Relações bilaterais Portugal-Bélgica
“SUSTENTABILIDADE E CONFORTO A Promiris é uma empresa de promoção e construção imobiliária, que desenvolve a sua atividade em países como Portugal, Bélgica e, mais recentemente, Espanha. Com preocupações primordiais de conforto e sustentabilidade nos seus edifícios, tem atualmente metade da sua área de construção total situada em Portugal. O próximo projeto será em Vila Nova de Gaia, como salientou o managing partner, Christian Terlinden.
Christian Terlinden Managing Partner
A
Promiris baseia a sua construção num conceito sustentável e de conforto para o cliente. Quais as principais características que definem um “projeto Promiris”? Os projetos residenciais da Promiris tencionam criar um espaço de vida o mais privado possível (semelhante a um condomínio fechado), combinando localizações particularmente atrativas, no que se refere à vista do espaço e acessos aos transportes públicos, amplos espaços interiores, luminosidade generosa, por via de um envidraçado significativo, e regalias no condomínio, como ginásio ou outras equivalentes. Do ponto de visto técnico, os projetos obedecem às mais recentes normas reguladoras energéticas e acústicas, com sistemas completos de AVAC já montados. Prevemos também a montagem de equipamentos de carregamento elétrico para viaturas. Quais os principais desafios que se colocam para conjugar conceitos como a sustentabilidade, o conforto e a beleza dos edifícios? Privilegiamos, sempre que possível, materiais naturais (pedra natural,
34
madeira) e nacionais. Quando possível, dependendo do bairro onde se localiza o projeto, privilegiamos uma arquitetura relativamente contemporânea. O edifício “Bivart “, em Lisboa, representa um bom exemplo do alcance destes objetivos. Caso tal não seja possível, relativamente à arquitetura contemporânea, iremos privilegiar uma arquitetura clássica portuguesa. Damos particular atenção a pés direitos generosos, muito acima dos valores mínimos autorizados, para criar uma maior amplitude de espaços. Os materiais utilizados contribuem, também eles, para um melhor isolamento das habitações e o consequente menor gasto de energia. Como se posiciona a Promiris relativamente à escolha de materiais e à sua aplicação? Nesta matéria, todas as unidades residenciais irão obter a classificação energética A (tal corresponde, desde 2021, a uma obrigação legal). Na categoria das residências para estudantes ou seniores, FredericoeMagalhães onde somos pioneiros estamos muito CEO presentes, os edifícios serão objeto de uma classificação/certificação mais abrangente.