
3 minute read
L'Óreal Cosmética Ativa - Rotinas de beleza que integram saúde
Rotinas de beleza que integram saúde
A L’Óreal Cosmética Ativa alia Saúde e Beleza, ao oferecer aos consumidores produtos de dermocosmética aprovados por médicos e farmacêuticos. Sandro Cardoso, general manager desta área do Grupo L’Óreal, destaca a evolução que, em 2022, foi muito positiva, e os consumidores – particularmente as mulheres – já consideram a sua rotina de dermocosmética uma parte essencial do seu bem-estar.
Advertisement
Sandro Cardoso
General manager da L'Óreal Cosmética Ativa
Portugal é o segundo país do mundo onde a área da dermocosmética está mais desenvolvida. Como aproveita a L’Óreal Cosmética Ativa esta realidade, de forma a chegar mais perto dos consumidores nacionais? Portugal beneficia hoje de um forte trabalho desenvolvido nos últimos 40 anos, que faz com que s e j a m o s u m d o s m a i o r e s m e r c a d o s d e dermocosmética per capita. Temos hoje um ecossistema de enorme sintonia entre a classe m é d i c a , f a r m a c ê u t i c o s e a i n d ú s t r i a d e dermocosmética. Em concreto, na L’Oréal Cosmética Ativa, a saúde, a beleza e o bem-estar estão na essência do nosso modelo de operação. Creio que contribuímos de forma muito relevante para que as farmácias portuguesas sejam uma referência internacional no aconselhamento personalizado para um cuidado de pele diferenciado e altamente relevante para o consumidor.

Como têm evoluído os consumidores femininos e masculinos, no que respeita à preocupação com a sua beleza e com o cuidado da sua pele? Creio que o consumidor português continua cada vez mais interessado nos cuidados de pele e no circuito de Farmácia e Parafarmácia: o mercado de dermocosmética em Portugal cresceu até outubro cerca de 14%, com as nossas marcas a crescer acima. As principais categorias, como Anti-Idade, Corpo, Protetores Solares e Capilares cresceram a duplo dígito, tanto em frequência como número de consumidores. Podemos, desta forma, aferir que os portugueses estão cada vez mais interessados neste tipo de cuidados. Os cuidados de beleza, para muitos, são muito importantes para o bem-estar; caso contrário, não teríamos tantas portuguesas a alargarem a sua rotina de skincare com gestos mais sofisticados (máscaras de rosto, ampolas, séruns), nem a maquilharem-se sem sair de casa.
A L’Óreal Cosmética Ativa trabalha em estreita colaboração com os prossionais de saúde ligados à Dermatologia, para garantir que os vossos consumidores adquirem produtos adequados ao seu tipo de pele e cabelo. Todavia, considerando as diculdades existentes no setor da Saúde nacional, recorrer a um especialista pode ser bastante dispendioso. Este é um tema sobre o qual a L’Óreal já ponderou? Existe alguma outra forma de ajudar diretamente os vossos consumidores? A grande fatia de prescrição médica para cuidados de pele em Portugal advém da Dermatologia,sendo esta a especialidade por excelência no conhecimento da pele. No entanto, existem outras especialidades igualmente relevantes para o consumidor, tais como Pediatria, Medicina Geral e Familiar e até mesmo Oncologia. Neste sentido, temos vindo a estar cada vez mais próximos de outras especialidades, para suprimir a dificuldade de acesso que possa existir em alguns casos. De qualquer forma, acreditamos que o médico tem um papel fundamental e difícil de substituir, deste modo lançámos uma iniciativa para os jovens com enfoque na Acne, através da marca Cerave, em que proporcionamos um contacto direto de 250 jovens portugueses com um dermatologista.


A Saúde a a Beleza são áreas que devem caminhar juntas, mas muitas vezes é difícil garantir que tal acontece. Como pode a L’Óreal Cosmética Ativa assegurar esta ligação efetiva entre estas duas áreas importantes? Confiamos que o futuro da beleza está cada vez mais alicerçado na saúde, na eficácia e nos resultados. Investimos de forma muito significativa em investigação com cientistas, médicos e farmacêuticos, tanto em novas tecnologias de produtos, bem como de serviços, para garantirmos um vanguardismo nas opções mais eficazes, personalizadas para cada pessoa.
Que balanço pode ser feito, em 2022, por parte da L’Óreal Cosmética Ativa e como esperam que o setor da dermocosmética se comporte no próximo ano, considerando as diculdades económicas esperadas por par te dos consumidores nais? Apesar dos muitos contratempos internos e externos, podemos afirmar que na L’Óreal Cosmética Ativa tivemos, uma vez mais, um ano incrível, com uma forte consolidação da nossa liderança de mercado. Para 2023, antevemos que o mercado da dermocosmética continue dinâmico, onde as opções mais acessíveis das marcas sejam mais procuradas.