Educação popular no sistema único de saúde

Page 195

Eu via que toda vida eu dizia assim, poxa esses cursos só é balela, nada resolve, né? E eu vi que não [. . .] eu vi os frutos que eu colhi, né? (ACS Bogari). Todo curso que a gente faz, né? A gente se junta e tem outros cursos que se sobressaem, como esse, né? Que trabalha muito isso aí a questão do ser humano (ACS Tulipa). As falas dos sujeitos do estudo revelaram a importância da formação no EdPopSUS. Para estes sujeitos, “foi uma coisa completamente diferente”, pois se sentiram instigados a buscar transformações. A construção compartilhada do conhecimento foi dispositivo para reflexão sobre a relevância do curso “que trabalha muito [. . .] a questão do ser humano”. De acordo com Bornstein et al. (2013), a construção compartilhada do conhecimento congrega sonhos, esperanças e visões críticas e os conduz na produção de propostas, com a finalidade de enfrentar e superar as barreiras historicamente postas em situações-limite para a vida cotidiana, de forma que desenvolva novas práticas, procedimentos e horizontes.

Conclusão

O

Curso EdPopSUS possibilitou relatos dos sujeitos sobre mudanças no cotidiano de trabalho, na forma de produzir o cuidado em saúde, nos modos de existir profissional e em família. Tal formação foi relevante para permitir o fortalecimento do trabalho em equipe, oportunizando interações, expandindo a perspectiva, sob um prisma crítico, para o território, as pessoas 194


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.