Revista VERO | NOV/2015

Page 13

brincar na rua é ser dono dela

Andar de bicicleta, de skate, de patins, brincar na rua, empinar pipa e jogar bola são algumas das atividades coletivas que garantem satisfação de crianças e adolescentes em relação à cidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, crianças que realizam apenas tarefas ou brincadeiras individuais, como assistir TV e ficar no computador, tendem a ser menos satisfeitas com a qualidade de vida na cidade. Ao todo, 58% das crianças e adolescentes entrevistados afirmaram que realizam ao menos uma atividade coletiva, e 42% disseram que praticam somente atividades individuais. Este segundo grupo, formado principalmente por meninas (72%) e adolescentes entre 15 e 17 anos (59%), se diz “pouco satisfeito” em relação à cidade e considera o bairro “apenas um lugar para se morar”, enquanto a maioria dos que brincam na rua se sentem parte de uma comunidade.

istockphoto

Pelo fechamento das ruas para lazer

Outra pesquisa sobre cidades revelou que 64% dos moradores de São Paulo são favoráveis à utilização exclusiva de ruas e avenidas para lazer e circulação de pedestres e ciclistas aos domingos, enquanto 33% são contra. A 9ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, realizada pelo Ibope, entrevistou 700 moradores da capital, acima de 16 anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro de 2015. A amostragem ainda é pequena, mas dá uma noção de um caminho a ser seguido.

carros voadores mais próximos

Já imaginou um pedalinho “voador”? O Skymart é uma espécie de monotrilho. Só que, em vez de um vagão, há vários carrinhos para duas pessoas distribuídos pelo trilho. A grande diferença é que eles são movidos a energia solar e pedaladas – e feitos de material reciclável. O conceito foi desenvolvido para um parque de diversão da Austrália – onde já está em fase de instalação –, mas logo também deve chegar ao campus do Google. Segundo a empresa canadense responsável pela tecnologia, a Shweeb, ele também deve ajudar a resolver o trânsito nas cidades, já que o sistema promete ser 30% mais barato do que construir uma megainfraestrutura para metrôs e trens urbanos. O primeiro protótipo desse modelo deve ser construído ano que vem, nas Cataratas de Niágara, por meio de financiamento coletivo.

2015 | novembro | neurônio vero | 13A

VR191_Notas_Cidades+R.indd 13

26/10/15 23:56


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.