Vivências de extensão em educação popular no Brasil, vol. 3

Page 192

Na UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra já funcionava um grupo de gestantes desenvolvido pela enfermeira de uma das equipes da ESF, o que nos ajudou muito a atingir um público alvo maior. No entanto, o dia em que as gestantes se reuniam com a enfermeira era diferente do que foi proposto pela academia. Mesmo assim, foi aceita a mudança dos encontros para as quartas à tarde sem problemas ou resistências nem por parte da enfermeira, nem das gestantes. Assim, as novas Unidades, Sinharinha Borges e a Dr. Luiz Escolástico Bezerra, acolheram cada uma, uma de nossas equipes de docentes e discentes. Apenas uma equipe se manteve na UBS Dr. Chico Costa. As duas novas UBS não eram campos de práticas da UERN, porém, receberam bem a ideia, mesmo entendendo que os horários definidos seriam mais complicados para a vinda das gestantes.

CONCRETIZAÇÃO – “O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO”

A equipe de docentes e discentes refletia continuamente sobre cada ação e pensava estratégias para sensibilizar um maior número de mulheres e dinamizar os grupos. Além disso, os ACS e enfermeiros continuavam sendo mobilizados a fazerem convites e a participarem dos encontros. Mas poucos ACS (quase sempre os mesmos) e apenas dois enfermeiros em duas UBS estavam presentes nas atividades. Apesar da iniciativa da universidade ser deveras elogiada pelos profissionais dos serviços, a maioria dos enfermeiros colaborou apenas com os avisos aos ACS e estes, com o convite às grávidas. A maior parte dos profissionais das UBS estava ausente dos grupos educativos com as gestantes, ou por terem outras ações programadas ou por aparentemente não se interessarem 191


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.