Educação ambiental dialógica

Page 371

Educação Ambiental Dialógica: as Contribuições de Paulo Freire e a Cultura Sertaneja Nordestina

humano ainda presente no povo de Irauçuba. Gilvan diz que tinha um propósito de não falar de jeito nenhum naquela tarde, entretanto vê a Marlene como alguém que defende o sistema político estabelecido. “Eu não me perco em observar as belezas da natureza de Irauçuba, Manaus. Isso é muito subjetivo. A solução de Irauçuba passa por uma questão política.” Há mais de cinqüenta anos, segundo ele, que este grupo está no poder e ainda não existe um planejamento para Irauçuba. “Pode ser que um grupo novo que entre no poder faça pior do que o atual, mas haverá injeção de sangue novo.” Gilvane fala que: Vocês vêem Irauçuba de uma percepção muito positiva. Dizer que tudo vai bem para que não falem de nossa própria casa. No Nordeste, o sistema oligárquico existe há mais de cinqüenta anos, nos municípios onde o processo de desertificação está avançado.

Discutindo os argumentos de Marlene quanto às afirmativas da pesquisa, dissemos que em Irauçuba, como em todo lugar, existem fatores favoráveis e desfavoráveis. Que não se está traçando um perfil negativo ou ruim, apenas estamos tentando interpretar dados da pesquisa que apontam situações adequadas e conflitos passíveis de solução. Reforçamos que não temos uma visão negativa, nem depreciativa acerca da cidade, menos ainda do seu povo. Pelo contrário, reconhecíamos o potencial maravilhoso presente naquele povo e naquele lugar. Lembramos que embora o adágio popular diga: “Quem desdenha quer comprar”, em educação precisamos pensar que “quem valoriza quer melhorar.” Ao tratarmos sobre a possibilidade de alguém ter vergonha de sua cidade, falamos que a vergonha que se poderia sentir seria a da omissão e não da cidade, é a de não fazer algo para mudar um quadro que se julga insatisfatório, de não fazê-la tão bonita quanto se deseja, de não torná-la tão agradável quanto se gostaria, isso sim deveria ser motivo de vergonha. Nonato diz que a responsabilidade pelas transformações é de todos. Informa que pouco se tem feito diante

369


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.