Vivências de extensão em educação popular no Brasil, vol. 2

Page 88

A EDUCAÇÃO POPULAR COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA DOS SUJEITOS E DO MUNDO: UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA PSICOLOGIA CLÍNICA CLÁSSICA Francisco Tiago Castelo Leitão da Silva28 Marcela Marques de Queiroz29 Maurício Caxias de Souza30 Marísia Oliveira da Silva31

A Educação Popular tem sido utilizada como ferramenta em diversas práticas sociais, notadamente, no Brasil, principalmente, a partir da década de 70, contribuindo com processos educativos voltados para a transformação da realidade e atuando em diferentes âmbitos. Nesse contexto de contribuição, observamos que as experiências orientadas pela Educação Popular têm se revelado muito potentes, nos processos de reorientação das práticas dos profissionais de saúde, ao passo que os processos de avanços e conquistas históricas são produzidos, no nosso sistema de saúde (Vasconcelos, 2004). No âmbito da formação do profissional de saúde, por meio do ensino superior, a extensão universitária, norteada pela educação popular, tem se apresentado como um campo bastante profícuo, tendo em vista uma inserção adequada desses profissionais no atual modelo de saúde. Dessa forma, os extensionistas têm tido a oportunidade de viver experiências pedagógicas significativas que os possibilitam 28 Acadêmicos da Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Projeto de Extensão Para Além da Psicologia Clínica Clássica. 29 Acadêmicos da Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Projeto de Extensão Para Além da Psicologia Clínica Clássica. 30 Enfermeiro. Colaborador do Projeto de Extensão em Educação Popular em Saúde e Atenção à Saúde da Família (PEPASF/UFPB) 31 Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFPB.

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.