Transição Digital
“AS TI VÃO CRESCER EM TODOS OS SETORES” Georg Tubalev é o CEO da Exaud, uma consultora tecnológica, que também desenvolve software e ajuda as empresas suas clientes no processo de transformação digital. Nesta entrevista, ficam patentes as principais áreas de atividade da Exaud e aquele que será o caminho das TI, no futuro.
captação de recursos da Série A é de US$ 2 milhões a US$ 20 milhões. Estas startups estão a entrar na fase de crescimento e os principais desafios são o de estabelecer uma estrutura e processos sólidos para conseguirem escalar o produto. Com rodadas de financiamento posteriores (B, C, etc.), o desafio muda para expandir a equipa a um ritmo mais rápido, pois os processos já estão criados e em vigor. Para estes clientes, a Exaud ajuda no acesso ao nosso grupo de engenheiros experientes e outros especialistas de TI, que auxiliam a equipa interna destas startups. Estão presentes em áreas tão distintas e exigentes como a indústria automóvel ou a tecnologia utilizável (wearable devices). Como caracteriza e destaca o vosso trabalho nestes dois setores, em particular? Georg Tubalev Desde a criação da Exaud que temos trabalhado para CEO grandes marcas da indústria automóvel e é uma área em que temos vasta experiência. Por exemplo, omo caracteriza a Exaud, enquanto empresa desenvolvemos e implementamos sistemas de especializada em desenvolvimento de navegação GPS, bem como sistemas de infotainment software à medida? Quais as áreas em que e software interno para carros. Na área de wearables, desenvolvem a vossa atividade? desenvolvemos uma série de soluções inovadoras, por A Exaud é uma empresa de desenvolvimento de exemplo, recentemente criámos um sistema de software customizado e que estende o seu trabalho controlo de gestos no ar para smartwatches. também à área de consultoria tecnológica e de transformação digital. Temos vindo a especializar-nos A personalização tecnológica já é possível através da no desenvolvimento de soluções para as indústrias criação de uma app, ou de um software mais Automóvel e Manufaturação, Fintech e Serviços complexo, a partir de uma ideia/necessidade de um Financeiros, Software e Alta tecnologia, Media e cliente? Educação Digital, Saúde e Ciências da Vida e Comércio As tecnologias existentes permitem o e Logística. desenvolvimento de aplicações para qualquer necessidade potencial, os algoritmos de computador Quais os desafios que as startups enfrentam e como por trás do Big Data e Deep Learning permitem que o pode a Exaud ajudá-las no seu caminho de software mude o comportamento com base nas ações crescimento? do usuário. Por exemplo, a Spotify ou a Apple Music Trabalhamos com startups que estão nas rodadas da sugerem músicas novas que provavelmente gostaria Série A e acima, por exemplo a faixa normal de de ouvir com base no que ouviu anteriormente. Há
C
também uma tendência crescente de soluções de baixo código/sem código que podem criar software quase automaticamente para casos de uso de negócios mais simples. Como lhe parece que as empresas nacionais reagiram à necessidade de efetuarem uma verdadeira transição digital, tendo em consideração a questão pandémica? Notámos um crescimento acentuado no número de pedidos de clientes que precisavam de ajuda com a adaptação das suas empresas, produtos e serviços às novas tecnologias e a Exaud trabalhou com diferentes marcas nesse sentido. Desenvolvemos um software para a área da restauração, que permite ao staff registar e gerir os pedidos de uma forma rápida e eficaz e ainda oferece aos clientes opções de entretenimento enquanto esperam pela chegada do pedido. Também criámos soluções que permitem realizar formações, coaching e sessões de team building em ambiente virtual 3D. Outro exemplo interessante são as soluções de software relacionadas com a área da saúde e que permitem que as pessoas façam diagnósticos virtuais sem sair de casa. Quais as necessidades tecnológicas que a Exaud vê desenharem-se, para um futuro próximo? Esperamos um crescimento contínuo em todas as verticais industriais. Em particular, como trabalhar em casa se tornou realidade em muitas indústrias, há uma necessidade contínua de novas ferramentas que tornem a comunicação e a colaboração mais eficientes. A transformação digital também irá acelerar em setores económicos mais conservadores, como a construção civil e bancos, pois as soluções de software podem oferecer maior eficácia e ajudar a reduzir custos.