Revista Versões Outubro 2021

Page 1


“Não devemos deixar os nossos medos nos afastar dos nossos sonhos”. John Fritzgerald Kennedy

Ensaiando no Ar Faço da vida um eterno rascunho, Sempre tentando modificar... Tocando em outro tom, Mudando o instrumento de som... Vivo ensaiando no ar! Faço da vida um eterno projeto, Sempre tentando aperfeiçoar... Pra que ele não tenha defeito, Seja simplesmente perfeito... Vivo ensaiando no ar! Faço da vida uma eterna maquete, Sempre tentando atualizar... Configurando o tamanho e a cor, Pra que o gasto compense o valor... Vivo ensaiando no ar! Versos no papel, urbanos ou caipiras; Podem ser verdades ou mentiras; Versos no papel são de guerra ou de paz... Quando trazem a alma de quem faz! Marcelo Soares

Revista Versões é uma publicação de JRZ EDITORA LTDA CNPJ 27.907.745/0001-95 INSC. EST. 9076022060 Endereço: Rua Astorga 35 Jardim Esplanada Vila Industrial - Toledo/PR CEP 85.904-410 Contatos: revista versões toledo @Revista Versoes site: www.versoes.wixsite.com/revista/home e-mail: versoes@gmail.com

Direção Comercial: Jairo Zeni Fone: (45) 3378-3741 e (45) 99961-4262

Diagramação: Marcelo Rocha

A revista não se responsabiliza por artigos assinados. Os mesmos são de responsabilidade de seus autores.

2

Opinião

Versões - Outubro 2021

O sabor da vida Ao processar uma organização no meu escritório, pois vamos juntando muitas coisas com o passar dos anos, encontrei um artigo publicado há tempos na revista "Você S.A." que chamou-me bastante a atenção. Tratava-se do tema "Não confunda sucesso com riqueza", uma abordagem sobre o que vale e o que não vale a pena fazer ou sacrificar “para chegar lá". Baseado no pensamento de Tom Morris, filósofo de 52 anos e fundador do Instituto Morris de Valores Humanos, o artigo mostra uma pesquisa feita no site da revista com mais de mil pessoas, perguntando, entre outras coisas, o que empregados de todos os escalões prefeririam ganhar de forma adicional: mais 10.000 reais por ano ou uma hora livre todo dia? As respostas foram significativas... No caso específico, muitos abriram mão do dinheiro para viver melhor. Ainda na mesma edição, perguntava-se a alguns milionários se estão satisfeitos com a vida plena de dinheiro, poder, fama e status. "Não", foi a resposta da maioria. Não estão, e são sinceros ao justificarem-se: sentem-se vazios e carentes de novas oportunidades que os desafiem a realizar algo diferente, que mexa com suas potencialidades. Tendo tudo, nada mais há para descobrirem. Pequenos prazeres são descartados na busca da meta tão sonhada e, quando a alcançam, as coisas que mais gostavam de fazer, como por exemplo... Como... Puxa o que é mesmo que eles gostavam de fazer? Churrasco com os amigos? Nadar? Andar de bicicleta? Não sabem, nem lembram mais quando foi a última vez que fizeram isso. As emoções perderam-se em meio a celulares, notebooks e ações na bolsa. Segundo a referida matéria, há na vida dois tipos de insatisfação: a “insatisfação do possuir" e a "insatisfação da aspiração". A insatisfação do possuir gira em torno do desejo de possuir mais. Como vivemos numa cultura competitiva, fica difícil estabelecer limites. E aí quase nos matamos para conseguir alcançar o sucesso. Às vezes, quase nem notamos que já o ultrapassamos há tempos. Quanto à satisfação da aspiração, essa é benéfica e não tem contraindicações: quem já está satisfeito com a inteli-

*Bruno Radunz é administrador de empresas e escritor. brunoradunz@outlook.com

gência que alcançou? Com a cultura? Ou com a ascese espiritual? (consiste na prática da renúncia do prazer ou mesmo a não satisfação de algumas necessidades primárias, com o fim de atingir determinados fins espirituais.) Ninguém. E buscar essas coisas só nos faz bem. Diógenes, assim como Cícero, foram verdadeiras divindades na arte grega de filosofar. O primeiro, mais ácido em suas observações, também era conhecido como "O Cínico". Um dia recebeu a visita de Alexandre, o Grande. Diógenes perguntou-lhe então quais eram seus planos para o futuro. Alexandre respondeu: "Conquistar a Grécia". "E depois?", indagou Diógenes. "Conquistar a Ásia Menor", respondeu Alexandre, "e depois o mundo". E o Cínico continuou: "E depois disso?". Alexandre disse que então iria descansar e se divertir. Diógenes então fulmina: "Por que você não se poupa a esse trabalhão todo e começa a descansar e a curtir a vida agora mesmo?”. Vivemos para alcançar o sucesso: não apenas para desfrutá-lo, mas também para buscá-lo. Na verdade, as pessoas que tiram mais prazer do sucesso são aquelas que tiram mais prazer enquanto o buscam. Não é o destino, a chegada, mas a viagem que lhes dá prazer. Esse é pode ser um dos segredos. Até as religiões ensinam assim. Deus, por exemplo: costumava “dizer” coisas desnorteadoras, como: "Dou aos meus filhos enquanto dormem... (Salmos 127:2),” “... pois, de que adianta se preocupar com o dia de hoje ou de amanhã, se você não pode acrescentar um só fio de cabelo à sua cabeça?". Ou: "De que te vale conquistar o mundo inteiro se vieres a te perder de ti mesmo?". Salomão, o riquíssimo e sábio rei de Israel, jogava no lixo suas minas de ouro e prata ao comparar a vida com coisas bem menos buscadas pelos mortais, como a sabedoria e a humildade. "As duas são irmãs e valem mais do que o ouro e a prata", escreveu. A prática tem mostrado que essas teorias têm razão: a vida é bastante simples e o gosto de viver não está no que se alcança, mas no curtir enquanto se alcança. Isso é viver. Esse é o sabor da vida!


Cidade

Versões - Outubro 2021

3


Gallassini recebe homenagem da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo recebeu dia 17 de setembro a “Medalha Fernando Costa” como Mérito na área de Cooperativismo. A homenagem foi concedida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) em evento especial denominado “Cerimônia Deusa Ceres” promovido em Piracicaba (SP).

Juntamente com Gallassini receberam as honrarias profissionais da agronomia de outras seis áreas com láureas por mérito profissional, intituladas “Medalha Fernando Costa”, sendo: Mérito na área de Ação Ambiental, na Assistência Técnica e Extensão Rural, na Defesa Agropecuária; no Ensino e na Iniciativa Privada.

SOCIEDADE

Agrônomos do Estado de São Paulo outorga estas honrarias a engenheiros agrônomos que tenham prestado relevantes serviços à sociedade brasileira, no campo agronômico, em âmbito regional ou nacional, com reflexos positivos para a agronomia e a sociedade.

ORGULHO

Com satisfação e orgulho, ArolA Associação dos Engenheiros do Gallassini agradece a distinção pela escolha do seu meu nome com a “Medalha Fernando Costa”, como mérito na área de Cooperati-

vismo. “O meu ideal de vida sempre foi ser engenheiro agrônomo e quando a gente quer, a gente consegue. Por isso sempre disse que é imprescindível persistir no seu ideal, acreditar e buscar a realização de seu sonho. Fui o idealizador e dei a minha contribuição para o surgimento das cooperativas Coamo e Credicoamo, com apoio de muitos, que beneficia com uma assistência direta para desenvolver os 30 mil produtores do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul”, afirma o homenageado.

Presidente do Banco do Brasil visita a Coamo O presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro acompanhado de diretores da instituição, que representa o principal banco do agronegócio, visitou a Coamo. A delegação foi recepcionada pelas diretorias da Coamo e Credicoamo, com saudação do engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração das cooperativas. Os presidentes executivos da Coamo e Credicoamo fizeram explanações dos trabalhos das duas cooperativas em prol dos milhares de cooperados. Resgaste da vocação - Para o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, o agronegócio é muito importante para o desenvolvimento do país. ‘Ao longo de mais de 200 anos o Banco do Brasil esteve à frente de muitas ações para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, e a nossa gestão está focada no resgaste do agronegócio para levar recursos e conhecimento aos produtores rurais”, afirma. Ribeiro manifestou admiração pelo cooperativismo e destaca a importância deste sistema para o país. “Fiquei encantado com o que vi na Coamo e no cooperativismo paranaense, que reúne agricultores para juntos produzir alimentos, gerar renda e desenvolvimento.

4

Cidade

Versões - Outubro 2021

Parceiro

ara Gallassini foi muito importante o encontro com o presidente do Banco do Brasil, que segundo ele, é o principal parceiro da Coamo no cooperativismo e no agronegócio. “Foi muito importante receber os diretores do Banco do Brasil. Nesses 50 anos da Coamo é grande a história entre as duas instituições e o trabalho realizado para o desenvolvimento dos nossos cooperados “.

Homenagens Ao final do evento, aconteceu assinatura do protocolo de Intenções BB e Coamo, homenagem da cooperativa aos visitantes e do Banco do Brasil à Coamo alusivo ao seu Jubileu de Ouro, e também, plantio de árvore pelo presidente do Banco do Brasil, na sede da cooperativa, para perpetuar a parceria e história entre as duas instituições.


Projeções da Economia Todos estão apreensivos com a economia não só no Brasil, mas no mundo todo, diante do aumento da inflação que começa a preocupar o desenvolvimento para o ano subsequente. A economia brasileira deve passar por uma leve recuperação ainda neste ano, com a reabertura no Brasil apesar da pandemia da Covid-19 no radar e com os respingos dos outros países também tendo melhorias em seus índices econômicos. Conforme menciona a entrevista abaixo, embora o ano de 2021 está tendo um leve crescimento, no entanto, para o ano que vem, as previsões são menos otimistas. É essa a opinião de Marcos Mollica, gestor do Opportunity Total. Em entrevista à CNN, o economista afirmou que o ano que vem traz algumas preocupações — que devem desacelerar a economia.

“Todos os riscos fazem com que tenhamos uma postura mais cautelosa. Poderemos chamar a atenção para o aumento dos juros, necessário para conter a inflação. O Banco Central vai ser forçado, neste ano, a passar a Selic para patamares mais restritivos. Com isso, ficamos mais cautelosos com o cenário do ano que vem”, diz. “O Produto Interno Bruto (PIB) deve desacelerar em 2022, e, fora isso, você ainda tem toda a incerteza que vem com um ano eleitoral”, continua. Segundo a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o PIB do Brasil deverá ficar praticamente estável no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 0,1% frente aos três meses anteriores, pela série dessazonalizada. No último documento sobre a atividade econômica, o Ipea previa alta de 0,2% do PIB no segundo trimestre.

Para 2021 e 2022, os pesquisadores projetam um crescimento de 4,8% e 2% do PIB, respectivamente, mantendo a previsão feita em junho passado. Os economistas estão revisando fortemente para baixo suas expectativas para o desempenho da economia brasileira em 2022. Na terça-feira (14 de setembro), o banco Itaú reduziu sua expectativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano de 1,5% para 0,5%. O principal fator citado pelos analistas para a revisão nas expectativas para o PIB em 2022 é o fato de que a inflação no próximo ano deve ficar acima do que era esperado antes. Com isso, o Banco Central vai ter de subir mais os juros, o que tem efeito negativo sobre o consumo das famílias e o investimento das empresas.

Cidade

Versões - Outubro 2021

5


Dr. Pedrinho Antonio Furlan

Dr. Pedrinho Antonio Furlan, 88 anos, advogado, casado com Moema Furlan e pai de seis filhos (Alexandre Herculano, Pedro Antonio, Paulo Sérgio, Neusa Carmen, Flávio Gotardo e João Batista), nasceu em Tupanciretã, região central do Rio Grande do Sul. Veio para Toledo em 1966 para desenvolver a fábrica da Sadia, a pedido de Attilio Fontana, de onde nunca mais saiu, tornando-se com seu trabalho e participação nas ações da comunidade, uma das pessoas mais ilustres da nossa cidade. Na entrevista para Bruno Radunz, narra um pouco do que foi sua odisseia de vida.

Versões: Dr. Pedrinho Furlan, para conhecermos um pouco da sua história, pergunto como foi sua infância, seu começo de vida e seus primeiros passos como estudante? R: Eu nasci no dia 22 de novembro de 1933 em São Pedro do Pontão, na época pertencente ao município de Tupanciretã, região central do Rio Grande do Sul. Lembro que na minha infância sempre fui um aluno comportado e quieto. Eu gostava de ler e participava dos trabalhos da família como todo jovenzinho da época. Como não tinha escola, meu pai construiu uma e a primeira professora foi minha mãe. Muitos deixaram de ser analfabetos porque mamãe, embora autodidata, alfabetizou muita gente. Aprendi os primeiros passos na leitura e escrita com minha mãe.

me formei em 1952. Eu tinha um sonho em me formar advogado. O entusiasmo era tanto que assistia sessões de júri popular, discretamente instalado nas salas dos escrivães. Ingressei na Faculdade de Direito da USP onde me formei em 1957, como o primeiro advogado da família, profissão que exerci com muito afinco e que meus filhos seguiram posteriormente. Versões: Como foi sua vinda para Toledo? R: A minha viagem de Concórdia para cá foi uma verdadeira odisseia, pois se estendeu por 28 horas consecutivas, com muito desconforto e preocupação, mas também conduzindo uma grande esperança para mim e a família, pois se tratava de um novo desafio e a esperança da “terra prometida”. O veículo que nós utilizamos foi uma Kombi Wolkswagen, nova, de cor vermelha com cortinas nas janelas e espaços para colocação de malas entre os bancos, além de colchonetes, para proporcionar um pouco mais de conforto para a filha caçula Neusa Carmen (Neneca) de quatro meses de idade. O percurso, de cerca de 480 quilômetros nos impuseram muitas dificuldades com atoleiros, estradas esburacadas, mas como éramos novos ainda, a esperança superou a tudo e chegamos aqui em segurança, sãos e salvos.

Versões: O senhor teve o privilégio de estudar em conceituados educandários. Como aconteceu sua escolha pelo ramo do Direito? R: Como na sua pergunta anterior, eu fui um privilegiado nos estudos. Iniciei a ler e escrever com minha mãe. Depois nos mudamos para Joaçaba (SC) onde meu pai estabeleceu comércio e lá ingressei no ensino primário, vindo a estudar no Ginásio Municipal Frei Rogério, dos Irmãos Maristas, onde me formei em 1940. Versões: Como a sua família foi recepcionada Concluído o ensino primário, fui estudar em São Paulo, onde depois de aprovado no exame de admissão em Toledo? R: Chegamos muito cansados da viagem e nos ao ginásio, passei a cursar a escola de segundo grau no educandário Liceu Pasteur, um dos mais renoma- hospedamos no Hotel Leduc, pertencente à dona Emídos do país, dirigido por professores franceses, onde lia Leduc Beal, esposa do Olivo Beal, que nos recebe-

6

Entrevista

Versões - Outubro 2021

ram da melhor maneira possível, assim como o faziam com os demais hóspedes. O que era para ser pouco tempo de hospedagem se estendeu por uma semana, pois a mudança veio na carroceria de um caminhão. Depois de chegada a mudança, nos instalamos ainda que provisoriamente, em uma casa com dois quartos cedida pela própria Sra. Emília, que se tornou grande amiga da família e recentemente completou 99 anos de idade. Essa casa era no local onde hoje está o Hospital Bom Jesus. Ela é mãe do Vitor Beal, que posteriormente trabalhou comigo na Sadia por um determinado tempo. Por uma ironia do destino, lembro-me da dona Emília quando tinha um cinema em Santa Catarina e eu muitas vezes ia até lá assistir filmes, e depois de passados alguns anos novamente nossos destinos se cruzaram aqui em Toledo. Versões: Quais foram os motivos da sua vinda para Toledo? R: O Attilio Fontana, pelos laços familiares, me convidou para desenvolver a fábrica da Sadia em Toledo, que havia adquirido o Frigorífico Pioneiro e que necessitava de pessoas com capacidade para implementar as mudanças e progressos necessários. Eu já era formado em Direito, tinha quatro filhos, casado com a Moema, aceitei o desafio. Também vim para cá para apaziguar a relação da Empresa com o Município, pois havia alguns assuntos que demandavam certo conhecimento e “jeito” e tive êxito na missão. O prefeito era o Dr. Avelino Campagnolo, filho do Santo Campagno-


lo e amigo do Dr. Attilio. Acabamos acertando a situa- da, pois as estradas eram em sua maioria de chão bação e nos tornamos grandes amigos, inclusive exten- tido e nossas mercadorias tinham que ser transportasivos às famílias. das por aviões que tinham atividade intensa no aeroporto municipal na época. Versões: Com o seu conhecimento e sua vinda a Toledo, credita-se boa parte do progresso de Toledo Versões: O senhor presidiu na época da gestão no final da década de 1960 ao senhor. Poderia nos do Egon Pudell (década de 70) um concurso para contar algo sobre isso? criação do Brasão e da Bandeira do município de R: Na época foi criada a Codepar (Companhia de Toledo. Pode nos falar sobre o assunto? Desenvolvimento do Paraná) pelo Governo do EstaR: Claro que sim. Fui designado pelo saudoso Egon do, mais tarde transformada em Banco de Desenvol- Pudell para presidir uma comissão para julgar os travimento do Paraná (BADEP) com a finalidade de esti- balhos do concurso da sua pergunta, ou seja, a criação mular e financiar a industrialização de cidades do inte- do Brasão e da Bandeira do Município de Toledo, pois a rior e eu e minha equipe nos aproximamos deles, vi- cidade iria participar pela primeira vez dos Jogos Abersando a busca de tecnologia para dar valor agregado à tos do Paraná, em Rolândia, Norte do Paraná, e não típrodução primária. E graças ao meu conhecimento ju- nhamos uma bandeira ainda. Os estudos se iniciaram rídico e empresarial, consegui orientar não apenas os em abril de 1970 e depois de passar pela Câmara, foi dirigentes e funcionários do Grupo Sadia, mas tam- aprovado em abril de 1971. A comissão era formada bém os de cooperativas agropecuárias de todo o Oes- por mim, como Presidente, mais o Dr. Wilson Carlos te, que também desejavam ingressar na cadeia pro- Kuhn e o Waldomiro Giacomazzo. Todos os trabalhos dutiva da avicultura, como alternativa de renda para foram analisados, dentro de todos os critérios estabeas entidades e cooperados, com quem sempre man- lecidos, com pseudônimo e outras diretrizes, e saiutivemos ótimas relações, liberando muitas vezes pro- -se vencedor o Vitor Beal, hoje reconhecido escritor e dutores integrados para participar de novos empre- historiador, que recebeu um prêmio de CNR$ 500,00 endimentos, pois achávamos salutar esse intercâm- (Quinhentos cruzados novos) na moeda válida na épobio e parcerias, transformando a região nessa realida- ca. Então, encurtando a história, Vitor Beal é o autor inde que hoje se apresenta como uma das mais pujan- telectual do Brasão e da Bandeira de Toledo, apesar de tes do nosso país. Talvez esteja aí a minha maior con- todos os mal-entendidos na época. Sou testemunha tribuição ao agronegócio, com minha experiência, com viva do fato, documentado inclusive pelo Jornal A Voz meu conhecimento jurídico, com meu jogo de cintura e do Oeste existente no período. que certamente contaram com o auxílio de outras caVersões: Pedrinho Antonio Furlan sempre foi um beças pensantes da região. desportista e um profundo incentivador de todas as Versões: A seu ver, quais eram as principais di- modalidades. Mas teve uma que levou nosso nome aos quatro cantos da terra: A Ginástica Rítmica Desficuldades encontradas na época: R: Sem pensar muito, posso dizer a ti que eram três portiva (GRD). Não poderíamos de nesta entrevista fatores básicos: a falta de energia elétrica atrapalhava perguntar sobre uma das suas paixões, a GRD; e muito a evolução não só da nossa indústria como a R: Essa modalidade sempre me encantou e não de outras existentes na região. Tratamos logo de bus- pude me furtar em apoiar aquelas meninas que inicar apoio do Governo do Estado em ampliar as suas cialmente treinavam em condições não tão favorálinhas de transmissão. Tivemos que certa feita bus- veis. Preciso abrir aqui um grande parêntese na hiscar emprestado um gerador de 500 kwas que esta- tória para reverenciar uma pessoa, responsável por va em Palmeira para nos socorrer na época que ocor- tudo isso que aconteceu em nossa cidade. A professoreu uma grande seca em toda a região Sul, para não ra Anita Klemann. Professora especializada e dedicaparar nossa linha de produção. Depois com as trata- da na arte. Um verdadeiro baluarte do esporte naciotivas e o apoio do poder público municipal e estadu- nal. Uma pessoa fantástica que nos levou a patamares al trouxemos a energia necessária. Também a questão jamais imaginados no esporte. Toledo se tornou refede telefonia, era precária e a logística então, complica- rência. Tivemos o apoio da Sadia e do saudoso prefei-

to Schiavinato que construiu um local específico para abrigar delegações que vinham treinar aqui, inclusive de outros países. Sob o comando técnico da professora Anita Klemann, a ginástica rítmica de Toledo revelou dezenas de talentos, destaques nacionais e internacionais, além de ter acolhido milhares de crianças, incentivando o desenvolvimento do esporte e noções de responsabilidade, disciplina e cidadania. Nestes 31 anos de atuação, foram inúmeros títulos individuais e por equipe no Paraná, no Brasil e em competições internacionais. A equipe foi pódio em todas as categorias em disputas estaduais, nacionais, sul-americanas além de disponibilizado atletas para a seleção brasileira durante vários anos, que permitiram a participação em duas Olimpíadas, uma em 2008/Pequim, com Nicole Muller, e outra em 2016/Rio de Janeiro, com Morgana Gmach, além de campeonatos sul-americanos e pan-americanos, com a conquista de medalhas, inclusive inéditas para o Brasil. A ginasta Gabriela Andreolli começou a praticar GR em Toledo e foi a primeira revelação, tendo integrado a seleção brasileira. Nos últimos anos as atletas da Sadia têm sido presença constante na seleção brasileira de ginástica rítmica, tanto no individual como no conjunto. A equipe brasileira conquistou um dos melhores resultados dos últimos anos. Em 2017, mais duas ginastas, Karine Walter e Marine Vieira, foram convocadas para a seleção brasileira de Ginástica Rítmica. Enfim, se eu quisesse, poderíamos elaborar um livro sobre o assunto, mas os que me lembro agora são esses e a reverência toda para a professora Anita Klemann e a minha satisfação em ter acompanhado esse trabalho de perto, sendo um dos seus incentivadores. Versões: É difícil resumirmos sua história em duas páginas de uma revista. Para concluir, todo o esforço e dedicação valeu à pena? Teve o reconhecimento devido? R: Claro que sim. Em 2011, recebi a maior honraria que um cidadão paranaense pode almejar: A Comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais importante homenagem do Governo do Paraná pelo meu trabalho de implantação e ampliação de unidades industriais em diversas regiões do Estado. Fiquei muito honrado com isso. Faria tudo de novo. Mas a gratidão maior foi ter vindo a Toledo com minha família e dado a ela condições de caminhar pelas próprias pernas, tornando-se meus filhos cidadãos respeitados e respeitadores.

Entrevista

Versões - Outubro 2021

7


Cicloturismo: “As belezas de Toledo você conhece pedalando” A 3ª etapa do Circuito Municipal de Cicloturismo, promoção do Rotary Club de Toledo Pioneiro, em parceria com a JZ Sports, aconteceu no dia 12 de setembro, no Distrito de São Luiz do Oeste. Nesta etapa houve a participação de 370 ciclistas de todos os municípios da região oeste, bem como da região noroeste e norte do Paraná. O circuito arrecadou nesta etapa aproximadamente 400 quilos de alimentos que foram doados para a APA Lar dos Idosos e para a Fazenda Esperança. As inscrições para a 4ª etapa já estão abertas e acontecerá no dia 7 de novembro, tendo como local de partida e chegada o Clube Caça e Pesca de Toledo. A etapa teve o patrocínio do Sicredi Progesso, Coamo, Primato, Sferrie, Bicicletaria Avenida, Sanepar, A Despensa, Amigas do Pedal, Nobre Corretora de Seguros, RC Esportes, Valdir Seguros, Goldesign, Yamaha/Sodder, Amendoim Tatoo, Clube da Bola, Jaclani Esportes, Ambulância Previna, Fornari Uniformes, Palotina Esportes, J A Frios, com apoio da Polícia Militar (Patrulha Rural) e da Guarda Municipal.

8

Cidade

Versões - Outubro 2021


Outubro é o mês da poupança:

Sicredi realiza sorteio especial de R$ 500 mil A campanha de incentivo “Poupança Premiada”, promovida pelo Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, celebra o mês da poupança e realiza, em outubro, o sorteio especial de R$ 500 mil. Até o fim do ano, serão distribuídos R$ 2,5 milhões em prêmios, em sorteios semanais de R$ 5 mil, além do grande prêmio de R$ 1 milhão no fim da ação, em dezembro. Até agora, mais de 120 associados já foram contemplados na campanha com mais de R$ 625 mil em prêmios. Na Sicredi Progresso, 2 associados já foram beneficiados com a promoção. “Com a campanha percebermos a satisfação das pessoas em poupar para a realização de sonhos e metas de médio e longo prazos. Já tivemos sorteados aqui e isso prova que poupar no Sicredi permite que você tenha muitos benefícios”, conta o diretor executivo, Inácio Cattani. De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, a iniciativa tem como objetivo incentivar o hábito de poupar dos associados. “Para muitos, o planejamento financeiro começa com a poupança, modalidade mais tradicional no país por ser vista como uma forma simples e de baixo risco para aplicação de recursos. O fato de não incidir imposto de renda e IOF faz da opção uma boa escolha para quem pretende iniciar uma reserva financeira”, comenta.

Benefícios para associado e comunidade Com a campanha, já foram gerados mais de 88 milhões de números da sorte, com um incremento de aproximadamente R$ 960 milhões às cooperativas Sicredi da regional PR/SP/RJ. “A importância deste resultado é o impacto positivo que gera localmente, pois com o aumento de captação de recursos em poupança, além do incentivo à economia e formação de reserva para famílias e empresas, o Sicredi consegue incrementar também a oferta de crédito disponibilizado para seus mais de 1,5 milhões de associados no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, fomentando um círculo virtuoso de estímulo e desen-

volvimento à economia local”, afirma Adriana.

Participar é simples A cada R$ 100 aplicados na poupança do Sicredi, é gerado um número da sorte para concorrer aos sorteios realizados pela Loteria Federal. Se as aplicações forem na modalidade programada, quando o poupador autoriza o débito mensal da conta, as

chances de ganhar são em dobro. A participação é automática nas duas modalidades, ou seja, o associado não precisa se cadastrar ou preencher cupons. No site da campanha é possível visualizar os números da sorte e conferir conteúdos específicos sobre finanças e dicas financeiras, além de conhecer o regulamento, os vencedores dos sorteios e outras informações sobre o Sicredi.

Poupança Premiada: Sicredi Progresso PR/ SP realiza entrega de prêmio para associada A entrega do sorteio aconteceu na agência da Vila Pioneiro. Foto: Jéssica Don

A associada Maria de Lourdes Rocha Pinheiro, da agência da Vila Pioneiro em Toledo/PR, foi mais uma contemplada da Sicredi Progresso PR/SP na campanha ‘Poupança Premiada’. Ela recebeu R$ 5.000,00 de premiação, na última sexta-feira (10). É a segunda entrega que a Cooperativa realiza nessa campanha. Maria recebeu o cartão de premiação das mãos do gerente da agência, Walmir Fogaça Kitaiski e do conselheiro fiscal, Eudes Luiz Dallagnol, seu filho Marcony Rocha também participou do momento. Feliz com a entrega, a poupadora conta sobre o momento em que foi avisada. “Há alguns anos tenho relacionamento com o Sicredi através da poupança. Estava trabalhando quando soube que tinha sido contemplada e claro fiquei super feliz”. Criada com o objetivo de estimular as pessoas a pouparem, o Sicredi vem realizando desde março

deste ano a campanha ‘Poupança Premiada’. A ação contempla os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e fará a distribuição de R$ 2,5 milhões em prêmios para os associados. A cada R$ 100,00 aplicados na Poupança é gerado um número da sorte para concorrer nos sorteios que acontecem pela Loteria Federal. As aplicações na modalidade programada (quando o poupador autoriza o débito mensalmente em sua conta), as chances de ganhar são em dobro. A participação é automática, quem depositar já está concorrendo. O gerente da agência da Vila Pioneiro, Walmir Fogaça Kitaiski, diz que realizar essa entrega é motivo de comemoração. “Nossa agência foi contemplada pela primeira vez na campanha por meio da nossa associada Maria. Aqui na Sicredi Progresso, além de poupar, os associados concorrem a prêmios, isso é um grande diferencial”, reforça.

Cidade

Versões - Outubro 2021

9


Toledão presta homenagem ao Dr. Sergio Luiz de Oliveira

No dia 15 de setembro o Toledo Futebol clube reuniu diretores, presidentes, associados, para prestar homenagem a família do sempre lembrado Sergio Luiz de Oliveira. Ele que foi sócio do Toledão por 43 anos, e desses, 34 sempre atuante nas comissões das diretorias. A família recebeu com carinho a justa homenagem e algumas pessoas de destaque em sua vida usaram a palavra para expressar os seus sentimentos. Representantes da Maçonaria, OAB, do Toledão e da família deixaram seus depoimentos: Dr christian Floriano e Silva (Venerável da Loja Maçônica) - “Em nome da Loja Maçônica Estrela do Oeste nº 24, quero dizer que hoje nos reunimos para prestar uma grata homenagem ao nosso irmão Dr. Sergio. Sérgio tinha a facilidade de construir amizades. Assim pela sua conduta de vida foi iniciado na maçonaria e desempenhou o seu papel de construtor social, trabalhando para transformar tudo em algo melhor. Sua maior conquista, está aqui representado neste dia, por sua história e suas amizades, pois teve uma vida bem vivida. Cuidou de modo especial a sua família. Sempre tinha um sorriso. Não media esforços para colocar suas ideias. O Irmão Sérgio soube trabalhar em sua caminhada com um princípio maçônico muito importante, que é de tornar feliz a humanidade, pelas suas ações e modo de vida. Vivemos muitos momentos especiais e muito

10

Toledão

Versões - Outubro 2021

significativos. A Maçonaria de Toledo sente-se honrada em tê-lo como um de seus membros mais antigos e poder participar junto com sua família de momentos de alegria e convívio harmônico”. Anemere Dulaba (Presidente da OAB) - “O Dr. Sergio de Oliveira ingressou na OAB antes mesmo de ser advogado. Ele se inscreveu para ser estagiário. 5998 era o seu número de inscrição, hoje já passamos do número 100 mil. Por 45 anos ele integrou a OAB, sempre trabalhou em prol dos advogados. Participou de muitas comissões nas diretorias. A última foi a comissão de direitos humanos. Ele foi um dos pioneiros na advocacia, sempre atuando com ética e dedicação. Infelizmente ele não pode concluir a gestão que finda este ano, mas nada mais justa esta homenagem que hoje o Toledão presta a ele. Ele cumpriu o seu papel. Trouxe união e amor para todos que com ele conviviam. Ele sempre finalizava as nossas reuniões com um sorriso que irradiava a todos. Os momentos que convivemos com ele foram proveitosos. Ele sempre será lembrado com carinho por todos”. Donizete de Souza (Gerente Geral Toledão) “O Dr. Sergio se envolveu de corpo e alma pelo desenvolvimento deste clube. Sempre esteve à disposição, sempre com a opinião oportuna para o bem do Toledão. Sergio foi um professor para mim nesses longos anos que desenvolvo neste clube. Confesso que sinto muito a sua falta em diversos afazeres. Já trabalhei com 11 presidentes e hoje


com o 12º, e o Dr. Sergio sempre foi um amigo presente. A história dele não termina por aqui, sou testemunho das suas ações. Ele amava de verdade este clube. Era difícil uma reunião onde ele não contava uma piada. Ele foi um pai para mim. O Dr. Sergio estará sempre na minha lembrança. Sempre estava presente nas comemorações com os funcionários, ele será lembrado por suas ações e ponto de vista e por tudo que fez por este clube. Tenho a gratidão de poder ter vivido com este grande cidadão chamado Dr. Sergio Luiz de Oliveira”. Cesar Antonio Cesaro (Presidente 2014/2016) - “Ser escolhido para falar em nome dos colegas presidentes é uma honra, mas falar por vocês não sei se é digno. Desejo falar de pessoas, de gente. Nós tivemos 19 ex-presidentes, mas nós perdemos sete. O primeiro foi o nosso 3º presidente, o Sr. Ivo Roque Pedrini, em 2010. Logo depois perdemos o 9º presidente, que foi o Claudio da Silva Pimenta Novo. O 3º que nos deixou, em 2015, foi o nosso 1º presidente. O Joao Knopp. O 4º foi Roberto Sergio Kloeckner, em 2016. Logo em seguida, em 2018, foi Luiz Ari Bernartt. Em 2019 perdi meu pai, Hermes Antonio Cesaro, que foi o 5º presidente. Em seguida perdemos o 2º presidente, em 2020, Elgard Sulzbacher. Hoje falo desse grande homem, que foi o Dr. Sergio. Não foi presidente, mas poderia ter sido. Ele esteve 34 anos presente diretamente nas diretorias. Como sócio foram 43 anos. Dr. Sergio era o nosso jurídico, o nosso presidente nas assembleias, nosso orador, nosso amigo, nosso animador, nosso contador de piadas. Era o nosso ponto de equilíbrio. Se acreditarmos que quem amamos jamais morrerá,

então eu afirmo que o Dr. Sergio vive, assim como os demais presidentes anteriormente citados. Nossos entes queridos que partiram vivem, pois suas memorias e seus atos aqui continuam”. Gilberto Kappke (Pres. Cons. Deliberativo do Toledão) - “Falar do Dr. Sergio é um momento muito difícil, uma pessoa que nos momentos de maior dificuldade, sempre tinha uma palavra mansa, sabia ajeitar a situação. Ele tinha um jeito carismático de lidar com as pessoas e com as situações. Ele tinha uma condição muito especial para lidar com as pessoas. Tive a alegria de poder conviver com o amigo Sergio de Oliveira, era uma pessoa especial, uma pessoa que marcou a vida de todos nós”. Alceu Guarez de Almeida (Presidente atual do Toledão) - “Eu tenho ótimas lembranças, que devem ser guardadas com carinho. Eu confesso o Dr. Sergio é um dos responsáveis por eu ser o 20º presidente. Foi ele que me encorajou. Não é fácil assumir esse cargo. 17 de setembro de 2020 fazia dois dias que eu havia saído da UTI, e aí eu recebi a triste notícia da sua partida. Tudo o que fizermos hoje é pouco

pelo que ele fez por este clube e por nos. Vamos pegar o legado que o Dr. Sergio nos deixou e celebrar a vida, pois não sabemos o dia de amanhã. Foram 34 anos de trabalho voluntários, não só aqui do Toledão, mas também no Rotary e na Maçonaria”. Ericsom de Oliveira (Filho) - “Queremos agradecer a todos que aqui estão para esta homenagem ao nosso pai. Um ano sem o Dr. Sergio. Um ano sem o marido, sem o pai, sem o avô, sem o amigo. Tivemos que aprender a viver sem a presença no nosso pai. Ele era quem tudo resolvia. Era o nosso pilar. Mas neste ano sem ele, conseguimos seguir firmes e com os seus ensinamentos e suas verdades. Devemos isso a ele por tudo que ele nos fez. Obrigado por ter sido nosso super-herói. Um ano antes dele partir ele entrou em coma por conta da diabetes. Foi aí que nós sentimos que ele estava ficando fraco. Naquele dia, após o almoço, ele teve os primeiros sintomas e perdeu os sentidos. Entramos em pânico, não conseguíamos contato para o socorro, mas consegui falar com o grupo da maçonaria pedimos por ajuda, e em menos de cinco minutos tivemos a chegada dos Irmãos lá em casa e prestaram todo atendimento necessário para o atendimento dele. Um dia antes da sua partida ele já estava muito fraco. Era por volta das oito horas da manhã que o levamos para o hospital, ele estava consciente. Ele só falava que estava cansado. Aí ele foi para UTI e teve a parada cardíaca logo depois. Ai o corpo dele descansou. Ano passado o perdemos, mas os seus ensinamentos vamos levar por toda a vida”.

Toledão

Versões - Outubro 2021

11


Entrevista:

Ivete Garcia de Andrade

30 anos de atuação profissional na área do Direito O advogado é um profissional liberal, graduado em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado. O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo. Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus publicum, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário. E nesta edição do mês de outubro, realizamos uma entrevista com a advogada Ivete Garcia de Andrade, que comemora 30 anos de atuação profissional, tendo o registro junto a OAB/PR, com o número 17.867. Versões - Quem é a Ivete Garcia de Andrade? R – Eu nasci numa família de agricultores, no município de Guaporema, no noroeste do Estado do Paraná. Fiz o magistério na cidade de Rondon (PR) e tinha o sonho de estudar Direito, entretanto, não tinha como realizá-lo devido a distância onde residia; Versões – Sua primeira profissão foi o de professora? R – Correto. Fiz o curso de Letras Português/Inglês na FAFIPA, em Paranavaí, e comecei a dar aulas em Guaporema, entretanto, o sonho de estudar Direito permanecia. Versões – Depois você foi aprovada no curso de Direito. R – Um colega me convidou para tentarmos vestibular em Umuarama e acabei fazendo e sendo aprovada, passando a viajar 200 km por dia para estudar, inclusive, utilizava 03 (três) tipos de transporte (Fusca, Kombi e ônibus). Versões – Como foi a sua vinda para Toledo? R - Quando eu estava no penúltimo ano do curso de Direito, fui aprovada no concurso que havia feito e

12

Entrevista

Versões - Outubro 2021

tivemos dois filhos (Pedro e Marina), a não tinha como sair para outra cidade. Toledo é linda demais. É muito bom morar e trabalhar aqui. Versões – Como veio a escolha pelas ações previdenciárias? R - Apesar de já ter advogado em várias áreas, me identifiquei realmente com ações relacionadas a Previdência Social, tentando me atualizar sempre pois estou na terceira Pós-Graduação da área, pois há muitas mudanças, exigindo constante estudo das legislações e jurisprudências, além de ter que participar de Congressos, Seminários, para meMariana Sousa Scherer, Marina Marques Kuhn e Vanessa lhor desenvolver o trabalho. Atualmente estou faLaís Bender com a advogada Ivete Garcia de Andrade zendo Pós–Graduação pela Esmafe – PR, de forma assim vim para Toledo e assumi a vaga de professora on-line, onde consigo estar atualizada. no Núcleo de Educação, quando então me mudei para Toledo e passei a trabalhar em diversos colégios como Versões – É satisfatório trabalhar nesta área? professora de língua inglesa. R - Trabalhar na área social é um grande desafio e, todos os dias, tenho que enfrentar alegrias e tristeVersões – Mesmo lecionando em Toledo, conse- zas, inclusive, dificilmente tenho um dia que um cliente guiu concluir o curso de Direito. não chora em minha sala ao descrever suas dificuldaR – Isso. Continuei lecionando nos colégios de des e esperando que eu faça um milagre para ajudá-lo Toledo e assim consegui concluir o curso de Direito e acredito em milagres pois isto que me motiva, há 30 em 1990, fiz a inscrição na OAB e passei a traba- (trinta) anos, a continuar lutando na área. lhar com o advogado Zulmar Fachin que trabalhava com ações previdenciárias. Versões – Em seu escritório você tem apoio de outros profissionais da área? Versões – Após formada e tendo o registro na R - Tenho uma equipe de jovens advogadas (MaOAB você tinha o sonha de trabalhar em seu pró- riana e Vanessa) e uma estagiária (Marina) que me prio escritório. ajudam na modernidade, pois quem começou advoR – Sim. Após um período com Zulmar Fachin, gando datilografando as petições tem dificuldade na posteriormente, fiquei trabalhando sozinha, fui me era onde tudo é on-line. E após tantos anos, posso diespecializando e me identificando com a área so- zer que estou cada vez mais apaixonada pela área social pois tem um grande diferencial das demais pois cial e acredito que o amor ao próximo é um requisito tem a satisfação de ver melhorar a vida das pesso- essencial para advogar. as, principalmente idosas e doentes, além de receber honorários por isto. Versões – Como é comemorar 30 anos de atividade profissional? R – Na verdade é uma sensação de que o sonho Versões – Morando e trabalhando aqui em Toledo, depois veio o casamento. que sempre teve está se realizando e parece pouR - Eu adorei a cidade de Toledo. Já estava traba- co tempo quando a gente faz o que gosta e se realhando eu meu escritório e com isso constitui a minha liza, e pretendo continuar advogando por mais uns família aqui em Toledo. Me casei com Edenilson Copini, trinta anos.


Especial Dia do Maçom Versões - Outubro 2021

13


Governador do Distrito 4640 realizou visita oficial aos club's de Rotary de Toledo

Marco do Rotary Club de Toledo

O Governador Sergio Baseggio, e sua esposa Marta, do Distrito 4640 do Rotary International, realizou a visita oficial aos clubes de Rotary de Toledo, nos dias 21 e 22 de setembro. O Presidente do Rotary International, para gestão 2021/2022, está a cargo do indiano Shekhar Mehta e o lema escolhido por ele é SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS. Foram dois dias onde o Governador pode conhecer as ações e projetos desenvolvidos pelos seis clubes de Rotary, pelos dois Rotaract’s, pelo Interact, pelo Rotary Kid’s e pela ASR (Associação de Senhoras de Rotarianos), além de visita oficial ao prefeito Beto Lunitti e aos meios de comunicação de Toledo.

Primeiro dia A visita oficial teve início com a ida aos marcos rotários do Rotary Club de Toledo, Integração e Aliança. Na sequência os presidentes dos seis clubes acompanharam o Governador e sua es-

Já provou essa delícia?

14

Rotary

Versões - Outubro 2021

Marco do Rotary Club de Toledo Integração

posa Marta, para reunião com o prefeito e vice, do município de Toledo, Beto Lunitti e Ademar Dorfschmidt. Acompanharam essa reunião os governadores Edison Pagnozzi e Oscar Francisco Monteiro da Silva, o Governador Assistente da Área 4, Wilson José Schiavinatto Junior, e os secretários Jadir Donin e Diego Bonaldo. O prefeito e o vice receberam de presente um chapéu, símbolo da gestão, do governador Sergio Baseggio, e os governantes de Toledo brindaram os rotarianos com uma cuia personalizada com o brasão do município, por conta das comemorações da semana farroupilha. Como bom gaúcho, o prefeito Beto estava pilchado. Após o almoço o casal governador realizou reunião com integrantes da diretoria da ASR e logo após foram realizadas as assembleias, tendo como local o auditório da AOB/Toledo, onde o governador Sergio ouviu as necessidades dos clubes, bem como apresentou e reforçou as metas que os

club’s tem para cumprir na gestão 2021/2022. As assembleias foram com o Rotary Toledo, Rotary Aliança e Rotary Integração, com o Rotaract Integração, Interact Integração e Rotary Kids. Já no período da noite aconteceu a festiva com os três clubes de Rotary, Rotaract, Interact e Rotary Kids. Neste momento o governador afirmou que esta foi a primeira vez em que participou de uma reunião onde todas as gerações de Rotary se fizeram presentes na mesa principal. A reunião festiva foi comandada pelo presidente do Rotary Club de Toledo, Leonardo Filipi Chiella. O primeiro momento teve a entrega da Menção Presidencial, pelo cumprimento das metas da Gestão 2020/2021, para os Rotary Toledo, Integração e Aliança, entregues pelo governador Edison Pagnozzi. Na sequência aconteceu o momento Paul Harris, com o Governador Sergio Baseggio e os presidentes Leonardo, Nadir e Nanci realizando a entrega do certificado para os as-


sociados João Carlos Dias, do Rotary Club de Toledo, Maira Schneider Rego, do Rotary Club de Toledo Integração, e Rosilda Salete Colpo, representada pela madrinha Marlene, do Rotary Club de Toledo Aliança. Depois teve a entrega do Pin Paul Harris Safira, também entregue pelo governador Sergio e pelos presidentes Nadir e Nanci, para Valdir Eckstein e Wilson José Schiavinatto Junior, representado pelo companheiro Sebastião, pelo RCT Integração, e Moema Viezzer, representada pela companheira Iedes, pelo RCT Aliança. Aconteceu também a homenagem ao rotariano Marcelo Grondin Nadon, que foi representado pela companheira Cynthia Muhlbeier, que recebeu certificado do governador Sergio e da presidente Nanci. Outro momento especial da festiva foi a apresentação da Empresa Cidadã Rawi Construtora. A Empresa Cidadã é um programa da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation), onde a empresa que doa US$ 1.000 (mil dólares) para a fundação, tem o direito de usar o selo de Empresa Cidadã da ABTRF em suas correspondências pelo período de um ano. Encerrando a reunião festiva o presidente do RCT Integração, Nadir Elemar Luckner, representando os presidentes, e o Governador Sergio Baseggio fizeram os seus discursos. No final aconteceu a tradicional troca de mimos, onde o presidente do Rotary Toledo e o associado Marcos Vinicius Gowda, entregaram ao governador e a sua esposa Marta, uma placa e duas camisetas da 20ª Meia Maratona Rotary/Sicredi. Da mesma forma, os presidentes Nadir Luckner (RCT Integração) e Nanci Teste (RCT Aliança), fizeram a entrega de uma lembrança ao casal governador, e após o governador também brindou os presidentes com uma lembrança.

Marco do Rotary Club de Toledo Aliança

Reunião e, presente ao Prefeito Beto Lunitti

Reunião com a ASR

Assembleia com o RC Toledo

Assembleia com o RCT Aliança

Assembleia com o RCT Integração

Rotaru

Versões - Outubro 2021

15


Segundo dia Paul Harris para João Carlos Dias

Marco do Rotary Club de Toledo Centenário Paul Harris para Rosi Colpo (Marlene) e Moema Viezzer (Iedes)

Paul Harris, Maira, e P. H. Safira para Valdir Eckstein

Certificado para Marcelo Nadon (Cynthia)

Empresa Cidadã Rawi Construtora

O segundo dia da visita oficial do Governador Sergio Baseggio, do Distrito 4640, aos clubes de Rotary de Toledo, iniciou com a visita aos marcos rotários do Rotary Club de Toledo Centenário, Lago e Pioneiro. Depois o casal governador, acompanhado do Governador Edison Pagnozzi, concederam entrevistas nas Rádio Guaçu (Edio Rosseto) e União (Vanderlei Graeff), e ao Jornal do Oeste. Conheceram o Projeto de Subsídios Globais da Fundação Rotaria, em parceria com o Rotary Club de Toledo e do Rotary Club de Toledo Centenário, Rotary Club de Vishrambag e Fundo Distrital, no valor total de US$ 46.554,00, que contemplou a entrega de uma Ambulância equipada com UTI, para o quartel do Corpo de Bombeiros de Toledo. Esse projeto foi entregue em outubro de 2020. O Governador Sergio, acompanhado dos demais presidentes dos clubes de Rotary tiveram uma reunião com diretores da Regional da Cresol Integração, de Toledo, cooperativa esta que é parceira do Distrito 4640 na atual gestão. Depois, em comemoração ao Dia da Árvore, o casal governador realizou o plantio de uma muda de araucária, no Parque das Araucárias, e conheceu o Projeto La-

cre e Tampinha Amiga da família rotária de Toledo. Já no período da tarde houve as assembleias com o Rotary Club de Toledo Lago, Centenário e Pioneiro, respectivamente, na sede da OAB/Toledo. Na ocasião o casal Governador, acompanhado do Governador Assistente, Wilson Jose Schiavinatto Junior, e de Jeferson Paulo Fink, Presidente do Rotary Club de Toledo Lago, agradeceram à OAB/Toledo, pela sessão de uso do auditório da entidade. No momento a Presidente da OAB/Toledo, Anemere Dulaba, foi representada por Tatiane Orlandi. O final da visita oficial do casal governador a família rotária de Toledo aconteceu na Casa da Amizade com uma reunião festiva envolvendo o Rotary Club de Toledo Lago, Rotary Club de Toledo Centenário e o Rotary Club de Toledo Pioneiro. A reunião teve o comando do presidente do RCT Lago. Jeferson Paulo Fink. Já o presidente do RCT Centenário, Thiago Assakawa, fez a reflexão da noite, A reunião teve cinco momentos especiais. O primeiro momento foi a posse de novos associados ao Rotary. Tornaram-se associados Guilherme de Carvalho Pedro, apadrinhado pelo presidente Jeferson, no RCT Lago, Arlete Josefina Leonardi e Fabio Eduardo Rios,, apadrinhados por

Atendemos de segunda a segunda das 8h às 21h30

Av. Sen. Attilio Fontana, 2844 Jardim Panorama Toledo - PR

45 3277-2083 16

Rotary

Versões - Outubro 2021


Marcos Knieling, e Walmir Fogaça, apadrinhado por Carina Frazão Esppiaci, no RCT Pioneiro. Na sequência aconteceu a entrega do certificado e pin Paul Harris aos associados Giovani Balestro, representado no ato por Moacir Vanzzo, no RCT Lago, e Wolnei Olivo, Rogério Vilian de Souza Carpowisk e Diego Natan Cardoso, pelo RCT Pioneiro. O quarto momento especial da reunião festiva houve a entrega dos certificados da Menção Presidencial conquistadas pelos clubes na Gestão 2020/2021. Márcia Engelsing, governadora assistente 2020/2021, representou o presidente do RCT Lago, Sergio Milany, Márcio Pimentel, presidente do RCT Centenário e Gilmar Leandro de Souza, presidente do RCT Pioneiro, receberam as menções, que foi entregue pelo Governador do Distrito 4.640, gestão 2020/2021, Edison Pagnosi. Com a reunião festiva chegando ao seu final, o presidente do Rotary Club de Toledo Pioneiro, Edson Pimenta, representando os demais presidentes, e o Governador Sergio, fizeram os pronunciamentos. Após a entrega dos tradicionais mimos, entre os presidentes e o casal governador, os presentes foram agraciados com um jantar comemorativo.

Marco do Rotary Club de Toledo Lago

Posse Lago Gabriela, Jeferson, Guilherme e Raquel

Posse Pioneiro Marcos, Arlete e Luciana

Posse Pioneiro solange, Fabio, Marcos e Luciana

Posse Pioneiro Jaqueline, Walmir e Carina

Menção Presidencial Gilmar, Marcia, Edison e Marcio

Casal Governador e o casal Presidente do RCT Lago

Casal Presidente do RCT Integração e casal Governador

Casal Governador e Presidente do RCT Centenário

Casal Governador e a família do Presidente do RCT Pioneiro

Marco do Rotary Club de Toledo Pioneiro

Rotary

Versões - Outubro 2021

17


Projeto Global- Quartel Corpo de Bombeiros

Reunião com diretores da Cresol Integração

Plantio de muda de araucária

Projeto Lacre e Tampinha Amiga

Assembleia RCT Lago

Assembleia RCT Centenário

Assembleia RCT Pioneiro

Agradecimento a OAB/Toledo

18

Rotary

Versões - Outubro 2021


Social

Versões - Outubro 2021

19


Especial Ricardo Marques... Ricardo Rafael Marques 25 anos se desdobra entre Toledo e Bragantina nas suas atividades diárias, carismático e espontâneo estudante de pedagogia. Ele vive uma vida corrida trabalha no comércio local como consultor de serviços, nas horas vagas adora ler e ouvir música e conversar, espontâneo sem Papas na Língua desenvolve-se a comunicação facilmente, deixando rastros da sua essência por onde passa. Assim é Ricardo, que hoje estreia na coluna na lente do fotógrafo Fábio Vicente de Assis - Instagran @vicentefotografia86

Especial Brenda Locatelli...

Brenda Locatelli (@brelocatelli), 25 anos, bacharela em Dança pela Unespar, atua como professora de Ballet Clássico e Jazz em Toledo, mas também uma forte amante da conexão com a natureza e meditação. Hoje Brenda aparece no especial Ligado em você pelo olhar sensível e real do fotógrafo Gutu Diniz - Instagram @gutudiniz

Especial Dia do Nutricionista...

20

Social

Versões - Outubro 2021

Em homenagem ao Dia do Nutricionista hoje vamos conhecer a nutricionista Márcia Pasa, nutricionista entusiasta de uma alimentação saudável com leveza e sem extremismos. Formada em Secretariado Executivo Bilíngue, após especialização em gestão empresarial, trabalhou quinze anos na área. Em 2010 abriu um Espaço voltado para qualidade de vida e bem estar, o qual fez eu despertar para uma nova profissão, nutrição. Em 2012 ao iniciar o curso de nutrição, o compromisso era o de ser um agente de transformação na vida das pessoas. Formada em Nutrição pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG – Cascavel/PR), Pós-graduada em Nutrição clínica Funcional e Fitoterapia pelo Instituto Ana Paula Pujol (IAPP Camboriú/SC). Pós-graduada em Fisiologia e Nutrição na prática da atividade física pela Uniguaçu (Faculdade de ensino superior de São Miguel do Iguaçu) – Cascavel/Pr. Líder de Emagrecimento pelo Instituto Amor em Nutrir com Mari Fazzi (São Paulo/SP), Coaching em nutrição com Nutricionista Maria Bety Berbel (Cascavel/PR), Formação em Modulação intestinal com o prof. Murilo Pereira (Brasília/DF), e membro da plataforma IAPP+ (Instituto Ana Paula Pujol). Seu trabalho é pautado em ciência e empatia com foco no tratamento e prevenção de doenças e desequilíbrio, melhora da vitalidade, desintoxicação e emagrecimento. O seu objetivo é auxiliar quem me procura a encontrar o seu caminho único de evolução, que não só traga resultados, como também permita trazer alegria em comer e o autocuidado com sua saúde e bem estar. Confira os bastidores das fotos realizadas no Mercado Municipal de Curitiba pelo fotógrafo Lucas Botega @botegafotografo!!!


Especial Dia das Crianças... Hoje na coluna vamos conferir os bastidores das fotos da Sessão especial do Dia das Crianças 2021. Confira alguns registros na lente da Néia Holdefer do Studio da Imagem do Shopping.

Social

Versões - Outubro 2021

21


Bio Ativos comemora seus 20 anos...

Com foco na inovação, a Bio Ativos Distribuidora de Cosméticos Bio Extratus realizou sua primeira Live Show em comemoração aos 20 anos do seu Elio Fabian, fundador da Bio Ativos com a Bio Extratus, Cosméticos Naturais. A noite foi conduzida pela apresentadora Érika Okazaki direto do Japão. A proposta do evento em formato de Live Show foi conectar os fãs da marca, clientes, amigos e parceiros. A história da Bio Ativos começou em 2005, em Francisco Beltrão. Fruto de um sonho empreendedor de uma família unida pela paixão pela área de vendas, a empresa logo cresceu: depois de dois anos de operação em Beltrão, foi criada a sede de Cascavel. A marca Bio Extratus já carrega uma missão social que está embutida em seu “DNA”: o cuidado com o meio ambiente. Inspirada por isso e entendendo que a empresa pode ser um instrumento de transformação da sociedade, estimulando boas práticas, a distribuidora Bio Ativos adota uma série de campanhas que ajudam a natureza, como o Reciclar é uma Beleza, que reúne embalagens vazias de Bio Extratus que podem ser tro-

cadas por prêmios. Hoje são atendidos 165 municípios, contemplando as regiões Oeste, Sudoeste, Centro Oeste, Campos Gerais, Metropolitana e Litoral do Paraná, com a marca de cerca de cinco mil pontos de venda dos produtos, entre salões de beleza, farmácias, lojas de cosméticos, supermercados, entre outros.

Youtube O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube contou com uma programação especial e show dos cantores Walmir e Wanderley. Acompanhe as redes sociais da Bio Ativos @ bioextratuscvelbeltrao para saber as novidades da marca.

Toledo sedia o 15º Encontro de Academias de Letras do Paraná

A Academia de Letras de Toledo (ALT), com o apoio do poder público, instituições, entidades e empresas locais e regionais, promove o 15º Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, nos dias 29, 30 e 31 de outubro próximo, no Salão de Festas do Olinda Park Hotel. Conforme a escritora e poetisa Lucrecia Welter Ribeiro, presidente da ALT e da ALCA, a meta é promover encontro com ainda maior participação de visitantes e novos eventos literários, dentro das finalidades da promoção, entre as quais estarão a promoção da escrita e da leitura, a difusão da literatura e da cultura, a valorização de autores locais e regionais, o intercâmbio de experiências bem sucedidas, o encaminhamento de reivindicações às autoridades municipais e estaduais, a integração, organização e motivação das instituições inscritas e a confraternização entre os acadêmicos presentes. Na programação, estarão palestras e debates sobre os desafios de escrever, editar e comercializar livros nas pequenas, médias e grandes cidades, a discussão de questões atuais, como a “A leitura durante o isolamento social da pandemia de Covid-19”, a apresentação de ações inovadoras das instituições presentes e a inserção na Carta de Toledo de aspirações e proposições das academias participantes.

22

Social

Versões - Outubro 2021


Especial Bodas de Ouro Torao e Eliza Takada...

O Recanto Cataratas Thermas e Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, foi o local escolhido pelo casal Torao e Eliza Takada, para recepcionar familiares e amigos para comemorar as Bodas de Ouro de casamento (50 anos). Torao e Eliza casaram na Igreja Imaculada Conceição, na cidade de Londrina em 1971 e dessa união o casal teve os filhos Cintia, Nanci, Sheilla e Jonas.

Cintia é casada com Rodrigo Santa Cruz e o casal tem dois filhos, Cauê e Lucas. Nanci é casada com Fabio Iwasaki e o casal tem dois filhos, Julia e Clara. Sheilla é casada com Davi Moraes e o casal tem uma filha, Hadassa. Jonas é casado com Lucimara e o casal tem um filho, Caio. Felicidades para o casal e todos familiares.

Rodrigo, Cauê, Eliza, Torao, Cintia e Lucas

Fabio, Clara, Eliza, Torao, Nanci e Julia

O casal Torao e Eliza Takada

Sheilla, Hadassa, Eliza, Torao e Davi

Lucimara, Caio, Eliza, Torao e Jonas

Social

Versões - Outubro 2021

23


24

Tradicionalismo

Versões - Outubro 2021


Por: Jhonas Rodriguez | Especialista em Tecnologia e Marketing Médico O papel do médico, como profissional responsável pela promoção da saúde da população, incentivo a uma vida saudável e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, é imprescindível em nossa sociedade, por isso, nada mais justo do que dedicarmos um dia em sua homenagem. O Brasil comemora o Dia do Médico em 18 de outubro, data em que também é celebrado o Dia de São Lucas, o santo protetor dos médicos, mas a data pode variar ao redor do mundo.

A origem do Dia do Médico no Brasil A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos. O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país. O idealizador do Dia do Médico no Brasil nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo,

em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, ele foi escritor e filantropo e também era um cristão devotado. Assim, surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, levando-o a pesquisar sobre essa figura cristã, o que resultou em alguns livros a respeito do santo. O primeiro foi lançado em 1969. “Médico, Pintor e Santo” é uma obra de quatro volumes com mais de 600 páginas. Nela, Ribeiro cita que a Universidade de Pádua, na Itália, começou o seu ano letivo de 1463 em um dia 18 de outubro para homenagear São Lucas, que foi anunciado patrono do “Colégio dos Filósofos e Médicos”. O médico paranaense ainda lançou mais duas obras sobre São Lucas: “O Livro que Lucas não Escreveu”, em 1969, e “Lucas, o Médico Escravo”, em 1974. Seus estudos e publicações fizeram com que fosse considerado um dos maiores entendedores de São Lucas em todo o mundo.

lho é o terceiro, após os evangelhos de Mateus e Marcos. Ele também escreveu o “Ato dos Apóstolos”, que serve como complemento do evangelho. Embora Lucas não tenha convivido pessoalmente com Jesus, seus textos são baseados nos depoimentos de pessoas que foram testemunhas da vida e da morte do Messias cristão. Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. A Antioquia era uma cidade que hoje está localizada em um território Dia do Médico e São Lucas São Lucas, padroeiro dos médicos na religião sírio. Na época de Lucas, a cidade foi um dos cencatólica, foi um dos quatro evangelistas do Novo tros mais importantes da civilização helênica na Testamento. Em ordem cronológica, seu evange- Ásia Menor. O médico não era hebreu e sim gen-

AQUI TEM

Parceria com as melhores indústrias:

"Nossa homenagem àqueles que dedicam suas vidas a cuidar e organizar nossas vidas!"

DIA DA SECRETÁRIA 30 DE SETEMBRO

DIA DO MÉDICO 18 DE OUTUBRO Entre outros... Programa de descontos e benefícios em medicamentos

Peça pelo WhatsApp

(45)99815-7553

Leia o código QR e seja direcionado ao WhatsApp

Especial Dia do Médico Versões - Outubro 2021

25


tio, denominação dada a todo aquele que não seguia a fé judaica, tendo posteriormente se convertido ao cristianismo. Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte. Na verdade, não há informações precisas sobre a vida de São Lucas, mas acredita-se que ele morreu aos 84 anos. Não se sabe com clareza se a data 18 de outubro se refere ao seu nascimento ou à sua morte. Mesmo sem provas documentadas, para a Igreja, existem provas indiretas de que ele foi médico, sendo possível encontrar as principais delas na própria Bíblia. A primeira está na epístola aos colossenses, quando São Paulo se refere a ele como “Lucas, o amado médico”. Lucas e Paulo teriam sido grandes amigos. Referências históricas também dizem que Lucas foi um médico bondoso, abnegado e que se dedicava aos seus pacientes. Outro indício de sua profissão está na terminologia usada por ele mesmo em seus escritos. Em algumas passagens, Lucas usa termos e palavras que mostram certa familiaridade com a linguagem médica da época. Esse indício se tornou objeto de estudos críticos comparativos entre os textos dos evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, sendo indicado pela Igreja Católica como relevante na comprovação de que São Lucas foi mesmo médico.

26

Especial Dia do Médico Versões - Outubro 2021

O Dia do Médico pelo mundo A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico e de São Lucas como patrono desses profissionais, é comum em vários países de base cristã, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do próprio Brasil. Embora existam relatos de que a Inglaterra também comemore essa data em 18 de outubro, ela ainda não foi reconhecida oficialmente no Reino Unido, já que existe uma petição no site do parlamento britânico pedindo a instituição de uma data para celebrar esses profissionais e o trabalho que desenvolvem junto à comunidade. Mas existem diversas nações ao redor do mundo que homenageiam seus médicos em datas diferentes. Os Estados Unidos comemoram o Dia do Médico (Doctor’s Day) em 30 de março, data em que a anestesia foi administrada pela primeira vez em um paciente em 1842, pelo Dr. Crawford W. Long, no estado da Georgia. Entretanto, o dia só foi oficializado em 1990 pelo então presidente George W. Bush, através de uma lei. No Canadá também se comemora o Doctors’ Day, mas no dia 1º de março, data que marca o nascimento da Dra. Emily Stowe, primeira mulher a ser médica no país. A data é oficial desde o ano de 2011. O dia 1° de julho foi escolhido para a comemoração do Dia do Médico na Índia, em homena-

gem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, um grande médico indiano, que cursou medicina no Medical College Calcutta, na University of Calcutta. Ele também foi Ministro-chefe de Bengal Ocidental durante 14 anos – de 1948 até morrer aos 80 anos, em 1962. Nasceu e morreu no dia 1° de julho, por isso a escolha da data. Diversos países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Cuba e Paraguai, celebram o Dia Internacional del Médico em 3 de dezembro, em homenagem ao médico de origem cubana Dr. Carlos Finlay, responsável por comprovar a teoria de que a febre amarela se propaga através do mosquito Aedes aegypti, salvando milhares de vidas no continente e impulsionando as pesquisas médicas na América tropical. A data foi estabelecida pelo Pan American Medical Congress, em 1933, em Dallas, nos Estados Unidos. O evento coincidiu com o centenário do nascimento do médico (03 de dezembro de 1833). Já o México comemora em 23 de outubro el Dia del Médico. A data foi escolhida como for-


memoram os avanços da medicina ou que celema de celebrar a inauguração do Establecimien- medicina nacional. Podemos ver que o Dia do Médico é celebrado bram grandes nomes da área, reconhecendo a imto de Ciencias Medicas, em 1833, uma instituição de ensino superior responsável por desenvolver a em todo o mundo, geralmente em datas que co- portância global dessa profissão para a coletividade.

Importância do Dia do Médico

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós. Além da grande responsabilidade que essa profissão exige, muitos médicos enfrentam muitas dificuldades todos os dias, como a falta de recursos e de estrutura em muitos hospitais do Brasil. Mais do que um reconhecimento da importância dessa classe, o Dia do Médico é também uma data para se pedir mais investimentos na área da saúde e por condições de trabalho adequadas.

Devo escolher Medicina?

Veja as vantagens e desvantagens da carreira Por: Rafael Carvalho Costumo receber perguntas de leitores de todo o país, em dúvida sobre optar ou não pela carreira médica. Eles questionam, principalmente, se ainda vale a pena fazer Medicina. Sabendo da longa jornada a seguir, cumprem bem o papel de investigar a área de interesse antes de tomar uma decisão. Se vale ou não vale a pena fazer Medicina é uma questão bem subjetiva. O que vale para uns, obviamente pode não valer para outros. Por este motivo, ao invés de responder diretamente a esta pergunta, preferi elaborar uma lista com as principais vantagens e desvantagens que a área oferece. O texto foi elaborado tomando minha experiência pessoal e relatos de colegas como base.

pal da atuação de determinado profissional. E eles retribuem sempre com uma gratidão enorme, que emociona. Existem muitas formas de dizer muito obrigado e o médico tem a felicidade de poder conhecer todas elas e criar belos laços de amizade com pacientes e familiares. Nesta profissão, um olhar emocionado de gratidão de um paciente vai te deixar várias vezes com um nó na garganta.

3. Vasto campo de atuação Dentro da medicina, é possível atuar como gestor, pesquisador, professor, clínico e cirurgião. Um médico pode assumir todos esses papéis se assim o desejar e se tiver a competência, a formação necessária para tal. Pode ainda, determinar, dentro de cada área citada, a população alvo de seu estudo, de sua atuação. Escolhendo entre gestantes, fetos, crianças, adolescentes, homens, Vantagens mulheres e idosos, inúmeros outros mundos e outras 1. Possibilidade de ajudar ao próximo Objetivo maior da área, é também responsável pela bele- possibilidades se abrem. Ao todo, são mais de cinquenza da profissão. Poder promover saúde, combater doenças e ta, as especialidades médicas existentes. proporcionar cura de moléstias é condição única. Nossa profissão é responsável por reabilitar pessoas e fornecer mais 4. Possibilidade de ajuste de carga horária tempo para pacientes ficarem entre os seus entes queridos. O médico tem a possibilidade de ajustar a sua carga de trabalho como bem entender. Trabalhando no consultório, fazendo cirurgias e em plantões, através de vín2. Grande retorno emocional Os pacientes percebem quando o médico se doa sem culos públicos ou em unidades particulares, entre o dia medir esforços, quando ajudar o próximo é a meta princi- e a noite, o médico pode trabalhar 24h durante toda a

Especial Dia do Médico Versões - Outubro 2021

27


semana se tiver disposição para tal. Essa é uma grande vantagem porque, como veremos no próximo item, possibilita ao médico ajustar os seus ganhos de acordo com a sua necessidade.

em atividades da escola e isso se mantém na faculdade e na especialização/residência médica. Após o processo de formação, tem início a carreira em si, que deve ser dividida com o tempo para se atualizar. Médicos recém formados costumam ser inseridos no mercado de trabalho em unidades de urgência, onde se trabalha em regime de plantões. É uma elevada carga de trabalho (que pode ser reduzida a critério, porém com prejuízo no retorno financeiro) com atividades noturnas e no final de semana.

5. Possibilidade de bons ganhos Sim, ainda é possível ter um bom retorno financeiro com a Medicina. É, sem dúvida, um aspecto positivo da área. No entanto, é difícil prever até quando esse cenário se manterá. Além disso, geralmente, bons rendimentos são obtidos às custas de elevadas cargas de trabalho. 2. Abdicação de tempo em família Obviamente não se trata de exclusividade da carreira médica, mas sem dúvida é uma das carrei6. Capacidade de lidar com estresse/pressão Da aprovação no vestibular e/ou no ENEM até a ras que mais envolvem abdicação de tempo de laconclusão do processo de especialização leva-se cer- zer e de convívio com familiares. O vestibular já é ca de 10 anos. A jornada é longa e exigente. A pressão um afastador do convívio social em si. A faculdade para se obter e demonstrar conhecimentos e capacida- em período integral tem sua parcela de contribuição. de de lidar com situações de dificuldade é diária, cons- No entanto, talvez o maior desafio seja aliar as restante. Ressaltemos a visão positiva. O ganho de conhe- ponsabilidades do trabalho e a necessidade de gerar cimento nessa fase é espetacular. Ademais, ao final do renda para honrar compromissos pessoais com os processo, tem-se, na maioria das vezes, profissionais papéis que a família espera de você. Além de médimaduros e extremamente capazes, não só de atuar de co você será marido/mulher, pai/mãe, filho (a), irmã maneira eficaz no manejo dos pacientes, mas também (o) e por aí vai. Sua família também precisa de você e de lidar com situações estressantes de qualquer natu- será exigente quanto ao seu tempo. reza e de suportar pressões do dia-a-dia. 3. Pressão dos pacientes e da sociedade Desvantagens Os pacientes e a sociedade em geral têm grandes 1. Grande carga de trabalho expectativas em relação ao médico. Além de honesÉ melhor ir se acostumando: a grande carga de tidade, integridade, capacidade técnica, pontualidade, responsabilidade e o grande volume de afazeres ape- cordialidade que são fundamentais ao profissional e nas se inicia quando se opta pela área. O concorrido que devem, com razão, ser exigidos, espera-se ainda vestibular de medicina gera uma demanda por uma muito mais. Códigos sociais de moral e conduta são grande carga de estudo, além do tempo dispendido aplicados com muito mais rigor quando a pessoa em

questão é um profissional da medicina. Quem nunca ouviu frases que começam com: “Ih, olha lá! Um médico fazendo…”? Além disso, infelizmente, muitas vezes são atribuídas ao médico falhas e deficiências que são do sistema de saúde. 4. Necessidade de atualização constante Se existe uma verdade na carreira médica é a de que o estudo nunca cessa. A ciência médica é muito dinâmica, produzindo novos conceitos a todo instante. O médico que não estuda rotineiramente e não se mantém atualizado através da leitura de periódicos e de cursos/congressos está condenado a repetir condutas do passado, desatualizadas, com grande prejuízo ao tratamento dos pacientes. 5. Processos médicos O médico, de uma forma geral, consegue lidar bem com tudo o que foi mencionado previamente. Ele se vira para dar conta de todos os seus compromissos e desempenhar bem o seu papel na família e na profissão. Além disso, o prazer pela leitura e pelo estudo rotineiro é muito difundido na classe. No entanto, é difícil lidar com esses que, provavelmente, representam as maiores desvantagens da profissão: os processos médicos. Se uma complicação ou um mau resultado decorreu de imperícia ou imprudência, que se puna! Contudo, resultados adversos podem advir de qualquer tratamento, mesmo quando perfeitamente executado. E existem pessoas que se valem dessas ou até de situações irreais com o objetivo de obter ganhos secundários. Fonte: https://www.napratica.org.br/medicina

Histórias que se escrevem além das prescrições.

Nossa força reside na humanidade e na cooperação de tantos profissionais com o mesmo propósito:

cuidar de você. 18 de outubro Dia do Médico 28

Especial Dia do Médico Versões - Outubro 2021


Tradicionalismo

Versões - Outubro 2021

29


Contraindicações do tratamento endoscópico da obesidade Balões intragástricos vem sendo utilizado há quase 35 anos. Apesar de estarem a disposição há mais de 3 décadas o tratamento com o balão não é chancelado pelos guidelines baseados em evidências devido principalmente aos balões aprovados na década de 80 pelo FDA como o balão de Garren-Edwards (GEGB). Neste modelo havia uma taxa de esvaziamento espontâneo de 31% o qual levava a necessidade de intervenção cirúrgica em 2,3% dos casos, uma incidência de 26% de úlceras e uma taxa de intolerância de 7%. A hipótese de como os balões funcionam é baseada na sua capacidade de causar saciedade periférica através da restrição do volume de alimento ingerido, reduzindo a capacidade gástrica e seu esvaziamento, e a nível central, ativando os receptores da distensão gástrica que transmitem sinais através do nervo vago, via aferente, no trato solitário e núcleo para ventricular para a porção ventromedial e lateral do hipotálamo. A saciedade precoce é primariamente afetada pela distensão e volume gástrico. A ingestão alimentar está mais relacionada ao seu volume do que a qualidade do alimento. Aparentemente um preenchimento acima de 400 ml levam a uma diminuição a ingestão alimentar. Mudanças nos peptídeos e hormônios como a colecistoquinina, polipeptídeo pancreático e ghrelina, afetando o controle do apetite e o esvaziamento gástrico. Autores, entretanto, não entram em consenso no que tange o esvaziamento gástrico e a supressão do apetite causada pelo alimento seja secundário aos níveis de ghrelina. Há publicações demonstrando que os seus níveis permanecem inalterados, outros que diminui ou falhar em aumentar seus níveis apesar da perda de peso. Balões, em geral, podem ficar por 6 meses. Somente o balão ajustável Spatz™ Sys-

30

Saúde

Versões - Outubro 2021

tem pode ficar por 12 meses. Estudos sugerem que a perda de peso nos primeiros meses é fator preditivo para o gástrico. Após este período, estudos demonstram o retorno do esvaziamento gástrico e saciedade a níveis normais. Isto ocorre por uma provável adaptação do estômago ao balão.

Terapia com aspiração A terapia com aspiração endoscópica, o método deverá chegar ao Brasil até o final de 2017, ela envolve a colocação de um tubo de gastrostomia colocado de forma usual de qualquer gastrostomia e, em sua extremidade, é conectado um aspirador chamado Aspire- Assist™ com um sifão que aspira o conteúdo gástrico 20 minutos após a refeição. Critérios de exclusão são: distúrbios alimentares, depressão, história de doença gastrointestinal ou cirurgia gástrica prévia que aumentem o risco da colocação da gastrostomia. Sullivan et al , em 2013, descreveu dezoito pacientes que foram incluídos em protocolo randomizado com 1 ano de terapia aspirava associada a mudança do estilo de vida (n=11) e apenas

mudança do estilo de vida (n=7). A perda de peso após o primeiro ano foi de 18,6% e 49% do excesso de peso no grupo com o dispositivo e 5,9% e 14,9% de perda de excesso de peso com mudança comportamental (p<0,05). Sete dos 10 completaram outro ano e mantiveram sua perda de peso com 20,1% e 54,6% de perda do excesso de peso. Não foi observado nenhum efeito colateral sobre o comportamento alimentar ou compensação pelas calorias aspiradas. Um paciente apresentou hipocalemia e 3 com infecção da gastrostomia, 5 tubos entupiram e ficaram bloqueados. Quatro pacientes necessitaram retirar a gastrostomia e 1 ficou com uma fístula persistente. Este método ainda requer estudos mais apurados em um número maior de pacientes no que se refere aos benefícios de se manter uma gastrostomia e seus efeitos colaterais como vazamentos, dor abdominal e infecção e ainda seus efeitos em pacientes obesos diabéticos. Fonte: https://www.sbcbm.org.br/endoscopia-e-obesidade/


Albert Einstein - Filho de ULM Em setembro de 2018, tive a oportunidade de visitar a cidade de ULM, já citada em uma das edições anteriores. É uma cidade encantadora, mas o que chama a atenção e o que me levou a conhecer melhor essa Cidade, foi a história e os relatos de seu ilustre filho, Albert Einstein. Albert Einstein -1879-1955 - foi um físico alemão, nascido na cidade de Ulm em 1879. Quando jovem, mudou-se para a Suíça, onde se formou, tornando-se professor da Escola Politécnica de Zurique, na Suíça. Em 1903, casou-se com Mileva Maric, com quem teve dois filhos. O casal permaneceu junto até 1919, mesmo tendo vivido os cinco últimos anos do matrimônio separados. Einstein foi uma das mentes mais brilhantes da ciência, e o seu legado inclui a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da teoria da relatividade espacial geral e restrita, além de grandes contribuições para a Física Estatística, por meio de sua explicação para o movimento browniano. Vida pessoal - Einstein nasceu em uma humilde família judia. Durante a infância, os negócios familiares não iam bem, então seus pais decidiram mudar-se para Munique, onde ele obteve sua educação formal. Quando criança, não era o melhor aluno da classe, tampouco o pior, entretanto, apresentava uma clara predileção para as matérias exatas, como a Matemática. Em 1900, graduou-se em Matemática e Física. As constantes faltas às aulas, para estudar os assuntos que ele julgava mais importantes, fizeram com que o gênio não se destacasse dentre os melhores estudantes de sua turma, apesar de ter tido notas altas. Após sua formatura, passou alguns anos desempregado e, apesar de almejar o cargo de professor-assistente, acabou sendo empregado pelo Departamento Oficial de Patentes de Berna, por meio da indicação de um amigo. O salário modesto, a falta de tempo e os problemas matrimoniais não foram suficientes para impedi-lo de continuar com os estudos. Em 1902, iniciou seu doutoramento pela Universidade de Zurique e, nos estágios finais dessa etapa, em 1905 conhecido como o ano miraculoso, publicou quatro estudos revolucionários para a Física do século XX. Seus trabalhos tornaram-no famoso no mundo todo, garantindo a ele o cargo de professor na Universidade de Berna, em 1908. Einstein faleceu em 1955, aos 76 anos, deixando três filhos dois de seu primeiro casamento e um do segundo, muitos questionamentos para diversas áreas da Física, além de um importante legado científico. Produção científica - Aos 25 anos, em 1905, Albert Einstein publicou artigos responsáveis por uma grande mudança de paradigma no conhecimento vigente. São eles: Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz, que trata sobre a absorção

da luz pelo efeito fotoelétrico. Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor, cujo objetivo é explicar que o movimento aleatório de pequenos grãos de pólen em suspensão num líquido é originado das minúsculas colisões moleculares. Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento, trabalho que lançou as bases para uma área da Física totalmente nova: a relatividade restrita. A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético? artigo no qual apresenta o princípio da equivalência e a famosa relação entre energia e massa de repouso: E = mc². Além de suas produções diretas, diversas áreas do conhecimento, como a Óptica Quântica, foram impulsionadas pelos questionamentos de Albert Einstein. Durante toda a sua vida, o sonho de Einstein era construir uma teoria capaz de unificar todas as forças fundamentais em uma única descrição matemática. Tal desejo é refletido em algumas das teorias cosmológicas mais recentes, como a teoria das cordas. Legado para a humanidade - Em razão de seu legado científico, Einstein tornou-se um dos mais famosos e influentes cientistas da humanidade. A teoria da relatividade geral, por exemplo, permitiu que criássemos o GPS Sistema de Posicionamento Global. Como a gravidade terrestre afeta a propagação das ondas eletromagnéticas, uma série de correções é feita nos sinais de satélite, de forma que esses satélites são capazes de nos localizar rapidamente e com grande precisão. Ainda no domínio da teoria da relatividade, Einstein previu a possibilidade da existência de ondas gravitacionais, que foram detectadas em 2017, durante a colisão de dois buracos negros. No ramo da Mecânica Quântica, Einstein deixou diversas questões em aberto, que, futuramente, viriam a dar origem a uma nova área da Física, a Óptica Quântica. Os estudos de Einstein relacionados ao comportamento da luz renderam-lhe a explicação do efeito fotoelétrico, empregado nas células fotovoltaicas, capazes de produzir energia solar, bem como a luz laser.

Einstein também foi capaz de estabelecer uma relação de proporcionalidade entre massa e energia por meio da sua fórmula mundialmente conhecida: E = mc². Com essa relação, o físico mostrou que a massa inercial (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c²) é equivalente a uma quantidade de energia E. As conclusões de Einstein sobre a energia de repouso levaram à criação da bomba atômica e ao surgimento de usinas nucleares. Na foto, tirada por volta de 1950, Einstein conversa com Oppenheimer, diretor do programa que daria origem à bomba atômica. A relação de Albert Einstein com o desenvolvimento da bomba atômica. O físico alemão também trouxe grandes contribuições para a Termodinâmica e para a Física Estatística por meio do desenvolvimento de uma teoria para o cálculo do calor específico de sólidos e pela explicação do movimento browniano. Prêmio Nobel de Física - Einstein teve um vasto legado científico, no entanto, foi o seu artigo sobre o efeito fotoelétrico que levou a comunidade científica a laureá-lo com o prêmio Nobel de Física. Nesse artigo, Einstein explica a origem e o funcionamento desse importante fenômeno quântico. De acordo com a explicação de Einstein, o efeito fotoelétrico ocorre em razão do comportamento corpuscular da luz, composta por muitas partículas chamadas de fótons. A explicação do efeito fotoelétrico acelerou o surgimento das células fotovoltaicas, responsáveis pela geração da energia elétrica solar, uma das formas mais limpas de energia por causar pouco impacto ao meio ambiente. Após seu primeiro casamento, Einstein casou-se com sua prima, Elsa Einstein. Diversas frases são creditadas erroneamente a Albert Einstein. Conheça algumas das frases que foram de fato proferidas pelo físico: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” frase dita por Einstein durante uma entrevista em um jornal, no ano de 1929. “Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência.” frase dita por Einstein em uma entrevista para a revista LIFE, em 1955. “É mais fácil desnaturar o plutônio do que desnaturar o espírito maligno do homem.” frase de Einstein, dita em 1946 presente no livro Einstein on politics. “Grandes espíritos sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres.” Einstein em carta para Raphael Cohen, professor de Filosofia do CCNY City College of New York. Albert Einstein, foi um gênio da ciência mundial. Reconhecidamente um fenômeno. Cidade

Versões - Outubro 2021

31


Você sabe o que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

32

Saúde – Outubro Rosa Versões - Outubro 2021

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

todo para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A dimiA importância da mamografia nuição acentuada do exame é um fator de risDiagnosticar o câncer precocemente au- co para milhares de mulheres e um alerta para menta significantemente as chances de cura, a importância da campanha. 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamo- História grafia é imprescindível, sendo o principal méO movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.


Amigas dos Bem Viver é uma ONG constituída por voluntários e pessoas que estão enfrentando, vivendo ou já enfrentaram ou viveram os osbstáculos do diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo do projeto é olhar com amor, respeito e cuidado, sempre buscando a inserção social, possibilitando assim, que “as guerreiras(os)”, como são carinhosamente chamados os diagnosticados. O projeto teve início no mês de junho de 2015, com a participação de 15 mulheres, algumas guerreiras, com a iniciativa da enfermeira Terezinha Aparecida Nucitelli dos Santos (Tere), que vivenciou todo o drama e sofrimento da sua mãe, dona Antônia, que passou pelo diagnóstico do câncer de mama e hoje virou uma “estrelinha”. Atualmente 79 guerreiras (os) são participativas do projeto, sendo que no total a ONG possui aproximadamente 215 voluntários/colaboradores. Nesse período de atividade a ONG algumas guerreiras

não estão mais entre nós (viraram estrelinhas). A principal atuação do projeto é focar no emocional, espiritual e físico das (os) guerreiras (os), tendo acompanhamento de terapeuta, profissional de educação física, psicólogos, religiosos e esteticistas. Dentro da auto-estima, a Amigar do Bem Viver trabalha uma vez por mês com a tarde da beleza executada por voluntários, o apoio as famílias com visitas dos colaboradores da ONG. O grande diferencial da ONG Amigas do bem Viver é realizar sonhos, neste período já realizou vários “sonhos”, tal como festa de 15 anos, casamento, desfiles, aniversários e muito mais, pois em sete anos mais de 200 pessoas diagnosticadas com o câncer já foram atendidas este ano de 2021. A Amigas do Bem Viver tem o apoio de alguns voluntários em várias cidades da região oeste do Paraná. Todo fim de ano elas organizam a ceia de natal, com a doação de mais ou menos 25 famílias beneficiadas. Outra preocupação da ONG é com a doação de frutas e legumes para as guerreiras (os) que estão no forte do tratamento da quimioterapia ou da radioterapia, visto que neste estágio eles não conseguem ingerir a alimentação diária corretamente. Nesse sentido a ONG também solicita que as pessoas que podem, façam as doações desses itens. A Tere é a atual presidente da ONG Amigas do

Bem Viver, sendo que os demais cargos estão assim constituídos: Maria Rita (Vice-Presidente), Marlene (Tesoureira), Antonio (2º Tesoureiro), Eline (Secretária), Rose (2º Secretário). As Conselheiras são a Tatiane, Maria Fátima e Kate Mary, e a Assistente Jurídica está a cargo da Simone. Hoje a sede da Amigas do Bem Viver está localizada em uma casa alugada, situada à Rua Rui Barbosa 1422, no centro de Toledo. O telefone para contato é o (45) 98413-5033. Você pode seguir a Amigas do Bem Viver pelo instagram através do endereço ONG.AMIGAS DO BEM VIVER e no Face pela página Projeto Amigas do Bem Viver. Se você, amigo leitor, deseja colaborar com o projeto Amigas do Bem Viver, a ONG aceita produtos não perecíveis e produtos para higiene pessoal. Para este mês de outubro, onde comemoramos o OUTUBRO ROSA, ao projeto terá várias ações por desenvolver. Projeto Amigas do Bem Viver, conheça, auxilie, colabore.

Saúde – Outubro Rosa Versões - Outubro 2021

33


Prefeito Beto Lunitti participa da entrega de usina fotovoltaica em Assis Chateaubriand No dia 16 de setembro, em Assis Chateaubriand, aconteceu a inauguração oficial da Usina Fotovoltaica Nelson Paludo. A estrutura está em funcionamento desde o mês de abril deste ano e abastece 20 unidades do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) com energia limpa. A expectativa é de que o complexo fotovoltaico gere uma economia de cerca de R$ 10 mil por mês. Ao todo, a usina possui 304 painéis, capazes de gerar 160 mil kwh por ano. Com isso, será capaz de reduzir a emissão de 20 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais da região, entre elas o prefeito Beto Lunitti. “Viemos prestigiar este evento tão importante para o estado, mas também para nossa região. Toledo é um municí-

pio que olha para o futuro, que busca soluções para gerar economia ao homem do campo, como a possibilidade de processamento dos dejetos da suinocultura para a geração de energia serem aproveitadas também na produção de microalgas que podem ser usadas como ração na produção pecuária”, disse. Beto destacou ainda a home-

nagem ao ex-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo. A Usina recebeu o nome do líder do setor agropecuário toledano que morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 neste ano. “É justo o reconhecimento pelas suas contribuições ao setor produtivo rural. Sem sombra de dúvidas, Nelson Paludo

deixou um legado, não somente em nosso município, mas para a região, a exemplo do que aconteceu hoje em Assis Chateaubriand”. Entre as autoridades estavam também o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e os secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Todos destacaram os benefícios de uma usina solar para os agricultores e também ao meio ambiente. Investimentos públicos e privados em fontes alternativas e sustentáveis são um dos principais objetivos do Estado. Também participaram do ato o deputado estadual Sérgio Souza e o secretário estadual da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, ambos com forte ligação com a região oeste do Paraná.

Móveis Planejados e Restaurações

estamos em novo endereço

34

Cidade

Versões - Outubro 2021

Rua Siqueira Campos 476 Visite-nos e faça Fones 45 3378-1377 Vila Industrial - Toledo/Pr o seu orçamento 99977-4996 - 99958-5444


Torneio de Truco

O Yara Country Clube, através do seu Departamento de Esportes, promoveu no mês de setembro, mais um torneio de truco. O evento contou com a participação de 26 atletas, associados e convidados. O torneio organizado pelo clube é uma ótima opção de lazer e diversão para os associados. Campeões – Lucas Dezem e Hirata Vice-campeões – Dutra e Carlinhos Estão agendados torneios mensais até o término de 2021, também com a participação de convidados dos associados para os jogos. Para o próximo ano, com o esperado término da pandemia, serão retomados os rankings dos eventos internos: Truco, Canastra, Sinuca, Tênis de Mesa entre outros esportes.

Dia nove de outubro teremos a abertura de temporada do Yara Country Clube, os exames para o uso das piscinas estão sendo realizados todas as quartas e sextas-feiras das 18h às 19h, e aos sábados das 10h30 às 12h na sala ao lado da sauna. Para a retirada da guia de exame na secretaria do clube, é necessário que o associado apresente a carteirinha, o valor do exame será de R$ 25,00, com validade para 90 dias.

O exame dermatológico é rápido, indolor e relativamente simples, realizado por um médico devidamente habilitado, o procedimento é feito por meio da inspeção de mãos, pés, unhas, espaços entre os dedos, orelhas, axilas, virilhas, tronco e membros em busca de lesões que indiquem uma micose ou outro tipo de infecção. Este procedimento é muita importância para garantir a qualidade da água e preservar a saúde de todos os associados, principalmente dos pequenos.

Yara

Versões - Outubro 2021

35


Missa Crioula na Semana Farroupilha

No domingo, dia 19 de setembro houve a realização da Missa Crioula, celebrada pelo Frei Vonibaldo Freder, com a presença do Prefeito Beto Lunitti, da Secretária da Cultura, Rosselane Giordani, do CTG Chama Crioula, CTG Chama da Tradição, Grupo da 3ª Idade Querência Amada, CTG Provincia Gaúcha e CTG Estância da Liberdade.

Retornaram os jantares dançantes Após um longo período, por conta dos cuidados sanitários da covid-19, os jantares dançantes promovidos pela patronagem do CTG Chama Crioula voltaram a ser realizados no mês de setembro. Uma noite agradável, com presença expressi-

36

Tradicionalismo

Versões - Outubro 2021

va da comunidade de Toledo, que gosta da tradição gaúcha. Nessa volta, após o jantar, as invernadas do CTG fizeram uma apresentação especial para os presentes. Para este mês de outubro, teremos uma noite mais que especial, com a presença do grupo musical OS MONARCAS. A noite da cuca

e da linguiça acontecerá no dia 29, com início às 20h30, com animação do Grupo Chama Tchê, e o grande show/baile com os monarcas iniciando as 22 horas. Os ingressos estão disponíveis com os integrantes da patronagem do CTG Chama Crioula ao preço de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).


Tradicionalismo

Versões - Outubro 2021

37


ACIT entrega R$ 70 mil em prêmios na primeira fase do Show de Prêmios A entrega oficial referente ao sorteio do Dia dos Pais foi realizada por representantes da Acit, Coopcerto, Sicoob Meridional e Shopping Panambi. Para evitar aglomerações, as entregas foram agendadas e vieram à ACIT, os clientes contemplados com vales de R$ 1 mil, R$ 2 mil, R$ 3 mil, além dos ganhadores do Patinete Scooter, da motocicleta Honda e motocicleta Yamaha e os cinco vendedores que ganharam os vale-compras de R$ 1 mil cada. A cliente Cleonir Schwingel, de Vila Nova, que ganhou um vale-compras de R$ 1 mil comprou na Farmácia Novamed e conta que desde sempre acreditou nas promoções da Acit, sendo contemplada também há dez anos, com um carro. “Estou muito feliz por esse dinheiro ter vindo em uma hora tão critica a todos por conta da pandemia. Me lembro do meu primeiro pre-

38

Cidade

Versões - Outubro 2021

sente em um sorteio da Associação Comercial de Toledo, um carro que está comigo até hoje, que rodei 200 mil quilômetros e utilizo para trabalhar. Com certeza recomendo que as pessoas participem das campanhas promocionais da Acit”. Dolores Johann, que ganhou um vale-compras de R$ 1 mil com uma

compra no Supermercado Primato, menciona que é consumidora assídua no comércio de Toledo. “A Acit é uma incentivadora das compras locais e eu com certeza não deixo de comprar aqui para comprar fora. Sempre acreditei nas campanhas da Associação, tanto que muitos anos atrás ganhei um liquidificar e desde

então sempre preencho os cupons e torço para novos prêmios e assim incentivo que mais pessoas façam, acreditem na sorte”. Os cupons que não foram sorteados na primeira etapa retornam as urnas para o sorteio do Dia das Crianças, em 19 de outubro. A premiação contempla 10 vale-compras de R$ 1 mil; três vale-compras de R$ 2 mil; uma Casa da Barbie pequena Mattel Modelo Fgx55 e uma Piscina Inflável redonda 2400 Litros Splash Fun Mor; uma Pista Hotwheels Track Builder Loop Playset Mattel Modelo Gvg10 e uma Piscina Inflável Nautika Master 2600lts; uma Baby wow mia – multikids modelo br543 mais uma Piscina Inflável Redonda 2400 Litros, um Trator Country Infantil Biemme Modelo 319; três Caixas de som JBL – Flip 5; duas Bicicletas modelo GTS Aro 29; duas Cadeiras Gamer Modelo CGR-02 Da Marca Xzone.


Fruta para cachorro pode? Veja quais são as frutas permitidas

De um modo geral, os cachorros podem sim comer frutas. Porém, é preciso entender primeiramente que cada caso é um caso. É necessário avaliar se o animal possui restrições alimentares, doenças ou alergias que o impeça de comer frutas. Além disso, nem todas as frutas são indicadas para os cachorros. Algumas podem conter substâncias prejudiciais aos cães, que podem inclusive levá-los a problemas de saúde graves. Então se você está pensando em incluir frutas na alimentação do seu cachorro, avalie primeiramente se ele possui alguma restrição alimentar, alergia ou doença que possa comprometer essa introdução. Caso tenha dúvidas, consulte um veterinário para avaliar seu animal. Mesmo com alergia ou doenças crônicas, o veterinário poderá indicar quais são as frutas ideias para o seu cachorro.

Frutas indicadas para cães diariamente Nem toda indicação de fruta para cachorro pode ser dada todos os dias. Por isso, classificamos entre frutas indicadas para cães diariamente e frutas indicadas para cães em intervalos maiores. Confira primeiramente quais são as frutas indicadas para dar todos os dias aos cães: Banana – Kiwi - Morango – Melão - Caju – Manga - Melancia - Goiaba - Pitaya - Jabuticaba Essas frutas, além de não fazerem mal algum para os cachorros são ótimas para prevenir doenças nos pets. Elas ajudam no sistema imunológico, na digestão e em vários outros aspectos funcionais. Porém, é preciso ter cautela e não exagerar. As-

cas muito duras, retirar as sementes do mamão, da laranja, da ameixa e do caqui, entre outros cuidados.

Frutas proibidas para cães Além das recomendações, você deve ter cuidado com algumas frutas que são expressamente proibidas. Elas não devem ser dadas nem mesmo ocasionalmente, pois podem apresentar substâncias tóxicas para os cães. Confira a seguir quais são elas: Abacate – Carambola - Uva Caso tenha dado por engano uma dessas frutas para seu cachorro, leve-o ao veterinário para avaliar se é necessário alguma intervenção médica. Alguns animais são mais sensíveis a outros, sendo assim, é importante ter o cuidado preventivo para não acontecer nada grave com o animal.

sim como qualquer alimento, as frutas devem ser dadas em uma quantidade correta para não sobrecarregar. Lembre-se que as frutas possuem alta concentração de açúcares (frutose). Então se der fruta demais para um cachorro que está acima do peso, isso poderá fazê-lo engordar ainda mais. Como dar fruta para cachorro? Há várias formas de oferecer fruta para cachorro. O ideal é que elas sejam apresentadas naFrutas indicadas para cães com intervalos turalmente, sem adição de açúcar, leite ou qualmaiores É necessário ter alguns cuidados ao oferecer quer outro alimento. Sendo assim, a forma mais fruta para cachorro, pois algumas opções de fru- prática de oferecer frutas é picando-as em tamatas podem apresentar aspectos desagradáveis nhos pequenos, caso o animal seja de porte peaos bichinhos. O abacaxi, por exemplo, é ácido e queno, ou servi-las em tamanho médio, caso o pode alterar a acidez do estômago do animal. Ela animal seja porte médio ou grande. Você também pode oferecer picolé de frutas deve ser oferecida ocasionalmente e sempre descascada. Veja a seguir quais são as frutas que de- no verão. Essa é uma forma nutritiva e muito saborosa de refrescar o pet nos dias mais quentes. vem ser oferecidas ocasionalmente: Caqui - Maçã - Pera - Laranja - Abacaxi - Ma- Nesse caso, você deverá picar as frutas e levá-las ao congelador. Quando estiverem congeladas, é mão - Ameixa- Coco Essas frutas podem ser dadas aos cachorros, só oferecer aos cães. desde que com os devidos cuidados, como deshttps://www.dogvibe.com.br/ cascar o abacaxi e o coco, que apresentam cas-

Animais

Versões - Outubro 2021

39


40

A cada R$ 100 poupados

número da sorte = 1para concorrer

Poupança Programada

= sorte em dobro

Números da

Promoção comercial vinculada a Títulos de Capitalização da modalidade Incentivo, emitidos pela ICATU CAPITALIZAÇÃO, CNPJ nº 74.267.170/0001-73 e Processo SUSEP nº 15414.619105/2020-02. Período: 15/03/2021 até 20/12/2021. Durante toda a promoção, serão sorteados até R$ 2.500.000,00 em prêmios, sendo 5 (cinco) sorteios semanais de R$ 5.000,00, 1 (um) de R$ 500.000,00 em outubro e 1 (um) de R$ 1.000.000,00 ao final da promoção, líquidos de Imposto de Renda – IR (25%), conforme legislação em vigor. Regulamento Coamo em poupancapremiadasicredi.com.br. SAC SICREDI 0800 7247220. SAC ICATU 0800 2860109 (atendimento exclusivo para informações relativas ao sorteio de capitalização). Ouvidoria ICATU. Imagens meramente ilustrativas.

Versões - Outubro 2021


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.