
4 minute read
Capítulo 7 — Canibalismo
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 38
A Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã já dizia o evangelista Billy Grahm, ela jamais será um livro ultrapassado, mas um livro que conta o passado, presente e futuro de todos, por isso, chega a citar vários versículos polêmicos, entre eles, o de canibalismo.
Advertisement
16 – Canibalismo entre família
Existem vários versículos sobre canibalismo na Bíblia, citarei aqui somente 3, em Levítico diz:
Vocês comerão a carne dos seus filhos e das suas filhas.
Levítico 26:29
No caso dessa passagem, ela é bem grande, por isso não colocarei tudo aqui, recomendo que leiam o capítulo todo de Levítico 26, mas antes de Deus dizer que os pais comeriam a carne dos próprios filhos, tinha vários versículos de bênçãos caso o povo fosse fiel à palavra de Deus, e depois está escrito:
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 39
"Mas, se vocês não me ouvirem e não colocarem em prática todos esses mandamentos,
Levítico 26:14
A partir desse versículo começa os de maldições e no caso a consequência do pecado é sempre assim, a pessoa acaba caindo na miséria, por isso essas pessoas comeriam os próprios filhos devido à sua real situação ou necessidade.
Agora vamos ao Deuteronômio, vamos ao versículo:
Por causa do sofrimento que o seu inimigo lhes infligirá durante o cerco, vocês comerão o fruto do próprio ventre, a carne dos filhos e filhas que o Senhor, o seu Deus, lhes deu.
Deuteronômio 28:53
Nesse caso é o mesmo que expliquei anteriormente, primeiro Deus promete bênçãos aos fiéis, depois maldição que é consequência do pecado.
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 40
Agora vamos ao Jeremias:
Eu farei com que comam a carne dos seus filhos e das suas filhas; e cada um comerá a carne do seu próximo, por causa do sofrimento que lhes infligirão durante o cerco feito pelos inimigos, os quais procuram tirar-lhes a vida’.
Jeremias 19:9
Nesse caso aí, acontecerá porque o povo de Deus estava adorando deuses estranhos ao invés de adorarem o verdadeiro Deus, assim como diz na música de Ana Paula Valadão, “Deus tem ciume de você”. Antes de você querer criticar Deus, te faço uma pergunta. Se você criasse o mundo e as criaturas dessem ouvidos a outra pessoa, você aceitaria de boa?
Então vamos a outros versículos:
Diga: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Trarei desgraça tal sobre este
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 41
lugar que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.
Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus antepassados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes.
Jeremias 19:3,4
Agora leremos outros versículos que fala de canibalismo:
"Por isso diz o Soberano Senhor: Eu estou contra você, Jerusalém, e lhe infligirei castigo à vista das nações.
Por causa de todos os seus ídolos detestáveis, farei com você o que nunca fiz nem jamais voltarei a fazer.
Por isso, entre vocês sucederá que os pais comerão os seus próprios filhos, e os filhos comerão os seus pais. Castigarei você e dispersarei aos ventos os seus sobreviventes.
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 42
Ezequiel 5:8-10
A resposta sobre Ezequiel, é a mesma das anteriores, devido ao pecado veio a maldição com consequência a miséria, e para sobreviverem comeram os próprios filhos.
17 – Traição ou arrependimento?
A fome atingiu várias pessoas e duas mulheres combinaram entre si, que em um dia comeria o filho da outra e no outro o seu, mas no segundo dia a mãe não quis matar o filho, vamos aos versículos:
O rei respondeu: "Se o Senhor não socorrê-la, como poderei ajudá-la? Acaso há trigo na eira ou vinho no lagar?" Contudo ele perguntou: "Qual é o problema? Ela respondeu: Esta mulher me disse: ‘Vamos comer o seu filho hoje, e amanhã comeremos o meu’. Então cozinhamos o meu filho e o comemos. No dia seguinte eu disse a ela que era a vez de comermos o
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 43
seu filho, mas ela o havia escondido". 2 Reis 6:27-29
Nessa altura, a Bíblia somente divulgou a história não disse ser o certo de fazer, mas sabe como é amor de mãe, é lógico que uma esconderia o seu filho, agora em relação a outra mãe que sacrificou o seu próprio filho, é bem estranho e ela não tem amor ao próprio filho.
18 – Mulheres cozinhando os seus próprios filhos
No livro de Lamentações diz que mulheres piedosas cozinhavam os seus próprios filhos, vamos aos versículos:
Os que foram mortos pela espada estão melhor do que os que morrem de fome, os quais, torturados pela fome, definham pela falta de produção das lavouras. Com as próprias mãos, mulheres bondosas cozinharam os próprios filhos, que se tornaram a sua comida quando o meu povo foi destruído.
CAPÍTULO 7 – CANIBALISMO – 44
Lamentações 4:9,10
Esses versículos narram a triste situação que o povo de Deus estava passando devido ao pecado, não é que Deus era a favor dessas mulheres cozinharem seus filhos, faziam isso porque não tinham alimentos. Não escrevo somente livros de estudos bíblicos, também escrevo outras categorias de livros e já escrevi com a minha esposa Roseli, dois livros que ensinam as pessoas a economizarem dinheiro e alimento, fiz isso porque sei que na situação que o Brasil está, é necessário economizarmos tudo para assim ninguém passar fome, temos que orarmos mas também temos que agirmos.