4 minute read

Opticalia Esonor-Olharlongo - "A nossa filosofia é aproveitar todas as oportunidades para crescer"

“A nossa losoa é aproveitar todas as oportunidades para crescer”

Tornou-se empreendedora há 25 anos, mas só a partir de 2012, através da marca Opticalia Esonor-Olharlongo, encontrou o seu espaço. Cidália Ferreira conta agora com 15 lojas Opticalia, a maioria delas na região norte do país. A sua primeira loja no sul de Portugal abriu portas no CascaiShopping, recentemente. Este foi o pretexto para uma entrevista onde se assinalam os 10 anos da marca Opticalia, se faz um balanço do passado e se perspetiva o futuro.

Advertisement

Há 25 anos, a realidade empresarial em Portugal era muito diferente. Fazendo um balanço deste período, como caracteriza a evolução da marca Opticalia e a forma como esta se tornou um nome reconhecido das óticas nacionais? A O p t i c a l i a s u rgi u e m 2 0 1 2 , c o m o u m a oportunidade de consolidar o negócio ainda mais, crescer e estar cada vez mais perto do cliente. É uma empresa que veio para o mercado com o objetivo de ser líder, tem uma atitude muito otimista e realista, com a qual me identifico, e daí que tenha sido das primeiras a associar-me ao Grupo, quando fui convidada a entrar, em maio de 2012. Ao longo destes 10 anos, foi uma marca que sempre teve o seu caminho muito bem definido e que tem vindo a construir junto do público toda a sua notoriedade. Este ano ficou ainda marcado pela apresentação da Embaixadora da marca, a artista Áurea que, com a sua simpatia e presença marcante, não tem deixado ninguém indiferente e ajudou-nos a marcar claramente a diferença.

O que distingue a Opticalia de outras óticas do país? Qual considera ser o seu aspeto marcante, único e irrepetível? Na Opticalia, temos algo único que temos vindo a trabalhar desde o arranque: marcas reconhecidas exclusivas como a Mango, Pepe Jeans, a Pull & Bear, a Custo Barcelona, a Pedro del Hierro ou a Victorio&Lucchino, que garantem uma oferta diversificada, acessível para todos, a preços verdadeiramente incríveis. E depois, claro, a preocupação constante em dar um serviço realmente diferenciador ao cliente.

Ao longo destes anos, abriu várias lojas, a mais recente em Cascais, no CascaiShopping. Tendo e m c o n t a o p e r í o d o e c o n ó m i c o q u e atravessamos, o que a leva a apostar em continuar a crescer? Desde o início que a nossa filosofia tem sido a de Cidália Ferreira

CEO aproveitar todas as oportunidades que o mercado apresenta para um caminho de crescimento. Tínhamos definido que a presença em mais centros comerciais era uma prioridade e que quando a oportunidade surgisse, mesmo que fosse num período mais incerto, o caminho seria sempre para a frente. Por isso, cá estamos. A trabalhar e a acreditar que, quando fazemos as coisas com gosto, convictos que vamos ter sucesso, os negócios desenvolvem-se.

Considerando as previsões relativas à inação, bem como o facto de o consumo privado estar a baixar, sendo os óculos uma necessidade ou um acessório cujo custo pode ser incomportável para algumas famílias, como se preparam para este impacto? As perspetivas são a certeza que continuaremos sempre a trabalhar focados no cliente, na melhoria c o n s t a n te, e m d e s e nvo l ve r a s m e l h o re s ferramentas e propostas para quem nos visita. Obviamente que estes tempos são, como disse, de incertezas, mas se não nos adaptarmos a elas e apresentarmos mais valor para todos, então mais vale fecharmos as portas. Temos soluções nas nossas lojas para ajudar os clientes que estão a sentir mais este impacto e acreditamos que, juntos, c o n s e g u i r e m o s s e m p r e d a r r e s p o s t a à s necessidades de quem nos procura.

Quais os desaos que aguardam a Opticalia Esonor-Olharlongo para 2023? Que perspetivas existem, no sentido do crescimento e da adaptação rápida às novas realidades que o mercado agora exige? O caminho será sempre o do crescimento e de aproveitamento de todas as oportunidades que o mercado apresentar. Por outro lado, a Opticalia não visa somente vender serviços e produtos, mas solucionar necessidades e satisfazer os clientes. Para o conseguir, as equipas das nossas lojas são formadas para respeitar os valores e atitudes que consideramos essenciais. A dedicação, a polivalência, o brio profissional, a simpatia e a empatia para com o cliente e para com os colegas de trabalho fazem toda a diferença. Acreditamos que trabalhamos todos em conjunto para o mesmo fim: a excelência do serviço.

Ao m destes anos enquanto empreendedora, continua a querer continuar a evoluir? Claro que sim! É esta vontade de querer sempre fazer mais e melhor que me move. Sou uma mulher decidida, com objetivos bem definidos. Sei onde estou neste momento, na minha vida, e para onde quero ir, tanto a nível pessoal como profissional.

This article is from: