquiteta Andreia Be cker, para essa reforma, e a conclusão de mais um salão.

Versões - Como surgiu a Acupun tura na sua carreira profissional?

R - Em 1998 resolvi fazer um curso de extensão em Curi tiba, com duração de 2 aos e meio, nos finais de semana, e obtive a titu lação da especialida de após esse período.

Posteriormente fui fazendo vários cursos em Curitiba e São Pau lo, com professores que vieram de outros países, e entre eles, um do Japão, com uma nova técnica no couro cabeludo, chama do de Craniopuntura de Yamamoto, que consis te em aplicar pequenas agulhas no couro cabelu do, e com efeito fantástico, pois aliviava dores imediata mente. Procurei desenvolver essa técnica, e hoje, acredito que consegui aprimorar bas tante, e como vantagem o pa ciente não necessita ficar dei tado esperando o tempo neces sário, e são menos dolorosas as aplicações. Eu já estou 25 anos atuando na acupuntura, e sem pre continuo estudando, e ainda

6 Versões - Outubro 2022 Entrevista

tenho um sonho que é o de escrever um livro, isso porque eu sinto que tenho que passar esse meu conhecimento para outros pro fissionais da área medica.

Versões - Hoesp?

R - Há 6 anos o Hoesp estava passan do por uma grave crise, com ris co de fechamento, e acabei por assumir a presidência do Conselho Deliberativo, e na ocasião o então Deputado Federal Dilceu Sperafico e o Deputado Estadu al Jose Carlos Schiavi nato, se comprome teram em nos ajudar.

Só com a verba que vem do SUS, era e conti nua sendo impossível fazer funcionar o hospital. Naquela época a nossa dívida era em torno de 28 milhões de reais, praticamente impagável. Os dois, juntamente com ou tros deputados de outros partidos foram conseguin do verbas federais e estadu ais e, com ajuda da popula ção conseguimos fazer com que o Hoesp não fechasse. A nossa tabela do SUS está mais de 50% defasada, e há um ano, refizemos um finan ciamento de 10 milhões na Caixa Econômica, para cen tralizar o pagamento das dí vidas remanescentes.

Hoje ainda estamos no vermelho, em virtude dessa defasagem do SUS. Acho justo e correto esse aumento da enfermagem, mas fica a per gunta. De onde virá essa verba? Nesse sistema atual, para sobreviver precisamos do apoio dos deputados, da Prefeitura e da população, senão em pouco tempo, teremos que fechar parte do hospital, para adequar as despesas.

Versões - O novo hospital irá ser construído?

R - Nós conseguimos a doação de um terre no com mais de 50 mil m2, atrás da PUC, para construção de um hospital beneficente, para 500 leitos. 250 numa primeira etapa e 250 numa segunda etapa.

O atual prédio do Bom Jesus é alugado. Não é da Hoesp. Nós precisamos sair, por diversos motivos. É antigo, todo ano nós temos proble mas com a Vigilância Sanitária, com o Corpo de Bombeiros, e está no centro da cidade, e fica difícil o estacionamento. Com esse novo hospital acredito que tudo vai ficar melhor. Nós já temos projeto para construção, que foi fei ta pela arquiteta Andreia Becker. Como é uma área rural, até o Incra liberar a escritura levou um tempo. Mas dentro de 30 ou 60 dias tere mos a escritura em mãos, quando poderemos fazer o lançamento oficial do novo hospital e a partir daí vamos atrás de recursos para reali zar este sonho. Esta obra do novo hospital irá girar em torno de 100 milhões de reais. Essa obra é um sonho que não é para nós, mas sim para nossos filhos e netos.

Temos que pensar no futuro.

Versões - Como surgiu o Lions na vida do Dr. Claudio?

R - Em 1978, o Dr. Jorge Okano me convi dou para ingressar no Lions e permaneço até hoje. Vejo o Lions como um movimento muito bom, assim como os demais clubes de serviço. É muito bom se ocupar para servir o próximo.

Versões - Quais os hobbies do Doutor?

R - Quando posso vou pescar para descan sar a mente.

Gosto de plantas e flores, que cultivo no quintal de minha casa. Também de reunir com amigos para fazer um churrasco.

Versões - Quanto tempo o Dr. Claudio tem de Medicina?

R - Esse ano, em novembro, nós vamos fazer o encontro em Botucatu (SP) da nos sa turma, que completa 50 anos. Eu me sin to realizado, tanto pessoal como profissio nalmente. Aqui na nossa clínica temos uma equipe composta por 13 médicos anestesio logistas, a gestora, que é a enfermeira Marlei Badin, e 14 funcionários.

Versões - Como foi trabalhar na pandemia do Covid-19?

R - A nossa Associação Médica, com o presidente Nilson Fabris junto com a ACIT, fi zeram um trabalho extraordinário. Éramos em torno de 20 médicos, que nos revezáva mos diariamente. Os hospitais estavam to dos superlotados, sem vaga na UTI e fizemos o tratamento precoce, a base de ivermectina, cloroquina, zinco e de vitamina D.

Com essa medicamentação conseguimos reduzir consideravelmente as internações e acredito que foi um sucesso. Salvamos mui tas vidas.

7Versões - Outubro 2022 Entrevista

O impacto da obesidade

Entenda por que as consequências vão muito além das questões de saúde pública

Falar em excesso de peso e obesidade vai muito além dos números da balança. A obesidade é uma doença complexa, de origem multifatorial: existem diversas causas envolvidas em seu surgimento, que podem ser de natureza individual, coletiva, social, econômica, cultural e ambiental. Isso significa di zer que a condição de obesidade não está relaciona da apenas a atitudes e comportamentos individuais.

A obesidade é uma doença que tem crescido no Brasil e no mundo. Traduzindo em números, aproxi madamente 60% dos adultos brasileiros já têm ex cesso de peso, o que representa cerca de 96 mi lhões de pessoas, e 1 em cada 4 tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas, se gundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020. Em 2021 9,1 milhões de indivíduos adultos aten didos na APS já tinham diagnóstico de excesso de peso e mais de 4 milhões, de obesidade, sendo que 624 mil tinham obesidade grave (grau III).

Pensando no futuro da sociedade, esses dados servem de grande alerta. Isso porque o crescimento da obesidade confere grandes impactos para o sis tema de saúde, e essas consequências não se limi tam aos custos econômicos. Entram nessa lista os custos sociais, como a diminuição da qualidade de vida, a perda de produtividade, a mortalidade pre coce e os problemas relacionados às interações so ciais. Estamos falando especificamente dos estig mas sofridos pelas pessoas com obesidade, o que pode ser traduzido em preconceitos, bullying, dis criminação, entre outros. Atitudes que prejudicam os relacionamentos e reduzem o bem-estar emo cional das pessoas com sobrepeso e obesidade.

Sobre o impacto financeiro, Leandro Rezende, que é epidemiologista e professor adjunto do De partamento de Medicina Preventiva da Universi dade Federal de São Paulo (USP), menciona que já existe um estudo que mostra os custos diretos com

tratamentos ambulatoriais e hospitalares de apro ximadamente 30 doenças e agravos em saúde que estão relacionados ao excesso de peso e à obesi dade e o percentual do custo total que poderia ser atribuído à obesidade. O resultado mostrou que dos 6 bilhões de reais que foram utilizados, em 2019, com tratamento de doenças crônicas, aproximada mente 22% ou 1,5 bilhão foram atribuídos ao ex cesso de peso e à obesidade.

Mas além dessa amostra, o médico relembra que existem custos que podem ser classificados como pessoais, sendo aqueles que saem direta mente do bolso do cidadão, como a perda da qua lidade de vida, perda de produtividade no trabalho e mortalidade precoce.

Como é possível reduzir os impactos?

É inevitável falar nos benefícios ao priorizar e in vestir num conjunto de estratégias de prevenção e cuidado da obesidade para deter o avanço ou redu zir a prevalência da doença. Dentre essas estraté gias, estão as medidas de incentivo à alimentação adequada e saudável e a uma vida mais ativa fisi camente, gerando maior qualidade de vida.

Em relação à alimentação, O Guia Alimentar para a População Brasileira é um importante instrumen to de política pública que traz diretrizes e informa ções importantes para subsidiar políticas, progra mas e ações que visem incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nu tricional da população, reforçando o compromisso do Ministério da Saúde de contribuir para o desen volvimento de estratégias para a promoção e a rea lização do direito humano à alimentação adequada.

Ainda, cabe destacar a taxação e rotulagem adequada dos ultraprocessados como estratégias para desencorajar o consumo desses alimentos. A restrição da publicidade também ajuda nesse sen tido, uma vez que os comerciais e táticas de vendas tendem a induzir as pessoas a comprarem estes produtos sob a ideia de que eles são opções sau dáveis. Os ambientes escolares também podem in centivar o consumo da comida de verdade ao ven

der nas cantinas alimentos in natura e minima mente processados, que compõem uma refeição adequada e saudável. E os produtores locais podem ganhar mais espaço, afinal de contas são eles que produzem e vendem os alimentos in natura, aju dando a compor uma refeição colorida e saudável.

Os ambientes escolares e de trabalho tam bém podem incentivar hábitos saudáveis por meio da estrutura física oferecendo lugares apropriados para as pessoas fazerem suas refeições ou leva rem de casa. No âmbito da atividade física, é im portante pensar e instalar ambientes urbanos que favoreçam a prática. Estamos falando de ciclovias, parques, calçadas adequadas e quadras públicas, por exemplo. Ou seja, um desenho das cidades que possibilita a prática de atividade física, com segu rança, em espaços de lazer ou por meio de trans porte, incentivando as pessoas a terem uma vida mais ativa fisicamente.

Como política pública de promoção da ativida de física, o Ministério da Saúde publicou, em 2021, o Guia de Atividade Física para a População Brasi leira. O documento apresenta as primeiras informa ções e recomendações do Ministério da Saúde para que a população seja mais ativa fisicamente e te nha mais qualidade de vida. Junto com o Guia, fo ram lançadas as Recomendações para Gestores e Profissionais de Saúde, com o objetivo de fornecer subsídios para a promoção da atividade física, con vergindo esforços intra e intersetoriais para o au mento dos níveis de atividade física dos brasileiros.

Por fim, é importante lembrar que medidas de prevenção que ajudem a deter o crescimento da obesidade podem resultar numa economia de re cursos que possibilitam investimentos em outros setores, como a promoção da saúde, por exemplo.

Fonte: www.gov.br/saude

8 Versões - Outubro 2022 Saúde
EU QUERO TER PESO SAUDÁVEL
9Versões - Outubro 2022 Saúde

Quem vê cara não vê o perigo:

Pode ser o cheiro, o sabor agradável, o formato diferente ou até mesmo a ausência do fogo. O ci garro eletrônico tem caído cada vez mais no gos to popular por ser tratado, de forma equivocada, como um produto menos prejudicial. A ideia tem ido até mais longe, já que muitos divulgam o pro duto como uma alternativa para parar de fumar, informação errônea e não reconhecida pelo Min sitério da Saúde. Mas apesar de não parecer, ele também é um derivado do tabaco. Ou seja: tam bém está ligado ao tabagismo e é tão prejudicial à saúde quanto os cigarros convencionais.

Os cigarros eletrônicos fazem parte do univer so dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), tratam-se de aparelhos que funcionam com uma bateria e têm diferentes formas e mecanis mos. Podem ter, por exemplo, o formato de cigar ros, canetas e pen drives. Em sua maioria, con têm aditivos com sabores, substâncias tóxicas e nicotina, que é uma droga que causa dependên cia, adoecimento e morte.

Quais são os tipos de dispositivos eletrônicos para Fumar (deFs)?

Cigarros eletrônicos: a bateria aquece a solu ção líquida (e-liquids), com ou sem nicotina (em diferentes concentrações), e produz um vapor/ aerossol que o usuário inala. Outras substâncias

psicoativas também têm sido utilizadas no dispo sitivo, como, por exemplo, o tetra-hidro-canabinol (THC) e o canabidiol (componente da maconha). A composição e a concentração de nicotina nos lí quidos variam de acordo com o fabricante.

Cigarros aquecidos (também chamados de Heet ou HeatStick): a bateria aquece um pequeno cigarro, que produz um vapor/aerossol contendo nicotina e outros produtos químicos. Cada Heet apresenta aproximadamente a mesma quantida de de nicotina que um cigarro comum.

Vaporizadores de ervas secas: aquecem o tabaco picado ou outras ervas, produzindo um vapor.

Produtos híbridos: possuem características de cigarros eletrônicos e de vaporizadores de ervas secas. Possuem dois reservatórios: um armazena ervas picadas e o outro, os líquidos.

Quais são os riscos para a saúde?

Os cigarros eletrônicos podem até ter sido de senvolvidos com a proposta de reduzir danos, partindo do princípio que, em seu mecanismo de ação, não haveria monóxido de carbono, alcatrão e tantas outas substâncias que surgem a partir da degradação e combustão do tabaco. Porém, se gundo Sandra Marques, que é cirurgiã-dentista e coordenadora estadual do Programa Estadual de Controle do Tabagismo de São Paulo, eles tam

bém foram desenvolvidos para entregar nicotina. Por ser psicoativa, é uma substância responsável pela dependência.

Além disso, de acordo com o INCA, estudos mostram que os níveis de toxicidade podem ser tão prejudiciais quanto os do cigarro tradicional, já que combinam substâncias tóxicas com ou tras que muitas vezes apenas mascaram os efei tos danosos. Dentre essas substâncias tóxicas, a cirurgiã ressalta ainda a presença de metais pesa dos, como chumbo, ferro e níquel. A presença de tudo isso já é motivo suficiente para o desenvol vimento de inúmeras doenças, inclusive o câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Existe ainda uma condição que está relacio nada especificamente aos DEFs: uma doença pulmonar chamada EVALI, sigla em inglês para lesão pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping (E-cigarette or Va ping product use-Associated Lung Injury). De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumo logia e Tisiologia (SBPT), os sintomas respirató rios da EVALI costumam incluir tosse, dor torá cica e dispneia. Também são comuns sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, náuse as, vômitos e diarreia e sintomas inespecíficos, como febre, calafrios e perda de peso.

10 Versões - Outubro 2022 Saúde
Fonte: www.gov.br/saude EU QUERO PARAR DE FUMAR
Como o cigarro eletrônico pode estar enganando você?

18 de outubro - Dia do Médico

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.

O médico é o profissional responsável por des cobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações ade quadas para que haja a cura. É ele também o res ponsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometi mento e responsabilidade por parte do profissio nal. Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamento, fi cando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos trata mentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.

O bom médico, além de ter um bom embasa mento teórico, deve saber relacionar-se, promo vendo uma relação de confiança com seu pacien te. A relação médico-paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento, uma vez

que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige. Assim sendo, é funda mental que o médico abra espaço para questio namentos e saiba explicar de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete cada pessoa.

A relação de confiança estabelecida entre mé

dico-paciente também é importante nos mo mentos de grande dor, como ao informar sobre uma doença terminal. O médico deve estar pre parado para encarar a morte e ajudar os paren tes e até mesmo o paciente a encarar esse mo mento tão difícil.

Os profissionais que decidem seguir o difícil caminho da medicina merecem todo nosso respeito.

Eles se sacrificam por nós, combatem doenças horríveis e estão sempre aqui para nos ajudar.

Devemos a eles respeito e consideração porque eles nos entregam sempre toda a sua compaixão.

Nosso dever é agradecer pelo que eles fazem diariamente, por estarem lá quando mais precisamos.

Dra. Alessandra Mattosinho CRM 28.491

Dr. Alexandre Lopes de Oliveira CRM 16.768

Dra. Amanda Simoni Valentini CRM 20.180

Dr. Arthur de Oliveira e Oliveira CRM 35.944

Dra. Claudia Andrea Cividini CRM 31.996

Dr. Claudio Tomuo Hayashi CRM 4.131

Dr. Guilherme Sacchi Amêndola CRM 42.288

Dr. Hiroshi Nishitani CRM 8.117

Dra. Isabella Sassaki Ricca CRM 22.665

Dra. Jaqueline Franciele Guizelini CRM 37.861

Dra. Jéssica Aline Zamban CRM 34.092

Dr. José Olivo Zenni CRM 10.794

Dr. Lucas Zenella Tonin CRM 38.829

Esta profissão é muito honrada e todos que a praticam são pessoas nobres.

Gratidão aos médicos e médicas que dedicam as suas vidas ao bem-estar de todos.

12 Versões - Outubro 2022 Especial Dia do Médico

Além de toda responsabilidade em torno des sa profissão, os médicos enfrentam grandes difi culdades cotidianamente, como a falta de estru tura de muitos hospitais brasileiros e também a falta de recursos. Infelizmente, sem condições de trabalho, os médicos não conseguem desempe nhar de maneira adequada o seu papel, o que gera insatisfação por parte dos pacientes.

Diante de tantos desafios, os médicos mere cem que o 18 de outubro seja uma data para o re conhecimento desse profissional e de sua impor tância para a sociedade. Também é um momento para pedir maiores investimentos na saúde e ga rantia de condições adequadas de trabalho.”

porQue dia 18 é dia do médico?

18 de outubro é o Dia do Médico, dia de pres tar homenagens a todos esses profissionais. A escolha da data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem à São Lucas. Dessa forma, ele é considerado patrono dos médicos desde o século XV. São Lucas nasceu nessa data no século I d.c e também exerceu a medicina

Quando Foi criado o dia do médico?

De cultura bem mais pragmática, a terra do Tio Sam celebra o dia do médico em 30 de março. Nesse dia, em 1842, administrou-se uma anes tesia pela primeira vez em um paciente.

o Que é ser um médico?

O médico é o profissional que busca diagnos ticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de en caminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica.

por Que a medicina é importante?

Como visto, os principais motivos para fazer Medicina mostram como é possível administrar a carreira da maneira que você deseja, contribuir

com o desenvolvimento social e científico, aju dar outras pessoas, ter mais satisfação pessoal e, ainda, ter uma boa remuneração.

Qual é o verdadeiro símbolo da medicina?

O símbolo da medicina consiste em um bas tão com uma serpente em volta, em espiral, co nhecido como bastão de Asclépio. Asclépio é con siderado o deus da medicina desde a antiguidade e seu culto teve início na Grécia, de onde se espa lhou por toda a Europa.

"Nossa homenagem àqueles que dedicam suas vidas a cuidar e organizar nossas vidas!" D I A D O M É D I C O 1 8 D E O U T U B R O D I A D A S E C R E T Á R I A 3 0 D E S E T E M B R O Leia o código QR e seja direcionado ao WhatsApp Parceria com as melhores indústrias: Programa de descontos e benefícios em medicamentos (45)99815-7553 (45)99815-7553 Peça pelo WhatsAppPeça pelo WhatsApp Entre outros... AQUI ATEM QUI TEM

Unimed Costa Oeste: Curso de Cirurgia Reconstrutiva reúne urologistas no HGU

Estudos de casos e cirurgias ao vivo foram as formas encontradas pelos médicos da Sociedade Brasi leira de Urologia (SBU) para explicar aos doutores participantes do Curso de Cirurgia Reconstrutiva de Uretro plastia as diferentes técnicas exis tentes atualmente e promover um evento de educação continuada de alta complexidade.

A capacitação aconteceu no dia 20 de agosto e reuniu médicos das cida des de Toledo, Cascavel, Assis Chate aubriand, Curitiba e Londrina. A parte teórica, com discussão dos casos que seriam operados e diferentes técnicas a serem utilizadas, foi realizada na par te da manhã na Clínica Plena. Na sequ ência, os inscritos no curso acompa nharam três cirurgias ao vivo no Hos pital Geral Unimed (HGU). “Realizamos uma uretroplastia anterior, com me nor complexidade, porém muito fre quente na prática do urologista; e duas posteriores com enxerto de muco sa oral, que hoje é a técnica mundial

mente aplicada em casos mais com plexos”, explicou o médico urologista e atual presidente da SBU – Secção Pa raná, Dr. Eduardo Gomes.

O curso neste formato faz parte de um projeto nacional da SBU, que tem como foco manter o aperfeiço amento dos urologistas, em espe cial, os que estão em cidades do inte rior do Brasil, levando até eles os mé dicos experts no assunto para capa citá-los. “É um projeto para que seja desenvolvida a urologia reconstrutiva no Brasil todo que ainda é muito res trita a grandes centros. Notamos que têm muitas pessoas com problemas que não estão sendo tratados ou de morando muito tempo para serem re alizados os procedimentos e a maio ria dos profissionais têm a experiên cia, são habilitados. A ideia do curso foi de trazer algo mais, avançar no ní vel de complexidade de reconstrução de uretra e divulgar esse nível de co nhecimento para atender uma popu lação maior”, destacou o responsável

pelo Serviço de Reconstrução Uretral da Faculdade de Medicina do ABCSBUSP São Paulo, Dr. Sandro Nassar de Castro Cardoso.

Além do Dr. Sandro, o curso tam bém contou com a presença do res ponsável por Cirurgia Reconstrutiva de Uretra do Hospital de Clínicas - SBU PR Curitiba/Secção Paraná, Dr. Rodri go Krebs. “A proposta é que a gente se desloque até os locais onde tem uma concentração de urologistas e possa fazer procedimentos que estão se tor nando cada vez mais comuns, além de capacitar os urologistas, discutir os ca sos, tirar as dúvidas que eventualmen te eles tenham e mostrar o avanço das técnicas que estão acontecendo nes ta área. Ao realizar as cirurgias realiza das foi permitido explicar para os co legas outros procedimentos que po dem ser feitos, outras manobras cirúr gicas, mesmo que não foram executa das nesses pacientes”, frisou.

Dr. Rodrigo ainda ressaltou que a cirurgia de reconstrução representa

hoje 20% do volume de cirurgias de urologia, que podem ocorrer por di versas causas. “Basicamente, pelo aumento no número de traumas; de doenças infecciosas nessa região e a própria exposição dos pacientes a procedimentos cirúrgicos urológi cos anteriores. Temos visto, ainda, le sões na uretra depois da pandemia da Covid, principalmente, em pacien tes que ficaram internados em UTI e que houve a necessidade de uso de sonda urinária. Muitos deles por se rem casos graves desenvolveram es tenoses, que é o fechamento da ure tra”, complementou.

O médico Dr. Felipe Vessoni, de Londrina, terminou a Residência em Urologia recentemente, e aproveitou a oportunidade para se especializar.

“Tive a oportunidade de ir em outros eventos com cirurgias ao vivo, mas aqui a imersão foi mais ativa, além de aprender com experts no assunto e fazer contato com os profissionais da região”, disse.

14 Versões - Outubro 2022 Cidade

Especial 70 anos da Salete Rupolo...

Salete Rupolo completou 70 anos, e para comemorar ela reuniu em Tole do alguns familiares e amigos. Confira alguns registros na lente da Néia Hol defer do Studio da Imagem do Shopping Panambi. Confira ai!!!

2º Baile Rosa do Coral Encanto de Viver

A Campanha Outubro Rosa de Combate e Prevenção ao Câncer de 2022, em Toledo contará com o 2º Baile Rosa – Jantar Dançante Beneficente, promovido pelo Coral Encanto de Viver de Toledo – Vidas Transformadas pelo Câncer e pelo Canto, no salão de festas do Clu be Caça e Pesca de Toledo, na noi te de 15 de outubro de 2022, a par tir das 20h, contando com o apoio da entidade, instituições, empresas, colaboradores e comunidade da ci dade e região.

Os objetivos da iniciativa, que contará com animação musical do DJ Parise e Trio Fogasso (Dedé, Ser ginho e Sanfoneiro Vermelho), se rão promover a confraternização en tre integrantes do grupo, convidados e comunidade e arrecadar recursos para iniciativas voltadas à conscienti zação das pessoas sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, re duzindo o sofrimento de pacientes e familiares e aumentando as chances

de cura da enfermidade.

O cardápio do jantar terá porco assado no rolete, galeto, mandioca, batata doce caramelizada, mix de sa ladas e salpicão de frutas. Os convi tes para o evento, ao custo de 70 re ais a unidade, estão à venda e pode rão ser reservados e/ou solicitados através dos telefones (45) 999123297 e (45) 99962-3989, e-mail: co ralencantodeviver@gmail.com e na página do Facebook > Coral En canto De Viver <, com dirigentes da instituição. A renda do evento será destinada à manutenção do co ral, seus projetos sociais e culturais e atividades solidárias.

O Coral Encanto de Viver foi cria do em cinco de novembro de 2018, por iniciativa de grupo de senhoras, da cidade e interior, que trataram ou estão tratando diversos tipos de cân cer. Conta ainda com familiares, ami gos e voluntários dispostos a ajudar as pacientes e contribuir com a inicia tiva, sem finalidades lucrativas.

18 Versões - Outubro 2022 Social

Campanha de prêmios da ACIT

Hedio Bussler, de 81 anos, já está de carro novo. Ele recebeu seu prê mio da campanha UM ANO INTEI RO DE PRÊMIOS – 55 ANOS, 55 PRÊMIOS ACIT, na Open Renault, com entrega oficial.

O sortudo que levou para casa um Renault Sandero sorteado no dia 25 de agosto pegou às chaves do veículo ao lado da esposa, filha e genro.

Ele teve o cupom sorteado no Pri mato Supermercado, com uma com pra de domingo. “Fomos ao merca do juntos e minha filha preencheu os cupons que recebeu em meu nome. No dia do sorteio não está vamos acompanhando e foi uma sur presa muito grande quando ligaram para ela. Na hora pensei que era gol pe, mas vimos que não. Estou mui to feliz e vou ficar com o carro para uso pessoal. Muito obrigada Primato

e ACIT.”

A entrega oficial contou com a participação do gerente da Open Re nault, Adilson da Silva e da vice-pre sidente de Comércio e Serviços da ACIT, Francielle Rezzadori de Souza.

A vendedora Marcia Lima, do Pri mato Supermercado, que atendeu o sr. Hedio também recebeu seu prê mio, um vale-compras de R$ 1 mil.

A campanha segue até dezembro com sorteios todos os meses. Ainda restam três veículos para os sorteios, além dos vale-compras.

A promoção ‘Um ano inteiro de prêmios – 55 anos, 55 prêmios’ é uma realização da ACIT, com par ceria do Sicoob Meridional, Cartões Coopcerto, Shopping Panambi, Fan car Automóveis, Fipal Veículos, Open Veículos, Zacarias Veículos, Zendai Veículos.

Especial Casamento: Guilherme Mortari e Julia Barazetti...

Hoje vamos conferir os bastidores do casamento do: Guilherme e Julia, ela é filha de Antonio Carlos Alves e Janice Barazetti, ele é filho de Astrogildo Ro drigues e Marilene Mortari. O casamento foi realizando último dia 03 de se tembro na cidade de Toledo e a recepção foi no Salão de Eventos do Olinda Park Hotel. Confira os belos momentos do pré-wedding na lente da fotógra fa Caroline Moschei. @carolinemoschei

EVENTOS

Especial Aniversário 6 anos Carolina Correa...

Foi realizado em agosto em Toledo a festa de 06 anos da Carolina Correa. Carolina é filha de Minéia Borges Cor rea e Remi Corrêa. A festa contou com a presença do seu Irmão Leonardo Correa de alguns familiares e ami gos no Vale da Mata em To ledo. Confira alguns registros na lente da Néia Holdefer do Studio da Imagem do Sho pping Panambi. Confira ai!!!

19Versões - Outubro 2022 Social
E CHURRASCOS Rua Princesa Isabel 57 – Jardim Gisela – Toledo Reserve seu espaço – 45 99961-6497 Nossa família atendendo a sua!

Emilia Beal 100 anos

A família Beal comemorou no final de agosto o aniversário de 100 anos da matriarca Emilia Beal. A comemoração contou com uma missa na Catedral Cristo Rei, celebrada pelo Padre Hélio Bamberg e prosseguiu com uma festa para família e amigos.

Jurema Águas Quentes recebe shows de Chitãozinho & Xororó e Léo Chaves em outubro

Com espaço preparado para eventos, o Complexo também já recebeu em ou tras ocasiões as apresentações de outros artistas nacionais, como Maiara & Marai sa e Zezé Di Camargo & Luciano

Nos dias 21 e 22 de outubro, Ju rema Águas Quentes Resorts, locali zado em Iretama, no Paraná, sediará os shows de Chitãozinho & Xororó e de Léo Chaves. As atrações são exclu sivas para hóspedes e o pacote do fi nal de semana inclui as refeições, pisci nas e muito entretenimento e lazer nos dois resorts do destino -- Lagos de Ju rema Termas Resort e Jardins de Jure ma Convention & Termas Resort.

Os hóspedes que reservarem o pa cote de hospedagem dos dias 21 a 23 de outubro poderão participar de vá rias atividades. Os adultos poderão desfrutar de um passeio ecológico, hi droginástica, jogos de salão, gincana musical, caminhadas, aula de ritmos, banho de lama, campeonato de chope, torneios de pesca, beach tennis e sinu ca, além de gincana de novelas.

20 Versões - Outubro 2022 Social

Recanto do Gaúcho

O casal Beto e Ane, do Recanto do Gaúcho recepcionaram amigos e cliente para a inauguração do setor de facas da loja. A parceria é com a Cutelaria D’Avila – Facas de ponta.

Facas de diversos tamanhos e modelos agora tem endereço em Toledo: Recanto do Gaúcho. Dois endereços para melhor lhe atender, na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Toledo e no Shopping Panambi. Casal proprietários – Ane e Beto

Gustavo Henrique 1 ano

A família Zeni esteve reunida na Igreja Evangé lica de Confissão Luterana de Toledo para o Batis mo do pequeno Gustavo Henrique, filho de Ros mari Zeni. Após a celebração amigos e familiares foram comemorar o primeiro ano de vida do pe queno Gustavo, no Toledão. Parabens.

Noite da Picanha

O Rotary Club de Toledo Lago promove no próximo dia 19 de novembro, a 12ª Noite da Pi canha. Evento beneficente acon tecerá no salão social do Toledão e os convites estão sendo vendi dos ao preço de R$ 120 (adulto) e R$ 60,00 (Infantil 6 a 10 anos).

21Versões - Outubro 2022
Equipe de colaboradores do Recanto do Gaúcho Facas D’Avila

Select Prime Imobiliária, fusão da Imobiliária Brasil Prime e Select Imobili ária Os sócios proprietários são Édipo Lucas da Silva, Edson Pimenta de Oliveira e Leandro de Oliveira Lopes.

Está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 356 esquina com Rua Erechim, Jardim Porto Alegre.

A inauguração contou com a presen ça de construtores, investidores, clien tes, amigos e familiares que prestigiaram o momento com um coquetel Na equipe Select Prime, além dos sócios proprietários, estão Emanuelle Zanette Pimenta (marketing e projetos), Aline Luetzow (serviços gerais), Daniele de Souza e Ricarda Schneider (e Elaine Spier Fleder dos Santos, Gislaine Padua Jacinir Fiori, Jessica Mota, Matheus Mota e Nedson Cassarotti (corretores).

23Versões - Outubro 2022 Especial Lions
Os sócios Édipo Lucas da Silva, Edson Pimenta de Oliveira e Leandro de Oliveira Lopes Equipe de colaboradores da Select Prime Imobiliária O brinde oficial da inauguração Pimenta e Monica, Leandro, Bruna e Édipo Os sócios descerram a fita inaugural

Futevolei

4º Passeio Ciclístico

24 Versões - Outubro 2022 Toledão Confira nossos preços ao revisar a parte elétrica do seu carro ou ao trocar PASTILHAS DE FREIO, ÓLEO e ESCAPAMENTOS AQUI O SEU VEÍCULO É BEM CUIDADO! Av. Parigot de Souza, 1366 - Toledo Fones (45) 99902 - 0404 3055 - 4388
Para comemorar o Dia das Crianças e a abertura da temporada de verão no clube, o Toledão promove o 4º Passeio Ciclístico, aberto para sócios enão sócios. O percurso será de 9 km, com início às 9hs do dia 12 de outubro. Ha verá o sorteio de duas bicicletas e diversos brindes aos participantes.
O departamento de esportes do Toledão está organizando um Torneio de Futevolei para os sócios do clube. O torneio acontece no dia nove de outu bro e terá início às 8h30.

20º Campeonato Listão Livre

O futebol suíço está em plena ati vidade no Toledão, com a realização do 20º Campeonato Listão Livre. As disputas vão até o dia 1º de novem bro, quando acontecerá a decisão.

Os jogos são realizados nas ter ças e quintas-feiras, com início às 19 horas. Para esta competição os as sociados estão divididos em 7 equi pes denominadas de Toledo, Cas cavel, Coritiba, Atlético Paranaense, Operário, Londrina e Paraná Clube.

25Versões - Outubro 2022 Toledão

49ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete

O Clube Caça e Pesca de Toledo re cebeu aproximadamente 25 mil pes soas no dia 11 de setembro para par ticiparem da maior festa gastronômi ca de Toledo. O tempo colaborou e o que se viu foi as pessoas confrater nizando nos estandes e no salão so

CLASSIFICAÇÃO GERAL

cial do clube, que serviu mais de duas mil pessoas. Após dois anos sem ser realizada, por conta da pandemia do Covid-19, a feste voltou com tudo e agradou a todos os presentes.

Parabéns a diretoria do clube e a todas empresas, entidades e gru

pos de amigos que se reuniram e fi zeram uma das melhores festas dos últimos 10 anos.

concurso melhor porco assado

Um dos atrativos que a festa ofe rece é a realização do concurso de

melhor porco assado, com os jura dos visitando os estandes partici pantes, que neste ano foram em nú mero de 12, julgam o melhor estan de, e depois degustam os suínos as sados, onde julgam o aroma, o pala dar, o couro e o recheio.

Cervejaria Colônia

PORCO

ESTANDE

26 Versões - Outubro 2022 Cidade
(melhor porco, melhor recheio e melhor estande) 1º Black Stone 2º Cervejaria Colônia 3º Sferriê MELHOR RECHEIO 1º Mecânica Ribeiro 2º Cervejaria Colônia e Black Stone 3º Sferriê MELHOR
1º Black Stone 2º Sferriê 3º
MELHOR
1º Avimac 2º Black Stone 3º Suitec
27Versões - Outubro 2022 Cidade

Segunda Corrida Beneficente Correndo pela Vida - Terra Roxa

O Yara Country Clube esteve representado na cidade de Terra Roxa (PR), na Corrida Beneficente Correndo Pela Vida.

Josiel Martins: Terceiro colocado geral nos 3 KM

Marcos Bié: CAMPEÃO na categoria 25 a 35 anos, 6 KM

Wagner Alves da Silva: Terceiro Colocado na categoria 35 a 45 anos, 6 KM

Artur Boscarioli: Quarto colocado na categoria 35 a 45 anos, 6 KM

Campeonato Regioanl Oeste - Foz do Iguaçi

O Yara Country Clube participou no dia 04 de setembro do Campeonato Regional de Judô. O resul tado trouxe ao clube a certeza de que o Judô do clube tem tudo para tornar-se referência na moda lidade na região. Dos oito participantes, sete conquistaram a medalha de ouro e também uma prata.

Os atletas que tão bem representaram o clube foram Francisco, Jhonatan, Gustavo, Rita, Maria Ri tha, Maria Clara, João Pedro e Liu.

13ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu

A equipe de corrida do Yara Country Clube de Toledo, mais uma vez, representou o clube e a ci dade de Toledo no evento de renome internacio nal e que contou com a participação de mais de 2.300 atletas. O evento compreendia uma prova de 42 KM, dividida em individual masculina e fe minina, revezamento em dupla mista e dupla fe minina, além da prova de 11,5 KM.

Fresh Run Muffato - Cascavel

Copa Paraná de Judô

Foi realizada dia 24, mais uma etapa da COPA PARANÁ DE JUDÔ, na cidade de Curitiba. O evento contou com a participação de mais de 1.200 atle tas e 86 equipes. O Yara Country Clube, que está debutando na modalidade, participou com 8 atle tas e conquistou a honrosa 21ª colocação geral, por equipes.

TALITA YUKARI: Campeã

MARIA CLARA: Campeã

GEAN VICTOR: Terceiro colocado

A equipe de Corrida do Yara Country Clube es teve representada dia 18 de setembro, na cidade de Cascavel-PR, na corrida FRESH RUN MUFFA TO, maior corrida pedestre de Cascavel.

Participaram dois atletas no percurso de 6 KM e o resultado final ratifica o Yara Country Clu be como uma das potências do estado do Para ná nas corridas:

- Marcos Ferreira de Lima foi o campeão ge ral da prova.

- Vagner Silva obteve a terceira colocação ge ral, completando o pódio do evento.

Os atletas que levaram a bandeira do clube foram: Airton Maurina (Chapolim), Dalile Ramos, Francisca Ribeiro, Josiel Martins, Leandro Falcade, Luciele Benatti e Rosângela Oliveira.

Novamente a equipe alcançou excelentes re sultados:

ROSÂNGELA E LUCIELE: QUARTA COLOCA ÇÃO GERAL, categoria revezamento feminino.

JOSIEL E FRANCISCA: OITAVA COLOCAÇÃO GERAL, categoria revezamento misto.

LEANDRO FALCADE E DALILE: 34º COLOCA ÇÃO GERAL, categoria revezamento misto.

AIRTON MAURINA: 113ª colocação, categoria masculina, prova 11,5 KM.

A todos os atletas o clube parabeniza e agra dece por tão bem ter sido representado neste evento internacional.

28 Versões - Outubro 2022 Yara
29Versões - Outubro 2022 Yara CAS A DOS F ILTROS Av. J. J. Muraro esquina com a Rua São João 3252-5343 Óleos e Filtros Multimarcas Festa à Fantasia Com animação da Banda Walmir e Wanderlei, o Yara Country Clube promoveu no dia 17 de setembro a Fes ta à Fantasia.

Shows nacionais encerraram com chave de ouro a 13ª Semana Farroupilha de Toledo

Nem mesmo a forte chuva que caiu no fim da tarde no Parque Ecológico Diva Paim Barth atrapalhou os shows de Os Monarcas e Os Serranos, realiza dos no Acampamento Farroupilha. As apresentações marcaram o encerra mento da programação da 13ª Sema na Farroupilha de Toledo, a maior do Pa raná e uma das maiores do Brasil. Além dos dois momentos, também foi entre gue o prêmio do Masterchef Bagual para a melhor costela.

Com uma programação cultural, re cheada de ícones tradicionalistas como Joca Martins e Quarteto Coração de Po tro, além dos grupos do domingo e do 1º Festival Farroupilha de Toledo - Interpre tação e Composição/Regional (Fesfat), o evento reuniu, todos os dias, centenas de pessoas. Muitos gaúchos e admirado res da cultura campeira puderam com

partilhar histórias e memórias acompa nhados de chimarrão, churrasco e gaita.

“Ser gaúcho não é uma condição por for ça do território onde nasceu. É um esta do de espírito”, disse o prefeito Beto Lu nitti em diversas ocasiões.

Grande incentivador da cultura gaú cha, o prefeito toledano, na última noite da Semana Farroupilha, agradeceu a to dos e reafirmou o compromisso da ad ministração municipal com o fomento aos movimentos culturais. “Aqui temos a cultura gaúcha, mas temos também eventos como a Festa Literária de Tole do (Flit), que já nasceu uma das maiores do Brasil, os festivais e, entre tantas ou tras programações, este ano recebere mos também o Bon Odori, festa tradicio nal da cultura japonesa”, destacou.

O sucesso do evento toledano que marca a Revolução Farroupilha se deu

também pelo grande engajamento dos integrantes do movimento nativista, en tre eles os centros de tradições gaúchas instalados em Toledo - Chama Crioula, Estância da Liberdade e Província Gaú cha - e demais entidades, como a Co mitiva Marca de Casco e grupos de ido sos tradicionalistas. O patrão do CTG Pro víncia Gaúcha, Marcelo Moresco, afir mou que o grande objetivo destes gru pos e da Prefeitura de Toledo é manter vivo o sentimento de luta e de conquista que o gaúcho carrega. “Vai além de fes tejar. É claro que tem a comida, a bebida, a dança e tudo isso faz parte, mas é algo maior”, disse.

Moresco ainda acrescentou que du rante todo o período fez diversas con versas com a secretária Rosselane Gior dani no intuito de melhorar ainda mais o evento para as próximas edições. “Hoje nos reunirmos para celebrar, organizar o Galpão, preparar as comidas típicas e mostrar a cultura para todos seja a nossa luta. Organizar nossas apresentações e participar das atividades é o embate pro posto neste momento. É o sacrifício, é o desafiar-se”. Sobre os shows e o Fesfat, Marcelo disse terem sido surpreendentes e nenhuma Semana Farroupilha no Pa

raná atingiu esse nível.

Este engajamento dos gaúchos to ledanos foi importante para o brilho dos festejos farroupilha após o enfraqueci mento da pandemia. “Um dos momen tos mais emocionantes foi ver um se nhor pilchado, de aproximadamente 80 anos, chorando durante um dos shows. Às vezes, olhamos para a Cultura e pen samos que é somente a festa. E não é só isso. Tem um significado especial na vida das pessoas, tem o simbolismo que re mete afetos, memórias e costumes. Cul tura não é o evento, é o que a gente é. A Semana Farroupilha despertou estas vi vências. É uma marca que fica no cora ção. Ninguém poderá apagar o que vive mos nestes dias”, concluiu.

Masterchef Bagual - Na noite do domingo, entre as apresentações dos grupos Os Monarcas e Os Serranos, foi realizada a entrega do prêmio para os churrasqueiros ligados ao CTG Estân cia da Liberdade que levaram o título e a faca personalizada para o primei ro lugar. Ao todo, oito grupos concor reram para decidir quem preparava a melhor costela. O concurso aconteceu no Acampamento Farroupilha, durante o almoço comunitário.

32 Versões - Outubro 2022 Tradicionalismo 45-3054-2969 / 99954-0109 ferronaמּoengenharia@hotmail. com Rua Ledoino José Biavaמּi,1740 Vila Industrial / Toledo -PR Próximo ao Teatro Municipal

Sob a presidência de Marlene Hickmann, o Ro tary Club de Toledo Aliança empossou três novas associadas em reunião realizada na noite de 30 de setembro, na Casa da Amizade.

As novas associadas são Ana Paula Comerla to, Naiara Juliana Pinati e Tallita Americo Verri, que

Empossados três novos associados

foram apadrinhadas por Iedes Ishida, Cleonice Ma lheiros e Diego Henrique Galante, respectivamente.

Prestigiaram a reunião de posse o Governa dor do Distrito 4640, Edison de Castro Pagno zzi (2020/2021), o Governador Assistente da área 4, Sebastião Luiz da Silva (2022-2023), o

associado honorário do club, Dom Anuar Batis ti, a presidente da ASR, Rose Marie Dall’Oglio, associados e familiares.

As reuniões do Rotary Club de Toledo Alian ça acontecem nas quartas-feiras, às 12 horas, na Casa da Amizade.

33Versões - Outubro 2022 Rotary
Dom Anuar Batisti Marlene, Edilson, Ana Paula e Iedes Diego e Tallita, Cleonice e Naiara, Ana Paula e Iedes Marlene, Naiara, Adriano e Cleonice Dom Anuar, Tallita, Naiara, Sebastião, Marlene, Ana Paula e Edison Marlene, Tallita e Diego

Sicredi é destaque no anuário Valor 1000

O Sicredi, instituição financeira coopera tiva com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, está classificada, mais uma vez, no Valor 1000, anuário organizado pelo Valor Econômico, considerado um dos mais importantes rankings do Brasil em ter mos de avaliação de empresas. A instituição conquistou a 8ª posição na categoria “100 Maiores Bancos”, uma colocação acima em relação ao ano passado.

Entre os destaques, o Sicredi também fi cou em 4º lugar como o Mais Rentável so bre o Patrimônio entre os 20 maiores ban cos, em 6º como Maior em Depósitos To tais e na 7ª posição como Maior em Opera ções de Crédito. Também ocupou o 8º lugar nas categorias de Maior em Patrimônio Lí quido, Maior em Receita de Intermediação, Maior com Melhores Resultados Operacio nais sem Equivalência Patrimonial e Maior em Lucro Líquido.

O ranking do Valor 1000 é idealizado pelo

Centro de Estudos em Finanças da Funda ção Getulio Vargas (EAESP/FGV) em par ceria com a Serasa Experian. O anuário está em sua 22ª edição e apresenta informações sobre as maiores empresas do Brasil por se tor de atuação, por meio de demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos de gestão e ne gócios, retirados dos balanços ou informa dos pelas próprias companhias ou institui ções. Neste ano, 1.069 empresas participa ram das análises.

“O avanço na posição desse relevante e criterioso ranking reflete o comprometi mento das cooperativas que compõem o Si credi com a vida financeira dos seus asso ciados e com as regiões onde atuam. Nos so crescimento em números expresso no anuário significa mais capacidade de apoiar a prosperidade das pessoas por meio do di ferencial do nosso modelo de atuação”, diz César Bochi, diretor presidente do Banco Co operativo Sicredi.

34 Versões - Outubro 2022 Cidade
Instituição financeira cooperativa teve uma importante classificação no ranking que avalia o desempenho das empresas no Brasil de acordo com as suas categorias de atividades

Sicredi é classificado no ranking GPTW como Melhor Empresa para Trabalhar

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, foi premiado como a quar ta colocação como a melhor empre sa para trabalhar na categoria “Ins tituições Financeiras - Cooperativas de Crédito” pela GPTW (Great Place to Work). O ranking é publicado anu almente e premia as melhores em presas para trabalhar em âmbito na cional, regional, setorial e temático. O levantamento ocorre em 53 países e define, em rankings nacio nais, se os ambientes de trabalho das empresas participantes são ex

celentes lugares para atuar profis sionalmente. A apuração é realizada por meio da Pesquisa de Clima apli cada anualmente e análise do Book de Práticas de cada empresa parti cipante. Neste ano, a pesquisa con tou com a participação de 29 mil colaboradores do Sicredi, que con tribuíram com sua percepção so bre como é trabalhar na instituição, atingindo um resultado (índice de confiança) de 89%, um ponto per centual acima de 2021.

“Somos uma empresa com foco nas pessoas e, para isso, o primei ro passo é cuidar dos nossos mais de 35 mil colaboradores. São eles

que no dia a dia fazem a diferença na vida de milhões de brasileiros e tudo isso começa por estarem en gajados, felizes e orgulhosos de fa zerem parte do Sicredi”, diz Rossa na Bitello, gerente de Desenvolvi mento de Pessoas do Sicredi.

Em agosto de 2022 o Sicre di foi certificado pelo segundo ano consecutivo pela GPTW e, nes te ano, pela primeira vez participa do ranking elaborado pela consul toria. Os destaques da certificação deste ano passaram por várias di mensões do questionário. No que sito “Orgulho”, por exemplo, a fra se “Levando-se tudo em conta, eu

diria que este é um excelente lu gar para trabalhar” obteve resul tado de 96 pontos em uma escala de 100, mesma nota atribuída à ci tação “Quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho”.

Em Employee Net Promoter Sco

re (eNPS), dado que mostra o nível de engajamento dos colaboradores, a instituição teve nota 83, dois pon tos a mais do que em 2021, resul tado considerado dentro da zona de excelência. Para a apuração desse indicador, os funcionários responde ram à questão: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria essa empresa para um amigo trabalhar?”.

35Versões - Outubro 2022 Cidade
Versões - Outubro 2022 Cidade

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.