3 minute read

i-Wish: o parceiro de negócios ideal para quem investe no Porto

Marta Oliveira é CEO da i-Wish, uma “one stop shop” , que acompanha os investidores em todas as fases do processo de investimento e preparação dos imóveis para colocação no mercado. Marta Oliveira encabeça uma equipa que acompanha os clientes também durante o processo de rentabilização do imóvel, através do serviço de gestão de propriedades.

Osetor imobiliário está a desenvolver-se muito na base do investimento- nacional ou estrangeiro. Que análise faz do investimento efetuado em 2022 no setor imobiliário? 2022 foi um ano de sucesso e de muitos e bons investimentos! A instabilidade da Covid e da guerra reforçou a resiliência do mercado imobiliário, que tem baixa exposição ao risco e proporciona uma estável rentabilidade, para além da valorização, que no último ano, no Porto, foi superior a dois dígitos. O ano refletiu um comportamento de “revenge” , quer por parte dos investidores em busca de produtos financeiros estáveis, que mitigassem os riscos de outras aplicações, quer pelo boom do turismo, que tornou os imóveis de rendimento/turismo, muito procurados e rentáveis. A tendência de agravamento do custo dos materiais e mão de obra, que se adivinhava traduzir-se num considerável aumento do valor dos imóveis, fez com que o sentido de urgência na tomada de decisão se acentuasse.

Advertisement

Que impacto têm os Golden Visa neste investimento? O término deste incentivo ao investimento pode constituir um problema para o mercado imobiliário? Lamentavelmente, os Golden Visa estão limitados, nos grandes centros, a imóveis de serviços, o que travou a procura e o investimento deste segmento de investidores, nestas regiões. Para dar resposta a esta ameaça, a i-Wish está a expandir-se para o turismo rural de luxo, em áreas de baixa densidade populacional, que poderão dar resposta ao segmento Golden Visa, mas também a quem procure diversificar a sua carteira de ativos e candidatar-se a fundos comunitários.

Como avalia o setor imobiliário do Porto e os desaos que se podem apresentar no futuro? O principal desafio no imobiliário de investimento é a suspensão da emissão de novos registos para alojamento local, que retrai negócios futuros, apesar de, neste momento, ser ainda possível transferir a titularidade dos registos, em caso de venda. Outro grande desafio é o aumento das taxas de juro e a incerteza futura nesta matéria. Marta Oliveira

CEO

Quais os serviços complementares que a i-Wish oferece aos seus clientes, quando se trata da gestão de um ativo imobiliário? A i-Wish é uma one stop shop, que presta um serviço completo, desde a venda (AMI 14936), à parceria com intermediários de crédito, à obtenção de NIF, abertura de conta, design de interiores e gestão de propriedades. Para além de gestora e broker, na última década, especializei-me nos imóveis de rendimento/investimento, bem como na sua gestão. A experiência adquirida, ao gerir também mais de 50 alojamentos, foi também crucial para poder aconselhar, com segurança e eficácia, os investidores que atualmente me procuram, como gestora de investimento.

Tendo em consideração que os variados serviços que oferecem, e o setor onde trabalham, exigem formação especíca, como se posiciona a i-Wish relativamente à obrigatoriedade da mesma no setor imobiliário? Para além da formação obrigatória, para manutenção da licença AMI (14936), considero de extrema r e l e v â n c i a f o r m a ç ã o j u r í d i c a , fi s c a l , comercial/negocial e ética, que permitam uma melhor compreensão, por parte dos mediadores, de toda a abrangência e complexidade deste negócio e ao nível do marketing, digital e social media, para a dinamização e sucesso do mesmo. O que acontece, na maioria dos casos, é que a rotatividade nas imobiliárias é tão elevada que o broker e os consultores mais antigos têm oportunidade de ter o treino adequado, mas como não há filtro de entrada neste setor, muitos consultores pensam que vender imóveis não exige formação especializada.

Como se posiciona a i-Wish para 2023, considerando a conjuntura económica que se avizinha para o próximo ano? Mesmo tendo em conta os desafios que se avizinham, a i-Wish acredita ser o melhor parceiro de negócio para todos os investidores que procurem comprar um imóvel e obter rentabilidade, no Porto. Não queremos ser os maiores, ter 300 consultores, mas os melhores, prestando um serviço Boutique e de excelência, uma marca forte, confiável, próxima dos seus investidores, com um rosto único por detrás do projeto, com provas dadas como sendo uma profissional experiente, competente e dedicada, assessorada por uma equipa criteriosamente selecionada, bem remunerada, motivada e competente.

This article is from: