27 minute read

Capítulo 9 — Crueldade

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 49

20 – Proibido trabalhar

Advertisement

Um homem que no sábado estava pegando gravetos de lenha para uma simples fogueira é apedrejado até a morte segundo a ordem de Deus, vamos aos versículos:

Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado.

Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade, que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele.

Então o Senhor disse a Moisés: "O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento".

Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Números 15:32-36

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 50

Isso aconteceu no Velho testamento, porém, no Novo difere, vamos aos versículos:

O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.

Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.

Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".

João 5:15-17

21 – Deus manda enforcar o povo

No livro de Número, Deus manda Moisés enforcar o povo, vamos aos versículos:

E o Senhor disse a Moisés: "Prenda todos os chefes desse povo, enforque-os diante do Senhor, à luz do sol, para que o fogo da ira do Senhor se afaste de Israel".

Números 25:4

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 51

Mas para entendermos isso, é bom lermos os versículos anteriores:

Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses.

Assim Israel se juntou à adoração de Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

Números 25:1-3

Deus mandou Moisés enforcar o povo, porque eles tinham cometidos pecados e naquela época erar normal isso acontecer, mas agora atualmente, nós cristãos não devemos mais fazer isso.

22 - Jesus amaldiçoa a figueira

Em um dia que não era época de figueiras darem frutos, Jesus amaldiçoou ela por causa disso, leiam os

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 52

versículos:

No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.

Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.

Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

Marcos 11:12-14

Mas para frente Jesus volta ao local e a figueira morreu:

Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.

De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.

Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! "

Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus.

Marcos 11:19-22

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 53

Muitos não compreendem essa maldição que Jesus fez, mas esses versículos servem como ensinamentos assim como Jesus diz: “Tenham fé em Deus”, ou seja, temos que tomar cuidado com o que falamos, talvez você amaldiçoou alguém e essa pessoa nunca mais conseguiu ser feliz depois disso, ela secou igual à figueira, falaremos palavras que edificam e não maldições do mesmo jeito que a palavra de Deus diz:

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:12

23 – Deus promete enviar feras do campo para matar crianças

No livro de Levítico diz:

.CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 54

Mandarei contra vocês animais selvagens que matarão os seus filhos, acabarei com os seus rebanhos e reduzirei vocês a tão poucos que os seus caminhos ficarão desertos. Levítico 26:22

Mas vale lembrar que antes disso, Deus prometeu bênçãos aos que eram fieis, e esse versículo é para os infiéis e que isso aconteceu devido à consequência do pecado, então vamos aos versículos dos fiéis.

"Estabelecerei paz na terra, e vocês se deitarão, e ninguém os amedrontará. Farei desaparecer da terra os animais selvagens, e a espada não passará pela terra de vocês. Levítico 26:6

24 – Deus coloca lepra em mulher porque maldisse de Moisés.

Deus faz irmã de Moisés ficar leprosa porque falou mal

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 55

dele, então vamos aos versículos:

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. "Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? ", perguntaram. "Também não tem ele falado por meio de nós? " E o Senhor ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra. Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: "Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três". E os três foram para lá. Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 56

temeram criticar meu servo Moisés? " Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltouse para ela, viu que ela estava com lepra Números 12:1-10

É, Deus não gostou ouvir criticarem Moisés, mas essa punição foi por apenas 7 dias:

O Senhor respondeu a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta". Números 12:14

25 – Morto por se envolver com uma mulher de outros povos

Outra passagem Bíblica polêmica é o assassinato de

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 57

um casal que vivia com os israelitas, vamos ao versículo:

seguiu o israelita até o interior da tenda e atravessou os dois com a lança; atravessou o corpo do israelita e o da mulher. Então cessou a praga contra os israelitas. Números 25:8

Mas é bom lermos os versículos anteriores para entendermos melhor:

Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses. Números 25:1,2

Deus falou para Moisés matar todos que se envolveram com mulheres estrangeiras porque elas estariam contaminando a fé deles, por isso mataram não somente esse casal, mas mais de 24 mil.

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 58

26 – Virgens sendo sacrificadas com a provação divina

Existe uma passagem bíblica no livro de Números que muitos dizem que Deus pediu para que sacrificassem virgens, então vamos aos versículos:

Moisés e o sacerdote Eleazar fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Os despojos que restaram das presas tomadas pelos soldados foram 675.000 ovelhas, 72.000 cabeças de gado, 61.000 jumentos e 32.000 mulheres virgens.

A metade dada aos que lutaram na guerra foi esta: 337.500 ovelhas, das quais o tributo para o Senhor foram 675; 36.000 cabeças de gado, das quais o tributo para o Senhor foram 72; 30.500 jumentos, dos quais o tributo para o Senhor foram 61; 16.000 pessoas, das quais o tributo para o Senhor foram 32.

Números 31:31-40

Bom, vamos aos versículos seguintes:

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 59

"Vocês deixaram todas as mulheres vivas? ", perguntou-lhes. "Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.

Agora matem todos os meninos. E matem também todas as mulheres que se deitaram com homem, mas poupem todas as meninas virgens.

Números 31:15-18

Moisés manda matar as mulheres alegando que elas simplesmente levariam ao mal caminho os homens de Deus, deixando somente as crianças que seriam inocentes, na verdade, ele não errou, realmente essas mulheres levariam os homens ao mal caminho, mas essa atitude atualmente não seria vista com bons olhos e naquela época todos faziam o mesmo, atualmente o povo de Deus não faz mas isso, mas infelizmente pessoas de outras religiões faz.

27 – Sansão mata 3.000 mil homens e se suicida

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 60

Sansão com a ajuda de Deus, mata 3.000 mil homens, então vamos aos versículos:

Homens e mulheres lotavam o templo; todos os líderes dos filisteus estavam presentes, e no alto, na galeria, havia cerca de três mil homens e mulheres vendo Sansão, que os divertia.

E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! "

Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas, tendo a mão direita numa coluna e a esquerda na outra, disse: "Que eu morra com os filisteus! " Então, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.

Juízes 16:27-30

Bom, é bom lembrar que muitos para justificarem

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 61

suicidas, dizem que Sansão se suicidou, isso é mentira.

Não tem como comparar a história de Sansão com algumas pessoas que se suicidam por motivos psicológicos, perdas na vida e outros, nesse caso, Deus escolheu e ungiu Sansão desde que era criança visando proteger o povo de Deus, porém, ele se desviou da missão devido a mulheres, mas aí depois dele perder a sua força e ser prisioneiro, ele se arrependeu, se ele não tivesse pedido forças para Deus, ele seri morto pelos filisteus, ou seja, morreria de qualquer jeito, e quando ele derrubou as colunas do templo, ele conseguiu vencer todos os inimigos do povo de Deus.

28 – Mulher sendo oferecida para ser estuprada

Um grupo de homens bate na porta de um ancião e ele entrega a sua filha e a concubina de um hospede, vamos aos versículos:

Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o

.CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 62

homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou na sua casa para que tenhamos relações com ele! "

O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura.

Vejam, aqui está minha filha virgem e a concubina do meu hóspede. Eu as trarei para vocês, e vocês poderão usá-las e fazer com elas o que quiserem. Mas, nada façam com esse homem, não cometam tal loucura! "

Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram.

Ao romper do dia a mulher voltou para a casa onde o seu senhor estava hospedado, caiu junto à porta e ali ficou até o dia clarear.

Quando o seu senhor se levantou de manhã, abriu a porta da casa e saiu para prosseguir viagem, lá estava a sua concubina, caída à entrada da casa, com as mãos na soleira da porta.

Ele lhe disse: "Levante-se, vamos! " Não houve

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 63

resposta. Então o homem a pôs em seu jumento e foi para casa.

Quando chegou em casa, apanhou uma faca e cortou o corpo da sua concubina em doze partes, e as enviou a todas as regiões de Israel.

Juízes 19:22-29

Explicarei isso, nem todas as histórias que estão disponíveis na Bíblia, é algo certo de fazer, nesse caso foi uma fatalidade, o grupo de homens que queriam ter relações sexuais com o hóspede, mas o hóspede também errou em dar a sua esposa, mas vale esclarecer que essa mulher já foi infiel assim como diz nesse versículo:

Naquela época não havia rei em Israel. Aconteceu que um levita que vivia nos montes de Efraim, numa região afastada, tomou para si uma concubina, que era de Belém de Judá.

Mas ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para a casa do seu pai, em Belém de Judá. Quatro meses depois,

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 64

Juízes 19:1,2

Bom, no caso esse homem já estava com raiva dela pela traição e quando viu que vários homens queriam estuprá-lo, não pensou duas vezes, entregou a esposa, mas ela chegou a ser vingada e acabou acontecendo uma guerra por causa disso, assim como diz nesses versículos:

Naquele dia vinte e cinco mil benjamitas que portavam espada morreram, todos eles soldados valentes.

Juízes 20:46

29 – Estuprando a própria irmã

Um irmão se apaixona pela própria irmã e depois a estupra, vamos aos versículos:

Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 65

de Absalão, outro filho de Davi.

Amnom ficou angustiado a ponto de adoecer por causa de sua meio-irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia-lhe impossível aproximar-se dela.

Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi.

Ele perguntou a Amnom: "Filho do rei, por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que se passa? " Amnom lhe disse: "Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão".

Então disse Jonadabe: "Vá para a cama e finja estar doente". "Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la. "

Amnom atendeu e deitou-se na cama, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: "Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse".

Davi mandou dizer a Tamar no palácio: "Vá à casa de seu irmão Amnom e prepare algo para ele comer".

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 66

Assim, Tamar foi à casa de seu irmão, que estava deitado. Ela amassou a farinha, preparou os bolos na presença dele e os assou.

Depois pegou a assadeira e lhe serviu os bolos, mas ele não quis comer. Então Amnom deu ordem para que todos saíssem; depois que todos saíram,

Amnom disse a Tamar: "Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto". Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão.

Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: "Deite-se comigo, minha irmã".

Mas ela lhe disse: "Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura.

O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você".

Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela,

. CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 67

mais forte que a paixão que sentira. E disse a ela: "Levante-se e saia!" 2 Samuel 13:1-15

Então, isso que esse irmão fez é totalmente errado e a Bíblia não aprova, mesmo com o consentimento dos dois assim como diz nesse versículo:

"Não se envolva sexualmente com a sua irmã, filha do seu pai ou da sua mãe, tenha ela nascido na mesma casa ou em outro lugar. Levítico 18:9

Mas o estuprador foi vingado pelo próprio irmão assim como diz nesse versículo:

Absalão ordenou aos seus homens: "Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!" 2 Samuel 13:28

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 68

30 – Morreu por comer o que não devia

Um homem foi morto simplesmente porque comeu onde não devia e sem mesmo saber que era proibido, vamos aos versículos:

Então o profeta lhe disse: "Venha à minha casa, comer alguma coisa".

O homem de Deus disse: "Não posso ir com você, nem posso comer pão ou beber água neste lugar.

A palavra do Senhor deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ ".

O profeta idoso respondeu: "Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ ". Mas ele estava mentindo.

E o homem de Deus voltou com ele e foi comer e beber em sua casa.

Enquanto ainda estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta idoso que o havia feito voltar.

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 69

Ele bradou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: "Assim diz o Senhor: ‘Você desafiou a palavra do Senhor e não obedeceu à ordem que o Senhor, o seu Deus, lhe deu.

Você voltou e comeu pão e bebeu água no lugar onde ele lhe falou que não comesse nem bebesse. Por isso o seu corpo não será sepultado no túmulo dos seus antepassados’ ".

Quando o homem de Deus acabou de comer e beber, o outro profeta selou seu jumento para ele.

No caminho, um leão o atacou e o matou, e o seu corpo ficou estendido no chão, ao lado do leão e do jumento. 1 Reis 13:15-24

Essa história nos dá um ensinamento que não devemos confiar em ninguém, nem mesmo em profetas, se Deus te falou que não é para fazer, não faça. Não acredite em pessoas que dizem ser autoridades só porque elas aparentam serem de Deus, o que é pecado, é pecado.

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 70

31 – Eliseu amaldiçoa eternamente Geazi

Eliseu amaldiçoa eternamente Geazi, vamos aos versículos:

Por isso a lepra de Naamã atingirá você e os seus descendentes para sempre". Então Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, parecido com neve. 2 Reis 5:27

Agora vamos aos versículos que é oferecido ao profeta Eliseu um presente pelo milagre:

Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo".

O profeta respondeu: "Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei". Embora Naamã insistisse, ele recusou.

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 71

2 Reis 5:15,16

Nesses versículos, é oferecido ao Eliseu um presente pelo milagre, mas ele recusou, vamos agora ler o que o servo de Eliseu fez:

Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa".

Então Geazi correu para alcançar Naamã, que, vendo-o se aproximar, desceu da carruagem para encontrá-lo e perguntou: "Está tudo bem? "

Geazi respondeu: "Sim, tudo bem. Mas o meu senhor enviou-me para dizer que dois jovens, discípulos dos profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de Efraim. Por favor, dê-lhes trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas". 2 Reis 5:20-22

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 72

Viu, olha que absurdo! Foi por isso que Eliseu amaldiçoou Geazi.

32 – Deus manda matar velhos, mancebos, meninos e mulheres

Deus manda matar pobres velhinhos e crianças, vamos aos versículos:

e lhe disse: "Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela".

Enquanto eu escutava, ele disse aos outros: "Sigamno por toda a cidade e matem, sem piedade ou compaixão, velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem no meu santuário". Então eles começaram com as autoridades que estavam em frente do templo.

Ezequiel 9:4-6

. CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 73

Bom, não é bem assim, não são pobres e nem pessoas inocentes, leremos versículos anteriores:

E na frente deles estavam setenta autoridades da nação de Israel, e Jazanias, filho de Safã, estava no meio deles. Cada um tinha um incensário na mão, e se elevava uma nuvem aromática de incenso.

Ele me disse: "Filho do homem, você viu o que as autoridades da nação de Israel estão fazendo nas trevas, cada um no santuário de sua própria imagem esculpida? Eles dizem: ‘O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou o país’ ".

E de novo disse: "Você os verá cometerem práticas ainda mais repugnantes".

Ezequiel 8:11-13

33 – Mulheres grávidas cortadas ao meio

O Menaém corta várias mulheres grávidas no meio, vamos aos versículos:

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 74

Naquela ocasião, Menaém, partindo de Tirza, atacou Tifsa e todos que estavam na cidade e seus arredores, porque eles se recusaram a abrir as portas da cidade. Saqueou Tifsa e rasgou ao meio todas as mulheres grávidas. 2 Reis 15:16

Em relação a esse acontecimento, Deus não aprovou, analisaremos agora o versículo anterior:

Os demais acontecimentos do reinado de Salum e a conspiração que liderou estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel. 2 Reis 15:15

Nesse versículo prova que ouve conspiração no governo dele.

34 – Davi cerra o povo

Essa informação é um baita de um “Fake News”, vi

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 75

isso na internet e fiquei impressionado com a falta de capacidade do povo interpretar um versículo Bíblico, então vamos ao versículo:

e levou também os seus habitantes, designando-lhes trabalhos com serras, picaretas de ferro e machados. Davi fez assim com todas as cidades amonitas. Depois voltou com todo seu exército para Jerusalém. 1 Crônicas 20:3

Então, Davi não mandou serrar ninguém, simplesmente mandou as pessoas trabalharem com serras, picaretas de ferros e machados, algo normal até mesmo atualmente.

35 – O homem que joga seus filhos na rocha é feliz

O livro de Salmos é um baita de um livro com ensinamentos e palavras bonitas, mas também tem algumas coisas bem estranhas, vamos aos versículos:

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 76

Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaça contra a rocha!

Salmos 137:9

Antes desse versículo tinha outro:

Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!

Salmos 137:8

Simplesmente o salmista estava querendo vingança, praticar olho por olho dente por dente, como os babilônicos mataram sem dó os adultos e crianças dos israelitas, eles estavam desejando o mesmo.

36 – Crianças serão despedaçadas e mulheres serão violadas

No livro de Isaías diz que crianças serão despedaçadas e as mulheres serão violadas, vamos aos versículos:

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 77

Todo o que for capturado será traspassado; todos os que forem apanhados cairão à espada.

Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres violentadas.

Isaías 13:15,16

No caso, os bebês foram despedaçados e mulheres violadas porque o povo se afastou de Deus, e essa seria a consequência do pecado, o povo ser vencido pelos seus inimigos, e eles é que fariam isso e não Deus.

37 – Filhos mortos devido à maldade dos pais

Também no livro de Isaías diz para preparar a matança dos filhos devido à maldade dos pais, vamos aos versículos:

Preparem um local para matar os filhos dele por causa da iniqüidade dos seus antepassados; para que eles não se levantem para herdar a terra e a cobrirem de

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 78

cidades. "Eu me levantarei contra eles", diz o Senhor dos Exércitos. "Eliminarei da Babilônia o seu nome e os seus sobreviventes, sua prole e os seus descendentes", diz o Senhor.

Isaías 14:21,22

Bom, naquela época tinha essa história, de no caso, matar os descendentes dos inimigos para assim evitar uma rebelião no futuro, mas essa prática não era somente dos israelitas, mas sim de praticamente todos os povos.

38 – Bêbados do seu próprio sangue

O Senhor fez com que os próprios opressores do povo israelita comesse a própria carne, vamos aos versículos:

"Sim, prisioneiros serão tirados de guerreiros, e despojo será retomado dos violentos; brigarei com os que brigam com você, e seus filhos, eu os salvarei. Farei

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 79

seus opressores comerem sua própria carne; ficarão bêbados com seu próprio sangue, como com vinho.

Então todo mundo saberá que eu, o Senhor, sou o seu Salvador, seu Redentor, o Poderoso de Jacó".

Isaías 49:26

É, nesse caso, o Senhor promete fazer com que os inimigos do povo de Deus, não somente perca a batalha, mas que sejam humilhados, isso mostra que não devemos jamais entrarmos em conflito com o povo de Deus.

39 - Morrerá justo e ímpio

O Senhor diz para Ezequiel que exterminará o justo e ímpio, vamos aos versículos:

dizendo-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Estou contra você. Empunharei a minha espada para eliminar tanto o justo quanto o ímpio.

Uma vez que eu vou eliminar o justo e o ímpio, estarei

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 80

empunhando a minha espada contra todos, desde o Neguebe até o norte. Ezequiel 21:3,4

Bom, para entendermos melhor, temos que ler o versículo anterior:

"Filho do homem, vire o rosto contra Jerusalém e pregue contra o santuário. Profetize contra Israel,

Ezequiel 21:2

Analisando esse versículo, chegamos a conclusão que Deus exterminará os justos e ímpios que virarem o rosto contra Israel e pregar contra o santuário.

40 – Deus tentou matar Moisés

Outra passagem polemica está em Êxodo 4:24-26, então leremos:

Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 81

ao encontro de Moisés e procurou matá-lo.

Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés. E disse: "Você é para mim um marido de sangue! "

Ela disse "marido de sangue", referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião o Senhor o deixou.

Êxodo 4:24-26

Bom, é bom sempre observámos que no Velho Testamento, quando Deus falava ter que fazer, os profetas deveriam obedecer imediatamente, e no caso de Moisés, ele não obedeceu a Deus, vamos aos versículos:

Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado.

Gênesis 17:10

Então, Moisés não obedeceu a Deus, por isso despertou a ira dele, por isso Zípora pegou uma pedra e

CAPÍTULO 10 – CRUELDADE – 82

cortou o prepúcio do filho e logo depois Deus não quis mais matar Moisés.

41 – Salomão manda matar o próprio irmão

Salomão considerado o homem mais sábio que já existiu no mundo, simplesmente mandou matar o próprio irmão, o Adonias, vamos aos versículos:

E agora eu juro pelo nome do Senhor, que me estabeleceu no trono de meu pai Davi, e, conforme prometeu, fundou uma dinastia para mim, que hoje mesmo Adonias será morto! " E o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este feriu e matou Adonias. 1 Reis 2:24,25

É, Salomão não gostou nada do irmão usar a mãe para fazer um pedido, se Salomão vivesse em tempos atuais, essa atitude dele seria totalmente reprovada pela sociedade, lembrando que naquela época, todos os reis

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 83

tinham um comportamento meio agressivo e eram bem rígidos. Por isso que sempre digo, colocaremos em prática o que diz o Novo Testamento e somente estudar o Velho.

42 - Salomão manda matar Joabe

Agora Salomão manda matar outra pessoa, Joabe, vamos aos versículos:

Foi dito ao rei Salomão que Joabe havia se refugiado na Tenda do Senhor e estava ao lado do altar. Então Salomão ordenou a Benaia, filho de Joiada: "Vá matálo!" Então Benaia entrou na Tenda do Senhor e disse a Joabe: "O rei lhe ordena que saia". "Não", respondeu ele, "Vou morrer aqui". Benaia relatou ao rei a resposta de Joabe. Então o rei ordenou a Benaia: "Faça o que ele diz. Mate-o e sepulte-o, e assim você retirará de mim e da minha família a culpa do sangue inocente que Joabe

.CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 84

derramou. O Senhor fará recair sobre a cabeça dele o sangue que derramou: ele atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, sem o conhecimento de meu pai Davi, e os matou à espada. Os dois homens eram Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá. Que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a dos seus descendentes para sempre. Mas que a paz do Senhor esteja para sempre sobre Davi, sobre os seus descendentes, sobre a sua dinastia e sobre o seu trono". Então Benaia, filho de Joiada, foi e atacou Joabe e o matou, e ele foi sepultado em sua casa no campo. 1 Reis 2:29-34

Para entendermos melhor o motivo de Salomão ter mandado matar Joabe, leremos mais:

"Você sabe muito bem o que Joabe, filho de Zeruia, me fez; o que fez com os dois comandantes dos exércitos

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 85

de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele os matou, derramando sangue em tempos de paz; agiu como se estivesse em guerra, e com aquele sangue manchou o seu cinto e as suas sandálias. 1 Reis 2:5

Simplesmente Joabe matou dois comandantes do exército, no caso ele recebeu sentença de morte pelos seus crimes, algo que não existe no Brasil, mas naquela época a Bíblia aprovava.

43 - Salomão manda matar Simei

Salomão manda matar agora Simei, vamos ao versículo:

Então o rei deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este atacou Simei e o matou. Assim o reino ficou bem estabelecido nas mãos de Salomão. 1 Reis 2:46

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 86

Para entendermos melhor o motivo da morte dele, leremos mais:

Depois o rei mandou chamar Simei e lhe ordenou: "Construa para você uma casa em Jerusalém. Você morará nela e não poderá ir para nenhum outro lugar. Esteja certo de que no dia em que sair e atravessar o vale de Cedrom, você será morto; e você será responsável por sua própria morte". Simei respondeu ao rei: "A ordem do rei é boa! O teu servo lhe obedecerá". E Simei permaneceu em Jerusalém por muito tempo. Mas três anos depois, dois escravos de Simei fugiram para a casa de Aquis, filho de Maaca, rei de Gate. Alguém contou a Simei: "Seus escravos estão em Gate". Então Simei selou um jumento e foi até Aquis, em Gate, procurar os seus escravos. E de lá Simei trouxe os escravos de volta. 1 Reis 2:36-40

Simei foi avisado que não poderia sair de onde

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 87

morava, ele poderia mandar outra pessoa pegarem os seus escravos, mas não mandou, desobedeceu, vamos agora à finalização:

Quando Salomão soube que Simei tinha ido a Gate e voltado a Jerusalém, mandou chamá-lo e lhe perguntou: "Eu não fiz você jurar pelo Senhor e não o adverti: No dia em que você for para qualquer outro lugar, esteja certo que você morrerá? E você me respondeu: ‘Esta ordem é boa! Obedecerei’. Por que não manteve o juramento ao Senhor e não obedeceu à ordem que lhe dei? " E acrescentou: "No seu coração você sabe como você prejudicou o meu pai Davi. Agora o Senhor faz recair sua maldade sobre a sua cabeça. Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o Senhor para sempre". 1 Reis 2:41-45

44 – Atalia destrói toda uma família real

.CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 88

Atalaia manda matar toda a família real, vamos ao versículo:

Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real. 2 Reis 11:1

Isso aconteceu porque seu filho Acazias, teria sido morto, vamos aos versículos:

Jorão ordenou que preparassem seu carro de guerra. Assim que ficou pronto, Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, saíram, cada um em seu carro, ao encontro de Jeú. Eles o encontraram na propriedade que havia pertencido a Nabote, de Jezreel. Quando Jorão viu Jeú, perguntou: "Você vem em paz, Jeú? " Jeú respondeu: "Como pode haver paz, enquanto continua toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel? " Jorão deu meia-volta e fugiu, gritando para Acazias: "Traição, Acazias! "

CAPÍTULO 9 – CRUELDADE – 89

2 Reis 9:21-23

Após a morte de seu filho, o sucessor seria um filho ou talvez um irmão dele, ainda descendente da linhagem de Davi. Mas a ambiciosa e cruel mãe do rei, Atalia, aproveitou o momento e matou todos os descendentes da linhagem real (2 Reis 11:1). Ela, sem nenhum direito, assumiu a posição de rainha e reinou sobre Judá. Mas não existe nenhum lugar na Bíblia, que diz que Deus aprovava isso.

This article is from: