Revista Versões Junho 2020

Page 1


“O amor é um conflito entre nossos reflexos e nossas reflexões.” Magnus Hirschfeld

À imagem de Deus

Deus criou-o, de Deus semelhança, Ser humano, na simples linguagem. E lhe deu um viver que, se cansa, Tem o gosto se próspera viagem.

Este ser, de eternal modelagem, Foi crescendo e, de andança em andança, Perseguindo ilusória miragem, Esqueceu a diina aliança. Na ilusão mergulhado, balança, Sem conter, da ambição a voragem, Sem saber a que abismo se lança. Pois de Deus desprezou a mensagem E matando o amor e a esperança, Fez um Deus à sua própria imagem.

Albano Bracht

Revista Versões é uma publicação de JRZ EDITORA LTDA CNPJ 27.907.745/0001-95 INSC. EST. 9076022060 Endereço: Rua Astorga 35 Jardim Esplanada Vila Industrial - Toledo/PR CEP 85.904-410 Contatos: e-mail: versoes@gmail.com - revistaoesteclassificados@gmail.com facebook.com/revista versoes toledo-comunidade

Direção Comercial: Jairo Zeni Fone: (45) 3378-3741 e (45) 99961-4262

Diagramação: Marcelo Rocha

A revista não se responsabiliza por artigos assinados. Os mesmos são de responsabilidade de seus autores.

2

Opinião

Versões - Junho 2020

O último dia Conversando certa feita com um amigo de trabalho, Edson, contei a ele que na parte da manhã daquele dia eu estivera presente no velório de uma pessoa conhecida, muito querida para mim, e que seu semblante no caixão aparentava muita serenidade, uma imagem de quem havia partido em paz. O amigo Edson ouviu atentamente o que havia lhe contado, e, depois de certo silêncio, me explicou o que achava a respeito. E uma das frases pronunciadas por ele gravou para sempre em minha mente. Disse ele: -Quem pratica o bem, tem uma morte diferente; a morte reflete aquilo que você viveu! À noite, na tranquilidade da minha casa, depois de um dia de extrema turbulência, com audiências trabalhistas inclusas, comecei a refletir sobre tudo o que tinha ocorrido naquele dia e, principalmente o fruto da conversa com o Edson, um policial militar acostumado a lidar com diversos tipos de casos, inclusive de mortes violentas. Lembrei imediatamente da minha mãe Helena, falecida havia alguns anos, e que teve uma morte tranquila, serena, parecia que estava sorrindo em seu leito de morte. Credito essa paz ao trabalho e dedicação exclusiva à sua igreja, numa vida repleta de obras, além de ter sido uma mãe e esposa exemplar. Lembrei também naquele instante sobre seu último dia de vida... Dizem por aí que, as pessoas que estão prestes a morrer, sentem o momento derradeiro e começam a agir de forma como tal a se preparar para o suspiro final. Sempre escutei relatos de familiares e amigos dos já falecidos de mudanças no comportamento nas pessoas que em momentos que antecederam sua morte, agora são entendidas ou comparadas. Eu também senti na pele um fato semelhante ao que vou lhes relatar. Minha querida mãe Helena, que havia se safado milagrosamente de um infarto agudo, que danificou mais da metade do seu coração, como por um milagre, sobreviveu na UTI e acabou depois de uma semana, saindo da unidade intensiva e voltado para sua adorável casa. Passados dois ou três dias, em franca recuperação, me pediu para levá-la ao banco, em mais alguns lugares e ao laboratório para dar sequência nos seus infindáveis exames. Pacientemente a levei a todos os lugares que havia me pedido e, ao chegarmos a casa, ela encontrou seu vizinho de longa data, que caminhava nas proximidades, Arnoldo Bohnen (in memoriam).

*Bruno Marcos Radunz é administrador de empresas, palestrante e escritor. E-mail: brunoradunz@ ibest.com.br

Minha mãe, radiante, conversou por vários minutos com ele, seu vizinho de muro, com quem em companhia do meu saudoso pai, por mais de trinta anos conviveram em perfeita harmonia. Notei que ela se despedira dele por duas ou três vezes. Depois disso, rumou para a casa do vizinho de baixo, Paulo, onde brincou demoradamente com os cachorros que ela nutria muito carinho, inclusive “conversava” com eles. Eu fiquei perto do meu carro, olhando, com a maior alegria, agradecendo a Deus por ela ter sobrevivido, por Ele ter praticado um verdadeiro milagre em nossas vidas, movido pela fé inabalável que minha mãe tinha em Deus. Aguardei ela se deslocar até nossa casa, caminhava com certa dificuldade, mas estava muito feliz, olhava com muito carinho suas lindas flores, centenas delas, que eu me esforçara e muito para cuidá-las enquanto a mesma estava enferma. Quando foi entrar na casa, olhou para trás, para mim, e me abanou, como querendo dizer alguma coisa. Ela não tinha o hábito de abanar e eu não tinha o hábito de ficar esperando ela entrar... Foi a última vez que eu vi minha querida mãezinha com vida. Hoje só a vejo nos sonhos, que muitas vezes são em preto e branco, que não têm sentido, que me deixam extremamente abatido quando acordo, e percebo que não a tenho mais perto de mim. Ela faleceu algumas horas depois. Estava em companhia de uma enfermeira e de sua inseparável amiga Clair, que tentaram acudir, mas nada mais havia a ser feito. Partia naquele instante uma mãe inigualável, de um coração enorme, de religiosidade aflorada, de honestidade e humildade a toda prova, batalhadora, uma heroína para mim. Foi o dia mais triste da minha vida... Passados alguns dias, comecei a remexer suas coisas. Também achei sua Bíblia, que ela lia todas as noites antes de dormir, desde que eu me conheço por gente. Fiz questão de abrir na página que ela estava lendo, e que assunto abordava...Para minha surpresa, para minha emoção, o marcador de páginas, feito de crochê e em forma de cruz repousava brandamente na página que dizia assim: ORAÇÃO DE DESPEDIDA! Naquele momento chorei as últimas lágrimas que havia em meus olhos, pois um verdadeiro rio havia corrido no dia do seu passamento. Ela havia descoberto que aquele seria o seu último dia.


Opinião

Versões - Junho 2020

3


Diretoria da Acit recebe representantes do OST

Diretores do Observatório Social de Toledo (OST) fizeram visita de cortesia à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em maio. O grupo foi recebido pelo presidente da entidade, Claudenir Machado, além de diretores e equipe de executivos. A presidente do OST, Ruth Winterkorn, o vice-presidente Carlos Rocha e o diretor financeiro, Luiz Souza, fizeram um relato das ações que a instituição tem desenvolvido e sobre as atividades planejadas para este ano. Discutiram também os projetos futuros em parceria com a Acit. Participaram da reunião o diretor Institucional da Acit, Diego Bonaldo, a diretora de Comércio, Francielle Rezzadori de Souza, além do gerente Marcel Sarturi e a secretária executiva Jussara Rodrigues. Entre as atividades do OST, fundado em 2008 e que tem a Acit como uma das fundadoras e mantenedoras, está o acompanhamento dos processos licitatórios da administração municipal, tendo em vista um dos princípios do órgão, que é o da transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Mais facilidade para exportar nesse período de pandemia

Criar oportunidades para as empresas paranaenses e facilitar sua inserção no mercado internacional nesses tempos de pandemia e de alta do dólar. Este é motivo que levou a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) a realizar parceria com a Otimiza Brasil, empresa especializada em comércio exterior presente em mais de 80 países. “Em momentos de crise é preciso enxergar as oportunidades e inovar para atender cada vez melhor às necessidades do consumidor”, afirma o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, ao destacar que a parceria com a Otimiza visa assessorar as empresas de ponta a ponta no processo de internacionalização do mercado. O presidente da Otimiza Brasil, Bertrand Dupont, explica que a assessoria visa também o fortalecimento da estrutura financeira das empresas, a formalização de projetos de crescimento e diversificação e comércio internacional,

4

Cidade

Versões - Junho 2020

de maneira que elas encontrem os parceiros certos para que desfrutem de um modelo sustentável de negócios”, destaca.

Potencial exportador “Encontramos no Paraná produtos e empresários muito competitivos, que têm grandes chances de êxito em diferentes mercados internos e no exterior. Além disso, é um Estado com grande afinidade cultural com a Europa, o que facilita as parcerias internacionais para esse continente de forma específica”, explica Dupont.

Sobre a Otimiza A Otimiza Brasil é uma empresa especializada em soluções de eficiência administrativa, consultoria em internacionalização, desenvolvimento e financiamento de projetos. Ela está expandindo sua operação no Paraná por meio de uma parceria com a FACIAP. Fonte: http://www.ippex.com.br


Pesquisa avalia impacto da pandemia nas empresas associadas A ACIT, por meio do Departamento Institucional, realizou pesquisa para avaliar a situação das empresas de Toledo. O intuito foi compreender o impacto da paralisação nas atividades, em decorrência da pandemia do Covid-19. A pesquisa foi realizada no período de 30 de abril a 8 de maio, sendo enviada por e-mail aos associados, com 295 devoluções do questionário. Entre as empresas que responderam, 42,4% são Microempresas; 32,5 % são Empresas de Pequeno Porte (EPP); 15,9% são Microempreendedores Individuais (MEI); 4,4% são empresas de grande porte e 4,4% de médio porte. Destas, 43,7% são do setor de Prestação de Serviços; 41,4% são do setor do Comércio; 8,5% da Indústria; 1,4% do Agronegócio e 5,1% são de segmentos variados. Entre as informações levantadas, está a questão do faturamento nas empresas após a chegada do Covid-19 ao Brasil. Entre elas, 54,9% apontam que o faturamento reduziu consideravelmente; em 16,9% reduziu pouco; em 9,8% , reduziu 100% (pois a empresa ficou parada); 9,5%% das empresas continuam com resultado igual; em 6,4%, aumentou pouco e em 2,4%, houve aumento. Outra questão levanta o risco de as empresas encerrarem as atividades após a ocorrência da pandemia. Entre as empresas pesquisadas, 30,2% afirmam que há pouco risco; para 29,2% das empresas, há médio risco; para 23,1%, não há risco; já 16,6% apontam que há muito risco de fechar e 1,0% encerrou as atividades. Outro dado da pesquisa se refere a demissões. Em 73,9% não houve demis- Diego Bonaldo, Diretor de Relações Institucionais sões; em 22,7% das empresas, houve de 1 a 5 demissões; em 1,7% das empresas, 6 a 10 demissões; em 0,3% houve de 11 a 20 demissões; em 1,0% houve 21 a 35 demissões e 0,3% das empresas pesquisadas aponta que fez de 50 demissões. Entre estas empresas, 44,7% acreditam que não precisará demitir funcionários nos próximos 60 dias; 37,6% devem demitir, se a economia não girar, enquanto 17,6% das empresas apontam que irá demitir. Sobre o acesso a linhas de crédito (empréstimos/financiamentos), 40,3% das empresas pesquisadas indicam que não precisaram de empréstimos; 29,2% vão precisar de empréstimos; 13,2% fez algum empréstimo; 9,5% das empresas fez o pedido mas não foi aprovado, enquanto 7,8% aponta que não vai precisar de empréstimos. As empresas também responderam quanto à inadimplência neste período. Entre estas, 36,3% afirmam que não teve inadimplência; em 28,5% das empresas, o índice foi de até 10%; para 15,3% das empresas, a inadimplência ficou entre 11% a 20%; para 10,5% das empresas, o índice de inadimplência foi de 21% a 30%; e 9,5%, acima de 31%. Quanto a expectativa em relação à economia do município de Toledo após este período, 51,5% das empresas acreditam que irá melhorar; 21,4% avalia que irá piorar; para 12,2% continuará igual; 10,8% das empresas estima que irá melhorar muito, enquanto para 4,1% dos pesquisados acha que irá piorar muito. A pesquisa ainda levantou quais são os principais desafios das empresas para o enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia do Coronavírus. Para 53,9%, os desafios são nos setores de Finanças (Crédito; Fluxo de Caixa, Gestão Financeira); para 17,3%, os desafios estão nas áreas de Marketing e Vendas (Vendas online, Uso das Redes Sociais, Marketing Digital). Já 15,3% das empresas consideram como desafios as Estratégias (como reduzir os impactos do coronavírus; Home Office; Pesquisa), enquanto para 13,6% das empresas, os desafios estão nas áreas de Legislação (Medidas trabalhistas na crise, Impostos/Tributos, Medidas Governamentais). Cidade

Versões - Junho 2020

5


Valdir Antônio Eckstein “Quando você faz o bem a alguém, não espere nada em troca. A recompensa vem quando você menos espera.”

VALDIR ANTÔNIO ECKSTEIN é aqui de Toledo (PR), onde nasceu em 26/10/1962. É casado com Isolde Eckstein, com quem tem os filhos Luan e Luana Eckstein. Luan é advogado e está estudando para prestar concurso público e Luana é jornalista atuante, especialmente nas mídias sociais. Tem uma neta, Antonella e o genro, Hernan. Nesta entrevista, Valdir nos brinda com sua história que se iniciou como empacotador na Loja Gaúcha e hoje é um dos bem sucedidos empresários no ramo de corretagem de seguros em Toledo. Mas é nas causas sociais que Eckstein tem se destacado e é o que vamos relatar. Entrevista concedida ao nosso colaborador Bruno Marcos Radunz.

Versões: Como foi a infância e a adolescência do Valdir Eckstein? R: Na realidade, meus pais moravam em Margarida, pertencente a M.C.Rondon. Meu pai era caminhoneiro e minha mãe sempre vinha junto com ele e com isso nasci aqui em Toledo. Desde cedo as dificuldades apareceram em minha vida. Segundo meus pais, nasci com o peso muito baixo, tanto é que meu nome era para ser Jorge, acabou ficando Valdir Antônio, costume na época em usar o Antônio no nome das crianças que nasciam com alguma problema. Minha infância e adolescência foram normais, vividas em Margarida e aos 12 anos minha família mudou-se para Toledo, onde já nos primeiros dias saí em busca de emprego. Versões: Quais foram suas primeiras atividades profissionais? R: Em Margarida eu era paliteiro de uma cancha de bolão. Além disso vendia doces e cucas para uma panificadora de lá. Quando cheguei em Toledo, arrumei um emprego de empacotador na Loja Gaúcha, gerenciada pelo Sr. Ivo Pegorini. Lá trabalhei por 60 sessenta dias onde tive a oportunidade de trabalhar com a mãe deste que me entrevista, dona Helena, uma grande pessoa. Só que não me acostumava ficar atrás do balcão e saí em busca de algo que fosse mais adequado com minha personalidade. Versões: Até em forma de reconhecimento, qual foi a importância do Sr. Danilo Mattielo em sua vida? R: Fui certo dia conversar com o Sr. Danilo Mattielo na antiga Livrapel, eu sempre fui muito espontâneo e acho que o Sr. Danilo foi com minha “cara”. Comecei a trabalhar com ele como vendedor de jornais e cobrador. Imediatamente me colocou para dentro da loja, para ser caixa e nessa época o Sr. Danilo tinha seis lojas. Tinha livrarias, loja de discos, distribuidora de revistas, loja de materiais de escritório, Eu estudava de manhã e à tarde trabalhava na livraria e a noite cuidava de uma revistaria que atendia até as 22 horas. Passados alguns anos eu fui para o quartel, fiquei 45 dias, porque naquela época chamavam quase todo mundo. Sr. Danilo foi até o quartel e pediu minha baixa, porque precisava de mim e estava sobrando gente para servir no Exército. Eu voltei e reassumi minhas funções, Versões: Surge na sua vida a oportunidade de trabalhar no então Bamerindus? Como foi e de que maneira aconteceu? R: Eu fazia o trabalho de office-boy para o Sr. Danilo e certo dia fui até o então Bamerindus e encontrei o Simplício Royer e o João e eles me perguntaram se eu queria fazer um teste no banco. Disse a eles que sim, mesmo não tendo nem curso de datilografia. Me acertei com Sr. Danilo, a quem tenho muito a agradecer e fui fazer o tal do teste. Lembro que o meu chefe era o Paulo César Torres, ele atendia a agência de Palotina, chamaram ele para um atendimento e eu fiquei lá. O pessoal achava que eu já era funcionário do banco. Lembro que chegou até o balcão de atendimento o Sr. Osvaldo Hoffman, já falecido e eu

6

Entrevista

Versões - Junho 2020


fui até ao encontro dele, pois o conhecia da Agrícola Planalto onde eu ia fazer entregas e cobranças e comecei a conversar com ele. Nisso passou pelo lado um senhor, acompanhado de mais duas pessoas e ficou olhando para mim. Era o Sr. Arnaldo Curioni, um dos diretores do banco. Depois de eu ter atendido o Sr. Osvaldo, o Sr. Arnaldo me chamou e perguntou se eu era o novo auxiliar do Paulo. E eu falei que sim. Ele falou para mim:- Conversei com o Ismael Cadamuro, que era o gerente da agência e disse a ele que você estava contratado e que tinha o perfil do banco. Só que você tem 15 dias para fazer o curso de datilografia. Providenciei o curso e iniciei meus trabalhos naquela instituição que se transformou num grande aprendizado para mim. Versões: Aí foi a porta de entrada para uma nova profissão? R: Sim. Depois de um seis meses, isso é importante contar, recebi um telefonema para ir até Cascavel, que eu iria ser transferido e promovido para assumir a Inspetoria da agência de Marechal Rondon. -Traga seus documentos, sua carteira de motorista e vai assumir a Sucursal, disse o porta-voz. Falei a eles que não sabia nem dirigir. Me deram o prazo de 20 dias para fazer a carteira de motorista...risos...Meu pai tinha um fusquinha, fiz um curso na Auto Escola Prá Frente Brasil, mas não era muito bom de volante não. Fiz a carteira e voltei em Cascavel. Me deram um carro e para vir de Cascavel a Toledo levei uma hora e meia. Depois indo para Rondon, acabei rodando com o carro perto do Aeroporto. Mas nada aconteceu. Chegando na agência, os mais experientes, tirando um sarro de mim, disseram que eu iria continuar fazendo as visitas na região, só que com um motorista junto. Depois de um mês eu já estava melhor no volante, pois atendia diversos agências da região e tive que me virar.

quele tempo eu era adepto do atletismo e treinava bastante. Participei de competições, inclusive. Fiquei cinco anos no Bamerindus. Na sequência a Cotriguaçu abriu uma corretora de seguros e os diretores me convidaram para fazer parte da equipe de trabalho. Lá também fiquei por mais cinco anos. Fiz na seqüencia o curso de corretor e decidi andar pelas próprias pernas, abri minha corretora, a Valdir Seguros que já está no mercado há 28 anos. Nunca tive sócios. Tenho funcionários que estão comigo há mais de 25 anos com muita credibilidade e dedicação. Versões: Como foi que aconteceu sua entrada em clube de serviço? R:Quando eu vim para Toledo, aceitei fazer parte do Grupo de Escoteiros de Toledo, comandado pelo Sr. João Carlos Lichewski, que reside atualmente em Curitiba. Quem me convidou foi o Vilsoní Belotto. Trabalhávamos juntos na distribuição do jornal Folha de Londrina, onde ganhávamos alguns trocados. Fiquei vários anos fazendo parte do Grupo. Com isso foi minha aproximação dos clubes de serviço, aos quais sempre tive muita simpatia. Minha filha participava do Rotaract e foi inclusive premiada com um intercâmbio na Alemanha. Para isso, fui até o Rotary e fiz minha inscrição, isto em 2010. Era o Rotary Clube Toledo Integração. Fui conversar com o Bresolin e o Marino da Coamo que era o Presidente e fui aceito. Lá reencontrei com o Sr. Danilo Mattielo, que nunca teve uma ausência nas reuniões em toda a sua trajetória. Eu nesses dez anos também tenho 100% de presença.

Versões: Qual foi o grande aprendizado no Rotary? R: O Rotary é formado por pessoas que ajudam a sociedade desinteressadamente, são companheiros em todas as ações propostas, ajudam a formar pessoas e consequente um mundo melhor. Aprendemos que ser útil para Versões: Percebestes naquele momento alguém é o grande objetivo da vida. que um novo campo profissional se abria em sua carreira? Versões: No Rotary ocupastes vários carR: Sim. Nessas andanças para Santa Helena gos até tornar-se presidente? conheci a Isolde, que hoje é minha esposa. NaR: Fui Conselheiro, fui Secretário, fui Proto-

colo, enfim, ocupei todos os cargos da diretoria até que em 2015/2016 fui nomeado Presidente do meu clube.Naquela época nosso clube teve a grata satisfação de ser condecorado com Menção Ouro, que é quando o clube atinge todas as metas que são atribuídas a cada gestão, graças ao empenho dos nossos companheiros. Em 2017 fui convidado para ser Governador Assistente, e faz três anos que faço parte da Equipe Distrital. Minha vida no Rotary praticamente é essa. Versões: Um grande movimento fraternal foi posto em prática na sua gestão no período 2015/2016. Pode nos explicar como foi? R: Convidei todos os Presidentes dos Rotary aqui de Toledo para fazermos um trabalho em conjunto (são seis), um projeto que alguns achavam que era loucura, mas que acabou dando muito certo, que foi o do “Lacre Amigo” que visa recolher o lacre das latinhas de bebidas e refrigerantes e com o dinheiro da comercialização começamos a fazer aquisição de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, enfim, auxiliar os mais necessitados. Passados quatro anos, ele virou referência no Distrito, pois várias outros clubes de outras cidades também abraçaram a causa divulgando o projeto. Se tornou referência no Brasil também, mas muito devido a atuação aqui em Toledo, onde o povo é muito fraterno e as pessoas abraçam as causas sociais. Já foram mais de 150 cadeiras de rodas adquiridas com o dinheiro arrecadado. As doações de pessoas de bares, restaurantes trazendo até nós os lacres, é impressionante. Todo mundo conhece o projeto. Então tem valido a pena, pois conseguimos amenizar parte dos problemas de muitas pessoas. E o nosso projeto por quatro anos consecutivos recebe o reconhecimento como o melhor projeto de imagem pública do Rotary. Isso é muito gratificante. Teria muito mais a falar sobre o projeto, mas o que eu posso é agradecer todos os dias às pessoas que têm colaborado com nosso trabalho e a Deus por continuar nos dando saúde para continuarmos.

Entrevista

Versões - Junho 2020

7


Obras na Apac estão na fase final

Edson Carollo, Dra. Luciana do Amaral e o Prefeito Lucio de Marchi

O prefeito do município de Toledo, Lucio de Marchi, o presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Edson Carollo, o ex-presidente, Ramassés Mascarello, o vice-presidente e engenheiro responsável pela obra, Ernani Magnabosco, e juíza Luciana do Amaral Beal visitaram as obras da nova sede da unidade em Toledo. Com recursos da comunidade, a construção, que iniciou em agosto de 2018, está praticamente concluída, faltando apenas itens de segurança, equipamentos e mobília. O Poder Público adquiriu um terreno para a complementação da obra e fez a doação para o Conselho da Comunidade. O Município também realizou o aporte financeiro de até R$ 340 mil para materiais de construção e equipamentos; este em trâmite de processo licitatório. A Apac é a unidade para ressocialização dos detentos. Somente podem cumprir pena no local aqueles que passarem por uma rigorosa seleção e manifestarem interesse em mudar a sua condição de vida. ATENDIMENTOS - De acordo com a juíza, ainda não há previsão para o início dos atendimentos. “Em tempos incertos, é difícil ter uma previsão do início das atividades, mas ‘caminhamos’ para que isto ocorra. O local estando apto ao funcionamento, imediatamente, iniciaremos os trabalhos, para que se cumpra a finalidade da Associação”. Luciana destaca que o benefício maior é para toda a sociedade. “Alguém em cumprimento de pena na Apac, é alguém que não está nas ruas cometendo delitos. Alguém que aceita a metodologia Apac é aquele que rompe com as barreiras da criminalidade e não pretende retornar. Se vidas forem resgatadas, quem ganha com isso é a segurança de toda a população de Toledo e região”.

8

Cidade

Versões - Junho 2020


Live beneficente arrecada alimentos e fraldas geriátricas Iniciando as comemorações dos 20 anos da dupla e hoje banda Walmir & Wanderlei promoveram no Dia das Mães (10 de maio), uma Live Beneficente através do Facebook da dupla, com apoio do Rotary Club de Toledo Integração, JGavião Creativefilms e Quality Audiovisual, que ultrapassou a 100 mil visualizações. O show foi na varanda do quintal da residência do Wanderlei e a solidariedade foi a mesma dos 20 anos de carreira. O show teve a duração de mais de três horas e no final da Live teve uma arrecadação de mais de duas toneladas de alimentos. Diante do maior desafio do setor de eventos e shows causado pela Pandemia Covid-19, a dupla fez questão de produzir esta Live, e outras mais virão por aí, que vão compor a comemoração dos 20 anos de carreira. Algumas surpresas ainda serão reveladas aos fãs que acompanham o trabalho dos artistas e aos parceiros que permitiram que a caminhada fosse de muito amor e sucesso. Reconhecidos pela identidade única e por apresentações emocionantes, Walmir & Wanderley encontraram no Rotary Clube de Toledo Integração um grande parceiro para a realização do projeto que teve como objetivo arrecadar alimentos para

três entidades sociais de Toledo. O APA/Lar dos Idosos, Casa de Maria e Embaixada Solidária. Todas reconhecidas pelo trabalho realizado em Toledo. O Rotary Clube Toledo de Toledo Integração foi o responsável pela centralização das doações e pela divisão, mostrando mais uma vez seu organizado e importante trabalho em Toledo. Muitos dos internautas acompanharam o show da dupla eram de outros países, como Senegal, Haiti, Holanda, Portugal, EUA, Italia, Inglaterra e Argentina. Além de participações especiais, como do jovem Hugo Mendes, um show na bateria do talentoso Baíko, uma prece feita pelo Frei Amarildo, lembrou a todos da necessidade de confiar em Deus e ter a certeza que mesmo os momentos difíceis passam e que merecem ser encarados como uma oportunidade de fazer o bem e aprimorar nossa relação com o céu e com o próximo. A aceitação da população que acompanhou a live foi espetacular, uma vez que no final houve uma arrecadação de 6 mil e 80 reais em depósitos bancários, mais 150 quilos de alimentos diversos, 114 fraldas geriátricas e mais 24 cestas básicas de diferente pesos e valores. A destinação final das doações ficou assim dividida:

APAR-Lar dos Idosos recebeu aproximadamente 250 fraldas geriátricas

Casa de Maria recebeu a doação de aproximadamente 50 cestas básicas

Embaixada Solidária recebeu a doação de aproximadamente 50 cestas básicas

APA Lar dos Idosos A coordenadora do Lar dos Idosos – APA, Ester Rossol, recepcionou a dupla Walmir e Wanderlei e os rotarianos do Integração, e agradeceu a doação que somou aproximadamente 250 fraldas geriátricas, frutos das doações no valor de dois mil reais convertidos; Casa de Maria e Embaixada Solidária Na Casa de Maria o grupo foi recepcionado pela coordenadora Maria Ines Manica e pelo Padre Hélio Bamberg, e na Embaixada Solidária a recepção foi pela coordenadora do projeto, Edna Nunes. As duas entidades reeberam aproximadamente 50 cestas básicas cada uma. O valor foi o equivalente a dois mil e 40 Reais, mais as cestas básicas recebidas alem de 75 quilos de alimentos diversos, para cada entidade. Aqui ressaltamos a participação do Supermercado Primato, que a cada quatro cestas adquiridas, fez a doação de uma, fazendo com que ampliasse o numero final de cestas básicas doadas. A dupla Walmir & Wanderlei e Banda, bem como o Rotary Club de Toledo Integração, através do seu presidente, José Mario Schmidt, agradecem a todas pessoas que contribuíram com as doações, bem como com as pessoas que acessaram a Live no dia 10 de maio. Aguardem, pois mesmo estando todos nós num momento difícil, onde toda população está preocupada com a pandemia do Covid-19, novas promoções virão, tanto por conta da dupla Walmir e Wanderlei, como do Rotary Club de Toledo Integração.

aditivos para produção animal

safeeds.com.br

Rotary

Versões - Junho 2020

9


Caps-i e Guarda Municipal de Toledo recebem termômetros do Rotary

10

Rotary

Versões - Junho 2020

O combate ao novo coronavírus recebeu reforços importantes. O Rotary Club de Toledo doou dois termômetros infravermelhos, um para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i) e outro para a Guarda Municipal de Toledo. O equipamento ajuda a detectar rapidamente situações de febre, um dos principais sintomas da Covid-19. Segundo a enfermeira responsável pelo Caps-i, Alana Silva, os termômetros auxiliam no trabalho realizado pelo órgão. “O equipamento convencional leva de dois a cinco minutos para apresentar a temperatura de quem estamos atendendo. Agora isso será feito de forma instantânea, fazendo uma triagem precoce, impedindo que esta pessoa contamine outros pacientes e nossos profissionais”, pontua. “Isso também vai nos ajudar depois que esta pandemia passar, ainda mais em casos em que as crianças estão agitadas ou que se recusam ao contato direto, como as autistas. Como a leitura deste aparelho é muito boa, conseguiremos ter informação fiel de uma maneira descomplicada, seguindo as instruções do fabricante”, descreve. A coordenadora do Caps-i, Paula Daniele Lopes, explica que a doação do Rotary Club se deu num momento em que a equipe, composta por 18 profissionais, percebeu a necessidade do uso do aparelho nos serviços prestados. “Sempre que chegarem às nossas dependências internas, colaboradores e pacientes terão sua temperatura aferida rapidamente, o que só foi possível graças à ação dos nossos amigos rotarianos que prontamente se mobilizaram para nos doarem este aparelho”, relata. “Para atender as orientações das autoridades de saúde, reduzimos nossos atendimentos a cerca de 20 usuários por dia, priorizando aqueles que estão em situação de urgência e/ou risco iminente à vida. Mesmo num momento de pandemia, estamos realizando a intervenção imediata e fazendo o acompanhamento presencial destas crianças e adolescentes com transtorno mental severo e persistente em nosso espaço”, observa. O secretário de Segurança e Trânsito, Oscar Francisco Monteiro da Silva, entende que os termômetros infravermelhos são importantes ferramentas no trabalho de combate à Covid-19 em Toledo. “Onde houver situações de filas e aglomerações, vamos usar estes aparelhos para medir a temperatura das pessoas e, assim, darmos nossa contribuição às autoridades de saúde que lutam incessantemente contra o novo coronavírus”, analisa. “Em cada troca de turno também vamos usar este aparelho para avaliar se nossos agentes não vieram trabalhar com febre. É uma forma de nos proteger e, consequentemente, proteger toda a comunidade, pois se um guarda municipal ficar afastado por causa desta ou outras doenças respiratórias ele fará falta na sua missão de zelar pela segurança dos cidadãos toledanos”, destaca. Membro do Conselho Diretor do Rotary Club, Airton Pitta, vê nesta doação um pequeno gesto que se traduzirá em grandes melhorias. “Nossa entidade sempre foi parceira do Caps-i e sabíamos que a equipe tinha grandes dificuldades em medir a temperatura de crianças autistas. A necessidade de se ter um termômetro infravermelho foi reforçada pela chegada da pandemia e este aparelho protegerá todos os que trabalham e usam os serviços deste órgão”, salienta. “Tal proteção entre os agentes da guarda municipal, que estão atendendo ocorrências em diversas regiões da cidade, é primordial para Toledo”, avalia.


Reunião on-line empossa nova sócia Em tempos de pandemia, devido ao Covid-19, tudo tem se tornado diferente. E para os clubes de serviço não é diferente. Prova disso foi a reunião on-line promovida na noite de 27 de maio, quando o Rotary Club de Toledo Aliança promoveu a posse de uma nova sócia junto ao quadro social do clube. Sob a presidência de Cynthia Maria Hammerschmidt Muhlbeier, a reunião contou com a participação da Governadora do Distrito 4640 do Rotary Internacional, Maria Goreti Oliveira de Azevedo, do A presidente do RCT Aliança, Cynthia, com a nova sócia Rosi Governador Assistente da governadoria, da Área 4 do Distrito, Jairo Zeni, e dos sócios do clube. Com cada um em sua casa a reunião teve dois momentos especiais. No primeiro momento a posse de Rosilda Salete Bet Colpo, tendo como madrinha a rotariana Marlene Hickmann. Já no segundo momento o Rotary Club de Toledo Aliança, através da Comissão de Projetos e Prestação de Serviços, homenageou o rotariano Dilso José Colpo, por sua reconhecida ação perante a comunidade tanto em sua vida pessoal, social e profissional e acima de tudo por carregar e divulgar honrada- A madrinha, Marlene, entrega o kit de mente a imagem de Rotary. instruções a nova sócia Rosi

Momento da reunião on-line

Rotary

Versões - Junho 2020

11


Biopark recebe empresa que atua com análises agroambientais A agricultura 4.0 tem estimulado o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação no campo, prova disso é o crescimento de empresas com esse foco. No Biopark, o número de empresas voltadas ao agro também tem crescido, sendo que a mais nova a integrar o Ecossistema é a PrimorLab - Análises Agroambientais. Desde 2018 no mercado, a empresa atua com análises agronômicas e ambientais em solo, tecido vegetal, fertilizantes orgânicos, fungos, nematóides (vermes), entre outros. Com análises assertivas, o produtor rural pode tomar decisões mais concretas, como por exemplo, na aplicação de defensivos. Além disso, análises como as de solo, são imprescindíveis para o produtor rural entender o nível de fertilidade do mesmo, e como agir para melhorar sua eficiência. Tendo o laboratório sede em Assis Chateaubriand, a PrimorLab possui entre seus diferenciais a atuação de uma equipe interdisciplinar que começa pelos sócios, o engenheiro químico, Gustavo Devequi Siloti, o engenheiro agrônomo, Jucenei Frandoloso e biólogo Jeferson Klein. Recentemente, a PrimorLab também recebeu certificado de excelência em análises de solo pela Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicos (CELA-PR), Instituição ligada à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Hoje são realizadas também análises em outros estados, como

Os sócios Jucenei Frandoloso, Gustavo Devequi Siloti e Jeferson Klein

Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, e já iniciaram análises internacionais. A história da empresa começou pela ligação de um dos fundadores com o campo. “Venho de uma família de produtores e sempre fui incentivado pelo meu avô a estudar e aprender. Fiz Engenharia Química, e o laboratório seria uma oportunidade para aplicar esse conhecimento. Conheci o professor Jeferson no estágio e o professor Nei na pós-graduação em solos, conversando chegamos à conclusão que valia muito a pena abrir o laboratório devido à demanda e necessidade da região”, explica Gustavo. Sempre atentos à inovação, ao conhecer o Bio-

park viram uma grande oportunidade de crescimento. “A entrada no Biopark representa um ambiente para inovar e crescer. Estamos bem otimistas, sonhando alto. Assim como o Biopark, estamos sempre nos atualizando para oferecer o que há de mais novo para o produtor rural. O Biopark é fantástico, é muito bom ver como funciona essa sinergia entre as empresas. Acreditamos muito nesse projeto e em como ele pode contribuir com o nosso crescimento”, explica Gustavo. Além disso, com a entrada no Biopark, a PrimorLab irá ampliar a atuação com análises biológicas, que podem tornar-se indicadores importantes sobre a qualidade do solo, a partir dos microrganismos presentes neles. “Hoje, além das análises químicas e físicas dos solos, nós estamos investindo muito no que é a tendência nacional, que são as análises biológicas, também conhecidas como enzimas do solo. Grande parte das respostas também vem por causa dos microrganismos, então um dos nossos diferenciais são os avanços do laboratório nessa linha. E agora, dentro do Biopark, acreditamos que teremos um grande diferencial para o nosso crescimento”, explica Jeferson.

Live do Bem O Projeto Pequeno Amor vem a publico demonstrar gratidão pelas doações durante a Live do Bem, que ocorreu em duas noites: 15 e 16 de maio. O valor arrecadado foi de R$ 14.931,00. Importância essa que contribui em muito na meta anual do projeto que assiste a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. A UTI atende bebês prematuros dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. Modernizar a UTI significa oferecer um atendimento de maior qualidade, aumentar as chances de sobrevivência dos recém-nascidos e menos sequelas, o que impacta a rotina de toda família desses bebês. A organização do evento por parte do Jornal do Oeste e do Empório Santa Maria foi impecável, com uma estrutura profissional montada para entreter o público, com shows da Banda Jam Session na primeira noite e na segunda noite com a Banda Dr. Drake, além do trio composto pelo sanfoneiro Beto, Dr. Roberto e pelo Emanuel Ansolin. A participação das empresas nas doações foi outro show a parte. Além de grande contribuição dos voluntários e da sociedade em geral. A próxima ação do Projeto será a venda de blocos de anotação e em sequência a venda dos vinhos. Tudo será informado nas redes sociais do projeto e através dos voluntários e da imprensa. Está no planejamento também para o final do ano a realização da ação em parceria com o Bob’s e mais uma ação de venda de brigadeiros. A doação de fraldas RN, lenços e shampoos neutros para a UTI são sempre bem vindos e podem ser deixados no Jornal do Oeste ou nas lojas do Núcleo de Moda de Toledo, que são: Fiore Atelier, Di Bambini Store, Arezzo, Karoline Hoffman imagem e estilo e Viella Fashion Moda Gestante. Para acompanhar as ações do Projeto fale com os voluntários ou por meio das redes oficiais do projeto no Facebook: facebook.com/projetopequenoamor e também pelo Instagram: @ projetopequenoamor.

12

Cidade

Versões - Junho 2020


CEEBJA recebe doação de Lousa Digital Um projeto do Rotary Club de Toledo Integração, através do Distrito 4640 e da Fundação Rotária, adquiriu e doou ao Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Toledo, uma lousa digital para auxiliar e estimular o aprendizado de alunos no processo de alfabetização, sendo o público alvo crianças com deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência mental, pessoas de nacionalidade estrangeira (senegaleses, venezuelanos e haitianos), também pessoas já adultas, que não foram alfabetizadas. As crianças envolvidas neste processo tem idade de sete meses a 12 anos de idade. O valor do projeto envolveu a quantia de R$ 6.184,00, sendo R$ 5.455,00 oriundos do Distrito 4640 do Rotary Internacional/Fundação Rotária e R$ 729,00 do Rotary Club de Toledo Integração, e foram adquiridos e doados um Kit Som hayonik amplificador bluetooth 2cxs, uma Lousa interativa trace board 88 polegadas, um suporte Lousa trace board, um Projetor multimídia Benq MS 550 e 10 metros de Cabo HDMI. No momento da entrega oficial dos equipamentos estiveram representando o Rotary Club de Toledo Integração o presidente do clube, José Mario

Schmidt, o Presidente da Comissão da Fundação Rotária do Rotary Club de Toledo Integração, Sebastião Luis da Silva, e o futuro Presidente do RCT Integração, Gestão 2020/2021, Nelson Engelmann. Já o CEEBJA foi representando pelo diretor Aparecido Mendes Cardoso e por professores das entidades educacionais.

Projeto Distrital O projeto Distrital executado pelo Rotary Club de Toledo Integração, cuja doação dos equipamentos foi concedida ao CEEBJA e a EJA, é resultado do Fundo de Doações da Fundação Rotária, administrado pelo Distrito 4640 do Rotary Internacional, onde o clube local está inserido. A área de enfoque do projeto é para Educação Básica e Alfabetização (Fornecimento de Tecnologia), cujo atendimento direto será para aproximadamente 130 alunos matriculados e, indiretamente, mais de 240 pessoas (familiares). O Rotary Internacional tem na presidência Mark Daniel Maloney, o Distrito 4640 do RI tem como Governadora Maria Goreti Oliveira de Azevedo, e Nevio Urio como Presidente Distrital da Comissão da Fundação Rotária.

Integrantes do RCT Integração e professores do CEEBJA

Momento em que a placa do projeto é fixada na entrada da sala de aula

Placa identificando o Projeto Distrital do Rotary Professor utilizando a louça para aula

Roary

Versões - Junho 2020

13


Doação de sangue Como doar, quem pode doar, impedimentos O que é a doação de sangue? A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Vidas dependem de você!

preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: - Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. - Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas. - Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. - Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. - A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher. - O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; - Amamentação: até 12 meses após o parto; - Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; - Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); - Extração dentária: 72 horas; - Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; - Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; - Transfusão de sangue: 1 ano; - Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; - Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; - Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Quais são os impedimentos definitivos para doar Quais são os impedimentos temporários para doar sangue? sangue? - Ter passado por um quadro de hepatite após os - Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o 11 anos de idade; Quais são os requisitos para doação de sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos desaparecimento dos sintomas; - Evidência clínica ou laboratorial das seguintes e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é - Período gestacional; doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus -HTLV I e II e Doença de Chagas; - Uso de drogas ilícitas injetáveis; - Malária Como doar sangue? Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar embuído pelo desejo de ajudar o próximo.

14

Saúde

Versões - Junho 2020

Qual o intervalo entre doações de sangue? Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.


Qual a quantidade de sangue doado? Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Quais são os cuidados pós-doação de sangue? Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como: - Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. - Aumente a ingestão de líquidos (água). - Não fume por 2 horas. - Evite bebidas alcoólicas por 12 horas. - Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas. - Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho. - Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação de sangue. Quem doa sangue para quem?

Pode doar para:

Pode receber doação de:

Sangue tipoA+

AB+ e A+

A+, A-, O+ e O-

Sangue tipo A-

A+, A-, AB+ e AB-

A- e O-

Sangue tipo B+

B+ e AB+

B+, B-, O+ e O-

Sangue tipo B-

B+, B-, AB+ e AB-

B- e O-

Sangue tipo AB+

AB+

A+, B+, O+, AB+, A-, B-, Oe AB- (todos)

Sangue tipo AB-

AB+ e AB-

A-, B-, O- e AB-

Sangue tipo O+

A+, B+, O+ e AB+

O+ e O-

Sangue tipo O-

A+, B+, O+, AB+, A-, B-, Oe AB- (todos)

OSaúde

Versões - Junho 2020

15


Obesidade e Covid-19, onde as pandemias se encontram A pandemia da Covid-19 desafia os sistemas de saúde do mundo todo. De acordo com os últimos relatos do governo britânico, parece haver uma relação importante entre as formas mais graves da infecção pelo coronavírus e outra doença pandêmica, de alta prevalência na maioria dos países, a obesidade. Doença crônica, progressiva e recidivante, ela atinge 600 milhões de adultos e 100 milhões de crianças ao redor do mundo, causando 4 milhões de mortes por ano. No Brasil, já acomete um em cada cinco habitantes, sendo que mais da metade da população está acima do peso normal. A relação entre as duas doenças passou despercebida no início da epidemia, provavelmente por ser a obesidade muito menos prevalente na China que em países como o Reino Unido e os Estados Unidos. Vários fatores aumentam o risco de pessoas com obesidade diante do novo coronavírus. O excesso de peso tem grande relação com outras doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, ambas muito frequentes entre pacientes com a forma mais grave de Covid-19. Além disso, sabemos que indivíduos obesos, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg/ m2, são mais vulneráveis às complicações da gripe comum, além de terem uma proteção diminuída contra o vírus influenza, mesmo quando vacinados. Calcula-se que 5% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus vão precisar de terapia intensiva (UTI), situação que agrava o desafio do paciente com obesidade grave. Faltam nos hospitais leitos apropriados para essa população, a intubação é mais difícil e frequentemente não estão disponíveis aparelhos de imagem que comportem pessoas muito pesadas. Por tudo isso, vários especialistas já consideram a obesidade uma condição de risco para a Covid-19, ao lado do diabetes e da pressão alta. Fora das unidades de terapia intensiva, a pandemia do novo coronavírus traz outros desafios a quem

16

Saúde

Versões - Junho 2020

Especialistas alertam para o maior risco de complicações pelo coronavírus em pessoas acima do peso e refletem sobre o impacto da epidemia sobre a obesidade

está muito acima do peso. A Federação Mundial de Obesidade já emitiu um alerta sobre as medidas de isolamento social impostas na maioria dos países. Apesar de necessárias, são mais uma causa de preocupação para esse grupo de pessoas, que já convive com sérios problemas de estigmatização social e alta prevalência de depressão. Mais do que nunca, os profissionais de saúde e gestores devem estar atentos ao combate à discriminação e ao preconceito que a sociedade impõe aos cidadãos com obesidade. Outra potencial ameaça de agravamento dos problemas de peso é a tendência que já se começa a observar de aumento do sedentarismo e maior procura por produtos não perecíveis, como alimentos industrializados, em detrimento de frutas, verduras e legu-

mes. Se tal comportamento perdurar por um longo período, pode dificultar o controle do peso por pessoas mais vulneráveis. Em resumo, a realidade é que estamos diante de duas epidemias globais extremamente desafiadoras, que começam a colidir nas unidades de terapia intensiva e nos lares em confinamento ao redor do mundo. Fonte: saúde.abril.com.br – por: Dr. Walmir Ferreira Coutinho é endocrinologista, diretor do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e ex-presidente da Federação Mundial de Obesidade ** Dra. Rocio Coletta é endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk no Brasil


Endoscopia A endoscopia é um exame muito usado no diagnóstico de doenças frequentes do trato digestivo, como gastrite e refluxo. Conheça o preparo e recomendações.

PARA QUE SERVE A ENDOSCOPIA A endoscopia é capaz de identificar sinais de uma série de doenças muito comuns do trato digestivo, como gastrites, esofagites e refluxo gastroesofágico, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago.

Indivíduos com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso que persistem por mais de uma semana podem ter indicação para fazer o exame. A endoscopia também pode ser indicada como forma de detectar tumores precocemente, em especial os de esôfago e de estômago. De acordo com fatores de risco (como esôfago de Barrett ou presença de casos de câncer gástrico na família, por exemplo), o oncologista pode indicar a realização do exame com determinada frequência.

e tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame (cerca de 15 minutos). Durante todo o período, a oxigenação e a frequência cardíaca são monitoradas. Após a anestesia, o médico endoscopista introduz o endoscópio, um tubo flexível com uma câmera e iluminação na ponta, pela garganta. O instrumento traz em um monitor imagens em tempo real do aparelho digestivo do paciente. Do início ao fim, o indivíduo recebe monitoramento cardíaco e fica conectado a uma fonte de oxigênio. Enquanto o especialista conduz o endoscópio pelo trato digestivo, ele analisa as condições dos tecidos, tira fotos para análise posterior e pode inclusive remover, com o próprio endoscópio, pólipos ou material para biópsia, caso note algo que mereça investigação.

QUAL É O PREPARO PARA FAZER ENDOSCOPIA?

COMO É O PÓS DA ENDOSCOPIA

QUANDO E QUEM DEVE FAZER ENDOSCOPIA?

O paciente precisa estar em jejum de 8 a 12 horas (inclusive de água) e consumir no dia anterior somente alimentos leves, de rápida digestão, preferencialmente líquidos ou pastosos, como sopas e caldos. Lembre-se de pedir a alguém maior de 18 anos que o acompanhe, pois não é permitido fazer o exame sozinho. Logo antes do procedimento é fornecida uma solução com medicamento para eliminar gases e bolhas que podem atrapalhar o procedimento. Já na maca, é colocada uma espécie de máscara que mantém a boca do paciente aberta para que o procedimento possa ser realizado.

Por conta da sedação, é normal se sentir “grogue” nas horas imediatamente após o exame. Logo que sai da maca, o paciente é encaminhado para uma sala onde permanece por alguns minutos (de 15 a 30), até que passe o efeito mais intenso da sedação. Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas. COMO É FEITA A ENDOSCOPIA Também é normal sentir um leve desconforto na O exame às vezes desperta algum temor nos pa- garganta após o exame. cientes por conta da sedação que é utilizada, mas é importante destacar que ela é administrada na veia Fonte: drauziovarella.uol.com.br Saúde

Versões - Junho 2020

17


Especial Mãe by Rafaela Brustolin Hellmann com as filhas Maria Cecília e Alice Maria. Fotos:Néia Holdefer - Studio da Imagem Maquiagem: Bruna Andrighetto MakeUp

Especial Mãe by Juliana e Valentina Lopes Fotos:Néia Holdefer - Studio da Imagem Vestem: Loja Argenta, Daniela Tombini e FeeSleepwear Acessórios: Loja Argenta Casa, Carmen Steffens Toledo, Ótica Aguiar, Loja Peregrino e SSD Informática Alimentos: Armazém Fit Store Toledo Maquiagem:GracielliDreschMakeUp Cabelo: Renata Soares Produção:MonJourCoiffure Cosméticos:Spaço da Beleza Cosméticos

18

Social

Versões - Junho 2020

Especial Mãe com Rosa Maria Drum Gass e a sua filha Marcela Luiza.

Fotos:Néia Holdefer - Studio da Imagem Maquiagem: Bruna Andrighetto MakeUp


Misturas para bolos Coamo Linha Fácil Foram lançados recentemente, quatro novos sabores de misturas para bolos da marca Coamo Linha Fácil: fubá, neutro, cenoura e milho cremoso. Os novos produtos chegaram aos pontos de vendas com novo layout, e para acompanhar a transformação, os demais bolos da linha – chocolate, pão de ló, baunilha, laranja, aipim e coco – também foram renovados e estão com o visual já consagrado e com mais destaque nas gôndolas dos supermercados. As novas embalagens serão trocadas, gradualmente, conforme os estoques forem renovados. As misturas de bolos da marca Coamo Linha Fácil trazem o verdadeiro sabor do bolo caseiro, com o conceito simples e

prático que já conquistou milhares de clientes e consumidores. Para preparar um bolo delicioso é preciso adicionar apenas ovos e leite às pré-misturas da Coamo. “Nossos clientes e consumidores aprovam e elogiam nossas Misturas de Bolos, tanto que recentemente lançamos mais sabores, totalizando um portfólio com 10 sabores. Estamos sempre atentos às tendências de mercado e, por isso, investimos em pesquisas e desenvolvimento para atender as necessidades do nosso consumidor”, afirma o gerente Comercial dos Alimentos Coamo, Wagner Schneider. Os Alimentos Coamo são fruto do trabalho que começa nos campos dos mais de 29 mil associados da Coamo e,

por esta razão, o diretor Industrial da Coamo, Divaldo Corrêa, acrescenta que a origem é outro diferencial de toda a linha de alimentos da cooperativa. “No campo começa a cadeia produtiva dos alimentos, com segurança e dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelas certificações, por isso, os Alimentos Coamo têm origem, já que a matéria-prima é produzida pelos donos da Coamo. É um trabalho focado na produção da matéria-prima, no processo industrial, no cliente e no consumidor, para entregar um produto diferenciado com qualidade e sabor, que diariamente surpreende os consumidores.”

Hospital Bom Jesus conta com um novo tomógrafo Uma boa notícia para os moradores de Toledo e região: um novíssimo tomógrafo já está em operação, trazendo mais qualidade de imagem nos exames. Adquirido através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 915.600,00, indicada em 2018, pelo então deputado Dilceu Sperafico, e inserida em 2019 pelo deputado Schiavinato, o novo aparelho de tomografia computadorizada de 16 canais garante mais tecnologia, qualidade, precisão e agilidade nos exames. Capaz de detectar mínimas alterações em ossos, tecidos e órgãos, o equipamento entrou em operação na última semana de maio deste ano, aprimorando ainda mais a qualidade da assistência oferecida pela HOESP/Hospital Bom Jesus.

Social

Versões - Junho 2020

19


Dreams Park Show destinará parte do valor do ingresso a entidades sociais Com o slogan “Compre Agora e Use Quando Quiser”, o Complexo Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, destinará parte do valor do ingresso vendido até 10 de junho para entidades sociais da cidade. A proposta é estimular as vendas e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas que estão precisando de alimentos, medicamentos, máscaras, álcool gel e produtos de higiene pessoal. “Sabemos que muitas famílias, inclusive as vizinhas ao nosso complexo, estão precisando de um apoio. Então decidimos destinar parte do valor dos ingressos para atender a comunidade”, explicou a gerente Comercial do Dreams, Paula Haito.

Foz do Iguaçu terá o primeiro cine drive-in

Em junho, Foz do Iguaçu terá o primeiro cine drive-in, estilo que certamente você já viu em algum filme, principalmente em cinema de época. Agora, com a pandemia e a exigência de um distanciamento social, o modelo de assistir filmes de dentro do próprio carro será uma opção de lazer na cidade. A venda de ingressos deve começar em breve e será toda coordenada pelo VisitIguassu em uma parceria com o Cataratas JL Shopping com o Cine Cataratas, na exibição dos filmes, e apoio do Recanto Cataratas Hotel, local onde será Reabertura A previsão é que o complexo, que conta com seis atrativos: montada a estrutura. O estilo cine drive-in, apesar de ter ganho fama atraMuseu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Dreams Ice Bar (Bar de Gelo) e Dino Adventure, reabra suas vés dos filmes americanos, foi criado há mais de um séportas em junho, mês em que completa seis anos. culo na cidade de LasCruces, México. Mas foi em 1933 ofi“Estamos ansiosos com a retomada do turismo na nossa cialmente patenteada, quando, após muitos testes em seu cidade. Inclusive, estamos preparando uma série de novidades quintal, o magnata Richard Hollingshead Jr. abriu o seu pripara oferecer alegria e entretenimento aos nossos visitantes”, meiro cinema, na cidade de Nova Jersey. Aos poucos a práadiantou Paula. O parque está fechado desde 18 de março detica foi se popularizando, atingindo o seu auge entre as dévido à pandemia do novo coronavírus. Entre as novidades estão novos personagens do Museu cadas de 50 e 60, quando somente nos EUA, havia mais de de Cera, novos carros para serem pilotados no Super Carros e 4 mil cinemas drive-ins, a maioria em áreas rurais. No Brasil, as novas esculturas do Bar de Gelo. Um cisne gigante todo em o Cine Drive-in de Brasília é o único em funcionamento no país desde 1973, até hoje. gelo cristalino será uma das atrações principais do espalho.

20

Social

Versões - Junho 2020

Iguaçu Cine Drive-in O estilo voltou a ser opção com a necessidade de distanciamento social. Cidades como Curitiba e até nossa vizinha Ciudaddel Este, já promoveram a experiência como atividade de entretenimento voltado à população. Em Foz do Iguaçu, a primeira sessão tem data prevista para a primeira quinzena de junho, com dois horários diários e com capacidade para aproximadamente 150 veículos, o que pode gerar um público de 600 pessoas por sessão. A iniciativa é do VisitIguassu e visa, além de levar um pouco de lazer e diversão à população, gerar receita para a entidade e manter o trabalho de promoção turística. “O Visit é uma entidade sem fins lucrativos e com as mudanças provocadas pela Covid-19, está sem fonte de renda para manter os trabalhos de promoção, captação de eventos e capacitações já há dois meses. A ação também prevê uma ação social cuja arrecadação será definida junto aos parceiros”, comenta a Diretora Executiva da entidade, Cristiane Santos. A ação também o apoio e suporte da Secretaria Municipal de Turismo que orientará na tomada de todas as medidas de prevenção e segurança em relação à Covid-19.


Colaboradores da Prati-Donaduzzi arrecadam agasalhos

Marca carioca cria camisas com estampas divertidas

Foram montadas araras com as doações e os colaboradores puderam escolher os itens desejados. Foto: Igor Baggio Anualmente a Prati-Donaduzzi realiza uma de suas tradicionais ações sociais: a campanha do agasalho. Este ano, o projeto ganhou ainda mais força, pelo momento difícil com a pandemia. É nesta hora que o amor ao próximo fala mais alto. A ação ganhou o nome “Cabide Solidário” e foi diferenciada. Após a arrecadação de roupas, cobertores, sapatos entre outros artigos, foram montadas araras com as doações e os colaboradores puderam escolher os itens desejados. Toda a logística da campanha atendeu as normas de prevenção dos órgãos de saúde. A organização do projeto foi realizada pelo setor de Responsabilidade Social e pelo Grupo de Voluntariado da Prati-Donaduzzi. Nesta edição foram arrecadados mais de cinco mil itens. “Em menos de sete dias tivemos esse resultado. Isso nos enche de orgulho, pois mostra que os nossos colaboradores são solidários com o próximo. Só temos a agradecer”, destaca a coordenadora do Grupo de Voluntariado, Ro-

A AV (Alexandre Vitalino) criou uma coleção de T-Shirt que está fazendo sucesso no Rio de Janeiro, em meio a várias estampas algumas bem divertidas estão caiando na graça do consumidor. As mais pedidas são as camisetas como a da ícone do cinema mundial Marlyn Monroe que usa uma máscara super fashion, e a estampa do Mickey Mouse que também está enfrentando a quarentena de máscara. A ideia é divertir o público com a camisas no tempo que o dia dia está sendo bem complicado. “Queremos trazer um pouco de alegria para todos”, ressaltam os sócios da marca Alexandre Vitalino e Gustavo Arona que também é diretor de estilo da marca. Além disso, toda camisa vendida, será comprado 1k de alimento, para doações a famílias necessitadas no Rio de Janeiro. Quem quiser ter uma dessas é só entrar no instagram: @a.v.oficial

siane de Andrade Gomes. Responsabilidade social A campanha não se limitou aos colaboradores, pois beneficiou a comunidade local. Parte das doações foi destinada para a Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada em Toledo, que atende famílias carentes. Além deste projeto realizado há mais de 15 anos, a farmacêutica mantém um sério compromisso social com a comunidade. Diversas iniciativas foram realizadas recentemente como, por exemplo, a destinação de kits hospitalares e móveis para instituições de saúde e também itens de prevenção neste período de enfrentamento ao Coronavírus. A supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon, afirma que as campanhas despertam e envolvemo resgate de valores individuais. “Agradeço a todos pela dedicação e pelo tempo doado em ajudar ao próximo. A Prati-Donaduzzi se preocupa com as pessoas”, finaliza.

Social

Versões - Junho 2020

21


Copenhagen - Dinamarca

Copenhagen já foi uma vila de pescadores vikings e ainda mantém traços dos exploradores nórdicos. Interessante visitar as vilas reconstruídas, os resquícios de um castelo de mil anos e os museus dedicados aos famosos ruivos selvagens. Copenhagen também é uma mistura de modernidade e história, como o observatório da Torre Redonda, um exemplo perfeito da arquitetura do século XVII. Galerias de arte, ruas estreitas, canais, parques e igrejas barrocas completam as atrações culturais da cidade. Embora faça parte da União Europeia, a Dinamarca não adotou a moeda oficial do bloco, o euro, e preferiu manter a Coroa Dinamarquesa, só para atrapalhar a vida dos turistas. O símbolo da moeda é DKK e ela equivale, aproximadamente, a €0,13 (algo como R$ 0,35). A capital dinamarquesa tem carros elétricos, reciclagem, portos limpos e lojas que vendem roupas feitas de bambu orgânico. Um total de 64% dos quartos do hotel da cidade são certificados como eco-friendly (ecológico). Três quartos da comida servida em instituições públicas é orgânica. Este é apenas o começo: em 2025, Copenhague planeja ser a primeira capital sem emissões de carbono do mundo. Se você está pensando que viver em um país cujo inverno é rigoroso pode ser ruim, segundo o UN’s 2013 World HappinessReport, o relatório do estudo sobre felicidade no mundo da ONU de 2013, apontou que os dinamarqueses são o povo mais feliz do mundo! Saúde, educação e segurança da mais altíssima qualidade deixa todo mundo feliz

22

Turismo

Versões - Junho 2020

O centro de Copenhagen abriga a rua exclusiva para pedestres mais extensa do mundo, 1,1 quilômetro de extensão, chamada Stroget, criando um complexo enorme de lojas variadas, restaurantes e cafés. O fluxo de pedestre por dia é, em média, de 80 mil pessoas, chegando a 120 mil durante a época de Natal. Quem diria que os dinamarqueses seriam pioneiros na criação de parques de diversão e inspirariam os parques da Disney. O Tivoli e um parque de diversões localizado no centro de Copenhagen que é diversão garantida para crianças e adultos. Brinquedos, restaurantes, shows de luzes e águas, fogos de artifício, todos os ingredientes para uma grande festa estão no Tivoli. Curiosidade: o parque de diversões mais antigo também fica na Dinamarca, a poucos quilômetros de Copenhagen. É uma coisa totalmente maluca, mas há uma cidade independente dentro de Copenhagen! Freetown Christiania, ou somente Christiania, é uma área de 34 hectares com cerca de 850 habitantes que vivem em uma comunidade autogerida por eles mesmos. Christiania tem sido uma fonte de controvérsia desde sua criação, numa área militar em 1971. O espírito da comunidade de Christiania foi logo permeado por valores anarquistas e do movimento hippie, sendo o consumo de “drogas leves” como a maconha permitido. No entanto, é estritamente proibido tirar fotos dentro de suas dependências. Uma das atrações mais famosas de Copenhagen é a estátua da Pequena Sereia, aquela mesma que conhece-

mos do filme da Disney. Quem criou essa e várias histórias infantis foi o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Ele é famoso por também ter escrito O Patinho Feio, A Roupa Nova do Rei, A Polegarzinha e A Rainha da Neve, que inspirou o filme Frozen, sucesso total e absoluto da Disney. Para quem não conhece muito bem a Dinamarca, vale ressaltar que o país é uma monarquia, governada pela Rainha Margrethe II. E por ser uma monarquia, há muitos palácios e castelos espalhados pela cidade. Um dos mais importantes é o Palácio de Rosenborg, onde estão guardadas as joias da Coroa Dinamarquesa. Mas há outros belíssimo como Christiansborg e Amalienborg, onde reside o atual governo. Copenhagen é uma cidade referência quando o assunto é design com uma série de artistas originais e muitas lojas para comprar móveis, vidros e cerâmicas diferenciados. Há até mesmo um museu voltado ao assunto, o Design Museum, com exposições interessantes e inovadoras. Para quem é apaixonado por alta gastronomia, Copenhagen conta com restaurantes de culinária diversificada e de altíssima qualidade. Há 15 restaurantes com estrelas da Michelin, sendo um deles o Noma, nomeado 3 vezes o melhor restaurante do mundo. É claro que é preciso fazer reserva com muita antecedência para conseguir uma mesa nestes estrelados restaurantes. Existem outras opções interessantes e que vale a pena visitar. E uma Cidade diferenciada, interessante para visitar.


Live Yara/Lions Club de Toledo

Na noite de 22 de maio, com início às 19h, o Yara Country Clube, em parceria com o Lions Clube de Toledo, promoveram uma Live Beneficente pelo Instagran e facebook do clube, e pelo youtube e pelo portal do Toledo Web Agora. O objetivo foi o de arrecadar cestas básicas em prol da Creche Ledi Maas, mantida pelo Lions Clube de Toledo, e para famílias necessitadas. Entre as atrações da live, tivemos a apresentação do Gilmarzinho, Daniel, Cesar, Renato Lima e Kiko, com produção da Ellu’s Sonorização. Finalizada a ação, as doações finalizaram com um total de mais de uma toneladas de alimentos doados, que foram entregues para pó Lions Clube de Toledo. Iris Scuziato, sócia do Lions Clube de Toledo e coordenadora da Creche Ledi Maas, agradeceu a todos que colaboraram com a LIVE. Principalmente ao Clu-

be Yara que além de fazer toda a organização do evento proporcionou espaço em sua sede. Também fez um agradecimento muito especial aos cantores que fizeram um grande espetáculo totalmente voluntário. “Entre os alimentos arrecadados e os valores disponibilizados nas contas correntes somam-se mais de uma tonelada de alimentos. A Creche irá fazer a distribuição para as famílias das crianças que possuem o Cadastro Único. Os alimentos serão distribuídos em dois momentos, sendo um no mês de junho e outro no mês de julho. Ou seja cada família irá receber duas cestas básicas. A distribuição será feita pela equipe técnica da instituição através de agendamentos e dentro de todas as normas de segurança que a conjuntura atual exige neste momento de pandemia. Com certeza as crianças agradecem a todos que de uma ou outra maneira fez a sua parte neste tão grandioso evento” finalizou.

Yara

Versões - Junho 2020

23


Toledão investe em melhorias Mesmo em tempo de pandemia, com pouca freqüência de associados, devido as medidas adotadas pelo município em virtude do COVID-19, a diretoria do Toledão vem investindo em equipamentos e em melhorias na estrutura do clube.

Gerador de Energia Elétrica

24

Toledão

Versões - Junho 2020

O Clube adquiriu uma Grupo de Gerador Elétrico da marca Caterpilar, linha Olynpian, modelo GEP218 W 218kWA, a diesel, carenado, transferência de rampa, tensão 380/220 Volts, com investimento total de R$ 135.000,00. O equipamento visa suprir o consumo de energia elétrica nos horários de pico de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 hs. Também vai garantir um suporte para grandes eventos sociais e corporativos que venham a ser realizados no clube. O investimento faz parte da evolução com projetos de eficiência energética das estruturas do clube da família.


Salão da quadra de esportes Outro grande investimento realizado pela diretoria do Neste local o clube substituiu todas das “antigas” novo visual seja mais moderno e agradável para toclube, sob a presidência de Gilberto Kapke, foi a remodela- janelas, por blindex, bem como a troca do piso por dos os associados. O investimento total neste local fição do salão da quadra de esportes e das churrasqueiras. porcelanato e pinturas no local, fazendo com que o cou em aproximadamente 55 mil reais.

Conheça nossa linha completa de

Artesanato R. Sarandi, 267 - Toledo - PR Fone: (45) 3277-1019

Toledão

Versões - Junho 2020

25


Biopark ultrapassa a marca de 30 empresas instaladas “Gerar 30 mil empregos em 30 anos e ter uma população de mais de 60 mil pessoas”. O propósito faz parte do planejamento do Biopark, lançado em 2016, no município de Toledo. Para alcançar esses objetivos, o Empreendimento avança rapidamente em ações de educação, inovação e negócios – com foco especial na atração de empresas para o Ecossistema. Através do Programa de Residência, o ambiente acolhedor oferta benefícios com o objetivo de impulsionar o crescimento das empresas participantes. Pouco mais de um ano após a criação do Programa, o número de empresas instaladas no local já passa de 30, incluindo internacionais. Todas elas possuem a inovação como característica em comum, seja em produtos ou serviços, e já geram 145 empregos diretos e faturam juntas mais de R$ 4,5 milhões ao ano. Além de empresas da Região, integram o Ecossistema empreendimentos do Chile, Alemanha, Argenti-

26

Cidade

Versões - Junho 2020

Programa de residência para empresas oferece uma série de benefícios e tem atraído negócios nacionais e internacionais

na e uma multinacional com escritórios nos Estados Unidos e Colômbia. Com o suporte adequado à disposição, as empresas registram crescimento acelerado. Como é o caso da startup

Manfing, que completou recentemente um ano desde sua instalação no Biopark. “Quando entramos no Programa de Residência tínhamos uma ideia. De lá para cá formamos a equipe, desenvolvemos o produto, conquistamos clientes e passamos a ter faturamento. O ecossistema de inovação do Biopark proporciona crescimento e conhecimento a nível acelerado”, explica Leandro Volanick, CEO da Manfing. Além de startups, o Biopark constitui-se em um espaço acolhedor também para empresas consolidadas no mercado, como a Maxicon Sistemas, que possui mais de 20 anos de atuação em Toledo. “O Biopark está se transformando numa vitrine de negócios, o que permitirá à Maxicon oferecer suas soluções para um mercado antes difícil de ser atingido, com soluções de tecnologia para a agroindústria brasileira”, destaca Anaide Holzbach, Sócia-fundadora. A Microbras, empresa especializada no desenvolvimento avançado de tecnologia para impressão 3D, foi a primeira a se instalar no Biopark, antes mesmo da formalização do Programa de Residência, em 2018. “Por fazer parte de um ecossistema de constante inovação e visibilidade, somos reconhecidos como uma das empresas privilegiadas em fazer parte desse

projeto único. E isso só é possível pelo apoio que recebemos de toda a equipe do Biopark, que nos permite evoluir e crescer cada vez mais”, enfatiza Luiz Almeida, Diretor Administrativo e Financeiro. O Diretor de Negócios do Biopark, destaca as oportunidades ofertadas. “Tenho certeza de que no atual cenário, não há outro lugar no Brasil que ofereça tantos benefícios gratuitos, não só em estrutura física, mas em mentorias, com profissionais altamente experientes. Estamos construindo um Ecossistema único, e não importa o tamanho do negócio, temos espaço aqui”, explica o Diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida.

Benefícios As empresas que ingressam no Biopark têm acesso a uma série de benefícios, entre eles, estrutura física sem custo com aluguel, salas, mesas e cadeiras, internet, energia elétrica e restaurante com preço acessível. Destaca-se como principal benefício as mentorias gratuitas com profissionais experientes. “Quando a empresa identifica dificuldades em uma área, pode acionar o agendamento de uma mentoria. Todos os mentores possuem ampla experiência e são referências”, destaca Paulo Almeida. As empresas ainda contam com acesso a rede de contatos e participação em eventos e capacitações. Por meio de parceiros, o Biopark oferece serviços de contabilidade sem custo para empresas com até dois colaboradores, além de atendimento jurídico. Para que tenham acesso facilitado a crédito, o Biopark firmou parceria com a Garantioeste - Sociedade Garantidora de Crédito.

Como participar O ingresso ao Programa é simplificado, sem a existência de editais. Os interessados podem entrar em contato pelo número (45) 98808-0086 (WhatsApp) e solicitar o Roteiro que indica os documentos necessário e etapas até admissão.


Aplicativo de marketplace do Sicredi impulsiona empreendedorismo local Para fomentar negócios entre seus associados, o Sicredi disponibiliza desde 2019 o aplicativo de marketplace Sicredi Conecta, que permite a eles fazerem anúncios e vendas de produtos e serviços. A adesão à ferramenta, que atualmente reúne mais de 20 mil usuários, tem aumentado significativamente nos últimos meses. Somente entre março e abril foram contabilizados 12 mil novos cadastros. Para Tiago Nicolaidis, líder da Transformação Digital do Sicredi, a grande adesão se dá não apenas pelo fato de empresas e consumidores estarem apostando mais nos marketplaces nestes tempos de distanciamento social, mas pelos próprios atributos do aplicativo, que oferece condições vantajosas para a realização de negócios com agilidade e segurança, sem cobrança de taxas. “Trata-se de uma solução inteligente e simples que auxilia a evolução dos nossos associados e é extremamente oportuna neste momento, pois possibilita que o empreendedor tenha um espaço on-line de vendas, sem ter que gastar com isso. É uma grande loja virtual, com vitrine e ambiente para interações e vendas, na qual os usuários não precisam esperar para que suas ofertas entrem no ar, pois são publicadas na hora. Com o Sicredi Conecta, empresas de diversos perfis podem comercializar produtos e serviços com rapidez e de maneira segura, contando com as facilidades de pagamento oferecidas pelo Sicredi”, destaca Nicolaidis. Desenvolvido pela empresa Hallo, selecionada pelo Sicredi no programa Inovar Juntos, por meio do qual

a instituição financeira cooperativa estabelece parcerias com startups e alternativas inovadoras, o Sicredi Conecta teve aumento de nove vezes no número de transações realizadas no mês, se comparado com o verificado em março, e a quantidade de interações entre usuários foi a maior da série histórica, com 100 mil cliques em anúncios publicados na plataforma. A solução já é utilizada por cooperativas de crédito associadas ao Sicredi em 15 estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Cata- O Sicredi Conectapromove negócios on-line entre associados dainstituição financeira cooperativa, e é opção rina, São Paulo e Sergipe. de venda on-line sem custo para os anunciantes

Na Sicredi Progresso A solução digital está disponível na região de atuação da Sicredi Progresso PR/SP desde o início desta semana. Qualquer associado da Cooperativa – pessoa física ou jurídica - que queira fazer uso da ferramenta já pode, segundo Alexandre Franco, diretor de negócios. “Aderir ao Conecta é muito simples. Basta o associado baixar – ou já ter - o aplicativo do Sicredi e, em seguida, baixar o aplicativo do Conecta. Os associados podem comprar e vender por ali”, explica. Para Franco “disponibilizar o aplicativo, em especial neste momento de pandemia, é uma importante forma da Cooperativa fortalecer seu apoio aos empreendedores locais. É mais uma maneira de se colocar ao lado dos associados, fortalecendo o vínculo e reforçando que estamos ao seu lado, juntos, na busca das melhores soluções”, conclui. Cidade

Versões - Junho 2020

27


Empresa oferece soluções em softwares para o setor público ingressa no Biopark O Programa de Residência para empresas do Biopark tem atraído desde startups, em fase inicial, até grandes empresas que buscam benefícios e oportunidades de crescimento. É o caso da BZS Tecnologia, que trabalha com desenvolvimento de software há 24 anos. Com sede em Marechal Cândido Rondon, atende clientes em todo o Brasil, graças a um dos diferenciais do negócio, o servidor em nuvem. Com a tecnologia, não é necessário instalar programas ou armazenar dados no computador do usuário, é preciso apenas ter acesso a internet. Isso faz com que os dados possam ser acessados em qualquer lugar ou hora. “Hoje nossos sistemas estão todos em nuvem, e essa é uma

28

Cidade

Versões - Junho 2020

das principais facilidades. Fazemos de forma remota a negociação, o treinamento e assistência, isso faz com que tenhamos clientes desde o Maranhão até o Rio Grande do Sul”, explica o fundador, Ademar Bayer. Grande parte dos clientes da BZS são Prefeituras e Autarquias, e foi para atender a demanda de Gestores Públicos que surgiu o carro-chefe da empresa, a tecnologia Selfie. “O Selfie, como o próprio nome sugere, é um autorretrato do município, onde o Gestor Público tem a informação real do município na palma da mão. Dados como taxa de empregabilidade, receitas, e até mesmo indicadores de casos de dengue são fornecidos, por meio da geolocalização. O Selfie também traz tendências de crescimen-

to, com base nos dados dos últimos anos”, explica Adriana Bayer, uma das sócias da empresa. Adriana explica ainda que o Selfie pode oferecer dados de propriedades rurais. “É possível identificar, por exemplo, o número de aviários e até mesmo mensurar a produtividade de cada um, o mesmo para suínos, área leiteira, pastagens, entre outros. Ou seja, fazemos o mapeamento e identificação das riquezas e potencial dos municípios e isso forma indicadores que auxiliam o gestor público na tomada de decisão”. A história da BZS conta com a experiência de um de seus fundadores, Ademar Bayer, que trabalha com o desenvolvimento de sistemas desde 1975. “Na época em que começamos, o mercado de software era bem precário. Trabalhei em grandes empresas em São Paulo, como Goodyear e Black & Decker, sempre na área de sistemas. Em 1993 fui convidado para fazer alguns serviços na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e acabei mudando pra cá e trazendo sis-

temas para várias Prefeituras da região”, explica. De lá para cá, a BZS foi crescendo e acompanhando as tendências da área. A BZS também atua com sistemas para gestão do transporte escolar, cartão ponto, sistema de gestão de contas de gás para condomínios e gestão de água e esgoto. “A nossa proposta é fazer sistemas fáceis de usar, hoje o cliente não quer dar três cliques, ele quer dar apenas um clique e ter toda a informação à disposição”, complementa Ademar. A vinda para o Biopark está atrelada ao propósito de crescimento da empresa, principalmente para ter mais visibilidade. “Hoje ninguém mais cresce sozinho. Nos interessa muito essa visibilidade que o Biopark proporciona, vemos grandes oportunidades de crescimento, tanto de negócios, quanto profissionalmente e de relacionamento. A ação visionária do Dr. Luiz Donaduzzi nos encanta, e acredito que o que está sendo construído aqui é um grande legado, não apenas para Toledo, mas para o país”, conta Adriana.

Adriana e Ademar Bayer, representantes da BZS Tecnologia, a nova residente no Biopark


Escola da rede municipal de Toledo ganha prêmio nacional da Nestlé A Escola Municipal Olivo Beal, localizada no bairro Cezar Park, em Toledo, está na lista das dez ganhadoras do Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis 2020. De autoria das professoras Sandra Kopeginski e Melânia Rezende, o projeto “Comer e se mexer faz bem” será desenvolvido com os cerca de 400 alunos da instituição com o objetivo de promover a alimentação saudável e combater o sedentarismo, realizando ações pedagógicas que buscam informar os alunos sobre escolhas alimentares nutritivas e saudáveis. O prêmio, organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Nestlé Brasil, recebeu 391 inscrições e 229 projetos vindos de 23 estados brasileiros. O resultado foi anunciado no início de maio e dará à escola R$ 35 mil que devem ser investidos na construção de uma pista de atletismo e na reforma da quadra poliesportiva. “Antes de participarmos deste prêmio, avaliamos o regulamento e percebemos que poderíamos adaptar projetos já executados pela escola. Com esse reconhecimento, nosso trabalho se dividirá em duas fases: na primeira serão executadas estas obras que melhorarão nossa estrutura para a prática de exercícios físicos; em seguida, assim que as aulas retornarem, colocaremos em prática várias atividades multidisciplinares”, comenta Sandra. Entre estas atividades, como piquenique de frutas, oficinas culinárias, personalização de garrafas de água, incentivo ao atletismo e resgate de brincadeiras tradicionais, trazendo os avós para a escola, envolvendo os conhecimentos relacionados a todas as disciplinas. “Na educação física, o desenvolvimento de atividades que fazem o corpo se movimentar; português e matemática atuarão para, dentro deste contexto, ensinarem as crianças a interpretarem a realidade a partir de textos, tabelas e gráficos. Nas aulas de artes poderemos mostrar obras de autores que retratam as brincadeiras sobre as quais os avós dos alunos serão convidados a falar a respeito. Estas obras também estamparão garrafas d´água que se-

Fabio Ulsenheimer

Incentivo a hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas é o ponto central de projeto premiado da Escola Olivo Beal, de Toledo

rão personalizadas em sala de aula. Também haverá o dia da fruta, em que cada um trará a sua e, a partir disso, haverá o compartilhamento entre os colegas”, explica. “Enfim, envolveremos uma grande quantidade de pessoas nesse processo, que terá quatro pilares como grandes objetivos: escolher opções nutritivas e variadas, brinque ativamente, escolha beber água e curta as refeições juntos”, avalia a professora.

Premiações A Escola Olivo Beal e seu corpo docente têm se notabilizado por conseguir premiações importantes nas áreas de educação ambiental e alimentação saudável. Em 2018, a instituição foi agraciada com o Prêmio Televisando, organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação. Ano passado, foram dois troféus: o Prêmio BiodiverCidade de Toledo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade e o Prêmio Conectando Boas Práticas, da rede Conectando Saberes. A secretária municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, atribui esta quantidade de prêmios ao engajamento da comunidade escolar em torno destas questões. “Fica demonstrada a qualidade

de um trabalho que está previsto na projeto político-pedagógica da escola e conta com um engajamento dos professores de todas as turmas, que criaram um vínculo bastante forte com as famílias. Toda esta articulação é o segredo deste sucesso”, analisa. Edna destaca que a promoção da alimentação saudável na infância se dá em toda a rede municipal de ensino, com especial cuidado à merenda escolar servida aos alunos. “Todo este processo recebe acompanhamento especializado de nutricionistas da Secretaria de Educação, observando alguns casos de estudantes que possuem restrições relacionadas a alergias e rejeições a certas substâncias. Estas profissionais também periodicamente vão às instituições orientar as crianças a como comerem da forma adequada”, salienta. “Hábito alimentar é construído, não é imposto de um dia para o outro. Por tudo isso, o que vemos na Olivo Beal é, de fato, uma conquista de toda a comunidade do Cezar Park e bairros próximos, que tem insistido num trabalho organizado e engajado, tornando-se um diferencial desta escola, que tem levado sua proposta de trabalho para além dos limites da sala de aula”, observa.

Cidade

Versões - Junho 2020

29


Prati-Donaduzzimantém estratégias de negócios internacionais mesmo com mudança de cenário A Prati-Donaduzzi, com sede em plos”, revela Victor. Toledo, permanece com a estratégia de internacionalização. Há anos, Sistema Nervoso Central a empresa planeja a ampliação de

Atualmente a Prati-Donaduzzi

mercado e prospectava para 2020 tem certificação da National Sanitaum grande salto. A mudança de ce- tion Foundation (NSF) e exporta uma nário econômico e sanitário mun- ampla linha de alimentos funcionais dial não impediu que os trabalhos para o mercado americano. Mas, as continuassem. A indústria farma- prospecções internacionais passam cêutica se adapta ao momento, a ganhar ainda mais força para a emmas mantém objetivos de avançar presaporque recentemente a indúsas fronteiras.

tria recebeu a autorização da Agên-

O plano de uma unidade em solo cia Nacional de Vigilância Sanitária Americano foi pausado diante à (Anvisa) para a produção do primeipandemia. Um escritório de negó- ro Canabidiol nacional. cios internacionais será montado, O diretor Victor Donaduzzi conduzirá as atividades do escritório de negócios internacionais

Além deste produto, a empre-

por enquanto, no Brasil, porém com sa colocará no mercado mais de 20 o mesmo objetivo de prospectar medicamentos de marca, a maioria produtos na área do Sistema Ner- voltada ao Sistema Nervoso Central voso Central (SNC) e estabelecer (SNC) e indicada para tratar doenças parcerias, buscar oportunidades e como Parkinson, Alzheimer, epilepsia, captar inovações.

ansiedade, depressão, dor neuropáti-

À frente do escritório, o diretor ca, esquizofrenia, autismo, bipolaridaadjunto, Victor Donaduzzi, conduzirá de, síndrome das pernas inquietas e as atividades remotamente. O novo Transtorno Obsessivo Compulsivo. desafio está alinhado à experiência

Uma das atividades iniciais do es-

com tecnologia de ponta e inovações critório de negócios internacionais que o diretor possui pelos mais de da Prati-Donaduzzié buscar producinco anos conduzindo a Centralpa- tos e tecnologias que possam amck, empresa de embalagens do gru- pliar esteportfólio. “Todas as ações po Prati-Donaduzzi.

fazem parte de um planejamento es-

“É uma grande satisfação execu- tratégico bem traçado e do comprotar esse trabalho e fazer parte deste misso social que temos, que é cuinovo momento da empresa. A Prati- dar da saúde das pessoas. Vamos em -Donaduzzi tem um histórico de cres- busca de uma atuação no mercado cimento assertivo e precisa continu- farmacêutico internacional e de alguar evoluindo, por isso constantemen- mas referências em Pesquisa, Desente buscamos ‘novas fórmulas’. Am- volvimento e Inovação. Somos granpliação de atuação e prospecção de des e seremos ainda maiores”, enfa-

30

Cidade

Versões - Junho 2020

inovações e tecnologia são exem- tiza o diretor.


Toledo institui Programa Municipal de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos O prefeito Lucio de Marchi sancionou Lei Ordinária “R” 24/2020 que institui o Programa Municipal de Plantas Medicinais e de Fitoterápicos de Toledo (Profitoo). A iniciativa tem o objetivo de garantir a segurança aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no acesso a plantas medicinais e fitoterápicos, usados como alternativa ou complemento aos tratamentos de saúde tradicionais. Estabelecidas em sete artigos do texto legal, as diretrizes do Profitoo estão centradas em cinco eixos: 1) Garantir à população o acesso seguro e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos através do Sistema Único de Saúde (SUS); 2) Promover, periodicamente, através de programa de educação permanente, a formação técnico-científica, capacitação e atualização dos profissionais de saúde envolvidos no programa de plantas medicinais e de fitoterápicos da rede pública de saúde;

3) Divulgar e informar aos profissionais de saúde, gestores e usuários os conhecimentos sobre plantas medicinais e fitoterápicos e as ações orientativas; 4) Fortalecer o programa de plantas medicinais e de fitoterápicos nas unidades de saúde, ambulatório de feridas, Centros de Atendimentos Psicossociais (Caps) e demais setores da rede pública de saúde do município; 5) Identificar demandas e adequar a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos distribuídos na rede pública de saúde, de acordo com o perfil epidemiológico da população. O Profitoo ficará sob responsabilidade do Departamento de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde, cabendo à equipe do órgão as funções de direção, coordenação técnica, e gerenciamento (incluindo aquisição) de insumos, matérias-prima, pedidos, produção e distribuição de plantas me-

mácia Pública de Manipulação, o Profitoo terá à disposição uma estrutura física e humana completa, com profissionais de saúde especialistas em plantas medicinais e fitoterápicos. Por mês, o órgão distribui 500 pacotes de chás à base de plantas medicinais adquiridos por meio de licitação e manipula cerca de 80 mil cápsulas de fórmulas fitoterápicas utilizadas no tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas. Parte integrante de uma política pública de saúde integrativa e complementar, o espaço atende por mês 1.000 pacientes recebem prescrição de profissionais habilitados para isso, como médicos, enfermeiO Profitoo ros, dentistas, nutricionistas e farCom as ações centradas na Far- macêuticos. dicinais e fitoterápicos. O Art. 5º prevê ainda que, na ausência de recursos estaduais e federais, caberá ao governo municipal o custeio necessário para estas ações. A diretora da Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro Santana, destaca que a criação desta lei garante a continuidade do projeto que já vem sendo executado desde 2012 com recursos da União. “Esse é um projeto do Ministério da Saúde em que Toledo foi contemplada e a instituição do Profitoo garante que toda a estrutura que montamos continue funcionando, independentemente do envio destes recursos de Brasília”, destaca.

Fabio Ulsenheimer

Ponto central do Profitoo, Farmácia Pública de Manipulação, distribui 500 pacotes de chás à base de plantas medicinais e 80 mil cápsulas de fitoterápicos

Cidade

Versões - Junho 2020

31


2º Tche Delivery Num momento onde tudo está se reinventando, a patronagem do CTG Chama Crioula, tendo a frente o patrão Vanderlei Noval, promove neste mês de junho, no dia 21, o 2º Tchê Delivery. O kit tem o preço estipulado para venda em 100 reais e acompanha 2 kg de carne de gado, 0,5 kg de carne de frango, maionese e arroz, e estará a

32

Tradicionalismo

Versões - Junho 2020

disposição para retirada no dia 21 a partir da 11hs. Os ingressos podem ser adquiridos com integrantes da patronagem do CTG Chama Crioula. No mês de maio, em vista que os tradicionais jantares foram cancelados devido ao Covid-19, a solução encontrada foi a realização do 1º Tche Delivery. A promoção foi tão bem recebida pela população de Toledo, que mais de 200 kits foram vendidos. Para

este mês a quantidade disponível para venda será um pouco maior, visto que a procura está muito grande. E para quem gosta de um bom churrasco, este kit especialmente assado pelos integrantes da diretoria do CTG Chama Crioula de Toledo, é uma boa pedida para o almoço de domingo com a família. As imagens abaixo são do 1º Rche Delivery realizado no dia 17 de maio.


Uma história marcada pelo amor e dedicação ao Tradicionalismo Katiuscia Gayardo nasceu em 29 de dezembro de 1981 na cidade de Toledo PR. Filha de Orandi Gayardo e Ivonete Brustolin Gayardo é a primogênita do casal, sendo a irmã caçula, Tatiane Gayardo. Bacharel em Filosofia pela UNIOESTE/Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo (conclusão em 2002), tinha duas paixões: os estudos e o Tradicionalismo Gaúcho, conciliando muito bem os dois a ponto de levar atividades tradicionalistas para dentro da universidade, inclusive realizando o seu TCC na vertente tradicionalista. Nascida em uma família tradicionalista onde seu avô paterno, o sr. Porfírio Gayardo, foi um dos fundadores do CTG Sinuelo da Fronteira, do município de Dionísio Cerqueira, no estado de Santa Catarina, Katiuscia vivenciou de uma forma intensa a tradição gaúcha, deixando marcas na Invernada Artística e também na Invernada Cultural, além de apoiar de uma forma especial a Invernada Campeira. Sua casa tradicionalista foi o CTG Chama Crioula, onde ingressou aos 17 anos. Katiuscia iniciou sua participação na Invernada Cultural durante o 8º FECASTCHÊ/Festival Cascavelense de Arte e Tradição Gaúcha, realizado no CTG Estância Colorada, 10ª RT do MTG/PR no município de Cascavel, onde recebeu a faixa de “A Mais Prendada Prenda do 8º FECASTCHÊ”, em 2001. Também neste ano (2001) participou do Concurso de Prendas e Peões Birivas do CTG Chama Crioula, que ocorreu em julho, recebendo a faixa de 1ª Prenda Adulta do CTG Chama Crioula. Então participou do Concurso de Prendas e Peões Birivas da 10ª RT do MTG/PR, em novembro sendo a 1ª Prenda Adulta da 10º RT (gestão 2001/2002). Na sequência, participou do Concurso de Prendas e Peões Birivas do MTG/PR realizado em fevereiro de 2002 no CTG Querência Santa Mônica, município de Colombo/ PR, assumindo perante o Movimento Tradicionalista Gaúcho, o cargo de 1ª Prenda do MTG/PR (gestão 2002/2003). O Concurso Nacional de Prendas e Peões Birivas da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, ocorreu na cidade de Lucas do Rio Verde, no ano de 2004, estado do Mato Grosso, onde Katiuscia foi eleita 2º Prenda da CBTG 2004/2005. A prenda Katiuscia não fez das suas faixas uma mera coleção, realmente vestiu-se do tradicionalismo e atuou com representatividade tanto dentro da sua casa tradicionalista quando no âmbito da sua e demais Regiões Tradicionalistas do MTG/PR e também de outros MTGs. Sempre estava presente nos eventos oficiais e em muitos deles, a frente da sua organização. Muitas participações em Convenções Tradicionalistas, encontros da Invernada Jovem, organizadora e avaliadora em muitos Concursos de Prendas e Peões Birivas, auxiliando inclusive na organização do XIV FEGAMS/Festival Gaúcho de Tradição e Folclore, que ocorreu na cidade de Chapadão do Sul, estado do Mato Grosso do Sul no ano de 2003, organização e participação em seminários, festivais, Semanas Farroupilha e mostras de danças, palestrante em eventos tradicionalistas, entre outros eventos tanto no âmbito do CTG Chama Crioula como na jurisdição da 10ª RT e demais regiões tradicionalistas, bem como MTGs. Além de participar na Invernada Artística na apresentação de Danças Tradicionais integrando a Invernada Adulta do CTG Chama Crioula, Katiuscia participava das modalidades Intérprete Vocal e Declamação na categoria Prenda Adulta. Também atuou como instrutora de Danças Tradicionais. Muitos projetos sociais e culturais foram idealizados e executados por ela.

mente a prenda Katiuscia do tradicionalismo. Ela estava ajudando a organizar o 1º FESTOART/Festival Toledense de Arte e Tradição Gaúcha (que em 2020 está programado sua XIV Edição) e na sexta-feira, dia dois, dia em que iria acontecer a abertura rodeio, sofreu um acidente em frente ao portão do Centro de Eventos Ismael Sperafico, vindo a falecer. Naquele ano, por este motivo foi cancelado o 1º FESTOART e os CTGs que já se encontravam na cidade de Toledo/PR para o evento ficaram para o velório que aconteceu no dia tres de junho. Sua partida acorreu quando estava fazendo aquilo que mais amava, sendo voluntária no tradicionalismo. Ela foi homenageada de várias formas: - Registro fotográfico da prenda Katiuscia Gayardo nos troféus do FESTOART – Festival de Arte e Tradição de Toledo PR - CMEI/Centro Municipal de Educação Infantil Katiuscia Katiuscia com o ídolo Adão Noé Fortes Camelo Gayardo, Toledo/PR – Inaugurado em 2007. - Projeto VIVENCIAndo o Tradicionalismo - Espaço de Vivência Tradicionalista Katiuscia Gayardo, iniciado em 2019 no CTG Chama Crioula, sendo a prenda, in memorian, a Madrinha Tradicionalista de todas as vivências construídas na entidade. - Durante o 31º Encontro de Seleções Campeiras do Estado do Paraná, no dia 15 de dezembro de 2019, Katiuscia foi homenageada pelo projeto cultural “Semeando o Futuro”, por meio do plantio de uma árvore com seu nome no Centro de Convenções e Eventos Ismael Sperafico. Seu nome foi escolhido para a homenagem juntamente com outros nove tradicionalistas que muito contribuíram na construção do Movimento Tradicionalista do Gaúcho do Paraná (MTG-PR). O projeto “Semeando o Futuro” é um projeto cultural, idealizado pela Coordenadora do Departamento da Vaca Parada da 1ª RT, Marize Aguiar. Para os pais, Orandi e Ivonete Gayardo, que até hoje não medem esforços para que o amor pelo tradicionalismo aceso, ”Uma menina determinada, meiga, honesta e culta, amava a vida, o tradicionalismo os seres humanos dava-lhes atenção, dava a impressão que o dia era pouco para tudo o que ela queria fazer. Começou no CTG e aí levou a irmã e em seguida nós. Gostava muito de ajudar crianças e jovens carentes, ensinando a cultura gaúcha, religião, canto, violão, capoeira, teatro sendo homenageada madrinha do grupo de Teatro da PUC; também foi homenageada em Toledo em um CEMEI, que leva seu nome. Por onde passou deixou seu legado e sua história, nós mesmos fomos descobrindo seu bonito trabalho depois de sua partida; na cultura, na religião, e na educação; a mesma fazia parte do grupo de funcionários Marista. Trouxe para Toledo Palhaços da Alegria, indo aos hospitais e levando alegria e conforto aos doentes. Por estes motivos nós não entendemos sua partida tão prematura, mas um dia nos encontraremos para entender!” Katiúscia Gayardo - Memórias da sua Pasta de Vivência Tradicionalista Música: Canto do Livres Ritmo Tradicionalista: Chamamé Ídolo: Adão Noé Fortes Camelo Uma frase: “É melhor arriscar Triunfo e Vitória mesmo se expondo a Derrota, do que ficar junto com aqueles que nunca tentaram a Vitória!” (Theodore Roosevelt)

Texto elaborado para o Projeto Resgatando Memórias. Em 2020, 14 anos sem a prenda Katiuscia... Léia Albarello (CTG Chama Crioula, Toledo/PR), e Daniele OliInfelizmente no ano de 2006 o destino tirou repentina- veira (CTG Querência Santa Mônica, Colombo/PR) Tradicionalismo

Versões - Junho 2020

33


Durante o mês de Mao, o vereador já faz algum tempo que a comunidade Walmor Lodi apresentou quatro indica- de São Luis do Oeste almeja tais melhoções na Câmara de Vereadores de To- rias, que muito vai contribuir. ledo.

INDICAÇÃO Nº 335/2020 Melhorias na Unidade Básica de Saúde de São Luís do Oeste. Com a realização dos seguintes reparos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Luís do Oeste. a) troca da porta de entrada que se encontra com vários buracos, facilitando a entrada de roedores; b) troca do telhado que está todo comprometido, causando inundação em tempos de chuva; c) construção de uma rampa na entrada, facilitando assim, o acesso. d) implantação de elevação em paver enfrente a UBS, oferecendo mais segurança a população. Tal solicitação se faz necessária, pois

34

Cidade

Versões - Junho 2020

INDICAÇÃO Nº 361/2020 Melhorias na sinalização de trânsito na Rua General Alcides Etchegoyen, entre a Rua Pedro dos Santos Ramos e Rua Matelândia, no Jardim La Salle. Senhor Presidente, Com a realização de melhorias na sinalização de trânsito na Rua General Alcides Etchegoyen, entre a Rua Pedro dos Santos Ramos e Rua Matelândia, no Jardim La Salle. O trecho mencionado encontra-se carente de sinalização de trânsito como pintura da faixa de pedestres e placas informativas devidas. A falta destes dispositivos de segurança dificultam o bom fluxo do trânsito, trazendo riscos de acidentes. Tal solicitação se faz necessária e tem como objeti-

vo proporcionar aos condutores maior des Firmo de Queiroz”. visibilidade e segurança nas travessias Nasceu no dia 29 de abril de 1923 das vias, inibindo risco a pedestres e na localidade de Rio Belarmino, casou-se com Olira Lima Queiroz no ano de motoristas. 1949, e dessa união tiveram cinco fiINDICAÇÃO Nº 379/2020 lhos: Nelcy Queiroz de Lara, Noedi PeMelhorias na sinalização de trânsito dro Queiroz (in memorian), Nildo Lima na Rua Crissiumal, entre a Avenida Pari- Queiroz, Neli Antonia Queiroz e Nilton got de Souza e Avenida Maripá, no Jar- Cesar Lima Queiroz. dim La Salle. Em 1950 mudou-se para Toledo e A realização de melhorias na sinali- começou sua vida nesta cidade como zação de trânsito na Rua Crissiumal, en- frentista de posto de combustível. tre a Avenida Parigot de Souza e Avenida Onde com o tempo se tornou muito Maripá, no Jardim La Salle. conhecido por arriscar sua vida para O trecho mencionado encontra-se salvar a vida do dono do posto, seu carente de sinalização de trânsito como patrão, em um incêndio, no seu local pintura da faixa de pedestres e placas de trabalho. informativas devidas. A falta destes disEm 26 de agosto de 1959, portanto, positivos de segurança dificultam o bom nove anos depois de sua chegada nesta cidade, tomou posse como Oficial de fluxo do trânsito, trazendo riscos de acidentes. Tal solicitação se faz ne- Justiça na Comarca de Toledo, onde cessária e tem como objetivo propor- permaneceu até a data de seu falecicionar aos condutores maior visibilida- mento em 31 de janeiro de 1977. de e segurança nas travessias das vias, Eternizar seu nome num espaço inibindo risco a pedestres e motoristas. público é eternizar a lembrança de uma pessoa que viveu intensamente, INDICAÇÃO Nº 403/2020 com ética, amizade e amor por seus Nomeação de logradouro ou próprio filhos e amigos, deixando um legado público municipal com o nome de “Eroti- para sua família.


Cuidados com seu Pet no Frio

No inverno os cães estão muito mais suscetíveis à gripe dos cães, então é muito importante vacinar o quanto antes. Principalmente se o cachorro frequenta lugares onde há outros cães, como a creche por exemplo. Além da vacina, cuidar o horário do passeio. Agasalhar se o cachorro é mais “friorento” e aprender a entender se o cachorro se sente confortável em determinadas situações (isso depende muito também da raça, tem cães que suportam melhor os efeitos do frio – e inclusive gostam bastante – então vale avaliar cada cão individualmente). Além disso, algumas doenças podem ser mais comuns no inverno. Para os cães, a doença que mais ocorre é a tosse dos canis. Para os gatos, a rinotraqueíte. Ambas são doenças virais que podem passar de um para o outro (entre espécies). Ainda, doenças alérgicas também ocorrem com bastante frequência nessa época do ano.

As 5 dicas para a saúde do seu pet no inverno Passeios: Não só é recomendável como é essencial levar seu pet passear, mesmo no inverno. Entretanto, o ideal é procurar os horários mais quentinhos do dia para passear. Isso depende da raça também, huskies/ akitas vão AMAR passear no frio, por exemplo. Nenhuma atividade pode substituir o passeio, mas você pode abusar de atividades mentais em dias de chuva, como jogos e brinquedos que distraiam o cachorro. Banhos: É liberado dar banho no seu peludo, porém, se for dar em casa, prefira dar banho mais pela metade/ fim da manhã”. Além disso, no pet é tranquilo, pois o ambiente em si costuma ser aquecido e confortável para a temperatura dos cães.

Vacinação: Todos os animais devem ser vacinados (independente da época do ano), mesmo se forem resgatados já adultos. Para cães, as obrigatórias são: a V8 ou V10 (conhecida como vacina das doenças) e a raiva. A vacina da tosse dos canis não é obrigatória porém é essencial. Para os gatos as obrigatórias são: a V4 e a raiva. Assim como nós, a vacinação é um modo de prevenção para nossos filhos de 4 patas não contraírem doenças. Alimentação: Em todas as épocas do ano, é essencial dar muita atenção à alimentação do seu pet. No frio, uma dica é oferecer uma alimentação mais natural (sempre com auxílio de um médico veterinário). Algumas frutas, le-

gumes e carnes podem ser inseridas no cotidiano do seu peludo. Para entender melhor sobre alimentação natural é imprescindível o acompanhamento de um profissional veterinário. Se optar por ração, a dica é escolher as marcar super premium, que irão garantir a nutrição completa do seu peludo. Conforto: Quanto ao conforto, seu cãozinho vai gostar de uma caminha bem quentinha, uma roupinha de pelúcia (se necessário, e se o pet gostar, é claro). Lembrando que cachorro é cachorro, então não precisa de muito para agradá-los e muitos até gostam do friozinho. Um dos cuidados com os pets no frio é evitar a umidade nos locais onde os animais ficam abrigados.

Animais

Versões - Junho 2020

35


Poupe pensando em cuidar do seu futuro.

Poupe pelo aplicativo sem sair da sua casa.

A ccada ada ad a 100,0 R$ 100,00 ganhe u um núm número so da sorte.

Acesse, saiba mais e participe! Promoção válida de 02/03/2020 a 21/12/2020. Para mais informações, consulte as condições gerais, o regulamento e as características essenciais em www.poupareganharsemparar.com.br. Título de pagamento único da modalidade incentivo emitido pela ICATU Opinião S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.900504/2019-55. SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria - 0800 646 2519. Ouvidoria Icatu - 0800 286 0047. CAPITALIZAÇÃO Versões - Junho 2020

36


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.