VALOR CONTABILIDADE E INVESTIMENTO
“É preciso simplificar o sistema A Contabilidade evoluiu consideravelmente nas últimas décadas e a Soares Gomes Contabilidade acompanhou estas mudanças. António Soares Gomes, o diretor-geral da empresa, salienta a importância do contabilista enquanto parceiro das empresas e a necessidade urgente de simplificar, de forma efetiva, os processos do sistema fiscal português.
António Soares Gomes Diretor
A
Soares Gomes Contabilidade existe há mais de 25 anos. Ao longo de todo este tempo, quais as principais alterações que lhe parecem importantes salientar? Existiu a necessidade de adaptar profundamente os métodos de trabalho, por um lado para conseguir corresponder à evolução das necessidades e apoio à gestão evidenciados pelos nossos clientes, mas igualmente pelo aumento vertiginoso das obrigações fiscais - mais obrigações declarativas e prazos mais curtos. Os empresários, mesmo pelo aumento das exigências da própria Banca, tiveram que adotar novos modelos de gestão dos seus negócios, avaliar com outra visão os investimentos a realizar, valorizar os recursos humanos e manter o foco na qualidade. Quais os principais serviços que prestam? Somos especializados em Fiscalidade, mas o objetivo a que nos propomos com os nossos clientes é o de apoiar o seu negócio a crescer de forma sustentada. Para isso oferecemos ao nosso cliente um conjunto de serviços assente nos quatro pilares que consideramos fundamentais numa empresa, a Contabilidade, os Recursos Humanos, a Consultoria Fiscal e os Incentivos e Apoios. Conseguimos, assim, manter as contas certas e sem falhas, sempre em sincronia com um acompanhamento personalizado, tratando dos processos fiscais relacionados com os seus recursos humanos, minimizando
34
a carga fiscal, garantindo a legalidade e ajudando a empresa a crescer em todas as áreas, nomeadamente através do aconselhamento dos mais atuais incentivos fiscais e apoios financeiros. Cada vez mais, os contabilistas posicionam-se como parceiros das empresas, que ajudam nos processos de tomada de decisão. Como se posiciona a Soares Gomes Contabilidade relativamente a esta questão? O dimensionamento do mercado empresarial português é amplamente conhecido, mas muitas vezes ignorado pelas entidades públicas, seja na criação de regulamentação ou na correta adequação da Fiscalidade às mesmas. Em 2019 existiam 1.317.039 pequenas e médias empresas (PME), sendo 1.265.671 microempresas, 44.189 pequenas empresas e 7.179 médias empresas. Apenas 1.291 eram consideradas grandes empresas. As pequenas e médias empresas (PME) empregavam em 2019 3.344.792 pessoas e as grandes empresas 975.700. Face a esta realidade, sabemos que somos encarados pelos nossos clientes como “o” fator muitas vezes decisivo na sua tomada de decisões. Como referido anteriormente, o nosso posicionamento no mercado é de complementaridade com o nosso cliente. Somos apologistas de que um cliente com uma empresa com bases sólidas e ponderadas tem maior probabilidade de alcançar o sucesso. Pelos motivos expostos, não podemos manter o “velho” serviço de apurar impostos e enviar declarações fiscais, que infelizmente ainda se verifica em muitas empresas.