6 minute read

Capítulo 1 — Confuso

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 7

Na Bíblia existem várias passagens que simplesmente deixam muitas pessoas confusas, mas aqui nesse capítulo, esclarecerei algumas.

Advertisement

1 - Como Caim achou uma aldeia cheias de pessoas depois da morte do irmão?

Várias pessoas simplesmente contestam o que a Bíblia diz, e ainda falam que nesse livro tem várias coisas sem sentido e não deve ser considerado como algo realmente confiável de se acreditar, e vários cristãos são simplesmente encurralados e ficam sem resposta, mas no caso, começarei a falar do livro de Gênesis, citarei a ocasião que Caim encontra uma aldeia cheia de pessoas.

Bom, vale lembrar que o livro de Gênesis, foi escrito por Moisés, e Deus deu a revelação para ele de como começou o mundo e a história é resumida (na verdade, praticamente todos os livros da Bíblia contam histórias resumidas), não mostra todos os detalhes, essa informação é bem importante para assim entendermos

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 8

como Caim achou uma aldeia cheia de pessoas, vamos aos versículos.

Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”. Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Gênesis 4:1-3

É importante que para entendermos a palavra de Deus, precisarmos do Espírito Santo, mas é bom também prestarmos bem a atenção no que é falado, nesse caso, a Bíblia diz que Adão e Eva tiveram Caim e depois Abel, e após passar um tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. A Bíblia não diz que Adão e Eva tiveram somente dois filhos, foi citado os dois para assim se relatado o primeiro homicídio no mundo, não tinha necessidade de Deus revelar a Moisés

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 9

(Autor do livro de Gênesis), que Adão e Eva tinha outros filhos, logo depois é citado em Gênesis 4:16-17:

Então Caim afastou-se da presença do Senhor e viveu na terra de Node, a leste do Éden.

Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque.

Pode perceber que foi citado somente que ele teve relações com sua mulher, não citou nem como eles se encontraram, isso porque é uma história resumida, no caso a esposa dele, poderia ser a sua irmã ou prima.

2 - Paulo é contra o casamento?

Muitas pessoas ficam confusas quando leem a carta que o Apóstolo Paulo escreveu para a igreja de Coríntios:

Quanto aos assuntos sobre os quais vocês

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 10

escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, devido à imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido. 1 Coríntios 7:1,2

Porém, no Velho testamento a própria Bíblia diz:

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.

Gênesis 2:18

Em Gênesis Deus diz que não é bom que o homem viva só, porem o Apostolo Paulo diz para não tocar na mulher, mas vale lembrar que essa carta aos Coríntios é uma carta endereçada a uma igreja específica, e não foi esclarecido o que a Igreja de Coríntios mencionava qual era o motivo, que no caso, provavelmente lá estava tendo alguns problemas, ele disse que não era bom que o homem tocasse na mulher, isso porque muitos homens estavam se envolvendo com várias mulheres, aí ele

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 11

aconselhou ter somente uma esposa.

3 – Discípulos armados

Jesus sempre pregou paz, porém, os seus discípulos andavam armados e isso é motivo de polêmica, já que ele pregava paz. No livro de Mateus no capítulo 26 e versículos 51 e 52 diz:

Um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois, todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.

Aí mostra claramente que os discípulos andavam armados, porém Jesus disse que “Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.”, essa frase é uma realidade, se você for assaltado e o ladrão ver que você está com uma arma, eles poderão te matar,

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 12

até mesmo sem você reagir, mas, por outro lado, muitas pessoas que vivem em locais afastados da cidade igual estava Jesus e os discípulos, devem andar armados para não facilitar para os bandidos (minha opinião).

4 – Deus endureceu o coração de Faraó

Várias pessoas podem até mesmo ficarem sem entender, Moisés a mando de Deus pede para o faraó libertar os israelitas, mas o próprio Deus lendo êxodo 9: 12 diz:

Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele se recusou a atender Moisés e Arão, conforme o Senhor dissera a Moisés. Ou seja, Deus endurece o coração de faraó.

Dá para entender? Mas explicarei agora. Mas a resposta está em 3 versículos bíblicos no livro de Romanos:

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 13

Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Pois, a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 9:16-18

Deus permitiu que isso acontecesse para que assim todos verem o Seu poder.

5 – Depressão

Esse assunto é bem polêmico, embora tenha dito e provado na Bíblia que Deus permite várias coisas acontecerem, nós também temos que fazer a nossa parte, caso você esteja passando por uma depressão, procure uma igreja cristã e também um psicologo, já falei sobre isso em outros livros meu, sobre esse

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 14

assunto, assim como no livro “A vida na balança de dois pratos”, várias coisas podem levar uma pessoa a ter depressão, procure um profissional que ele te ajudará.

Existem várias pessoas que tiveram depressão sendo citadas na Bíblia, no caso Jeremias, Elias, Jó e Jonas, mas vale lembrar, que nenhum deles se suicidaram. Muitos usam o exemplo dessas pessoas que citei, comparando elas com suicidas, isso é diferente.

Algumas pessoas dizem que o próprio Jesus teve depressão. Mas isso é mentira, Jesus teve alguns momentos depressivos, é bem diferente do que ter depressão vários anos. Jesus era sábio, o filho de Deus, é o psicologo dos psicólogos, e teve momentos depressivos constatou o que enfrentaria algumas horas adiante, e jamais teria depressão, vamos aos versículos:

Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar".

Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.

CAPÍTULO 1 - CONFUSO – 15

Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".

Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".

Mateus 26:36-39

This article is from: